Ir para conteúdo

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

Qual a frequencia de corte ideal para o SUB? 40HZ, 50HZ, 78HZ, 80HZ, 90HZ ou 120HZ

75 respostas neste tópico

CleanSound

CleanSound

novato

• Membro
  • Cadastrado: 06/05/2005
Depois de muitas discussões vem sempre aquela duvida. Qua frequencia de corte LP vou utilizar para o meu SUB? Existe algum critério ou critérios? Ex:

1. Tipo de equipamento utilizado;

2. Objetivo (SPL ou SQ);

3.Tipo de musica que se escuta;

4. Tipo de caixa acustica.

Será que existe algum critério que se possa seguir para efetuar o corte ideal?

Valeu galera...

andreson

andreson

Berreiro Sound - Inesquecível

• Membro Pró
  • Cadastrado: 22/01/2004

CLEANSOUND, em May 17 2005, 05:16 PM, disse:

Depois de muitas discussões vem sempre aquela duvida. Qua frequencia de corte LP vou utilizar para o meu SUB? Existe algum critério ou critérios? Ex:

2. Objetivo (SPL ou SQ);

Valeu galera...
  vc mesmo respondeu as perguntas  :P  :legal:

CleanSound

CleanSound

novato

• Membro
Sim mais que tipo de corte se aplica a cada variavel

Mogar

Mogar

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 08/01/2004
veja o quanto desce os falantes da frente no teu carro e corte o sub nesse ponto para funcionar como uma extensao dos falantes da frente na parte dos graves (isso no ponto de vista de SQ)

pra spl, largue em 125hz.

pr_miguel

pr_miguel

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 20/09/2004
O que você vai usar para tocar o estéreo? Um kit duas vias? Onde? Se for nas portas, eu acho que um corte de 80 Hz (passa alta para o kit e passa baixa para o sub) ficaria bom. A porta é capaz de reproduzir até essa freqüência satisfatoriamente e o sub assim também não fica ruim. É um bom compromisso entre qualidade e praticidade. Precisa ver o que você quer fazer. Se não tiver certeza do que quer, comece com esses cortes que te falei e vai variando...

Papillon

Papillon

Não gostou? Gospe!

• Membro Pró
  • Cadastrado: 11/09/2003
depende do uso e do foco, principalmente do sistema.

se vc tiver um kit q responde 80hz nao adianta vc cortar em 40hz 18db 8.a q entre 60 e 80 vc vae ter  um buraco...

se tiver um kit q responde 40hz se cortar em 60hz o sub ele vae atrapalhar o mid.

o mesmo pro trio.

além disso tem o corte infrasonico ou subsonico q pode controlar a excursao do sub, entre 15 e 25hz dependendo do sub ajuda bem.

Allanpk

Allanpk

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 07/08/2004
depende do jeito que voce quer que seu sistema toque

se voce quiser uma batida mais forte com mais pressão mais barulho voce pode deixar o corte entre 100~250
se voce é fresco e quer soh um complemento nos graves sem embolação, quanto menor o corte melhor (desde que o seu sub toque à frequencias tão baixas) 40~80hz é bom!

Crasher

Crasher

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 18/11/2003
Lowpass é a coisa mais fácil do mundo de se definir...

Basicamente é só vc pensar: ''o que esse trambolho tá fazendo na minha mala?''.
Pronto! Se vc for honesto consigo mesmo, tá decidida a melhor frequencia de corte.

Editado por Crasher, 17 maio 2005 - 20:36 .

Fabio Arisa

Fabio Arisa

Free Tibet

• Membro Moderador
  • Cadastrado: 03/03/2005

Crasher, em May 17 2005, 08:36 PM, disse:

Pronto! Se vc for honesto consigo mesmo, tá decidida a melhor frequencia de corte.
Confesso que eu pensei

:vts

mas não cheguei a conclusão nenhuma. Será que jogo o sub fora?? Ou não fui muito honesto comigo mesmo??

