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Motor 4.1i Omega Dá para extrair quanto?

27 respostas neste tópico

#1
Fabio

Fabio

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Quando dá para chegar no motor 4.1i do Omega passando para álcool e aumentando a compressão e mantendo o comando original e o corte na RPM original?
Até quanto posso aumentar a taxa? Como aumentá-la? Pistão cabeçudo ou rebaixamento da junta, bloco ou cabeçote?


#2
Talesfilho

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Depende da taxa mas ateg uns 200 cvs liquidus acho q chega


#3
fabianok

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O motor 4.1 do Ômega é fo**! Com 1Kg de Turbo atinge 400cv!!! Ele é bem mal projetado de fábrica, acho que passando pra álcool e taxando dá pra tirar PELO MENOS uns 180cv! Agora, se botar um comando mais nervosinho ele vai acho que frocho pra uns 200! E como é um motor "Torcudo" nada impede que se instale um comando mais nervoso nele - vc vai perder um pouco do MUITO torque que ele tem...
Sei que não são dados confiáveis (só o dos 400cv é) mas sou apaixonado por esse motor e sempre tive vontade de ter um Ômega "mexido" então por isso resolvi colocar o meu "chutômetro" em ação hehhehee.

Mas se vc analisar acho que se chega nisso sim - o motor 3.0 rende 165cv enquanto o 4.1 rende só 168cv - 2 a mais! Só 2 cavalinhos para 1,1Litros a mais!
Aplicando-do uma regra de 3 a este cálculo e considerando-se que vc consiga dimensionar o motor do 4.1 para ficar tão bem dimensionado de fábrica como o 3.0 vc conseguiria 225,5cv! Bom né! hehehhehe
Ah, o meu preparador mechia em opala Stock Car (aqueles que correm na terra). Ele disse que pra chegar em 15:1 de taxa no opala vc precisa de pistão reto, rebaixar o cabeçote em 2,5mm e rebaixar o bloco de modo que o pistão venha 0,5mm pra fora do bloco no seu ponto morto superior. Agora não lembro se eles usavam junta - mas se não me engano o bloco e o cabeçote eram unidos por silicone de alta temperatura (aquele vermelhor)... Coisa de loco né! hehehhehe

Fabiano.

Editado por fabianok, 27 janeiro 2005 - 10:11 .


#4
leaum_hiphop

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minha vontade é ter um omega e fazer uma preparação bem aspro rebaxa e roda 18...
ia sarrufa mto carro turbo...huauhhua...


#5
shan

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esse motorzinho ai eh mto bom..
tem mta coisa que vc pode faze


#6
fabianok

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O bom desse motor é que ele é GRANDE! Imaginem 4100cc! Um motor "grande"  tipo 1.8 e 2.0 já é considerado grande para os dias de hoje - e esse "bichinho" tem mais do DOBRO de tamanho! Qualquer preparação pra ele surte muito efêito -um simples filtro esportivo já melhora bem mais que um motor menor! Turbinado então ele vira um monstro!
Eu li (não sei onde) que o motor do 4.1 vem de fábrica com apenas 67% de eficiência volumétrica - ou seja, só se usa 2/3 daquele motor todo... Imagine atingir 80/90% de eficiência como um motor de hoje! Ou 200% de eficiência quando turbinado... É MUITA COISA!  :rever1:

Editado por fabianok, 27 janeiro 2005 - 16:56 .


#7
Verme

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cuidado, eu não sei do omega, mas pelo que eu me lembro, os tuxos hidrulicos e a polia sem amortecimento do opala adorava estragar as preparações aspros...

eram os aspros que não conseguiam girar...

a cilindrada ajuda muito, e só passando pro alcool se garante 5% a mais de potencia... com a taxa passando pro razoavel a alcool... eu chuto uns 15%, sem rever comando, admissão ou escape... (isso no motor de opala, como é o cabeçote do omega??? tem fluxo cruzado??? a camara é muito quente???)

Dizem que com alcool, comandinho, taxa, travando os tuchos, e fazendo escape o opala beira 230cv... o omega deve fazer um pouco mais...

mas vamos aos números: 168 x 1,15 = 193... é, no omega deve beirar os 200cv só de por alcool mais taxa.


#8
Talesfilho

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verme 230 no opala liquidos ou brutos?brutos neh?


