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Duke

Tração: Dianteira x Traseira

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Nos últimos 25 anos vimos uma troca radical de tendência: Enquanto em 1974 a maioria dos carros nacionais (Opala, Dart, Maverick, Galaxie, Chevette, Polara, Alfa...) usava o esquema clássico tradicional (motor dianteiro/tração traseira), em 1999 não é mais fabricado nenhum carro com tração traseira, todos utilizam motor/tração dianteiros, sendo que a esmagadora maioria usa motor transversal. Isto não ocorreu só aqui. Em 1974, praticamente todos os americanos usavam tração traseira (as exceções esquisitas eram o Olds Toronado e o Cadillac Eldorado, com enormes V8 longitudinais e tração dianteira), enquanto hoje os únicos representantes desta escola são da família full-size da Ford e os carros esportivos, como Corvette, Mustang, etc.. Todo o resto sucumbiu à tração dianteira, inclusive os Cadillac, que têm o V8 32V NorthStar instalado TRANSVERSALMENTE na dianteira. Porque isso? Antigamente, para se ter um carro com tração dianteira, eram necessárias cruzetas, que eram pouco confiáveis para grandes ângulos, como o de esterçar as rodas. Com isso, os carros com tração dianteira tinham a direção muito dura (como os primeiros Corcel), sentia-se claramente que a traçao do carro era dianteira. Neste caso, a tração traseira dava mais suavidade à direção. Com a popularização e o barateamento das juntas homocinéticas, isto deixou de ser um problema e a tração do carro passou a ser uma questão de escolher qual mais se adequava à proposta do carro. Tração dianteira ou traseira? Ambas têm suas características, vantagens e desvantagens. Lembre-se que algo que só traz vantagens vira padrão inquestionável sobre seu antecessor, como os motores elétricos de partida, que substituiram com vantagens óbvias as manivelas, que não deixaram nenhuma saudade. Voltando à tração, faremos as comparações: Considere os dois sistemas mais usados, motor transversal/tração dianteiros e motor longiudinal/tração traseiros:

 

Tração dianteira:

 

Vantagens:

 

* -Maior espaço interno (não há túnel central)

* -Correção mais instintiva (esterçar para dentro e tirar o pé)

* -Melhor aerodinâmica, por causa do motor transversal permitir dianteiras baixas

* -Menores perdas mecânicas na transmissão

* -Por puxar o carro (em termos técnicos: traciona à frente do centro de massa), a tração dianteira, em aceleração plena em linha reta, assume uma condição de equilíbrio estável

 

Desvantagens:

 

* -Maior desgaste dos pneus dianteiros, que devem esterçar e tracionar

* -Pior distribuição de pesos, o conjunto mecânico está todo à frente do eixo dianteiro

* -Menor possibilidade de conserto de trajetória

* -Maior tendência a perder tração em saídas rápidas e em pisos escorregadios, pois ao acelerar, o peso é jogado para trás, diminuindo a aderência das rodas de tração

 

 

 

Tração traseira:

 

Vantagens:

 

* -Uniformidade de desgaste dos pneus

* -Melhor distribuição de pesos

* -Maior possibilidade de conserto de trajetória, pois o limite do carro é mais alto, a dianteira esterça e a traseira traciona

* -Menor tendência a perder tração em saídas rápidas e em pisos escorregadios, pois ao acelerar, o peso é jogado para trás, aumentando a aderência das rodas de tração

 

Desvantagens:

 

* -Menor espaço interno (Há túnel central, por onde passa o cardan)

* -Correção menos instintiva (esterçar para fora e acelerar)

* -Pior aerodinâmica, por causa do motor longitudinal exigir dianteira mais alta

* -Maiores perdas mecânicas na transmissão

* -Por empurrar o carro (traciona atrás do centro de massa), a tração traseira, em aceleração plena em linha reta, assume uma condição de equilíbrio instável (a traseira fica jogando para os lados).

 

Não podemos esquecer também da velha lei da ação e reação de Newton. Ela apresenta a seguinte complicação à dinâmica do carro: se o conjunto transfere torque para a roda para que gire para frente, então, a roda transfere ao conjunto mecânico (em consequência, para todo o resto do carro) a tendência de girar no sentido oposto. Isso se traduz, tanto na tração dianteira como na traseira, numa tranferência de peso ainda maior da dianteira para a traseira, acentuando o efeito da própria transferência natural de peso. Isto explica porque a tração traseira é usada em todo o carro cuja proposta é desempenho.

 

Embora tenha pouca aplicação nos carros de consumo de massa, temos os veículos 4x4, mais utilizados nos veículos fora de estrada, mas que tem seus benefícios para os carros de rua, especialmente os de alto desempenho. Nos veículos off-road a tração nas 4 rodas ajuda pois o veículo é submetido a subidas íngremes (onde geralmente só trabalha bem a tração traseira), ao mesmo tempo em que a roda dianteira pode ter que sobrepassar um grande obstáculo, onde ter tração própria ajuda muito. Entender este princípio é bastante simples: pegue um uno (que tem tração dianteira), por exemplo, e coloque-o parado, perpendicular à calçada, com as rodas traseiras encostadas no meio-fio. Engrene a ré e tente subir na calçada. Depois faça o mesmo, só que de frente, e engrenando a 1ª.

