Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rmattos

Megacapacitor c/ voltímetro

Recommended Posts

O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??

Da linha de alimentação toda...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe sou burro mesmo, não entendi...

 

É a voltagem da bateria ou a do capacitor ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desculpe sou burro mesmo, não entendi...

 

É a voltagem da bateria ou a do capacitor ??

da linha toda.... ou seja o que estiver passando pelo voltimetro.

 

O capacitor fica na mesma tensão da bateria, não tem como ficar maior ou menor...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Da linha de alimentação toda..."

 

DE TUDO!!!!! É A MESMA!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??

 

errr... vamos aos poucos

 

disjuntor tem voltimetro?

 

a tensao eh a mesma em toda a linha. seu carro anda a 100Km/h assim como a porta, a roda, a antena....

 

na pratica, a tensao eh igual em qq ponta de um fio q tenha boa condutividade

 

mas se comecarmos a medir a tensao utlizando 10 casas decimais, aí a coisa já muda.... a tensao mostrada no capacitor seria a tensao na entrada do circuito do voltimetro. Mas nao eh esse nosso universo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é na linha toda não, galera, é só no capacitor. se fosse na linha toda o voltímetro do meu não ficava variando com os WOOOFs do subgrave. pra medir a linha, o voltímetro tem que ficar... na linha, preferencialmente no portafusível. pra medir a bateria, na bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
não é na linha toda não, galera, é só no capacitor. se fosse na linha toda o voltímetro do meu não ficava variando com os WOOOFs do subgrave. pra medir a linha, o voltímetro tem que ficar... na linha, preferencialmente no portafusível. pra medir a bateria, na bateria.

Exatamente :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa já estou vendo que não sou tão burro assim !!

 

O assunto está tendo criando divergências...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, vamos levantar a discussao entao

a bateria fornece tensao constante qd a musica toca?

tá lá o sub de 15 batendo e a bateria fornecendo uma tensao constante?

 

eu acho q nao....

 

tá certo q tem uma pequena diferenca entre a tensao na bateria e a tensao na entrada do amplificador devido a resistencia do cabo de força

mas isso nao deveria ser muito grande... bom, vamos calcular entao

supondo que a resistencia do cabo, fosse no pior caso, 1 Ohm

V = R.i

Vamp = Vbat - R.i

se a variacao de corrente for de 10 a 80 A, teremos uma variacao de tensao no amp de ...

Vamp = 12 - 1.10 = 2 Volts

Vamp = 12 - 1.80 = - 68 Volts

 

xii... acho q tem algo errado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao precisa pensar muito....o voltimetro para medir um tensao deve ter um contato no positivo e outro no negativo...

no sistema do carro...onde a baterias(s) e o capacitor(s) estao ligados em paralelo...a voltagem medida pelo voltimetro sera a mesma independente da posiçao...

a variaçao do voltimetro do capacitor eh a mesma que tera um voltimetro ligado nos bornes da bateria...isso eh uma caracteristica de uma ligaçao em paralelo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu, no meu carro não é assim, se colocar uma música com algum subgrave a bateria medida nos bornes fica em 12.6V constante e o capacitor caindo pra 11.5...

medição "nos bornes" desconta essa resistência dos cabos, que por menor que seja necessariamente é maior do que a do borne pro medidor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um cabo der 13mm2 tem 1,27 Ohms por 1000 metros

utilizando 5 metros, teremos 0,00625 Ohms

 

assim, numa variacao de 20 a 80 A teremos variacoes de tensao de:

Vamp = 12 - 0,00625 x 20 = 11,875 Volts

Vamp = 12 - 0,00625 x 80 = 11,50 Volts

partindo de uma bateria em 12 volts

 

com isso notamos q se o cabo de forca nao for bem dimensionado essa variacao eh maior ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a tensao num fio, eh a mesma ao longo dela