Allanpk

Allanpk

veterano

• Membro

hauehaueh esse crasher!!
dá pra entender que eh do sub neh tio!!!

Kleberlpa

Kleberlpa

Quenga réia sem dignidade

• Membro
  • Cadastrado: 28/02/2004

Olha... desci até o carro ainda agora... entrei, sentei, e pensei "o que este trombolho está fazendo no meu pm?" Pensei muitas coisas:

- Tocando subgrave
- Segurando o amp
- Aumentando o peso do carro
- Específicamente, aumentando o peso na traseira, melhorando a distribuição de peso, com benefícios nas curvas
- Tirando espaço para as malas
- Incomodando os frescos que vivem habitando o banco traseiro do meu carro
- Fazendo booom booom pra tentar tirar uma onda de vez em quando
- Aumentando a minha preocupação em deixar o carro estacionado na rua
- Suscitando perguntas do tipo "É JBL? O qüê? JL? Já ouvi dizer que esse sub é um canhão, treme as teia tudo!", ou "é um de doze?".

Infelizmente nenhuma delas me fez pensar em nada com um Hz no final...  :lol:

Kleberlpa

Kleberlpa

• Membro

CLEANSOUND, em May 17 2005, 05:16 PM, disse:

2. Objetivo (SPL ou SQ);

Valeu galera...
Independente do sistema, o que importa é o que vai acompanhar o sub.

Num trio com sub + corneta + tweeter, nãoa dianta usar LP baixo... o corte tem que ser pensado no real sentido do "crossover", o cruzamento entre faixas. Você tem que cortar onde as cornetas são capazes de tocar.

Se vc tem midbass, seu corte tem que ser pensado neste sentido...

O que vale pensar é: Não adianta cortar mais alto do que se precisa. Num carro com sub + kit 2 vias, deixar o sub com corte muito alto vai atrapalhar o palco, além de embolar seu médio grave... Além disto, numa faixa mais alta, o rendimento do falante pode cair demais no final desta faixa.

Mas em todos os casos, o bom e velho zovido é que se torna juiz.

Crasher

Crasher

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 18/11/2003

Kleberlpa, em May 17 2005, 09:27 PM, disse:

Olha... desci até o carro ainda agora... entrei, sentei, e pensei "o que este trombolho está fazendo no meu pm?" Pensei muitas coisas:

- Tocando subgrave
- Segurando o amp
- Específicamente, aumentando o peso na traseira, melhorando a distribuição de peso, com benefícios nas curvas
- Suscitando perguntas do tipo "É JBL? O qüê? JL? Já ouvi dizer que esse sub é um canhão, treme as teia tudo!", ou "é um de doze?".

Infelizmente nenhuma delas me fez pensar em nada com um Hz no final...  :lol:
Tudo bem... ñ tem problema... faz parte...
Nem todos já atingiram este nivel...

Basicamente quando eu olhava os 110L de encrenca que tinha na minha mala e me perguntava o que diabos aquilo estava fazendo lá, a reposta era uma só: complementando a resposta do pezinho, com subgraves precisos e articulados.
Ai, tendo em mente quanto o pezinho respondia, fazia um corte compátivel com a proposta, ou seja, complementar.

Mas digo novamente, nem todo mundo pode ter uma resposta clara dessas.
Tem muito haver com cosmos, Ki e etc...
Foram anos e anos no tibet p/ conseguir chegar nesse nível...

Se bem que nos ultimos tempos eu só encostava a mão no teto do carro e já sabia os acertos a serem feitos...
Mas ai já é no departamento de doutorado em sonorização automotiva, no Tibet tb...

Editado por Crasher, 17 maio 2005 - 21:57 .

