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Dicas para pintura automotiva.

24 respostas neste tópico

#1
Beto TunningWay®

Beto TunningWay®

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DICAS PARA PINTURA AUTOMOTIVA
Pinturas em Plásticos

    * Lavar cuidadosamente com água e sabão neutro.
    * Desengraxar utilizando Solução Desengraxante.
    * Lixar com lixa #600.
    * Desengraxar novamente, utilizando Solução Desengraxante.

OBS.: Devido a problema de aderência em pinturas em plásticos, é aconselhado que se utilize Primer para Plásticos antes de iniciar a pintura.
Pinturas em Chapas Metálicas

    * Lavar com água e sabão, secar com ar e lixar.
    * Limpar com Solução Desengraxante e secar com ar comprimido.
    * Aplicar Fundo Fosfatizante
    * Caso haja imperfeições, corrigir com Massa Poliéster.
    * Limpar novamente com Solução Desengraxante. Aguardar a secagem e aplicar o Primer.
    * Aplicar o Controle de Lixamento e lixá-lo até removê-lo por completo. Limpar novamente com Solução Desengraxante, secar com ar comprimido e iniciar aplicação da tinta de acabamento.

OBS.: O procedimento acima descrito refere-se para pintura em chapa metálica NUA. Para chapa metálica PINTADA, utilizar inicialmente o Removedor Pastoso e seguir o procedimento acima descrito.
Evite realizar pinturas em ambientes com poeira.
Solucionando Problemas
Diferença de Tonalidade
Identificação: A repintura apresenta uma tonalidade diferente de pintura original.

Causas: A pintura original de fábrica apresenta algumas variações e ainda sofre alteração na sua coloração, por ação da natureza e/ou por maus tratos. Isto significa que é natural ter que "acertar" a tonalidade da cor na hora da repintura. Mas é importante saber que o modo de como se aplica a tinta também influencia ( e muito) a tonalidade da cor.
Os problemas mais frequentes ocorrem pelos seguinte motivos:

    * Uso de tintas com baixa viscosidade (tinta muito fina) ou com alta viscosidade (tinta muito grossa).
    * Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta, velocidade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.
    * Número inadequado de demãos aplicadas: mais demãos (tonalidade mais escura), menos demãos (tonalidade mais clara).

Correção: Utilizar a tinta de maneira correta, seguindo rigorosamente as instruções contidas na embalagem. Caso a cor ainda precise de ajuste, o acerto da tonalidade pode ser feito com o acréscimo de pigmentos na tinta.

OBS.: Mexer bem a tinta antes de usá-la é o primeiro passo para evitar problemas de tonalidade. Em seguida, pinte um pedaço da chapa e compare com a cor do carro, antes de aplicar a tinta no veículo.

Rachadura (Trincamento)

Identificação: A pintura apresenta riscos ou cortes profundos.
Causas:

    * Repintura feita sobre um base velha, já trincada.
    * Aplicação da Laca Acrílica sobre superfície pintada em Esmalte Sintético.
    * Aplicação da tinta sobre Primer inadequado.
    * Excesso da camada de Primer ou Massa.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.
Marcas de Lixa

Identificação: Risco visíveis sobre uma superfície pintada.

Causas: Lixamento feito com lixa de grana muito grossa

Correção: Aguardar a secagem completa, lixar com lixa de grana mais fina e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto.
Escorrimento

Identificação: A tinta forma acúmulos em forma de um cordão (macarrão).

Causas:

    * Aplicação com pistola de pulverização muito próxima da superfície a ser pintada e com movimentos muito lentos.
    * Excesso de tintas com alta viscosidade (muito grossa).
    * Uso de Thinner/Solventes inadequados.

Correção: Aguardar a secagem completa, lixar as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.
Pintura Queimada (Calcinação)

Identificação: A pintura fica fosca, sem brilho e com aparência ressecada.

