Ir para conteúdo

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

Som P.A informações sobre sistemas

76 respostas neste tópico

golo

golo

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 20/04/2004
Para o pessoal que gosta de trio acho importante saberem também sobre som P.A. Infelizmente sei muito pouco sobre o assunto e acho interessante reuinir em um tópico conhecimentos básicos sobre P.A, facilitando muitos projetos.
Para quem conhece de som P.A, gostaria que postassem as caixas que acham possíveis se utilizar em um automóvel, seu tamanho e rendimento.

Uma dúvida minha: Qual o rendimento de uma MTL-2? E de uma W-horn?

Schneider

Schneider

Abel Schneider

• Membro
  • Cadastrado: 04/10/2003
uma dutada consegue render mais q uma mtl ou whorn? em q condições???

biga

biga

SIDESHOWBOB

• Membro
  • Cadastrado: 30/11/2004

Schneider, em Feb 21 2005, 04:14 PM, disse:

uma dutada consegue render mais q uma mtl ou whorn? em q condições???
  uma dutada pra render igual a uma whorn com 1 de 18"  digamos um sub800 de 800w, iria precisar de 2 sub800 e 1600w pra IGUALAR o SPL.

Schneider

Schneider

Abel Schneider

• Membro
e whorn e mtl eh só p/ frequencias baixas neh??? então fica legal p/ trio pq???

quais as dimensões da whorn?? compensa colocar uma whorn 18" doq duas dutadas com 15"?

biga

biga

SIDESHOWBOB

• Membro

Schneider, em Feb 21 2005, 04:19 PM, disse:

e whorn e mtl eh só p/ frequencias baixas neh??? então fica legal p/ trio pq???

quais as dimensões da whorn?? compensa colocar uma whorn 18" doq duas dutadas com 15"?
whorn toca muito bem de 45hz a 250/300 hz, nao vale apena usar só uma whorn, tem que ter no minimo 2 pra ter um som legal, assim como qualquer outra caixa., no minimo um par de falantes pra tocar bem.

Schneider

Schneider

Abel Schneider

• Membro
biga...oq acha de duas caixas dakela de 15" wq tem no site da snake?

RodrigoCarvalho

RodrigoCarvalho

MODERADOR AUTOSOM.NET

• Membro Moderador
  • Cadastrado: 15/09/2003
Cara, coloquei MIL-2 e Horn em destaque aqui no forum.. dá uma sacada lá

Renato Villas

Renato Villas

Power Trio

• Membro
  • Cadastrado: 01/02/2005

biga, em Feb 21 2005, 04:16 PM, disse:

uma dutada pra render igual a uma whorn com 1 de 18"  digamos um sub800 de 800w, iria precisar de 2 sub800 e 1600w pra IGUALAR o SPL.
Sua informação está ERRADA!!! Confira depois no site de vaaaarios fabricantes de caixas de qualidade que existem por aí que o SPL dessas caixas tem uma variação muito pequena se comparado a caixas dutadas, sendo que algumas dutadas até utrapassam o SPL das W, MTL etc...

O que acontece NA REALIDADE, é a diferença das frequencias em que elas trabalham, sendo que algumas tem características de ''descerem'' mais na faixa de frequência!!!

Quando chegar em casa eu coloco aqui os links que tenho de várias referencias para P.A.

Renato

Zafira32

Zafira32

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 10/10/2004
Ql o rendimento em dbs de uma MTL2 e relaçao a uma dutada? Considerando em ar livre.

Sds,

Marcelo

Renato Villas

Renato Villas

Power Trio

• Membro
  • Cadastrado: 01/02/2005

Zafira32, em Feb 21 2005, 08:42 PM, disse:

Ql o rendimento em dbs de uma MTL2 e relaçao a uma dutada? Considerando em ar livre.

Sds,

Marcelo
Em SPL ar livre, tô na categoria trio é pra falar de som pra fora né!!
Agora não venha me dizer que SPL é so em carro fechado...hauhauh, esse forum tem cada uma viu...  :ol

Editado por Renato Villas, 21 fevereiro 2005 - 20:27 .

biga

biga

SIDESHOWBOB

• Membro

Renato Villas, em Feb 21 2005, 08:40 PM, disse:

Sua informação está ERRADA!!! Confira depois no site de vaaaarios fabricantes de caixas de qualidade que existem por aí que o SPL dessas caixas tem uma variação muito pequena se comparado a caixas dutadas, sendo que algumas dutadas até utrapassam o SPL das W, MTL etc...

O que acontece NA REALIDADE, é a diferença das frequencias em que elas trabalham, sendo que algumas tem características de ''descerem'' mais na faixa de frequência!!!

