Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nightstar

como calcular os parametros do falante?

Recommended Posts

ae galera...

to com um auto falante feito e montado todo bonitinho que gostei mt so que to querendo fazer logo a caixa ideal para ele...!

e como ele foi feito fabricado n tenho nenhum parametros dele.

Sera que alguem sabe como eu posso fazer calculos e sabe os parametros desse auto falante??

e outra duvida; qual modulo usar para empurrar 2 revenge (4ohms cada) 1 st300 1 d250x(8ohms cada) e um subao de 15 polegadas de 5ohms???

pensei assim: um tmp 2080 ligando 1 revenge em uma corneta e outro na st e pegar um modulo de 2 canais jogar em bridghe para o sub!

mais n sei qual dos 2 devo fazer e modulos a usar no meu projeto,pensei no hbuster 2100 para subao so que n quero comprar e me arrepender pois dizem que o grave eh fraquinho!

um abraco espero que me ajudem :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
... to com um auto falante feito e montado todo bonitinho que gostei mt so que to querendo fazer logo a caixa ideal para ele...!

e como ele foi feito fabricado eu não tenho nenhum parametro dele.

Se você que é o pai da criança não sabe... é um pouco difícil nós sabermos. :o

Sera que alguem sabe como eu posso fazer calculos e sabe os parametros desse auto falante??

Para calcular os parâmetros de T&S você precisaria saber o Mms, Cms, BL, Re, Sd e o Rms (isso não é a potência).

A propósito, esses 5 Ohms que você comentou provavelmente é o Re e não a impedância!

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aee cara blz?

tipo eu peguei o multimetro e a bobina esta medindo 5ohms sem por no conjunto magnetico..

tipo eu gostaria de fazer os calculos mais queria que alguem me ensinasse a calcular...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
aee cara blz?

tipo eu peguei o multimetro e a bobina esta medindo 5ohms sem por no conjunto magnetico..

tipo eu gostaria de fazer os calculos mais queria que alguem me ensinasse a calcular...

Então o seu alto falante possui uma RESISTÊNCIA (DC) de 5 Ohms e não IMPEDÂNCIA!

São coisas diferentes!

Não há como calcular nada se você não conhece a massa móvel, a compliância da aranha/borda, a resistência da aranha/borda, o fluxo magnético no gap, etc.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho todas as especificoes das pecas todas tenho ate o tamanho do íma a altura do íma em relecao a carcaca o diametro da carcaca em relacao ao íma e bobina...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu tenho todas as especificoes das pecas todas tenho ate o tamanho do íma a altura do íma em relecao a carcaca o diametro da carcaca em relacao ao íma e bobina...

Se você tem todas as especificações aí, então posta elas ué!

Como alguém poderá calcular algo se você não colabora?

Informe os parâmetros que eu já solicitei nas mensagens anteriores.

 

Seria o mesmo que alguém perguntar:

"Eu tenho todas as medidas da caixa aqui, mas não vou informar para vocês, mas alguém poderia calcular o volume dela?"

IMPOSSÍVEL!

 

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renato,

 

Caso a pessoa não possua os parâmetros especificados por você, e ainda não estiver com o falante montado, estando com as peças em mãos e disponíveis, como se deve medir estes parâmetros que solicitastes, e o restante deles.

 

Que aparelhos e procedimentos são necessários?

 

 

Este assunto é interessante, não só neste caso do dono do tópico, mas de toda a comunidade Autosom.

 

Afinal, de onde vêm os "malditos Parâmetros" ( :P ) criados por Dr. Thielle e Dr. Small.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Renato,

 

Caso a pessoa não possua os parâmetros especificados por você, e ainda não estiver com o falante montado, estando com as peças em mãos e disponíveis, como se deve medir estes parâmetros que solicitastes, e o restante deles.

 

Que aparelhos e procedimentos são necessários?

 

 

Este assunto é interessante, não só neste caso do dono do tópico, mas de toda a comunidade Autosom.

 

Afinal, de onde vêm os "malditos Parâmetros" ( :P ) criados por Dr. Thielle e Dr. Small.