#9
Verme

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Talesfilho, em Jan 27 2005, 09:55 PM, disse:

verme 230 no opala liquidos ou brutos?brutos neh?
  :o sabe que eu não sei....


para comparação, a AP de abril/2004 fez uma prep. com:

aumento pra 4,35L
cabeçote (taxa, algulos, valvulas)
escapamento
comando
travou os tuchos
polia damper
CANA

e rendeu 264Cv @5400RPM... na matéria não fala se é brutos ou liquidos, mas se a matéria é de 2004, supõe-se pelo metodo ABNT, que é na ponta do vira, com o essencial para o funcionamento (bomba de óleo e água), ou seja, liquidas...


MAS, vai saber, né... eu sei que com toda essa cilindrada é possivel chegar nisso, só resta pensar no inverstimento.


#10
_BaGuaL_

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260cv na roda eh uma boa marca....sei q esse motor pode render muito mais...lembram o omega lotus q usava o mesmo bloco nacional e tinah só um retrabalho de cabeçote, escape e injeção, rendia 450cv para uso normal(de rua) sem alteração de vida util.... :rever1:


#11
fabianok

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O cabeçote do motor do Ômega é de fluxo cruzado!! Ah, esses tempos tinha no shopping aqui da minha cidade alguns Opalas Stock car da terra espostos e em cima tinha uma plaquinha que dizia a potência. Em cima de um deles tava dizendo 320cv (aspirado é claro)!! Só que dai tb não sei se deva ser potência bruta ou líquida.. acredito que bruta pq dai a cavalaria é maior e "dá mais marketing"... <_<


#12
Crasher

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Cabeçote do Omega ñ é crossflow não, é sideflow.

Pra quem disse dos tuchos e das polias, os tuchos não são mais problema, as polias ainda são.

Creio eu que apenas com um polimento dos dutos do cabeçote, aumento da taxa para 9,5:1(dá p/ chegar, daqui a pouco eu vejo qtos mm tem que tirar) e remapeamento de injeção, dá p/ beliscar os 190cv.
Se trocar o comando, colocar um mais ''forte'' e conseguir enquadrar tudo direitinho, vara a casa dos 200cv.

A taxa de compressão é estupida de baixa.
A explicação para esses ganhos generosos é muito simples.
O cabeçote original é precário, vem cheio de ressaltos, caroços e outras irregularidades.
O comando original é de caminhão(ng sabe qto é a graduação, lobe, levante e etc... Vai ver é até melhor ñ saber... :P )
O programa da injeção convencional é extremamente conservador. Só com ajuste de ponto, dá p/ fazer maravilhas no Omega.

Preparação aspirada, de rua, acho que dá p/ chegar a uns 320cv. Já no alcool, com cabeçote feito, comando e tudo que tem direito.

Eu NÃO faria preparação aspirada pesada no meu 4.1i. Vai beber horrores e, sinceramente, não me agrada muito preparação aspro num motor meio quadrado como o GM 250. Não que ele seja quadrado tb, mas não é dos mais giradores...

Turbo é muito mais barato e praticamente não limites no 4.1. A potência que vc quiser vc tem.

Os fatores limitantes da preparação sobrealimentada é o cambio.
É o vilão dos Omega Turbo e é ele que vai acabar com a sua brincadeira, SEMPRE.

O cambio original mecanico do 4.1(o mais resistente da linha) aguenta cerca de 300cv numa preparação com turbo.
Claro que isso pode variar, pois dependendo da escolha da(s) turbina(s) o torque atingido pode aumentar ou diminuir, mas a casa dos 300cv é um bom referencial.

O torque gerado é brutal e simplesmente esmigalha o cambio original.
O que alguns estão fazendo é utilizar o cambio de Blazer, mais resistente, e que entre uma puxada e outra está segurando mais de 500cv no carro de alguns.
Não é uma adaptção das mais fáceis, mas tb não é das mais dificeis.

E deixando claro que esses 300cv com turbo vem sem muito esforço.
É apenas instalar um ''kit turbo'' e fazer um bom acerto que a potência vem.
Sem mudar comando, sem fazer cabeçote, sem taxar, sem nada!
Com 0,5kg você já chega nesses 300cv.

Agora, se for trabalhar cabeçote, taxar e trocar comando, e nem precisa sem um trabalho muito pesado, com 0,8kg você já passou da casa dos 400cv.

Ou seja, quem colocar turbo geralmente não faz nada disso, pois é uma das poucas preparações onde você não quer que a potência venha...
Pelo menos não antes de dar um jeito no cambio...


#13
fabianok

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Realmente eu amo esse motor! Pena que ele não é "girador de nascença" hehehhe Pq ia ser doido ver esse monstro girando a 7000Rpm...
Acho mesmo que o único defeito dele é ter o comando no bloco.. O fo** de aspirar forte um motor desse é que ele não gira bem... Alguém sabe se o curso dos pistões é grande demais e também não ajuda???