Allanpk

Allanpk

veterano

• Membro

AHUheAhAHUEAHUEHUAHEUAHEuHAehuhUAHEUHE
ae kleber hauehauehaue muito comedia!!!

melhor do que o video do caracaaaaaaaaaaaaa muleke que tá postado lah no geral!!

supersonico

supersonico

"THE CHIEF"

• Membro
  • Cadastrado: 15/09/2003

- Tocando subgrave
- Segurando o amp

Infelizmente nenhuma delas me fez pensar em nada com um Hz no final...  :lol:
eita?!??! e a primeira??!?!? sabendo a definição de subgrave vc não chega numa conclusão? tá certo que 100 pessoas diferentes podem te dar 100 definições diferentes pro âmbito da faixa, mas acho que pelo menos uma idéia dá pra ter, não?

no mais, penso exatamente como o Mogar, com a explicação adicional dada pelo final do seu último post. a menos que o indivíduo tenha um JL série boa, um Dynaudio, B&W, esse tipo de coisa, o timbre do sub tem sérias chances de começar a "quebrar" acima dos 50-60 Hz, por não ter condição de oferecer detalhamento nestas frequências (por um sem-número de motivos, dos quais eu destaco a velocidade de resposta).

com um sub bom, vc pode ter equilíbrio espectral e precisão tonal mesmo com o corte mais pra cima, o que vai acarretar um pouco de perda de palco sonoro - uma troca proveitosa, na minha opinião e na do livro da IASCA (não lembro os números exatos, mas a relação entre nota de precisão/equilíbrio e de palco é de 3 pontos pra 1). com um sub ruim, não tem como, aí vc tem que baixar o corte pra pegar a faixa mais sem timbre (abaixo dos 50 Hz e o que EU entendo por subgrave), e se não tiver mid e instalação que toque isso lá na frente, vai perder ou em equilíbrio espectral ou em precisão tonal.

portanto, pra dar uma resposta, faça o corte tão baixo quanto o seu kit aguente tocar no volume em que vc costuma escutar.

Cledio

Cledio

membro

• Membro
  • Cadastrado: 16/09/2003
Eu uso meus extreme de 12" com corte em 63Hz. As vezes em 80Hz, mas não sinto muita diferença. Depende da música.

Kleberlpa

Kleberlpa

• Membro

Crasher, em May 17 2005, 09:56 PM, disse:

Tudo bem... ñ tem problema... faz parte...
Nem todos já atingiram este nivel...
ui!

:P

Poxa Crasher... ainda tô esperando a minha vaga pro curso... consegui me inscrever num convento sul-senegalense localizado no alto das planícies subtropicais daquele país, onde as condições de temperatura, umidade, altitute e teor de óxido substratificado de carbono de baixa densidade torna o ar um excelente condutor sonoro.

Todas as palestras serão ministradas por professoras albinas anãs audiófilas, que dão suas aulas nuas (tranquilo, elas tem cerca de 55 anos), para não promover absorções em frequências fundamentais equivalentes às harmônicas superiores da tuba.

Acredito que aprenderei bastante nesta incursão ao mundo do áudio.

Ah, sim... a questão levantada por você sobre o KY... ou vc errou o conceito, ou vc tá usando o produto errado (ou certo, sei lá). Te recomendo assistir mais Dragon Ball Z.

Papillon

Papillon

Não gostou? Gospe!

• Membro Pró
  • Cadastrado: 11/09/2003
mas se sao anas, o palco nao vae ficar ligeiramente deslocado p/ baixo?

hahaha

o curso de articulaçao metodológica em graves fiz numa praia havaiana com nativas seminuas rebolando ao som de tambores de 80 polegadas de diametro escondidos no entorno da aldeia.

quem perguntava de onde vem os tambores era separado da fila, ia pra fila dos aspirantes a audiofilos

quem chegava na fila dos aspirantes a audiofilos e dizia onde estavam os tambores, ganhava uma passagem pra sao francisco (ou pelotas, como queiram)

Editado por Papillon, 18 maio 2005 - 07:47 .

HSound

HSound

Membro Prime

• Membro
  • Cadastrado: 20/07/2004

Eu uso meus extreme de 12" com corte em 63Hz. As vezes em 80Hz, mas não sinto muita diferença. Depende da música.

