Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dito

[DIY]Amplificador

Recommended Posts

Tava pensando em projetar e montar meu próprio amp, só pra ver se amprendi alguma coisa nas aulas de Eletrônica Básica do CEFET :vts

Só q fiquei com uma dúvida: Os boosters usam 2 trafos, um na entrada e um na saída. Qual a finalidade desses trafos? É aumentar mais ainda o ganho? Se for, como é que faço p/ dimensiona-los ao meu circuito?

Outra dúvida, pode-se associar op-amps em cascata, como a Darlington dos bipolares?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tava pensando em projetar e montar meu próprio amp, só pra ver se amprendi alguma coisa nas aulas de Eletrônica Básica do CEFET :vts

Só q fiquei com uma dúvida: Os boosters usam 2 trafos, um na entrada e um na saída. Qual a finalidade desses trafos? É aumentar mais ainda o ganho? Se for, como é que faço p/ dimensiona-los ao meu circuito?

Outra dúvida, pode-se associar op-amps em cascata, como a Darlington dos bipolares?

Dá uma olhada nos esquemas de amplificadores que tem aqui: www.jonasbairros.hpg.ig.com.br tem varios esquemas de amplificadores inclusive tem até booster e digital............

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, uma coisa que não se aprende na faculdade é sobre amplificadores, posso lhe dizer isto pois sou eng. eletricista, hehehehe

 

Bom, vou tentar ser bem rasteiro:

 

Booster: Usa trafo para elevar a tensão do player, é facil, mas proporciona distorção, voce sabe que o transformador é mais indicado para outras finalidades e não um sinal dinâmico, que necessita de uma amplificação perfeita da entrada. Por isso que os amplificadores com fonte chaveada, usam varios estagios de pré, com operacionais, justamente para dar ganho com baixa distorção.

 

O Booster amplifica o sinal do audio vindo do player, mas a tensão é a mesma da bateria, por isso não se consegue muita potencia, contrario aos fonte chaveada, onde além de aumentar a tensão dos RCA´s, consegue-se atraves de um inversor PWM(em alguns casos), um tensão em um trafo toroidal aumentar a tensão da bateria, e é esse o pulo do gato!

 

Era Isto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DIY pra montar booster? Desencana amigo, se for montar algo monte um amplificador baseado em CIs amplificadores ou totalmente mosfet. Vai gastar mais para mandar enrolar os trafos do que comprando um booster novo.

 

O que mata em montar amplificador para carro é a fonte chaveada, não tenho a mínima idéia (poucas pessoas tem) de como dimensionar a fonte e um esquema fácil de uma. Ae gabiba, se souber de algo dá um help com a fonte, estava precisando uma que dê 40V e 5A de carga, só que é consumo constante. :rolleyes:

 

Ps. Pensando naquele projeto ainda Kleber?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha amigo, uma coisa que não se aprende na faculdade é sobre amplificadores, posso lhe dizer isto pois sou eng. eletricista, hehehehe

 

Bom, vou tentar ser bem rasteiro:

 

Booster: Usa trafo para elevar a tensão do player, é facil, mas proporciona distorção, voce sabe que o transformador é mais indicado para outras finalidades e não um sinal dinâmico, que necessita de uma amplificação perfeita da entrada. Por isso que os amplificadores com fonte chaveada, usam varios estagios de pré, com operacionais, justamente para dar ganho com baixa distorção.

 

O Booster amplifica o sinal do audio vindo do player, mas a tensão é a mesma da bateria, por isso não se consegue muita potencia, contrario aos fonte chaveada, onde além de aumentar a tensão dos RCA´s, consegue-se atraves de um inversor PWM(em alguns casos), um tensão em um trafo toroidal aumentar a tensão da bateria, e é esse o pulo do gato!

 

Era Isto!

Concordo com você, faço faculdade de engenharia Mecatrônica e lá dão uma noção muito basica não se aprende mesmo!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DIY pra montar booster? Desencana amigo, se for montar algo monte um amplificador baseado em CIs amplificadores ou totalmente mosfet. Vai gastar mais para mandar enrolar os trafos do que comprando um booster novo.

 

O que mata em montar amplificador para carro é a fonte chaveada, não tenho a mínima idéia (poucas pessoas tem) de como dimensionar a fonte e um esquema fácil de uma. Ae gabiba, se souber de algo dá um help com a fonte, estava precisando uma que dê 40V e 5A de carga, só que é consumo constante. :rolleyes:

 

Ps. Pensando naquele projeto ainda Kleber?

