Ir para conteúdo

• Novo Tópico
  • Responder

Megacapacitor c/ voltímetro Marca a tensão da bat. ou do capacitor??

24 respostas neste tópico

rmattos

rmattos

membro

• Membro
  • Cadastrado: 30/06/2004
O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??

sepacheco

sepacheco

veterano

• Membro Pró
  • Cadastrado: 24/11/2003

rmattos, em Aug 26 2004, 01:43 PM, disse:

O voltímetro dos megacapacitores tem a mesma utilidade dos disjuntores, ou não é outra coisa ??
Da linha de alimentação toda...

[]

Sandro

rmattos

rmattos

membro

• Membro
Desculpe sou burro mesmo, não entendi...

É a voltagem da bateria ou a do capacitor ??

sepacheco

sepacheco

veterano

• Membro Pró

rmattos, em Aug 26 2004, 01:57 PM, disse:

Desculpe sou burro mesmo, não entendi...

É a voltagem da bateria ou a do capacitor ??
da linha toda.... ou seja o que estiver passando pelo voltimetro.

O capacitor fica na mesma tensão da bateria, não tem como ficar maior ou menor...

[]

Sandro

gusk4x4

gusk4x4

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 06/11/2003
"Da linha de alimentação toda..."

DE TUDO!!!!! É A MESMA!

Abraços

marcelomoti

marcelomoti

administrador

• Admin
  • Cadastrado: 05/09/2003

errr... vamos aos poucos

disjuntor tem voltimetro?

a tensao eh a mesma em toda a linha. seu carro anda a 100Km/h assim como a porta, a roda, a antena....

na pratica, a tensao eh igual em qq ponta de um fio q tenha boa condutividade

mas se comecarmos a medir a tensao utlizando 10 casas decimais, aí a coisa já muda.... a tensao mostrada no capacitor seria a tensao na entrada do circuito do voltimetro. Mas nao eh esse nosso universo.

marcelomoti

marcelomoti

administrador

• Admin
ah, pra quem tem curiosidade na utilizacao do megacapacitor
tem artigo sobre isso
http://autosom.net/artigos

supersonico

supersonico

"THE CHIEF"

• Membro
  • Cadastrado: 15/09/2003
não é na linha toda não, galera, é só no capacitor. se fosse na linha toda o voltímetro do meu não ficava variando com os WOOOFs do subgrave. pra medir a linha, o voltímetro tem que ficar... na linha, preferencialmente no portafusível. pra medir a bateria, na bateria.

Gerson

Gerson

membro

• Membro
  • Cadastrado: 18/02/2004

supersonico, em Aug 26 2004, 04:09 PM, disse:

não é na linha toda não, galera, é só no capacitor. se fosse na linha toda o voltímetro do meu não ficava variando com os WOOOFs do subgrave. pra medir a linha, o voltímetro tem que ficar... na linha, preferencialmente no portafusível. pra medir a bateria, na bateria.
Exatamente  :legal:

rmattos

rmattos

membro

• Membro
Opa já estou vendo que não sou tão burro assim !!

O assunto está tendo criando divergências...

marcelomoti

marcelomoti

administrador

• Admin
bom, vamos levantar a discussao entao
a bateria fornece tensao constante qd a musica toca?
tá lá o sub de 15 batendo e a bateria fornecendo uma tensao constante?

eu acho q nao....

tá certo q tem uma pequena diferenca entre a tensao na bateria e a tensao na entrada do amplificador devido a resistencia do cabo de força
mas isso nao deveria ser muito grande... bom, vamos calcular entao
supondo que a resistencia do cabo, fosse no pior caso, 1 Ohm
V = R.i
Vamp = Vbat - R.i
se a variacao de corrente for de 10 a 80 A, teremos uma variacao de tensao no amp de  ...
Vamp = 12 - 1.10 = 2 Volts
Vamp = 12 - 1.80 = - 68 Volts

xii... acho q tem algo errado...

Guri

Guri

novato

• Membro
  • Cadastrado: 18/11/2003
nao precisa pensar muito....o voltimetro para medir um tensao deve ter um contato no positivo e outro no negativo...
no sistema do carro...onde a baterias(s) e o capacitor(s) estao ligados em paralelo...a voltagem medida pelo voltimetro sera a mesma independente da posiçao...
a variaçao do voltimetro do capacitor eh a mesma que tera um voltimetro ligado nos bornes da bateria...isso eh uma caracteristica de uma ligaçao em paralelo...

supersonico

supersonico

"THE CHIEF"

• Membro
meu, no meu carro não é assim, se colocar uma música com algum subgrave a bateria medida nos bornes fica em 12.6V constante e o capacitor caindo pra 11.5...
medição "nos bornes" desconta essa resistência dos cabos, que por menor que seja necessariamente é maior do que a do borne pro medidor.

marcelomoti

marcelomoti

administrador

• Admin
um cabo der 13mm2 tem 1,27 Ohms por 1000 metros
utilizando 5 metros, teremos 0,00625 Ohms

assim, numa variacao de 20 a 80 A  teremos variacoes de tensao de:
Vamp = 12 - 0,00625 x 20 = 11,875 Volts
Vamp = 12 - 0,00625 x 80 = 11,50 Volts
partindo de uma bateria em 12 volts

com isso notamos q se o cabo de forca nao for bem dimensionado essa variacao eh maior ainda

marcelomoti

marcelomoti

administrador

• Admin
a tensao num fio, eh a mesma ao longo dela
DESDE Q, sua resistencia interna nao tenha valores que alterem significativamente essa afirmacao