Bom...os meus Xtremes....eu uso com corte do alpine em 31.5, e sinto a maior diferença entre 40, 50, 63, 80....e olha que o Xtreme..não é um sub voltado pra SQ....sendo um bom sub...mas que se pintar uma oportunidade, eu queimo a caixa e pego o Jl10w3v2....ahhh isso eu pego...
Agora, meu corte tá em 31.5 do sub....pq o corte dos mids tá em >=31.5, às vezes dependendo da musica, eu coloco em 40....e às vezes eu nem ligo o sub....!!! :P

CleanSound

CleanSound

novato

• Membro

HSound, em May 18 2005, 07:59 AM, disse:

Bom...os meus Xtremes....eu uso com corte do alpine em 31.5, e sinto a maior diferença entre 40, 50, 63, 80....e olha que o Xtreme..não é um sub voltado pra SQ....sendo um bom sub...mas que se pintar uma oportunidade, eu queimo a caixa e pego o Jl10w3v2....ahhh isso eu pego...
Agora, meu corte tá em 31.5 do sub....pq o corte dos mids tá em >=31.5, às vezes dependendo da musica, eu coloco em 40....e às vezes eu nem ligo o sub....!!! :P
Hehe, pra que sub???  Acho que sub é pra quem não tem $$$ pra comprar kits descentes e $$$ pra colocar pezinhos descentes.... SERÁ??????

Acho que não o Subs tem seu papel fundamental. Como se diz no principio básico de som.... Não existe um auto falante capaz de reproduzir de maneira eficiente todas as frequencias audiveis ao mesmo tempo.... Sub é pra sub grave. Pelo que falaram quem não tem cacife pra investir em Kits bons em uma bota, pé seja o que for... Da um corte mais alto 80, 90Hz, LOGICAMENTE PERDENDO UM POUCO DE QUALIDADE,  quem tem bala na agulha da um corte baixo.... Colocando o sub apenas pra complementar e dar o efeito de peso do som... OUTRA COISA.....

O DIN DIN É O LIMITE...

AGORA COM UM KIT DE TRES VIAS... IMAGINEM QUE FLEXIBILIDADE?????

FábioE.A.

FábioE.A.

Fellasplanet sem teto

• Membro Pró
  • Cadastrado: 30/10/2003
Depois de rir bastante ehehehehehehe ahhahaahahahahahaha

Bom, vamos lá fio...

No seu caso, eu compraria um head com cross ativo, assim vc escolhe a faixa mais afinada pro seu gosto.

Eu gosto de sub de 10", de preferência de cone de papel, pois o timbre me agrada, apesar que eu tinha um Aluma Pró que era uma delícia de ouvir.....

Eu gostava de colocar o sub pra trabalhar, onde o pesinho já tava no limite inferior, porém, para o dia a dia, com barulho de trânsito, etc, o mais gostoso de ouvir o Sub era em 80Hz, controlando o voume dele... Um Alpine 9833 faz tudo isso e é uma boa pedida pra quem precisa experimentar em qual casa trabalhar....

Um Aluma Pró Alchemy de 10 trabalha com 45 litros, com ótimo SPL.

Kleberlpa

Kleberlpa

• Membro

FábioE.A., em May 18 2005, 09:00 AM, disse:

Bom, vamos lá fio...

No seu caso, eu compraria um head com cross ativo, assim vc escolhe a faixa mais afinada pro seu gosto.

Eu gosto de sub de 10", de preferência de cone de papel, pois o timbre me agrada, apesar que eu tinha um Aluma Pró que era uma delícia de ouvir.....

Eu gostava de colocar o sub pra trabalhar, onde o pesinho já tava no limite inferior, porém, para o dia a dia, com barulho de trânsito, etc, o mais gostoso de ouvir o Sub era em 80Hz, controlando o voume dele... Um Alpine 9833 faz tudo isso e é uma boa pedida pra quem precisa experimentar em qual casa trabalhar....