Dr Small????? Será que ele era anão??? :lol: :lol: :lol:

 

não resisti... tinha que floodar! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehehehe okz! sabado irei pegar minha boca e irei colcoar todas as medidas tudo tudo...

podem ficar tranquilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Renato,

 

Caso a pessoa não possua os parâmetros especificados por você, e ainda não estiver com o falante montado, estando com as peças em mãos e disponíveis, como se deve medir estes parâmetros que solicitastes, e o restante deles.

 

Que aparelhos e procedimentos são necessários?

 

 

Este assunto é interessante, não só neste caso do dono do tópico, mas de toda a comunidade Autosom.

 

Afinal, de onde vêm os "malditos Parâmetros" ( :P ) criados por Dr. Thielle e Dr. Small.

Dr Small????? Será que ele era anão??? :lol: :lol: :lol:

 

não resisti... tinha que floodar! :lol:

HAahhaHahAHaAHHahAH :lol:

 

Kleberito! Essa foi a melhor! :P

 

Abraços cara!

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
carcaca:

CENTRAGEM 180 MM DE DIAMETRO EXTERNO,CONJUNTOS MAGNETICOS DE 200MM COM BOBINA DE 99,30 KAPTON DE 8OHMS COM 400RMS SO QUE TEVE QUE SER RETRABALHADA PARA FICAR COM 5 OHMS.

CONE DE PAPEL C/ BORDA DE ESPUMA, COM 350MM DE DIAMETRO EXTERNO,

CONJUNTO MAGNETICO composto de ferrite 200MM de diametro externo e 19mm de altura com fixação feita atraves de parafusos e gap para bobina de 99,30mm.PROTETOR DE PAPEL DE 120MM

CENTRAGEM DE 180 MM DE DIAMETRO EXTERNO NO FORMATO MÉDIA ORIGINAL SNAKE

Peso do íma6,215g peso total do auto falante 10 g

diametro x altura do imâ 200x19mm,materia da carcaca aluminio

diametro da carcaca  40cm ,                                comprimento do ima e carcaca 16cm

 

 

                                                                            19_____9cm

 

altura do gap 8mm!

Tá doido? :ol

Não dá para calcular nenhum parâmetro de Thiele & Small com somente essas medidas... pois não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Seria o mesmo que você me passar a altura e comprimento de um carro e pedir que eu calculasse a potência dele. Uma coisa é uma coisa... outra coisa é outra coisa.

Para calcular os parâmetros de T&S você precisará saber:

- Mmd (massa do diafragma) = Kg

- Cms (compliância da aranha/borda) = m/N

- Rms (resistência devido a perdas na suspensão) = Kg/s

- BL (fator de força) = T*m

- Re (Resistência em DC) = Pelo jeito deve ser 5 Ohms nesse seu alto falante.

- Sd (área do diafragma) = m²

 

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e como posso calcular isso ou pegar as medidas?tenho que ter algum aparalho para eu medir alguma coisa descrita?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e como posso calcular isso ou pegar as medidas?tenho que ter algum aparalho para eu medir alguma coisa descrita?

Construir um alto falante sem conhecer o MÍNIMO do seu funcionamento e modelagem seria o mesmo que tentar acertar um avião simplesmente atirando para cima sem ver onde ele está.

Acesse esse site e clique em CURSOS

 

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa eh a "pior" parte dos falantes "montados".......

Na minha opnião tu nem deveria perder o tempo com os parametros de um único falante........ Faça uma média e veja q os falantes mudam os parametros, mas as caixas sempre estão com valores bem perto.

Normalmente os volumes das dutadas são estes:

Subs de 10" - 30 ~ 40 L

Subs de 12" - 45 ~ 55 L

Subs de 15" - 65 ~ 80 L

 

Essa variação do volume normalmente muda em pouca coisa o pico de resposta.

Se fossem tão criticos os volumes das caixas, não teriamos caixas de P.A. operando com vários falantes diferentes no mesmo projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rafa vc que conhece bem meu projeto qual a caixa mais ou menos e quais os dutos que devo usar??me falaram que uma de 70 litros tava bom!

rafa o auto falante ficou do jeito que queria ta bom d+++ hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...