Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabio

Motor 4.1i Omega

Recommended Posts

Quando dá para chegar no motor 4.1i do Omega passando para álcool e aumentando a compressão e mantendo o comando original e o corte na RPM original?

Até quanto posso aumentar a taxa? Como aumentá-la? Pistão cabeçudo ou rebaixamento da junta, bloco ou cabeçote?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O motor 4.1 do Ômega é fo**! Com 1Kg de Turbo atinge 400cv!!! Ele é bem mal projetado de fábrica, acho que passando pra álcool e taxando dá pra tirar PELO MENOS uns 180cv! Agora, se botar um comando mais nervosinho ele vai acho que frocho pra uns 200! E como é um motor "Torcudo" nada impede que se instale um comando mais nervoso nele - vc vai perder um pouco do MUITO torque que ele tem...

Sei que não são dados confiáveis (só o dos 400cv é) mas sou apaixonado por esse motor e sempre tive vontade de ter um Ômega "mexido" então por isso resolvi colocar o meu "chutômetro" em ação hehhehee.

 

Mas se vc analisar acho que se chega nisso sim - o motor 3.0 rende 165cv enquanto o 4.1 rende só 168cv - 2 a mais! Só 2 cavalinhos para 1,1Litros a mais!

Aplicando-do uma regra de 3 a este cálculo e considerando-se que vc consiga dimensionar o motor do 4.1 para ficar tão bem dimensionado de fábrica como o 3.0 vc conseguiria 225,5cv! Bom né! hehehhehe

Ah, o meu preparador mechia em opala Stock Car (aqueles que correm na terra). Ele disse que pra chegar em 15:1 de taxa no opala vc precisa de pistão reto, rebaixar o cabeçote em 2,5mm e rebaixar o bloco de modo que o pistão venha 0,5mm pra fora do bloco no seu ponto morto superior. Agora não lembro se eles usavam junta - mas se não me engano o bloco e o cabeçote eram unidos por silicone de alta temperatura (aquele vermelhor)... Coisa de loco né! hehehhehe

 

Fabiano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha vontade é ter um omega e fazer uma preparação bem aspro rebaxa e roda 18...

ia sarrufa mto carro turbo...huauhhua...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse motorzinho ai eh mto bom..

tem mta coisa que vc pode faze

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bom desse motor é que ele é GRANDE! Imaginem 4100cc! Um motor "grande" tipo 1.8 e 2.0 já é considerado grande para os dias de hoje - e esse "bichinho" tem mais do DOBRO de tamanho! Qualquer preparação pra ele surte muito efêito -um simples filtro esportivo já melhora bem mais que um motor menor! Turbinado então ele vira um monstro!

Eu li (não sei onde) que o motor do 4.1 vem de fábrica com apenas 67% de eficiência volumétrica - ou seja, só se usa 2/3 daquele motor todo... Imagine atingir 80/90% de eficiência como um motor de hoje! Ou 200% de eficiência quando turbinado... É MUITA COISA! :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cuidado, eu não sei do omega, mas pelo que eu me lembro, os tuxos hidrulicos e a polia sem amortecimento do opala adorava estragar as preparações aspros...

 

eram os aspros que não conseguiam girar...

 

a cilindrada ajuda muito, e só passando pro alcool se garante 5% a mais de potencia... com a taxa passando pro razoavel a alcool... eu chuto uns 15%, sem rever comando, admissão ou escape... (isso no motor de opala, como é o cabeçote do omega??? tem fluxo cruzado??? a camara é muito quente???)

 

Dizem que com alcool, comandinho, taxa, travando os tuchos, e fazendo escape o opala beira 230cv... o omega deve fazer um pouco mais...

 

mas vamos aos números: 168 x 1,15 = 193... é, no omega deve beirar os 200cv só de por alcool mais taxa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
verme 230 no opala liquidos ou brutos?brutos neh?

:o sabe que eu não sei....

