Ir para conteúdo

• Novo Tópico
  • Responder

Wastegate ao invés da válvula de alívio ajudinha aqui please....

9 respostas neste tópico

Cledsman

Cledsman

Visitante

• Membro
  • Cadastrado: 09/09/2003
Hola, todo bien...???

Bom, sem mais delongas....

Eu queria primeiramente saber como funciona uma "wastegate".... Quais são os benefícios em relação à válvula de alívio...

O preparador do meu carro me orientou trocar a válvula de alívio (que não está muito legal) pela wastegate, só que para isso eu teria que trocar a parte quente da turbina.

Bom, enfim, de qquer jeito eu vou ter que trocar a válvula de alívio pq ela não está mais dando regulagem. Tem hora que só sobe 0,5bar e tem hora que sobe 1,5 bar de pressão mesmo com o booster ligado ou desligado... e não é assim que eu quero o carro.

Ajuda e opiniões serão seeempre bem vindas...

Valeu.

Guest_TuCa_*

Guest_TuCa_*
  • Guests
mais uma vez essa ximbica dando problema!

auhuhauhauhuhahuhauhuahuuhahuahhuauhauhuhauhauha

cledsman, compra uma alivio nova, 100 reais!

ateh trocar a parte quente vai dinheiro e tempo!

fods

Verme

Verme

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 19/05/2004
valvula de alivio? seria tipo "pop off" - Uma válvula no coletor de ADMISSÃO que abre e "joga fora" a pressão a mais que a "programada"...

Se for, as diferenças entre Pop off e Wastegate são as seguintes:

Pop Off vai no coletor de admissão, é regulada para controlar a Pressão do coletor DIRETAMENTE, isso é, se tem mais que o necessário, ela elimina PRESSÃO, sem mexer na velocidade de rotação da turbina, ou então no fluxo dos gases de escape. Suas MAIORES vantagens são:Diminuição do turbo-LAG, Controle direto da pressão. suas maiores desvantagens são: Mantém ALTA a rotação da turbina, assim criando um desgaste maior na mesma, Principalmente depois que o "turbo enche".

Wastegate vai no coletor de ESCAPAMENTO, e controla uma "passagem" para a tubulação de escape SEM PASSAR PELA TURBINA, isso é, quando a wastegate é aberta, ela redireciona uma porção dos gases para passar sem impulsinar o turbo, assim evitando da pressão continuar a crescer, controlando assim indiretamente a pressão do turbo. a principail vantagem do sistema seria a preservação da turbina pelas menores velocidades de rotãção atingidas, tendo como desvantagem o maior turbo lag (retomadas, principalmente), controle Indireto da pressão (hoje em dia isso não chega a ser um problema, pois a qualidade dessas válvulas melhorou MUITO), e a mudança do barulho depois que o turbo enche (é por causa da turbina servir como um silenciador, então chega a dar para ouvir a valvula abrindo quando se retira catalizador+central, - o famoso "só JK na ponta"- é assim:
broooooo (enche o turbo)BROOOOOOOO-tshiiii(mudança de marcha)
mas isso até que é bonito dependendo do carro!)

O IDEAL seria usar uma wastegate para controlar a pressão (melhor ainda se for de acinamento eletronico, como os Turbos de fabrica atuais) e uma Pop Off como SEGURANÇA, assim impedindo um desastre caso sua valvula entopir/falhar/alguma mangueira de pressão estourar... como na Indy!

Mas acho estranho que seu carro não tenha wastegate, a MAIORIA dos turbos de rua tem!

Dinas

Dinas

Jah pesquisou antes de perguntar?

• Membro
  • Cadastrado: 22/11/2003
Bem explicado Verme, mas ele está falando da valvula de alívio (wastegate) incorporada ou externa, a primeira vai na caixa quente da turbina, a segunda no coletor.
Eu prefiro a externa. Mas precisa se vc tinha uma incorporada vc vai precisar rever seu coletor.

*Arctic*

*Arctic*

1.0 8v

• Membro
  • Cadastrado: 08/09/2003

Verme, em Sep 14 2004, 09:16 PM, disse:

valvula de alivio? seria tipo "pop off" - Uma válvula no coletor de ADMISSÃO que abre e "joga fora" a pressão a mais que a "programada"...

Pop Off vai no coletor de admissão, é regulada para controlar a Pressão do coletor DIRETAMENTE, isso é, se tem mais que o necessário, ela elimina PRESSÃO, sem mexer na velocidade de rotação da turbina, ou então no fluxo dos gases de escape. Suas MAIORES vantagens são:Diminuição do turbo-LAG, Controle direto da pressão. suas maiores desvantagens são: Mantém ALTA a rotação da turbina, assim criando um desgaste maior na mesma, Principalmente depois que o "turbo enche".