#14
Talesfilho

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fabianok, em Jan 28 2005, 11:56 AM, disse:

Realmente eu amo esse motor! Pena que ele não é "girador de nascença" hehehhe Pq ia ser doido ver esse monstro girando a 7000Rpm...
Acho mesmo que o único defeito dele é ter o comando no bloco.. O fo** de aspirar forte um motor desse é que ele não gira bem... Alguém sabe se o curso dos pistões é grande demais e também não ajuda???
Se naum me angano naum ateh pq se coloca pistao do 2.5 ele vai pa 4.3


#15
Crasher

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fabianok, em Jan 28 2005, 11:56 AM, disse:

Realmente eu amo esse motor! Pena que ele não é "girador de nascença" hehehhe Pq ia ser doido ver esse monstro girando a 7000Rpm...
Acho mesmo que o único defeito dele é ter o comando no bloco.. O fo** de aspirar forte um motor desse é que ele não gira bem... Alguém sabe se o curso dos pistões é grande demais e também não ajuda???
A relação R/L não é ruim não!
Ë melhor que a do Familia II 2.0, do Astra atual, que todos elogiam por ser um motor macio.

O Omega não gira por causa do pacote todo, não por causa de curso, biela e etc.
O cabeçote vem podre de fábrica, é tucho hidraulico, a regulagem de ponto é tosca, a taxa é baixa, tem comando de caminhão...

Tem vários Opalas de rua que giram 7800rpm, sem stress nenhum.
Não vejo porque não fazer isso com o Omega.
E se quiser dá p/ colocar tucho mecanico nele tb, pois o carro ñ conta com knock sensor.

Já aconteceu de em arrancadas, nego ''esquecer'' de trocar a marcha e Opalas girarem quase 10000rpm. O que aconteceu? Nada.
Mas ai é melhor não arriscar he he he...

Quanto aos pistões, é só colocar os 4" de Opala 4 cilindros que o motor vira um 4300cc.
Receitinha clássica e muito boa.


#16
Talesfilho

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Crasher, em Jan 28 2005, 12:38 PM, disse:

fabianok, em Jan 28 2005, 11:56 AM, disse:

Realmente eu amo esse motor! Pena que ele não é "girador de nascença" hehehhe Pq ia ser doido ver esse monstro girando a 7000Rpm...
Acho mesmo que o único defeito dele é ter o comando no bloco.. O fo** de aspirar forte um motor desse é que ele não gira bem... Alguém sabe se o curso dos pistões é grande demais e também não ajuda???
A relação R/L não é ruim não!
Ë melhor que a do Familia II 2.0, do Astra atual, que todos elogiam por ser um motor macio.

O Omega não gira por causa do pacote todo, não por causa de curso, biela e etc.
O cabeçote vem podre de fábrica, é tucho hidraulico, a regulagem de ponto é tosca, a taxa é baixa, tem comando de caminhão...

Tem vários Opalas de rua que giram 7800rpm, sem stress nenhum.
Não vejo porque não fazer isso com o Omega.
E se quiser dá p/ colocar tucho mecanico nele tb, pois o carro ñ conta com knock sensor.

Já aconteceu de em arrancadas, nego ''esquecer'' de trocar a marcha e Opalas girarem quase 10000rpm. O que aconteceu? Nada.
Mas ai é melhor não arriscar he he he...

Quanto aos pistões, é só colocar os 4" de Opala 4 cilindros que o motor vira um 4300cc.
Receitinha clássica e muito boa.
O motor naum gira pq sua concepçao eh da decada de 40, eese motor inicialmente 3.5(chevy pick- up de 48 a 57, impalas 6 cil. de 58 a 65 se naum me engano e chevys de 48 a 54) dpois passou a 3.8 com modificaçao do virabrequin(do nossos primeiros opalas) e depois a 4.1..o motiva a ele naum girar eh a sua concepçao antiga onde se priorizava o o torque


#17
fabianok

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Tá mas então pra fazer o Omega "girador" o negócio seria mais ou menos dar uma geral no cabeçote e colocar um comando mais agressivo certo? Mas será que os balancis e essas coisas que acionam as válvulas (quando elas estão no bloco) iam aguentar? Tipo lá em casa agente tinha um Voyage motor CHT que também tinha o comando no bloco e ele fudeu válvula 2 vezes por excesso de rotação - e era originalzinho! E no ômega será que aguenta? Ah, alguém postou que o problema do omega aspirado é a "polia" também! O que seria o problema? ela quebra? se rompe? o que?