Causas: Basicamente há três fatores que causam a calcinação. Os dois primeiros são agressões externas, como:

    * Exposição do veículo ao sol durante muito tempo.
    * Lavagem do veículo com shampoo ou sabão muito forte
    * Já o terceiro fator pode ser considerado como uma agressão interna, que é o uso de Thinner/Solventes inadequados.

Correção: Polir com Massa de Polir, até eliminar o defeito.
Fervura

Identificação: A pintura fica com aparência áspera, rústica e porosa.

Causas:

    * Exposição do veículo pintado ao calor (estufa ou painel de secagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes.
    * Aplicação de tintas sobre a peça quente.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.
Bolhas

Identificação: Algumas partes da pintura se enchem de ar formando bolhas.

Causas:

    * Exposição do veículo pintado, ao calor (estufa ou painel de sevagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes. Isto ocorre principalmente quando da aplicação excessiva Primer ou Massa (camada muito grossa).
    * Existência de umidade na superfície a ser pintada.
    * Presença de água na magueira ou no compressor.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.
Manchamento na Cores Metálicas

Identificação: O manchamento da pintura é identificado visualmente, em função de concentração de alumínio em pequenas áreas.

Causas:

    * Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta (aplicação muito carregada), velocidade e/ou distância inadequadas entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.
    * Quantidade muito grande de retardador adicionado à tinta (no caso de Laca Acrílica).
    * Presença de água na mangueira ou no compressor.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.
Falta de Aderência

Identificação: A tintas se destaca da superfície pintada, em forma de placas.

Causas:

    * Limpeza inadequada da superfície a ser pintada.
    * Falta de lixamento da pintura original.
    * Uso de Thinner/Solventes inadequados.

Correção: Remover as camadas soltas e repintar conforme instruções descritas na embalagem do produto.
Cratera (Olho de Peixe)

Identificação: A ausência de tintas em pontos onde existem impurezas provoca o surgimento de crateras com aparência de olho de peixe.

Causas:

    * Limpeza inadequada da superfície a ser pintada (é necessário lavar o carro com detergente).
    * Uso de ceras polidoras que contenham silicone ou substâncias graxas.
    * Contaminação das roupas por silicone ou substância graxas.
    * Óleo no compressor.
    * Cristalização.

Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.
Casca de Laranja

Identificação: A pintura fica com aparência granulada, semelhante à casca de laranja.

Causas: Este problema é causado por descuido na hora da aplicação. Os fatores que influenciam são:

    * Pintura realizada em ambientes muito quente.
    * Alta viscosidade da tintas (muito grossa).
    * Uso de Thinner/Solventes inadequados.
    * Falta de ajuste de pressão do ar, vazão da tinta, velocodade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.

Correção:

    * Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir.
    * Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura até obter uma superfície lisa e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto.

Branqueamento

Identificação: A pintura fica com aparência leitosa e sem brilho, logo após a aplicação

Causas: Este é um problema que pode ocorrer com a Laca Nitrocelulose ou Laca Acrílica. Estas tintas utilizam Thinner/Solventes de evaporação muito rápida, que em ambientes muito úmido pode ocasionar o branqueamento. É por isso que este problema ocorre com mais frequência em dias frios e chuvosos.

Correção:

    * Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir.
    * Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura e aplicar 2 demãos cruzadas do acabamento. Adicionando na tinta, já diluída, 5 a 10% de retardador correspondente ao sistema de pintura utilizado.


#2
Macaw

Macaw

    Belessa Kapião!

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Pow... o cara jah deu um curso inteiro aki nesse post.. parabens pelas infromações... mto util.... pretendo fazer a pintura de meu carro... quando fizer posto as fotos.... mas acho q vai demorar um pouco.. =(


#3
federadoehr

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Texto muito útil... depois disso tô querendo ser pintor de autos... heheh


#4
CJM

CJM

    Davizinho??? cade vc meu fio ??!!!!! Feio

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LOKO HEIN bETO! VALEW!


#5
agm2112

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    BR101

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Só mais uma dica ...