Entra lá no site www.jonasbairros.hpg.ig.com.br que lá tem um esquema da fonte do banda bem explicado e funciona pq já montei......... só aumenta o numero de fets pq ele é meio fraquinho!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DIY pra montar booster? Desencana amigo, se for montar algo monte um amplificador baseado em CIs amplificadores ou totalmente mosfet. Vai gastar mais para mandar enrolar os trafos do que comprando um booster novo.

 

O que mata em montar amplificador para carro é a fonte chaveada, não tenho a mínima idéia (poucas pessoas tem) de como dimensionar a fonte e um esquema fácil de uma. Ae gabiba, se souber de algo dá um help com a fonte, estava precisando uma que dê 40V e 5A de carga, só que é consumo constante. :rolleyes:

 

Ps. Pensando naquele projeto ainda Kleber?

Entra lá no site www.jonasbairros.hpg.ig.com.br que lá tem um esquema da fonte do banda bem explicado e funciona pq já montei......... só aumenta o numero de fets pq ele é meio fraquinho!!!!!!

Valeu pelo toque! Estou lendo a versão original do projeto e está me dando alguma idéias malucas. Quantos fets vc acha que devo adicionar por saída?

 

Pra quem não viu o projeto:

 

p89-f9.gif

 

http://www.sound.westhost.com/project89.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no site www.jonasbairros.hpg.ig.com.br

 

amplificador de 5200 w rms

 

amplificador de 31000 w rms

 

amplificador de 22000 w rms

 

isso eh verdade? 0_O :o

 

faz um desses e me dá :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom esse site ano q vem vou fazer um curso tecnico em eletronica e eles tb vao ensinar a fazer amplificador segundo um amigo meu q fez dai vo pedi ajuda com o professor pra mim monta um ampli legal

 

sera q fica bom alguem ja fez e coloco nun carro ????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como fazer um regulador de tensão para que a saída daquela fonte que postei sempre fique com a mesma tensão? É possível?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hellmind, neste projeto da página do Elliot o modelo do Sérgio tem a regulação da largura de pulso e a versão mis simples, do próprio Elliot, não. Faça a mais simples primeiro. Para o 3525 seria no máximo 4 fets por lado sem usar drivers, mas o número deles não é o mais importante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este projeto 89 eu fiz uma versão, tá aqui.

 

 

Os fets são os Z44 (2 por lado), o toroide é o 35mm da thorton, baratinho.

photo0137gh.jpg

 

Ali pode ver os diodos em cima e umas gambiarras porque a placa é face única.

photo0125lo.jpg

 

E aqui o que virou, com 2 LM3886 no meio da fiozarada, ficou bem fortinho pro tamanho hehehe.

photoff0035uc.jpg

 

esta página tem um mini tutorial muito bom,

http://members.tripod.com/valveaudio/Membu...buatsendiri.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hellmind, neste projeto da página do Elliot o modelo do Sérgio tem a regulação da largura de pulso e a versão mis simples, do próprio Elliot, não. Faça a mais simples primeiro. Para o 3525 seria no máximo 4 fets por lado sem usar drivers, mas o número deles não é o mais importante.

Pq vc não acha legal montar o projeto original do Sergio? Estava precisando que a fonte opere com +20V e -20V pois o amplificador que penso em montar precisa de 40V e 5A (por volta de 2,2A por canal, mas trabalhando com margem de segurança) e ele tem consumo contínuo. E se usar 4 fets por lado (o mesmo que ele usou no projeto)?

 

Aqui está o projeto do amplificador (apenas um canal) junto com pré que pretendo montar:

 

sch19xc.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não falei que nao era legal, mas como primeira fonte é melhor fazer a mais simples...

 

 

esse eh o Death of Zen?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não falei que nao era legal, mas como primeira fonte é melhor fazer a mais simples...

 

 

esse eh o Death of Zen?

É esse mesmo! Acabei de entrar na página oficial do Macura mas parece que o projeto foi removido, ainda bem que salvei o PCB e o esquema que é o que mais me interessam.

 

A PCB que ele fez (está com zoom pois meu PC está com resolução de 1280x1024 e fica difícil de enxergar):

 

pcb21bz.jpg

 

O Pot embaixo do VR1 eu que coloquei para servir como ganho.

 

A placa já pronta:

 

pcbos5ef.jpg

 

Aqui está a página do projeto no site do Elliott.

 

Aqui o projeto do pré que ele usa por causa da alta capacitância na entrada.

 

Alguma sugestão? É um projeto para longo prazo (bota longo nisso) pois quero deixar o amplificador o mais perfeito possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tava pensando em projetar e montar meu próprio amp, só pra ver se amprendi alguma coisa nas aulas de Eletrônica Básica do CEFET :vts

Bom... isso é legal. Comece com boosters mesmo, são mais simples de montar. Começar por projetos grandes é complicado... muitos detalhes, logo, quando não funciona, normalmente vai tudo pro fundo da gaveta.