Quando chegar em casa eu coloco aqui os links que tenho de várias referencias para P.A.

Renato
eu estou considerando uma caixa com falante nacional e uma dutada comum, talves uma eaw ORIGINAL, uma Ev ORIGINAl iguale o spl, pq nao  manda o link? quero ver.

whorn é a forma + BARATA de se ter um som forte,em termos de som profissional,  claro que se eu pagar 10.000 dolares numa caixa ele DEVERIA  tocar + que a whorn com um sub800 por exemplo

Editado por biga, 21 fevereiro 2005 - 20:36 .

Zafira32

Zafira32

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 10/10/2004

Renato Villas, em Feb 21 2005, 09:26 PM, disse:

Sds,

Marcelo
Agora não venha me dizer que SPL é so em carro fechado...hauhauh, esse forum tem cada uma viu...  :ol
Renato obrigado pelos seus comentarios foram de grande proveito.

O que eu quero saber ql o rendimento em dbs de uma MTL2 e relaçao a uma dutada?

Outra curiosidade: uma MTL2 em um carro fechado renderá a mesma coisa q um carro pickup?

Sds,

Editado por Zafira32, 21 fevereiro 2005 - 20:58 .

Schneider

Schneider

Abel Schneider

• Membro
parem de beber...se beber não poste...se postar depois beba

Sandro Café

Sandro Café

"A LENDA"

• Membro
  • Cadastrado: 02/10/2003
Se vcs querem informação sobre P.A., é só dar uma olhadinha NESSE SITE, é um dos mais completos sobre o assunto... :legal:

biga

biga

SIDESHOWBOB

• Membro

Sandro Café, em Feb 21 2005, 09:56 PM, disse:

Se vcs querem informação sobre P.A., é só dar uma olhadinha NESSE SITE, é um dos mais completos sobre o assunto... :legal:
eu sei, foi exatamente no audiolist que  falaram que a whorn toca os 6db a +, e o grafico da selenium com o wpu1805 confirma isso, e o que eu vejo na pratica tm confirma.

Editado por biga, 21 fevereiro 2005 - 21:09 .

Kleberlpa

Kleberlpa

Quenga réia sem dignidade

• Membro
  • Cadastrado: 28/02/2004

Renato Villas, em Feb 21 2005, 08:40 PM, disse:

Renato
Opa, assumindo uma caixa dutada utilizando os mesmos falantes que uma MTL, o rendimento de uma MTL será superior, visto que o alinhamento manifold permite um ganho maior através do melhor acoplamento acústico entre 2 ou mais falantes do que os mesmos em radiação direta. Vendo os gráficos de um alinhamento manifold entre 2 caixas dutadas, há um ganho de quase 3dB em relação às mesmas duas caixas alinhadas em radiação direta.

É claro, acertando a sintonia para determinado falante, há ganhos que podem ser superiores a uma caixa mal acertada... só que se comparando os mesmos falantes em caixas diferentes, as de radiação direta sofrem pra acompanhar caixas onde os falantes não trabalham com radiação direta... coloque aí as caixas cornetadas (vulgo "baianinhas"... hauhauhauhau), bandpass, MTLs, MTHs, W-horns...

Kleberlpa

Kleberlpa

• Membro

Renato Villas, em Feb 21 2005, 09:26 PM, disse:

Sds,

Marcelo
Ué... não entendi... mas td bem... hauhauhauhau.

O termo SPL o povo atribui ao booommm booommm boooommm dentro dos carros... eu acho incorreto seu uso, pois o termo SPL pra mim indica o nível de pressão sonora, independente se é um sub de 18" ou um fone de ouvido.

Então, como o termo diz, SPL é SPL desde que haja ar se movendo de forma a reproduzir uma onda sonora. Seja dentro ou fora do carro.

Kleberlpa

Kleberlpa

• Membro

biga, em Feb 21 2005, 09:57 PM, disse:

eu sei, foi exatamente no audiolist que  falaram que a whorn toca os 6db a +, e o grafico da selenium com o wpu1805 confirma isso, e o que eu vejo na pratica tm confirma.
Opa, apenas um comentário... caixas cornetadas para graves tendem a ser eficientes apenas a médias distâncias... (a não ser que vc tenha 10m de boca... hauhauhauhau) pra quem quer ficar a 1 metro do carro trincando os ouvidos, o som pode não agradar. Por isto que trios elétricos "naturais" usam combinações de caixas cornetadas (w-horns, ou um modelo que o povo chama de baianinha... pelo que já vi dela, parece com a Nova 10, é uma caixa com uma "corneta" em sua frente, não muito grande, mas considerável) para graves de média a longa distância, e caixas normalmente de radiação direta para graves a menores distâncias.