Quando a pintura fica parecendo "casca de laranja", pode-se lixar com lixa 1200~2000 e polir com pasta de polir. Fica perfeito, contanto que se espere a secagem completa do verniz (dependendo da marca até 72 horas).


#6
CJM

CJM

    Davizinho??? cade vc meu fio ??!!!!! Feio

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Identificação: A tinta forma acúmulos em forma de um cordão (macarrão).

Causas:


* Excesso de tintas com alta viscosidade (muito grossa).



nao seria tambem excesso de tinta em baixa viscosidade , porque ela escorre tambem nao?


#7
Macaw

Macaw

    Belessa Kapião!

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Tbm... e pode esorer devido ao leque de tinta q nao espalha corretamente causando macarraozinhos


#8
Duke

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Pra desengraxa eu sempre uso alcool liquido ... esse de farmacia mesmo.
Funfa super bem.


#9
Rafasom

Rafasom

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agm2112, em Mar 16 2005, 09:22 AM, disse:

Só mais uma dica ...

Quando a pintura fica parecendo "casca de laranja", pode-se lixar com lixa 1200~2000 e polir com pasta de polir. Fica perfeito, contanto que se espere a secagem completa do verniz (dependendo da marca até 72 horas).
Mas deve-se fazer isso antes de aplicar o verniz final, depois da tinta já seca, ou depois do verniz?


#10
agm2112

agm2112

    BR101

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Rafasom, em Mar 18 2005, 09:00 PM, disse:

agm2112, em Mar 16 2005, 09:22 AM, disse:

Só mais uma dica ...

Quando a pintura fica parecendo "casca de laranja", pode-se lixar com lixa 1200~2000 e polir com pasta de polir. Fica perfeito, contanto que se espere a secagem completa do verniz (dependendo da marca até 72 horas).
Mas deve-se fazer isso antes de aplicar o verniz final, depois da tinta já seca, ou depois do verniz?
Depos do verniz ...


#11
dhandrei

dhandrei
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Só faltou umas informações da qual eu preciso hehehehe e se alguém poder me ajudar eu agradeço.

Qual as medias que se usa para preparar a tinta, verniz etc ,
Tipo Quanto de tinta e quanto de diluente, quanto de verniz e quanto de diluente?
o Primer precisa ser diluído?

Qual a pressão do ar deve ser usada em pistola gravitacional?

A que distancia deve-se usar o pistola da peça a ser pintada.

como deve ser aplicada a tinta??? Tipo de cima para baixo, da direita para esquerda, etc etc.

Eu tenho essas dúvidas porque estou querendo pintar as partes plásticas do meu carro da cor de mesmo

Se alguém poder ajudar eu agradeço :(


#12
gisangueazul

gisangueazul

    Agora a porca torce o rabo

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bom respondendo às perguntas

quanto ao preparo da tinta, depende, pois a tinta sintetica e a PU vc tem que usa um catalizador + um diluente correspondendo de 10 a 15% do volume de tinta, ou seja se vou pinta 100ml de tinta eu pego mais 15%, eu uso 15%.
eu diluo tudo.

sobre a pressao, depende de pistola pra pistola, tu tem que ver se é de baixa ou alta produtividade... variando de 40 lbs para 70, 80 lbs

eu aplico da direita pra esquerda e da esquerda pra direita: sentido horizontal

qualquer coisa que eu pude ajuda
abraco :legal:


#13
natanfalbo

natanfalbo

    novato

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Outra dica:

Compressores mesmo de baixa tem que usar filtros d'água.
Uso de manometro para controlar a preão do ar tbm é bem util.
Pistolas sistema HVLP são exelentes pra repintura.
Pistolas tipo SATA (um sonho) que são dificeis de se encontrar aqui no BR, são de alta tecnologia e são extremamente economicas.

As demãos geralmente devem ser cruzadas entre sim.

E algo bem importante: LEIA AS INSTRUÇÃO DO FABRICANTE!
Coisa que pouca gente faz.  :rolleyes:

Ai fala que o produto é uma porcaria.