 

 

para comparação, a AP de abril/2004 fez uma prep. com:

 

aumento pra 4,35L

cabeçote (taxa, algulos, valvulas)

escapamento

comando

travou os tuchos

polia damper

CANA

 

e rendeu 264Cv @5400RPM... na matéria não fala se é brutos ou liquidos, mas se a matéria é de 2004, supõe-se pelo metodo ABNT, que é na ponta do vira, com o essencial para o funcionamento (bomba de óleo e água), ou seja, liquidas...

 

 

MAS, vai saber, né... eu sei que com toda essa cilindrada é possivel chegar nisso, só resta pensar no inverstimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

260cv na roda eh uma boa marca....sei q esse motor pode render muito mais...lembram o omega lotus q usava o mesmo bloco nacional e tinah só um retrabalho de cabeçote, escape e injeção, rendia 450cv para uso normal(de rua) sem alteração de vida util.... :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cabeçote do motor do Ômega é de fluxo cruzado!! Ah, esses tempos tinha no shopping aqui da minha cidade alguns Opalas Stock car da terra espostos e em cima tinha uma plaquinha que dizia a potência. Em cima de um deles tava dizendo 320cv (aspirado é claro)!! Só que dai tb não sei se deva ser potência bruta ou líquida.. acredito que bruta pq dai a cavalaria é maior e "dá mais marketing"... <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cabeçote do Omega ñ é crossflow não, é sideflow.

 

Pra quem disse dos tuchos e das polias, os tuchos não são mais problema, as polias ainda são.

 

Creio eu que apenas com um polimento dos dutos do cabeçote, aumento da taxa para 9,5:1(dá p/ chegar, daqui a pouco eu vejo qtos mm tem que tirar) e remapeamento de injeção, dá p/ beliscar os 190cv.

Se trocar o comando, colocar um mais ''forte'' e conseguir enquadrar tudo direitinho, vara a casa dos 200cv.

 

A taxa de compressão é estupida de baixa.

A explicação para esses ganhos generosos é muito simples.

O cabeçote original é precário, vem cheio de ressaltos, caroços e outras irregularidades.

O comando original é de caminhão(ng sabe qto é a graduação, lobe, levante e etc... Vai ver é até melhor ñ saber... :P )

O programa da injeção convencional é extremamente conservador. Só com ajuste de ponto, dá p/ fazer maravilhas no Omega.

 

Preparação aspirada, de rua, acho que dá p/ chegar a uns 320cv. Já no alcool, com cabeçote feito, comando e tudo que tem direito.

 

Eu NÃO faria preparação aspirada pesada no meu 4.1i. Vai beber horrores e, sinceramente, não me agrada muito preparação aspro num motor meio quadrado como o GM 250. Não que ele seja quadrado tb, mas não é dos mais giradores...

 

Turbo é muito mais barato e praticamente não limites no 4.1. A potência que vc quiser vc tem.

 

Os fatores limitantes da preparação sobrealimentada é o cambio.

É o vilão dos Omega Turbo e é ele que vai acabar com a sua brincadeira, SEMPRE.

 

O cambio original mecanico do 4.1(o mais resistente da linha) aguenta cerca de 300cv numa preparação com turbo.

Claro que isso pode variar, pois dependendo da escolha da(s) turbina(s) o torque atingido pode aumentar ou diminuir, mas a casa dos 300cv é um bom referencial.

 

O torque gerado é brutal e simplesmente esmigalha o cambio original.

O que alguns estão fazendo é utilizar o cambio de Blazer, mais resistente, e que entre uma puxada e outra está segurando mais de 500cv no carro de alguns.

Não é uma adaptção das mais fáceis, mas tb não é das mais dificeis.

 

E deixando claro que esses 300cv com turbo vem sem muito esforço.

É apenas instalar um ''kit turbo'' e fazer um bom acerto que a potência vem.

Sem mudar comando, sem fazer cabeçote, sem taxar, sem nada!

Com 0,5kg você já chega nesses 300cv.

 

Agora, se for trabalhar cabeçote, taxar e trocar comando, e nem precisa sem um trabalho muito pesado, com 0,8kg você já passou da casa dos 400cv.

 

Ou seja, quem colocar turbo geralmente não faz nada disso, pois é uma das poucas preparações onde você não quer que a potência venha...