Guri

Guri

novato

• Membro
é claro que a tensao irá variar com a diferença de corrente...mas pega qualquer livro de eletronica....ligaçao paralelo, a tensao eh a mesma em todos os pontos...a variaçao sobre os bornes do capacitor eu acredito que seja devido ao fato dele carregar e descarregar constantemente...mas deve ser sempre a mesma....depende do instrumento que tu usa pra medir no capacitor e o que tu usa para medir nabateria

Guri

Guri

novato

• Membro
acabou de chegar um parceiro meudisse exat aqui e perguntei a opniao dele e ele disse exatamente a mesma coisa....a tensao eh a mesma independente do ponto que tu medi

marcelomoti

marcelomoti

administrador

• Admin

Guri, em Aug 26 2004, 04:55 PM, disse:

é claro que a tensao irá variar com a diferença de corrente...mas pega qualquer livro de eletronica....ligaçao paralelo, a tensao eh a mesma em todos os pontos...a variaçao sobre os bornes do capacitor eu acredito que seja devido ao fato dele carregar e descarregar constantemente...mas deve ser sempre a mesma....depende do instrumento que tu usa pra medir no capacitor e o que tu usa para medir nabateria
nos livros de eletronica, esta correto para modelos onde a linha (o fio condutor) nao tem resistencia significativa

no nosso caso, temos uma bateria q nao fornecera tensao constante caso o consumo de corrente seja grande, o condutor tem uma resistencia significativa perante a corrente consumida e com isso teremos variacao na bateria e no capacitor no pior caso

para correntes baixas e cabos bem dimensionados, a tensao no amplificador e na bateria serao iguais

Guri

Guri

novato

• Membro
se tudo estiver certo nao ira apresentar diferença...agora gastar 300 reais num capacitor e nao ter fios dimensionados pra corrente que tu ira utilizar é muita ignorancia ou eh so pra dizer que tem capacitor...desculpe a palavra isso eh uma coisa que devemos concordar

jvfonseca

jvfonseca

OLD SCHOOL

• Membro
  • Cadastrado: 22/11/2003

marcelomoti, em Aug 26 2004, 03:47 PM, disse:

errr... vamos aos poucos

disjuntor tem voltimetro?

a tensao eh a mesma em toda a linha. seu carro anda a 100Km/h assim como a porta, a roda, a antena....

na pratica, a tensao eh igual em qq ponta de um fio q tenha boa condutividade

mas se comecarmos a medir a tensao utlizando 10 casas decimais, aí a coisa já muda.... a tensao mostrada no capacitor seria a tensao na entrada do circuito do voltimetro. Mas nao eh esse nosso universo.
Exato, a tensao nao eh a mesma na linha toda na pratica, so se a linha fosse perfeita, sem resistencia.

A resistencia do fio vai gerando uma queda de tensao de acordo com o comprimento, esse eh um dos parametros q utilizamos para calcular bitolas. O outro parametro eh a corrente.

Geralmente, a perda aceitavel eh 0,5V, ou seja, 13,8V na bat e 13,3V perto do amp. O capacitor utiliza esse voltimetro para podermos perceber a queda de tensao nas batidas

[]s

jvfonseca

jvfonseca

OLD SCHOOL

• Membro

marcelomoti, em Aug 26 2004, 04:52 PM, disse:

a tensao num fio, eh a mesma ao longo dela
DESDE Q, sua resistencia interna nao tenha valores que alterem significativamente essa afirmacao
Claro, quando mais grosso o condutor menor a resistencia

Vide R = (p*L/A) -> Ro (resistividade do material, no caso o cobre) * Comprimento / Area

Ou seja, se nao estiver calculado corretamente o condutor vai ter queda de tensao sim, gerando aquecimento

[]s

supersonico

supersonico

"THE CHIEF"

• Membro
erre é igual a ROLA

tá aí uma fórmula que eu não esqueci, kakaka

sepacheco

sepacheco

veterano

• Membro Pró

supersonico, em Aug 26 2004, 04:09 PM, disse:

Super.. é da linha... eu tenho disjuntor com voltimetro e quando faz bum o trem abaixa....

Se bem que alguns voltimetros tem um capacitor pra amortecer isso.

[]

Sandro

jvfonseca

jvfonseca

OLD SCHOOL

• Membro

sepacheco, em Aug 26 2004, 08:58 PM, disse:

Super.. é da linha... eu tenho disjuntor com voltimetro e quando faz bum o trem abaixa....

[]

Sandro
  :+1

Eh na linha toda, se colocar o voltimetro na bat q nem fizemos no encontro rj a tensao cai nas batidas tb

[]s

BP12"

BP12"

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 20/04/2004

jvfonseca, em Aug 26 2004, 09:07 PM, disse:

sepacheco, em Aug 26 2004, 08:58 PM, disse:

[]

Sandro
:+1

Eh na linha toda, se colocar o voltimetro na bat q nem fizemos no encontro rj a tensao cai nas batidas tb

[]s
teoricamente a tensão medida eh na linha, mas não podemos esquecer que o fio oferece uma resistência a passagem da corrente (pequena mas oferece) o que causa uma pequena diminuição na Tensão no capacitor/amplificador

Editado por BP12", 27 agosto 2004 - 08:01 .

Publicidade:
Nova linha de subwoofers NAR