É... só faltou perguntar... onde é q esses cortes estão sendo feitos?  :lol:

Ah, Fábio... tomei essa itaipava aki em Brasília e achei mto ruim... ou ela chega aqui beeem diferente depois de tanto balançar, ou então vcs tão tomando até bohemia de trigo...  :P

sepacheco

sepacheco

veterano

• Membro Pró
  • Cadastrado: 24/11/2003
tentando descomplicar a vida do nosso amigo....

seu som é só pra "drento" ?

se sim e seus mid bass estão na porta e são meio tabajaras... 80 Hz
Se são mid bass bons use uns 63 Hz
se são mid bass MUITO bons 50 Hz
Se são mid bass medianos em pezinhos 50 Hz
Se são mid bass MUITO bons em pezinhos corretos, 40-45 Hz

Se você fez pos graduação no tibet... 20 Hz  :lol:

Veja, isso é receita de bolo, ou seja é genérico e portanto um meio termo...
Cada ca(rr)(s)o é diferente do outro nas especificidades, portanto o ouvido "bão" ou um RTA e que vão te dizer onde realmente deve ficar o corte.

Meu carro tá assim

tweeters dianteiros 2.400 Hz HP 3.a ordem
Mid Bass Dianteiros 40-2400 2.a ordem
Subs 50 Hz 2.a Ordem
Mid Bass trazeiros 125Hz 1.a Ordem (tweeters em 2400 4.a ordem)

[]

Sandro

Editado por sepacheco, 18 maio 2005 - 13:24 .

CleanSound

CleanSound

novato

• Membro

sepacheco, em May 18 2005, 01:22 PM, disse:

tentando descomplicar a vida do nosso amigo....

seu som é só pra "drento" ?

se sim e seus mid bass estão na porta e são meio tabajaras... 80 Hz
Se são mid bass bons use uns 63 Hz
se são mid bass MUITO bons 50 Hz
Se são mid bass medianos em pezinhos 50 Hz
Se são mid bass MUITO bons em pezinhos corretos, 40-45 Hz

Se você fez pos graduação no tibet... 20 Hz  :lol:

Veja, isso é receita de bolo, ou seja é genérico e portanto um meio termo...
Cada ca(rr)(s)o é diferente do outro nas especificidades, portanto o ouvido "bão" ou um RTA e que vão te dizer onde realmente deve ficar o corte.

Meu carro tá assim

tweeters dianteiros 2.400 Hz HP 3.a ordem
Mid Bass Dianteiros 40-2400 2.a ordem
Subs 50 Hz 2.a Ordem
Mid Bass trazeiros 125Hz 1.a Ordem (tweeters em 2400 4.a ordem)

[]

Sandro
Parece que está respondida a pergunta valeu galera, vou largar o corte em 78 hz que é um corte disponivel no meu cd player.

Vou ver se eu jogo um JL W0 de 12" no fundo tocando o sub grave e os meu kits CS60S (que arrenpedimento era pra ser o CSD) tocando o resto..

Valeu Galera

A proposito sandro o que é 1ª, 2ª, 3ª e 4ª ordem

:huh:

FábioE.A.

FábioE.A.

Fellasplanet sem teto

• Membro Pró
  • Cadastrado: 30/10/2003

Kleberlpa, em May 18 2005, 01:14 PM, disse:

FábioE.A., em May 18 2005, 09:00 AM, disse:

Bom, vamos lá fio...

É... só faltou perguntar... onde é q esses cortes estão sendo feitos?  :lol:

Ah, Fábio... tomei essa itaipava aki em Brasília e achei mto ruim... ou ela chega aqui beeem diferente depois de tanto balançar, ou então vcs tão tomando até bohemia de trigo...  :P
Cara, é até fo** admitir, mas aguaram a Itaipava velho....

Começarama vender e pegar fama, foderam a cerveja... POrém, tome a Itaipava Premium, que vc degustará do sabor dela, logo em seu lançamento....

;)

Publicidade:
Nova linha de subwoofers NAR