Pelo menos não antes de dar um jeito no cambio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente eu amo esse motor! Pena que ele não é "girador de nascença" hehehhe Pq ia ser doido ver esse monstro girando a 7000Rpm...

Acho mesmo que o único defeito dele é ter o comando no bloco.. O fo** de aspirar forte um motor desse é que ele não gira bem... Alguém sabe se o curso dos pistões é grande demais e também não ajuda???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Realmente eu amo esse motor! Pena que ele não é "girador de nascença" hehehhe Pq ia ser doido ver esse monstro girando a 7000Rpm...

Acho mesmo que o único defeito dele é ter o comando no bloco.. O fo** de aspirar forte um motor desse é que ele não gira bem... Alguém sabe se o curso dos pistões é grande demais e também não ajuda???

Se naum me angano naum ateh pq se coloca pistao do 2.5 ele vai pa 4.3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Realmente eu amo esse motor! Pena que ele não é "girador de nascença" hehehhe Pq ia ser doido ver esse monstro girando a 7000Rpm...

Acho mesmo que o único defeito dele é ter o comando no bloco.. O fo** de aspirar forte um motor desse é que ele não gira bem... Alguém sabe se o curso dos pistões é grande demais e também não ajuda???

A relação R/L não é ruim não!

Ë melhor que a do Familia II 2.0, do Astra atual, que todos elogiam por ser um motor macio.

 

O Omega não gira por causa do pacote todo, não por causa de curso, biela e etc.

O cabeçote vem podre de fábrica, é tucho hidraulico, a regulagem de ponto é tosca, a taxa é baixa, tem comando de caminhão...

 

Tem vários Opalas de rua que giram 7800rpm, sem stress nenhum.

Não vejo porque não fazer isso com o Omega.

E se quiser dá p/ colocar tucho mecanico nele tb, pois o carro ñ conta com knock sensor.

 

Já aconteceu de em arrancadas, nego ''esquecer'' de trocar a marcha e Opalas girarem quase 10000rpm. O que aconteceu? Nada.

Mas ai é melhor não arriscar he he he...

 

Quanto aos pistões, é só colocar os 4" de Opala 4 cilindros que o motor vira um 4300cc.

Receitinha clássica e muito boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Realmente eu amo esse motor! Pena que ele não é "girador de nascença" hehehhe Pq ia ser doido ver esse monstro girando a 7000Rpm...

Acho mesmo que o único defeito dele é ter o comando no bloco.. O fo** de aspirar forte um motor desse é que ele não gira bem... Alguém sabe se o curso dos pistões é grande demais e também não ajuda???

A relação R/L não é ruim não!

Ë melhor que a do Familia II 2.0, do Astra atual, que todos elogiam por ser um motor macio.

 

O Omega não gira por causa do pacote todo, não por causa de curso, biela e etc.

O cabeçote vem podre de fábrica, é tucho hidraulico, a regulagem de ponto é tosca, a taxa é baixa, tem comando de caminhão...

 

Tem vários Opalas de rua que giram 7800rpm, sem stress nenhum.

Não vejo porque não fazer isso com o Omega.

E se quiser dá p/ colocar tucho mecanico nele tb, pois o carro ñ conta com knock sensor.

 

Já aconteceu de em arrancadas, nego ''esquecer'' de trocar a marcha e Opalas girarem quase 10000rpm. O que aconteceu? Nada.

Mas ai é melhor não arriscar he he he...

 

Quanto aos pistões, é só colocar os 4" de Opala 4 cilindros que o motor vira um 4300cc.

Receitinha clássica e muito boa.