 

Só q  fiquei com uma dúvida: Os boosters usam 2 trafos,  um na entrada e um na saída. Qual a finalidade desses trafos? É aumentar mais ainda o ganho?

 

Não. O da entrada serve pra isolar o estágio de potência da fonte de sinal. Além disso, casa as impedâncias e permite a primeira "mágica". Ele divide o sinal em semiciclos positivos e negativos (o negativo sai invertido, positivo, só que entre o terminal central e o de baixo do transformador), assim, cada um vai pro transístor certo.

 

O segundo, serve pra segunda mágica. Um amplificador classe AB ou mesmo B depende de fonte simétrica. Há duas formas de contornar isto: Usando um capacitor gtrande na saída, que se descarrega nos semiciclos negativos, alimentando o falante de forma "inversa", ou usando o transformador. O transformador permite simular, de forma bem tosca, é verdade, uma fonte simétrica, fazendo a corrente circular pelo alto falante dependendo de qual transístor de saída está conduzindo.

 

Se for, como é que faço p/ dimensiona-los ao meu circuito?

Outra dúvida, pode-se associar op-amps em cascata, como a Darlington dos bipolares?

 

Pode pode, mas prá quê? O ganho de um operacional já é muito alto. Um darlinton tem seu motivo de ser, pois permite ter uim transístor de potência com ganho alto. Operacionais não vão te permitir isto. Mas vc pode associar pra obter ganhos de TENSÃO (não de corrente, como nos transítores) muito altos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu galera! Ah, esse Kleberlpa é fo** mesmo, valeu mais ainda meu patrão []

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

to so de O.O, quem sabe nas ferias monto alguma coisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
to so de O.O, quem sabe nas ferias monto alguma coisa

Monta um classe D Andreson ou um amplificador de 500W AB que eu tinha postado a algum tempo atrás naquele tópico sobre CI amplificador. Pela quantidade e disposição dos componentes acredito que não seja difícil. A única coisa que mata é essa fonte chaveada ai, precisa de osciloscópio para verificar se ela está funfando (o chaveamento) antes de soldar o trafo e o retificador.. (aquele osciloscópio no PC não funfa pq a fonte trabalha em 35kHz).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hellmind eu diria que é possivel sim montar sem o scope. Basta não ser um tanto exigente... Montando a rede snubber (o resistor + capacitor por lado do trafo) os picos já não são tão perigosos, o dead time do 3525 pode-se ajustar em caso de problema e basicamente o resto é seguir os conselhos dos caras que manjam, tipo daquele ultimo site que eu postei. Mãos à obra que vale a pena...

 

Ah sim, uma dica é ter uns 300gr de fusíveis de 10A e uma fonte 12V ("de radio amador", por exemplo) com o liga-desliga bem pertinho do vivente hehehe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera postei ali encima, e queria sabe como vou fazer eletronica ano q vem, c teria como eu fazer um e colocar nun carro mas dai seria todo fechado e nao a placa solta.

 

daria pra fazer ou so pra dexar em casa?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu jah andava lendo o forum, mas ai vi esse topico e resolvi me cadastrar pra dar uma opinada.

 

bem, eu estou querendo dar um upgrade no meu som aqui de casa, atualmente estou com um amp que eu montei, carinhosamente chamado de Porca Solta (do chapolin rsrsrsrs) com lm4780 so q 8ohms, pq eu iria usar caixas residenciais. mas ai andei vendo q os automotivos evoluiram muito e mudei de ideia, ai aproveito e coloco no carro durante as ferias. por isso to querendo colocar umas bookshelves com nar 6 de kevlar e algum tweeter q nao decidi ainda, e que vai demorar pra comprar tb, e como os mid sao 4 ohms decidi fazer outro ampli, aliando isso a qualidade, apesar de ter gostado dos lm4780

 

atualmente um canal do lm4780 toca (alias, faz milagre) 2 buster triaxiais de 25rms cada em serie, cortados pelo cygnus em 900hz, e um 10" marca diabo, que comprei por 16 pila usado, deve ter uns 30 40 rms, cortados em 900hz.

 

atualmente estou me detendo no 'cross' do sistema, atualmente uso um cygnus ec 400, que axei ruidoso demais e um canhao pra matar formiga pra mim.

ai eu vou fazer um com 3 saidas. umaserá o L e o R com corte em uns 150hz 120hz, nao sei bem ainda, e a outra sera a saida sub, cortada em 150hz, 200hz, pretendo usar um nar de 12 nessa.

este estou desenvolvendo tb, e tenho duvidas quanto a fase dos sinais e como jutar os canais pra saida sub.

