Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

radras

Calibragem de Pneus

Recommended Posts

Fala Pessoal!!

 

Gostaria de saber seus carros e a respectiva calibração que usam nos pneus, respeitando a medida da roda e o tamanho dos pneus e levando em conta uma configuração para melhor desempenho de acordo com a tração do carro.

 

Pra começar eu tenho um Fiat Brava 1.6 16v com rodas 17" e pneus Yokohama A520 205/45. To usando 29 psi na frente e 31 atrás, mas tenho dúvidas... Tá correto ou devo colocar mais pressão??

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei...

Só sei que: Quanto menos a calibragem maior a arrancada (tração). Quanto maior a calibragem maior a velocidade final.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...

 

Pressão dos pneus "não originais", é uma loteria... Principalmente qnd o pneu/tala da roda ficam maiores ( mais largos ).

 

Tem gente que usa alta pressão para aproveitar os "tapetes" q são as nossas ruas... <_<

 

Tem gente que usa pressão original...

 

Eu usava pressão "normal" ( 28psi ) qnd minha Parati tinha as 15"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qto maior a tala e menor o perfil, maior pressão necessária.

 

Como vc tem aumentar muito a área de contato, vc tem que aumentar muito a pressão para o pneu naum deformar.

Fica duro, fica.. mas eh o correto.

30 psi eh pressão de Aro 15 e naum 17.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eta! Isso parece receita de bolo! Cada um colcoa um ingrediente diferente e acredita ser o certo!

Não tem nada a ver ter que rodar com pneu DURO pq é maior!

 

Tem que respeitar a calibragem correta para cada tipo de Pneu, observando o seso do carr oe as condições em que o carro será utilizado ( carga máxima / velocidade máxima, veículo vazio, etc!(.

 

Postei no fórum principal um tópico onde fornecem a pressão correta para cada tipo de pneu, inclusive dividido por modelo de carro e marcas tb!

No caso de troca por rodas maiores, tem que ver um carro com pesoe potência parecidos e com essa roda que está em seu carro agora e respeitar esses limites!

O carro com MUITA pressão nos pneus, vai poucar as rodas de possíveis amassados devido as nossas queridas CRATERAS nas ruas, mas pelo fato da transmissão das imperfeições do solo serem passadas mais diretamente ao veículo, vc acaba poupando apenas as rodas e diminuindo a vida útil de outros componentes como amortecedores, suspensão, e inclusive ajuda no surgimento de barulhos no carro. Pneus alem de ajudar vc a RODAR, ainda quanto maior o perfil ainda ajudam a amortecer as imperfeições do solo!

Bom... chega de história!

Pra quem interessar, Clique aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Qto maior a tala e menor o perfil, maior pressão necessária.

 

Como vc tem aumentar muito a área de contato, vc tem que aumentar muito a pressão para o pneu naum deformar.

Fica duro, fica.. mas eh o correto.

30 psi eh pressão de Aro 15 e naum 17.

creio q não pq se fosse assim bicicleta iria anda com 2 libras no pneu

 

a pressão é aplicada homogeneamente por toda a area do pneu não importando perfil e tala

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='May 5 2005, 10:42 PM']
Qto maior a tala e menor o perfil, maior pressão necessária.

 

Como vc tem aumentar muito a área de contato, vc tem que aumentar muito a pressão para o pneu naum deformar.

Fica duro, fica.. mas eh o correto.

30 psi eh pressão de Aro 15 e naum 17.

creio q não pq se fosse assim bicicleta iria anda com 2 libras no pneu

 

a pressão é aplicada homogeneamente por toda a area do pneu não importando perfil e tala

Pressão = Força/área

 

Pegue a banda de um pneu tala 10, e pegue o pneu da sua bike. Aplique a mesma força no centro da banda e me conte em qual vc precisou aplicar mais força para que ocorresse a mesma deformação.

 

Se ocorre deformação durante um curva o carro desgarra mais facilmente.

Faça um teste se vc tem aro 15.

Baixa calibragem eh para arrancada apenas, para rua e circuito vc precisa ver a tabela do fabricante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu uso entre 32 e 35 psi

215/45/17

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pressão = Força/área

 

Pegue a banda de um pneu tala 10, e pegue o pneu da sua bike. Aplique a mesma força no centro da banda e me conte em qual vc precisou aplicar mais força para que ocorresse a mesma deformação.

tu falo uma coisa certa, a força q o ar faz precisa ser maior em um pneu com tala maior mas não a pressão, pq tu tem uma maior ou menor força pra um área maior ou menor e isso faz a pressão na mesma

 

mas a pressão é +- a mesma seja pra aro 15", 17" ou de bicicleta pq além da força feita pelo ar, devemos contar a área, não perfil e aro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A área eh correto e muito bem posto, alias melhor do que eu quis explicar.

O que ocorre na verdade de um pneu Aro 15 x um Aro 17 eh que a área muda pelo próprio tamanho do Aro, o perfil muitas vezes naum compensa a tala maior, por isso a pressão necessária tb muda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

p/ um 275/60/15 qual seria a pressao ideal p/ andar na cidade com um serto desemepenho?e 225/70/15?

quero saber pois o velho usa 25 no de tras(275) e 28 no da frente(225)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu calibraria usando um pressão normal, acho q 28 libra ta mais q bom, não precisa mais q isso mas acho q 25 é pouco

 

qual q é o pneu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

menos pressão = maior area de contato com o solo = maior atrito = maior tração e menor velocidade

 

com mais pressão é exatamente o inverso, se vc quer estabilidade use a pressão indicada ou 1 psi a menos, se quer velocidade maxima use 2 ou 3 psi a mais.

 

sempre levando em consideração que é um risco que se corre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
' date='May 11 2005, 10:54 PM'] eu calibraria usando um pressão normal, acho q 28 libra ta mais q bom, não precisa mais q isso mas acho q 25 é pouco

 

qual q é o pneu?

o traseiro eh toyo proxes s/t o da frente eh pirreli mas esqueci o modelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...