O motor naum gira pq sua concepçao eh da decada de 40, eese motor inicialmente 3.5(chevy pick- up de 48 a 57, impalas 6 cil. de 58 a 65 se naum me engano e chevys de 48 a 54) dpois passou a 3.8 com modificaçao do virabrequin(do nossos primeiros opalas) e depois a 4.1..o motiva a ele naum girar eh a sua concepçao antiga onde se priorizava o o torque

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá mas então pra fazer o Omega "girador" o negócio seria mais ou menos dar uma geral no cabeçote e colocar um comando mais agressivo certo? Mas será que os balancis e essas coisas que acionam as válvulas (quando elas estão no bloco) iam aguentar? Tipo lá em casa agente tinha um Voyage motor CHT que também tinha o comando no bloco e ele fudeu válvula 2 vezes por excesso de rotação - e era originalzinho! E no ômega será que aguenta? Ah, alguém postou que o problema do omega aspirado é a "polia" também! O que seria o problema? ela quebra? se rompe? o que?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tá mas então pra fazer o Omega "girador" o negócio seria mais ou menos dar uma geral no cabeçote e colocar um comando mais agressivo certo? Mas será que os balancis e essas coisas que acionam as válvulas (quando elas estão no bloco) iam aguentar? Tipo lá em casa agente tinha um Voyage motor CHT que também tinha o comando no bloco e ele fudeu válvula 2 vezes por excesso de rotação - e era originalzinho! E no ômega será que aguenta? Ah, alguém postou que o problema do omega aspirado é a "polia" também! O que seria o problema? ela quebra? se rompe? o que?

cht se borra todo em rpm alta mas no 4.1 nun vai acontece isso tao facil.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O motor naum gira pq sua concepçao eh da decada de 40, eese motor inicialmente 3.5(chevy pick- up de 48 a 57, impalas 6 cil. de 58 a 65 se naum me engano e chevys de 48 a 54) dpois passou a 3.8 com modificaçao do virabrequin(do nossos primeiros opalas) e depois a 4.1..o motiva a ele naum girar eh a sua concepçao antiga onde se priorizava o o torque

Não tem essa de concepção antiga.

Até ai AP é da década de 60 e o pessoal faz miséria com o motorzinho. Tem AP 2100 girando 8500rpm.

 

Fatores limitantes são curso e comprimento das bielas, a relação R/L.

A do Omega não é perfeita, mas é aceitável. Melhor quem um AP 2.0 original.

 

Se a R/L é aceitável, partimos p/ estudar o porque do motor ser amarrado.

Ai sim chegamos no ponto. Os engenheiros da Gm trabalharam o motor p/ ser torcudo e entregar torque/potencia em baixa.

Ai é questão de preparação apenas, como em todo motor.

 

Originalmente o cabeçote vem todo restringido, o comando é de caminhão, a taxa é baixa e o ajuste de ponto é tosco e o conjunto móvel tem problemas p/ se manter estável em altas revs.

Sabendo isso, é só bolar uma preparação visando atacar estes pontos fracos do motor original.

Como se faz em qualquer Opala aspirado, já a muito tempo.

 

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não tem essa de concepção antiga.

Até ai AP é da década de 60 e o pessoal faz miséria com o motorzinho. Tem AP 2100 girando 8500rpm.

 

Fatores limitantes são curso e comprimento das bielas, a relação R/L.

A do Omega não é perfeita, mas é aceitável. Melhor quem um AP 2.0 original.

 

Se a R/L é aceitável, partimos p/ estudar o porque do motor ser amarrado.

Ai sim chegamos no ponto. Os engenheiros da Gm trabalharam o motor p/ ser torcudo e entregar torque/potencia em baixa.

Ai é questão de preparação apenas, como em todo motor.

 

Originalmente o cabeçote vem todo restringido, o comando é de caminhão, a taxa é baixa e o ajuste de ponto é tosco e o conjunto móvel tem problemas p/ se manter estável em altas revs.

Sabendo isso, é só bolar uma preparação visando atacar estes pontos fracos do motor original.

Como se faz em qualquer Opala aspirado, já a muito tempo.

 

[]´s

ap da decada da 60 tem certeza?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu li (não sei onde) que o motor do 4.1 vem de fábrica com apenas 67% de eficiência volumétrica - ou seja, só se usa 2/3 daquele motor todo... Imagine atingir 80/90% de eficiência como um motor de hoje! Ou 200% de eficiência quando turbinado... É MUITA COISA! :rever1:

como é q se faz pra calcula essa eficiência volumétrica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...