 

Nos carros com tração nas 4 rodas, com características urbanas (hoje praticamente reduzidos aos Audi), este sistema de tração consegue melhor performance, por tirar proveito do limite de aderência de cada pneu, e não simplesmente de um par de rodas no mesmo eixo. Além disso, ao utilizar uma tração composta, pode-se balancear o quanto cada uma é desejável no projeto, com as vantagens de uma cobrindo as deficiências da outra, e gerando um carro muito mais estável. A Audi tirou muito proveito desse sistema nos campeonatos nacionais de super-turismo, até que ele fosse definitivamente banido dessas competições. Seus maiores inconvenientes são um preço elevado para um equipamento que dificilmente seria bem aproveitado pelo motorista comum, além da complexidade e o alto desgaste sofrido por este tipo de conjunto mecânico, que tem 3 diferenciais ao invés de simplesmente 1. Normalmente, sistemas de tração nas 4 rodas tem borboletas de acionamento manual nas pontas de eixo dianteiro (que só podem ser acionadas com o veículo parado), ou, nos veículo de projeto mais moderno, sistemas com luvas de engate de acionamento pneumático, que podem ser acionadas com o carro em movimento, desde que dentro de um limite de velocidade. O objetivo é só usar a tração nas 4 rodas apenas quando for necessário, rodando-se a maior parte do tempo com tração traseira, para controlar o desgaste do conjunto. Mas o Audi tem uma tração de tipo integral, isto é, está sempre com a tração nas 4 rodas constantemente funcionando, sem possibilidade de acionamento de um único eixo.

 

Ao analisarmos todas características, podemos entender porque a preferência pelar tração dianteira. Em um carro de passeio, o que é valorizado é o espaço, consumo e design, coisas na qual a tração dianteira oferece vantagens, enquanto num esportivo ou num fora-de-estrada, a tração traseira é a mais indicada. Resumindo, a tração dianteira é melhor para motoristas, a traseira é melhor para pilotos.

 

Autor: Route

 

Fonte: www.autonewsbr.hpg.ig.com.br

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traçao traseira nao pode ter motor dianteiro transversal?!?!?

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traçao traseira nao pode ter motor dianteiro transversal?!?!?

Até poderia, mas o engenheiro seria um jumento se fizesse isso.

 

É possivel, porém inviável, e sem propósito...

 

Bem legal o artigo Duke!

 

"A tração dianteira é melhor para motoristas, a traseira é melhor para pilotos." :rolleyes:

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"A tração dianteira é melhor para motoristas, a traseira é melhor para pilotos." :rolleyes:

:angry::angry::angry:

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A tração dianteira eh popular devido aos menores custos atuais x traseira, e devido a segurança dos non pilotos, apenas motoristas.

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:huh::(

 

Não falei por mal... pasmafaute

Tô enchendu u sacu, Drifter...

 

:P

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traçao traseira nao pode ter motor dianteiro transversal?!?!?

ia ficar meio dificil neh, como ia ser posicionado o cardan ?

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Até poderia, mas o engenheiro seria um jumento se fizesse isso.

 

É possivel, porém inviável, e sem propósito...

 

Bem legal o artigo Duke!

 

"A tração dianteira é melhor para motoristas, a traseira é melhor para pilotos." :rolleyes:

uai???

mas não colocaram motor longitudinal no gol q tem tração dianteira?? :blink:pasmafauteo-o-

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Até poderia, mas o engenheiro seria um jumento se fizesse isso.

 

É possivel, porém inviável, e sem propósito...

 

Bem legal o artigo Duke!

 

"A tração dianteira é melhor para motoristas, a traseira é melhor para pilotos."  :rolleyes:

uai???

mas não colocaram motor longitudinal no gol q tem tração dianteira?? :blink:pasmafauteo-o-

Pow, mas já pensou arrastar um "joelho" e ainda por cima um cardã? O.O

 

Ia ser digno de perder o diploma... :vts

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e eu pensando que podia mudar a traçao do meu gol =/

O pessoal da Equipe Chico loco fez isso, montaram todo o conjunto de tração do Opala no Gol bola, agora se é viável pra usar no dia a dia, isso são outros quinhentos... [¨]

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O pessoal da Equipe Chico loco fez isso, montaram todo o conjunto de tração do Opala no Gol bola, agora se é viável pra usar no dia a dia, isso são outros quinhentos... [¨]

Tem um tiozinho brasileiro que montou um gol BX bimoto, que usa, no lugar do eixo traseiro, toda a suspensão dianteira, mas sem a barra de direção.

 

Pra quem quiser uma goleta com motor traseiro... :vts

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Eu prefiro carros com tração traseira, muito mais equilibrado pra fazer as curvas que eu gosto ;)

 

Mas como $$$ não dá, fico com dianteira e 1.0

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Eu prefiro carros com tração traseira, muito mais equilibrado pra fazer as curvas que eu gosto ;)

 

Mas como $$$ não dá, fico com dianteira e 1.0

Faz que nem eu, fica com seu 1.0 e compra um Chevas antigo pra sua Senhora, sem um pingo de segundas intenções claro hehehe... [¨]

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