#18
Talesfilho

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fabianok, em Jan 28 2005, 01:39 PM, disse:

Tá mas então pra fazer o Omega "girador" o negócio seria mais ou menos dar uma geral no cabeçote e colocar um comando mais agressivo certo? Mas será que os balancis e essas coisas que acionam as válvulas (quando elas estão no bloco) iam aguentar? Tipo lá em casa agente tinha um Voyage motor CHT que também tinha o comando no bloco e ele fudeu válvula 2 vezes por excesso de rotação - e era originalzinho! E no ômega será que aguenta? Ah, alguém postou que o problema do omega aspirado é a "polia" também! O que seria o problema? ela quebra? se rompe? o que?
cht se borra todo em rpm alta mas no 4.1 nun vai acontece isso tao facil.....


#19
sumido

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Talesfilho, em Jan 28 2005, 12:44 PM, disse:

O motor naum gira pq sua concepçao eh da decada de 40, eese motor inicialmente 3.5(chevy pick- up de 48 a 57, impalas 6 cil. de 58 a 65 se naum me engano e chevys de 48 a 54) dpois passou a 3.8 com modificaçao do virabrequin(do nossos primeiros opalas) e depois a 4.1..o motiva a ele naum girar eh a sua concepçao antiga onde se priorizava o o torque
Não tem essa de concepção antiga.
Até ai AP é da década de 60 e o pessoal faz miséria com o motorzinho. Tem AP 2100 girando 8500rpm.

Fatores limitantes são curso e comprimento das bielas, a relação R/L.
A do Omega não é perfeita, mas é aceitável. Melhor quem um AP 2.0 original.

Se a R/L é aceitável, partimos p/ estudar o porque do motor ser amarrado.
Ai sim chegamos no ponto. Os engenheiros da Gm trabalharam o motor p/ ser torcudo e entregar torque/potencia em baixa.
Ai é questão de preparação apenas, como em todo motor.

Originalmente o cabeçote vem todo restringido, o comando é de caminhão, a taxa é baixa e o ajuste de ponto é tosco e o conjunto móvel tem problemas p/ se manter estável em altas revs.
Sabendo isso, é só bolar uma preparação visando atacar estes pontos fracos do motor original.
Como se faz em qualquer Opala aspirado, já a muito tempo.

[]´s


#20
Talesfilho

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sumido, em Jan 28 2005, 02:35 PM, disse:

Não tem essa de concepção antiga.
Até ai AP é da década de 60 e o pessoal faz miséria com o motorzinho. Tem AP 2100 girando 8500rpm.

Fatores limitantes são curso e comprimento das bielas, a relação R/L.
A do Omega não é perfeita, mas é aceitável. Melhor quem um AP 2.0 original.

Se a R/L é aceitável, partimos p/ estudar o porque do motor ser amarrado.
Ai sim chegamos no ponto. Os engenheiros da Gm trabalharam o motor p/ ser torcudo e entregar torque/potencia em baixa.
Ai é questão de preparação apenas, como em todo motor.

Originalmente o cabeçote vem todo restringido, o comando é de caminhão, a taxa é baixa e o ajuste de ponto é tosco e o conjunto móvel tem problemas p/ se manter estável em altas revs.
Sabendo isso, é só bolar uma preparação visando atacar estes pontos fracos do motor original.
Como se faz em qualquer Opala aspirado, já a muito tempo.

[]´s
ap da decada da 60 tem certeza?


#21
fabianok

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Ap surgiu na década de 80 né?? Acho que 81 ou 82 certo?


#22
Talesfilho

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87 no gol box reestilizado...


#23
[Rodrigo]

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AP veio primeiro no Passat, acho q eu 70 e muitos


#24
Talesfilho

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a 4 rodas classicos numero 3 diz q o 1.6 do passat naum eh ap..entaum acho q ao soh em 87 msm

Editado por Talesfilho, 28 janeiro 2005 - 15:51 .


#25
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fabianok, em Jan 27 2005, 05:55 PM, disse:

Eu li (não sei onde) que o motor do 4.1 vem de fábrica com apenas 67% de eficiência volumétrica - ou seja, só se usa 2/3 daquele motor todo... Imagine atingir 80/90% de eficiência como um motor de hoje! Ou 200% de eficiência quando turbinado... É MUITA COISA!  :rever1:
como é q se faz pra calcula essa eficiência volumétrica?







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