Outra coisa bem legal e que da uma puta ajuda é ligar pro SAC Tecnico do fabricante.
Outra coisa que ninguem faz.
:pirou:


#14
tubarão77

tubarão77
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natanfalbo, em Nov 5 2007, 08:56 PM, disse:

Outra dica:

Compressores mesmo de baixa tem que usar filtros d'água.
Uso de manometro para controlar a preão do ar tbm é bem util.
Pistolas sistema HVLP são exelentes pra repintura.
Pistolas tipo SATA (um sonho) que são dificeis de se encontrar aqui no BR, são de alta tecnologia e são extremamente economicas.

As demãos geralmente devem ser cruzadas entre sim.

E algo bem importante: LEIA AS INSTRUÇÃO DO FABRICANTE!
Coisa que pouca gente faz.  :rolleyes:

Ai fala que o produto é uma porcaria.

Outra coisa bem legal e que da uma puta ajuda é ligar pro SAC Tecnico do fabricante.
Outra coisa que ninguem faz.
:pirou:
  :mac1  pessoal...

gostaria de tirar alguma duvidas tenho um chevette véio pa caramba

gostaria de saber se é muito complicado para pintali num roxo metallico q vi na net


Esse roxo..E O TETO BRANCO COMBINA??..sera q fica bom em um Tubarão??


http://www.orkut.com...78114074&pid=22


E QUAL SERA O VALOR MAZOMENOS Q VAI CUSTAR.....SERA Q QUALQUERCHAPEADOR CHEGA NESTE TOM???

SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR

msn JEANSC16@HOTMAIL.COM

Arquivo(s) anexado(s)



#15
chumbinho

chumbinho

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Galera tive meu carro riscado, tenho um corsa super 4 porta vinho. fizeram um risco desde a lanterna traseira ate o farol da frente,

Risco continuo tipo feito com canivete, alguma partes fundos e ou +/- chegando aparecer o branco.

Oke poderia ser feito ser ter que pintar a lateral inteira. :huh:  :unsure:


#16
ladydesirher

ladydesirher
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[SIZE=7][COLOR=red]Olá!!!

Alguém poderia me listar o matrial necessário para pintar um carro? Quero ir comprar para o cara que for pintar cobrar só a mão de obra. Tenho um Uno que está com a pintura bem estragada de sol e chuva, pois o seu antigo dono não se preocupava em colocá-lo em um abrigo.

Aguardo resposta


#17
hate

hate
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Senhores,

Pergunta técnica...

Ja ha algum tempo venho pintando meus capacetes, minhas motos e talz...

Porém, meu ponto fraco esta justamente na finalização, ou seja, verniz e polimento.

Apos aplicada as demaos de verniz, é utilizada lixa de gramatura alta antes do polimento com a politriz?

Para se obter o efeito espelhado somente massa de polir numero 2 e politriz é suficiente? ou ha algum outro produto a ser utilizado no processo de polimento?

O processo de polimento deve ser efetuado somente apos a cura completa do verniz? aproximadamente 72 horas?

Pergunto isso, prq toda vez que lixo o verniz antes do polimento, parece que o brilho nunca mais volta, e eu nunca consegui um acabamento nem parecido com o que vem nos automoveis de fabrica em termos de espelhamento, brilho e uniformidade...

Editado por hate, 23 março 2010 - 19:58 .


#18
jorgebaiano

jorgebaiano
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Boa Noite desculpe é a primeira vez que entro e participo do forum,gostei muito e me cadastrei.
Tambem não sei se é aki q faço minhas perguntas e duvidas,se estiver no lugar errado por favor me digam.

Vamos lá eu pintei um carro com tinta PU mas esqueci de colocar o catalizador na tinta,estou desesperado o que eu faço agora???
`Por favor me ajudem tenho pouco tempo p entregar o carro
Obrigado


#19
rick demolidor

rick demolidor

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Visualizar Postjorgebaiano, em 06 julho 2010 - 19:40 , disse:

Boa Noite desculpe é a primeira vez que entro e participo do forum,gostei muito e me cadastrei.
Tambem não sei se é aki q faço minhas perguntas e duvidas,se estiver no lugar errado por favor me digam.