DESDE Q, sua resistencia interna nao tenha valores que alterem significativamente essa afirmacao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é claro que a tensao irá variar com a diferença de corrente...mas pega qualquer livro de eletronica....ligaçao paralelo, a tensao eh a mesma em todos os pontos...a variaçao sobre os bornes do capacitor eu acredito que seja devido ao fato dele carregar e descarregar constantemente...mas deve ser sempre a mesma....depende do instrumento que tu usa pra medir no capacitor e o que tu usa para medir nabateria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acabou de chegar um parceiro meudisse exat aqui e perguntei a opniao dele e ele disse exatamente a mesma coisa....a tensao eh a mesma independente do ponto que tu medi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é claro que a tensao irá variar com a diferença de corrente...mas pega qualquer livro de eletronica....ligaçao paralelo, a tensao eh a mesma em todos os pontos...a variaçao sobre os bornes do capacitor eu acredito que seja devido ao fato dele carregar e descarregar constantemente...mas deve ser sempre a mesma....depende do instrumento que tu usa pra medir no capacitor e o que tu usa para medir nabateria

nos livros de eletronica, esta correto para modelos onde a linha (o fio condutor) nao tem resistencia significativa

 

no nosso caso, temos uma bateria q nao fornecera tensao constante caso o consumo de corrente seja grande, o condutor tem uma resistencia significativa perante a corrente consumida e com isso teremos variacao na bateria e no capacitor no pior caso

 

para correntes baixas e cabos bem dimensionados, a tensao no amplificador e na bateria serao iguais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se tudo estiver certo nao ira apresentar diferença...agora gastar 300 reais num capacitor e nao ter fios dimensionados pra corrente que tu ira utilizar é muita ignorancia ou eh so pra dizer que tem capacitor...desculpe a palavra isso eh uma coisa que devemos concordar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??

 

errr... vamos aos poucos

 

disjuntor tem voltimetro?

 

a tensao eh a mesma em toda a linha. seu carro anda a 100Km/h assim como a porta, a roda, a antena....

 

na pratica, a tensao eh igual em qq ponta de um fio q tenha boa condutividade

 

mas se comecarmos a medir a tensao utlizando 10 casas decimais, aí a coisa já muda.... a tensao mostrada no capacitor seria a tensao na entrada do circuito do voltimetro. Mas nao eh esse nosso universo.

Exato, a tensao nao eh a mesma na linha toda na pratica, so se a linha fosse perfeita, sem resistencia.

 

A resistencia do fio vai gerando uma queda de tensao de acordo com o comprimento, esse eh um dos parametros q utilizamos para calcular bitolas. O outro parametro eh a corrente.

 

Geralmente, a perda aceitavel eh 0,5V, ou seja, 13,8V na bat e 13,3V perto do amp. O capacitor utiliza esse voltimetro para podermos perceber a queda de tensao nas batidas

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a tensao num fio, eh a mesma ao longo dela

DESDE Q, sua resistencia interna nao tenha valores que alterem significativamente essa afirmacao

Claro, quando mais grosso o condutor menor a resistencia

 

Vide R = (p*L/A) -> Ro (resistividade do material, no caso o cobre) * Comprimento / Area

 

Ou seja, se nao estiver calculado corretamente o condutor vai ter queda de tensao sim, gerando aquecimento

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
não é na linha toda não, galera, é só no capacitor. se fosse na linha toda o voltímetro do meu não ficava variando com os WOOOFs do subgrave. pra medir a linha, o voltímetro tem que ficar... na linha, preferencialmente no portafusível. pra medir a bateria, na bateria.

Super.. é da linha... eu tenho disjuntor com voltimetro e quando faz bum o trem abaixa....

 

Se bem que alguns voltimetros tem um capacitor pra amortecer isso.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Super.. é da linha... eu tenho disjuntor com voltimetro e quando faz bum o trem abaixa....

 

Se bem que alguns voltimetros tem um capacitor pra amortecer isso.

 

[]

 

Sandro

:+1

 

Eh na linha toda, se colocar o voltimetro na bat q nem fizemos no encontro rj a tensao cai nas batidas tb

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Super.. é da linha... eu tenho disjuntor com voltimetro e quando faz bum o trem abaixa....

 

Se bem que alguns voltimetros tem um capacitor pra amortecer isso.

 

[]

 

Sandro

:+1

 

Eh na linha toda, se colocar o voltimetro na bat q nem fizemos no encontro rj a tensao cai nas batidas tb

 

[]s

teoricamente a tensão medida eh na linha, mas não podemos esquecer que o fio oferece uma resistência a passagem da corrente (pequena mas oferece) o que causa uma pequena diminuição na Tensão no capacitor/amplificador

Editado por BP12"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...