Wastegate vai no coletor de ESCAPAMENTO, e controla uma "passagem" para a tubulação de escape SEM PASSAR PELA TURBINA, isso é, quando a wastegate é aberta, ela redireciona uma porção dos gases para passar sem impulsinar o turbo, assim evitando da pressão continuar a crescer, controlando assim indiretamente a pressão do turbo. a principail vantagem do sistema seria a preservação da turbina pelas menores velocidades de rotãção atingidas, tendo como desvantagem o maior turbo lag (retomadas, principalmente), controle Indireto da pressão (hoje em dia isso não chega a ser um problema, pois a qualidade dessas válvulas melhorou MUITO), e a mudança do barulho depois que o turbo enche (é por causa da turbina servir como um silenciador, então chega a dar para ouvir a valvula abrindo quando se retira catalizador+central, - o famoso "só JK na ponta"- é assim:

O IDEAL seria usar uma wastegate para controlar a pressão (melhor ainda se for de acinamento eletronico, como os Turbos de fabrica atuais) e uma Pop Off como SEGURANÇA, assim impedindo um desastre caso sua valvula entopir/falhar/alguma mangueira de pressão estourar... como na Indy!

Mas acho estranho que seu carro não tenha wastegate, a MAIORIA dos turbos de rua tem!
o carro dele é turbo adaptado....

uma duvida que tenho

a wastegate espirra ? ou to viajando e a valvula que espirra é a de prioridade  ? hehehehehe

Editado por *Arctic*, 15 setembro 2004 - 03:16 .

Loko

Loko

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 11/09/2003
Wastegate não espirra Bruno... Ela, depois de uma certa pressão regulada, literalmente abre um "ladrão" no coletor e deixa parte dos gases quentes passar por "FORA" da carcaça quente... ;)

Dinas

Dinas

Jah pesquisou antes de perguntar?

• Membro
  • Cadastrado: 22/11/2003
O que espirra eh prioridade ou a blow-off (na verdade nem expirra direito).

Overspeed

Overspeed

membro

• Membro
  • Cadastrado: 24/03/2004

Cledsman, em Sep 14 2004, 07:52 PM, disse:

Hola, todo bien...???

Bom, sem mais delongas....

Eu queria primeiramente saber como funciona uma "wastegate".... Quais são os benefícios em relação à válvula de alívio...

O preparador do meu carro me orientou trocar a válvula de alívio (que não está muito legal) pela wastegate, só que para isso eu teria que trocar a parte quente da turbina.

Bom, enfim, de qquer jeito eu vou ter que trocar a válvula de alívio pq ela não está mais dando regulagem. Tem hora que só sobe 0,5bar e tem hora que sobe 1,5 bar de pressão mesmo com o booster ligado ou desligado... e não é assim que eu quero o carro.

Ajuda e opiniões serão seeempre bem vindas...

Valeu.
Valvula de alívio É uma valvula Waste-Gate, esta pode ser incorporada a carcaça quente da turbina ou no coletor de escape

Se vai torcar a valvula algum motivo tem, particularmente prefiro Waste-Gate no coletor porque vc tem mais área de escape o acerto é mais preciso..mas as incorporadas são excelente tanto que são a principal aplicação de carro turbo original.

Vc pode nem precisar trocar a carcaça quente, e sim apenas soldar a borboleta da valvula, aí todo o fluxo passará pela turbina, exceto o que for desviado antes pela Waste-Gate

Qto a espirrar a valvulvula de alivio tbm faz o barulho nas trocas de marcha pois o rotor está virando e gerando pressão, qdo tira o pé esta pressão gerada tem que ser dissipada na valvula de prioridade (ou pop-off ou ainda blow-off) ou então a de alivio vai abri da mesma forma e faz algum barulho sim...só num é um barulho alto e nem com a mesma característica das valvulas de prioridade.

[]s Jr

m@rquinhos

m@rquinhos
  • Membro
  • Cadastrado: 02/03/2007

Verme, em Sep 14 2004, 07:09 PM, disse:

amigo verme com sera a ligacao de uma westgate com uma pop off como segurança ?? tenho aqui fotos da minh westagate e da popoff com prioridade tbem

Beto TunningWay®

Beto TunningWay®

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 09/09/2003
A Blow-Off pode substituir a válvula de alívio e a de prioridade né? Ou não?