Vamos lá eu pintei um carro com tinta PU mas esqueci de colocar o catalizador na tinta,estou desesperado o que eu faço agora???
`Por favor me ajudem tenho pouco tempo p entregar o carro
Obrigado

amigo,

não tenho a manha de usar PU , porém te recomendo que entre em contato com fabricantes de tintas , como Lazuril e outros.

Procura na internet os sites dos fabricantes de tintas, vc deve encontrar vários telefones 0800

eles serão as fontes mais precisas em te ajudar numa hora dessa de sufoco

abraço


#20
jorgebaiano

jorgebaiano
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Visualizar Postrick demolidor, em 06 julho 2010 - 19:53 , disse:

amigo,

não tenho a manha de usar PU , porém te recomendo que entre em contato com fabricantes de tintas , como Lazuril e outros.

Procura na internet os sites dos fabricantes de tintas, vc deve encontrar vários telefones 0800

eles serão as fontes mais precisas em te ajudar numa hora dessa de sufoco

abraço



vlw amigo pela dica


#21
Skylink~Montana Street

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Parabens pelo tópico! Está completão :legal:


#22
antnbarao

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Parabens show de bola o artigo  :legal:  :legal:


#23
auto Q primu''S

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estou montando uma oficina lanternagen e pintura estou a procura de um curso técniconão estou encontrando moro em são gonçalo ja vi no senai na firjam e no setsenat da uma ajuda ai por favor


#24
djunioramos

djunioramos
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Bom dia, gostaria que vcs me ajudem por favor, estou afim d dar um famoso banho de pintura no meu carro, ou seja uma pintura geral para cobrir riscos e arranhões, a pintura atual esta boa estou pensando em dar apenas uma ofuscada na tinta atual com uma lixa 1200 e aplicar uma nova tinta e um novo verniz, pois entam preciso da ajuda da galera pra saber c tem poblema eu aplicar uma tinta de componente diverente da que esta no carro tipo  P.U sobre DUCO? qual a melhor marca de verniz altomotivo (aquela que da aquele brilho no carro)? existe um desengraxante propio ou se usa o thinner mesmo? onde eu encontro esse filtro de agua para compressor? inicialmente é só isso (rsrsrsr), desde já obrigado pessoal. :legal: :legal:


#25
MGlielmo

MGlielmo
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 hate, em 23 março 2010 - 19:57 , disse:

Senhores,

Pergunta técnica...

Ja ha algum tempo venho pintando meus capacetes, minhas motos e talz...

Porém, meu ponto fraco esta justamente na finalização, ou seja, verniz e polimento.

Apos aplicada as demaos de verniz, é utilizada lixa de gramatura alta antes do polimento com a politriz?

Para se obter o efeito espelhado somente massa de polir numero 2 e politriz é suficiente? ou ha algum outro produto a ser utilizado no processo de polimento?

O processo de polimento deve ser efetuado somente apos a cura completa do verniz? aproximadamente 72 horas?

Pergunto isso, prq toda vez que lixo o verniz antes do polimento, parece que o brilho nunca mais volta, e eu nunca consegui um acabamento nem parecido com o que vem nos automoveis de fabrica em termos de espelhamento, brilho e uniformidade...

Estou com o mesmo problema.

Dei um retoque em um arranhão no meu carro. A tinta ficou perfeita, tonalidade correta, arranhão totalmente preenchido, perfeito.
Usei verniz DuPont com catalizador de mesma marca na proporção indicada pelo fabricante, 5:1. Acabei de pintar e ele ficou lindo, espelhado.
Entretanto, após lixamento para retirada de pequenas imperfeições, o brilho não volta mais.
O que será que houve, alguém poderia dar uma dica?

No aguardo...
Obrigado e abraços.