 

mas continuando a a ideia

eu quero aproveitar o trafo que eu tenho, 400va, com +-30v retificados, e montar um 2 canais pras futuras bookshelvs, que provisoriamente serao meus buster triaxiais.

 

sobre os visados, sao esses, mas se tiverem algo que a minha fonte consiga tocar, tah valendo

eu gostei do project 3a, jah citado aqui,

http://sound.westhost.com/project3a.htm

e charunfando, gostei deste tb

http://users.otenet.gr/~athsam/power_ampli..._hexfet_eng.htm

se quiserem

 

gostaria de opinioes sobre os dois projetos, até cogito o the gem ou um low tim, mas nao quero nada mto complexo, tanto em regulagens, quanto em layout. levo em conta a qualidade do som, potencia é segundo plano, mas axo que uns 70rms por canal tah tri

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos os montadores de fontes e anexos

 

As fontes chaveadas são muito interessantes de se montar, o mais adequado é montar o circuito chaveador à parte do estágio de potência para que não danifique tudo caso o CI (SG3524, KA3525, TL494, etc) esteja polarizando os dois mosfets ao mesmo tempo, pois não dá nem tempo de desligar. Funcionando isso, pode ter certeza que tudo dará certo e que a fonte funcionará sem problema por muitos anos.

Eu também iniciei montando as fontes do Rod Eliott e algumas tenho até hoje, depois adaptei o circuito para fontes AC-DC e funcionam perfeitamente.

Eis aqui uma fonte que funciona com 6 + 6 FQP50N06, toroide de 2 pol. da Thornton, etc., etc.

 

Abraço e boas montagens.

 

CHACALPOWERS PROJECTS

post-47-1216002564.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá a todos os montadores de fontes e anexos

 

As fontes chaveadas são muito interessantes de se montar, o mais adequado é montar o circuito chaveador à parte do estágio de potência para que não danifique tudo caso o CI (SG3524, KA3525, TL494, etc) esteja polarizando os dois mosfets ao mesmo tempo, pois não dá nem tempo de desligar. Funcionando isso, pode ter certeza que tudo dará certo e que a fonte funcionará sem problema por muitos anos.

Eu também iniciei montando as fontes do Rod Eliott e algumas tenho até hoje, depois adaptei o circuito para fontes AC-DC e funcionam perfeitamente.

Eis aqui uma fonte que funciona com 6 + 6 FQP50N06, toroide de 2 pol. da Thornton, etc., etc.

 

Abraço e boas montagens.

 

CHACALPOWERS PROJECTS

Nossa que legal amigo!

 

Ficou muito boa sua fonte.

Parabens!

 

Qual a tensão de entrada e saida dela? corrente? frequencia de chaveamento, etc?

 

Abs,

 

Allan.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá a todos os montadores de fontes e anexos

 

As fontes chaveadas são muito interessantes de se montar, o mais adequado é montar o circuito chaveador à parte do estágio de potência para que não danifique tudo caso o CI (SG3524, KA3525, TL494, etc) esteja polarizando os dois mosfets ao mesmo tempo, pois não dá nem tempo de desligar. Funcionando isso, pode ter certeza que tudo dará certo e que a fonte funcionará sem problema por muitos anos.

Eu também iniciei montando as fontes do Rod Eliott e algumas tenho até hoje, depois adaptei o circuito para fontes AC-DC e funcionam perfeitamente.

Eis aqui uma fonte que funciona com 6 + 6 FQP50N06, toroide de 2 pol. da Thornton, etc., etc.

 

Abraço e boas montagens.

 

CHACALPOWERS PROJECTS

Nossa que legal amigo!

 

Ficou muito boa sua fonte.

Parabens!

 

Qual a tensão de entrada e saida dela? corrente? frequencia de chaveamento, etc?

 

Abs,

 

Allan.

Olá Allan

 

Desculpe-me por responder apenas agora pois perdi contato com este fórum.

A fonte da foto não aparece o setor PWM porque ficou em outra foto.

A entrada é 12VDC(13.8VDC) e a saída é regulada por optoacoplador 4N35 e diodos zener associados para somar +65VDC/-65VDC na saída.

Rodando sem regulação a saída fica em torno de +85VDC/-85VDC.

A frequência é de 55KHz mas pode ser aumentada até por volta de 80KHz mediante modificações no enrolamento primário do trafo.

Caso se interesse, há muitas fotos do que já montei por aqui, digite "chacalpowers" no Google e clique em imagens, são fotos de vários tamanhos, muitas fontes dali já foram pro cemitério mas a cachorra Cocker continua aqui ao meu lado.

Não deixe de ver também esta página que atualizo regularmente.

 

http://www.quebarato.com.br/classificados/...1.html#q1302023

 

Grande abraço.

 

Sandro/CHACALPOWERS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...