Sandro Café

Sandro Café

"A LENDA"

• Membro

Kleberlpa, em Feb 21 2005, 11:45 PM, disse:

Opa, apenas um comentário... caixas cornetadas para graves tendem a ser eficientes apenas a médias distâncias... (a não ser que vc tenha 10m de boca... hauhauhauhau) pra quem quer ficar a 1 metro do carro trincando os ouvidos, o som pode não agradar. Por isto que trios elétricos "naturais" usam combinações de caixas cornetadas (w-horns, ou um modelo que o povo chama de baianinha... pelo que já vi dela, parece com a Nova 10, é uma caixa com uma "corneta" em sua frente, não muito grande, mas considerável) para graves de média a longa distância, e caixas normalmente de radiação direta para graves a menores distâncias.
Cada qual no seu cada qual... :legal:  :rever1:

DiegoT

DiegoT

DiegoT

• Membro
  • Cadastrado: 16/09/2003
Voces estao esquecendo das cornetas dobradas comuns.
a HB1502B1 da Selenium tem 106dB de sensibilidade, e nao eh tao monstra assim. Cabe muito bem numa pick-up.

golo

golo

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 20/04/2004
Bom galera era isto mesmo que eu queria com este tópico: informações sobre som P.A. É claro que tem um povo que nem adianta comentar, que sempre entra nos tópicos dos outros tentando zuar, mas só mostra que não tem conhecimento nenhum.
Agora está faltando especificações sobre o tamanho das caixas e seu rendimento em Db.
Estava lendo sobre uma caixa que utiliza 3 falantes de 12 pol e rende 149db. O único problema é que ela tem 1,3 metros de altura, 1,06 de profundidade e por aí vai. aqui o link

Sandro Café

Sandro Café

"A LENDA"

• Membro

DiegoT, em Feb 22 2005, 01:04 AM, disse:

Voces estao esquecendo das cornetas dobradas comuns.
a HB1502B1 da Selenium tem 106dB de sensibilidade, e nao eh tao monstra assim. Cabe muito bem numa pick-up.
O problema dessas cornetas dobradas é que elas só fucionam bem aos pares devido ao acoplamento.
Individualmente elas não tocam nada... :legal:

biga

biga

SIDESHOWBOB

• Membro

Kleberlpa, em Feb 21 2005, 11:45 PM, disse:

pelo que sei a baianinha é do projetista carlos correa, é para um falante de 15", tem 45x45 cm de boca e 1,15 cm de comprimento se nao me engano, quem quiser vai em www.selenium.com.br depois em downloads/projetos/trio eletrico, a baianinha é a caixa com 1 de 15" usada na fente e no fundo destes projetos.
acho que se vc tem uma mtl tbm nao vai ouvir a 1 metro de distancia, acho que é um som pensado pra tocar longe,pq se eu quero som pra perto eu compro 2 papao de 15" e ta feito o meu trio.
nunca vi um trio que seja misto , com dutada e cornetada, todos que tenho conhecimento usa cornetas dobradas nas laterais e baianinhas na frente, pelo menos os seguintes trios usam esta configuraçao.maderada,ecotrio,expresso 2222.

biga

biga

SIDESHOWBOB

• Membro

O problema dessas cornetas dobradas é que elas só fucionam bem aos pares devido ao acoplamento.
Individualmente elas não tocam nada... 

o que seria nao tocar nada? nao "descer" o suficiente? se for isso, o que seria "suficiente? pq no topico das mtl que esta em destaque(um dos que estão) o rodrigo  carvalho fala que a mtl nao ta descendo o suficiente, entao fica a minha duvida, o que é suficiente?

Editado por biga, 22 fevereiro 2005 - 03:18 .

Sandro Café

Sandro Café

"A LENDA"

• Membro

biga, em Feb 22 2005, 03:38 AM, disse:

Individualmente elas não tocam nada... 

o que seria nao tocar nada? nao "descer" o suficiente? se for isso, o que seria "suficiente? pq no topico das mtl que esta em destaque(um dos que estão) o rodrigo  carvalho fala que a mtl nao ta descendo o suficiente, entao fica a minha duvida, o que é suficiente?
Isso mesmo, elas não "descem" legal os graves, fica um som xoxo e sem força.
Mas em conjunto a coisa muda. :legal:
Na minha opinião o que tem de melhor em questão de graves nesses casos ainda são as bandpass. :legal:

Publicidade:
Nova linha de subwoofers NAR