Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Renanmdss

Gol G6 - 1º SQ básico

Recommended Posts

Bom, a princípio estou estudando bastante para adquirir um set que me satisfaça e que possa passar um bom tempo com o mesmo. Irei comprar os equipamentos pouco a pouco.

Já adquiri um DVD pioneer avh-7580. Pretendo gastar algo em torno de mais 1000,00R$.

 

 

Após algumas pesquisas optei pelos seguintes equipamentos:

 

- Modulo Amplificador Dat Pr4160 4 Canais 640w Rms Classe Ab

- Kit 2 Vias nar 6.5" Serie 3 Em Kevlar 60w + Tw + Cros Nar Audio

- Subwoofer Questo Audio 12 500wrms Ql500 Bob. Dupla 2+2 ohms

 

 

Somente com esse amplificador consigo ligar o kit e o sub? Qual amp seria ideal para o ligar o sub?

Relação custo/benefício, existe outros melhores?

Há necessidade de colocar um par de coaxial atrás?

Estou pensando em um sub de 12, pois futuramente pretendo acrescentar mais 1 par de 6x9, se souberem de algum que toque bem e seja de polegada menor aceito sugestões.

 

Curto desde rock e eletrônico até sertanejo e reggea, tudo menos funk (nada contra) hehe

Agradeço desde já.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala cara, vou te ajudar com o pouco que eu sei... já os mais experts devem te direcionar melhor.

Se vc quer montar um SQ então são dispensáveis os coaxiais e os 6x9 (fuja deles!) pq somente com o kit vc cria o efeito "palco sonoro" onde o som vem da frente.

No quesito número de canais vc vai conseguir ligar tudo com este amp, porém o sub vai receber pouca potência.

O amp libera 300W x 2 CANAIS @ 4 Ohms - Bridge, mas o sub necessita de 500W. Então, ele não vai "tocar" na sua plena capacidade.

Verifica com a galera aí um ajuste no set mudando o sub ou o amp...

Abc espero ter te ajudado!

Editado por Leocxa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala cara, vou te ajudar com o pouco que eu sei... já os mais experts devem te direcionar melhor.

Se vc quer montar um SQ então são dispensáveis os coaxiais e os 6x9 (fuja deles!) pq somente com o kit vc cria o efeito "palco sonoro" onde o som vem da frente.

No quesito número de canais vc vai conseguir ligar tudo com este amp, porém o sub vai receber pouca potência.

O amp libera 300W x 2 CANAIS @ 4 Ohms - Bridge, mas o sub necessita de 500W. Então, ele não vai "tocar" na sua plena capacidade.

Verifica com a galera aí um ajuste no set mudando o sub ou o amp...

Abc espero ter te ajudado!

 

Opa, valeu pela ajuda cara. Então, posteriormente devo evoluir para um sqpl para dentro, daí queria aproveitar o que eu adquirir agora. Mas como n tenho previsão para fazer esse upgrade não tem problemas caso não dê pra aproveitar.

 

Todo conhecimento é sempre bem vindo!! vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falaí Renan! Mais um com VW na turma do som!

Bom, esse sub de fato necessita de bastante potência pra tocar bem pelo que dizem os colegas que possuem, tendo uma performance excelente. Esse módulo DAT 4160 não vai alimentá-lo de forma eficaz. Se pudesse investir um pouco mais (na verdade uma boa quantia), dê uma conferida nas especificações do DAT EX5, que dá conta de alimentar o kit, coaxiais se desejar usar e o sub (o canal sub fornece 428W @ 4 ohm / 700W @ 2 ohm). Outro detalhe imprescindível é a qualidade do cabeamento (fios speaker, cabo de força e cabos RCA). Tente não poupar muito no cabeamento e, já pensando lá na frente que deseja transformar o set em SQPL, use cabo de força grosso (0/1 AWG) e de cobre puro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falaí Renan! Mais um com VW na turma do som!

Bom, esse sub de fato necessita de bastante potência pra tocar bem pelo que dizem os colegas que possuem, tendo uma performance excelente. Esse módulo DAT 4160 não vai alimentá-lo de forma eficaz. Se pudesse investir um pouco mais (na verdade uma boa quantia), dê uma conferida nas especificações do DAT EX5, que dá conta de alimentar o kit, coaxiais se desejar usar e o sub (o canal sub fornece 428W @ 4 ohm / 700W @ 2 ohm). Outro detalhe imprescindível é a qualidade do cabeamento (fios speaker, cabo de força e cabos RCA). Tente não poupar muito no cabeamento e, já pensando lá na frente que deseja transformar o set em SQPL, use cabo de força grosso (0/1 AWG) e de cobre puro.

 

Sou VW desde que nasci hehe, apaixonado por mecânica alemã só saio da VW pra uma BMW, fiz prova de volante do DETRAN hoje mas já andava no fox 1.6 do meu pai antes. Golzinho 1.6 deve andar muito bem, estou doido pra que a carteira chegue logo. Com muito suor compramos esse carro.

 

Dei uma olhada aqui no dat ex5, realmente é bem mais caro. Mas se for um investimento que vai valer a pena vou cair de cara, não estou com pressa de montar, antes algo bem feito e demorado do que fazer rápido e mal feito. Achei nova de 1000,00R$ no mercado livre, mas quando tiver com o dinheiro na mão vou procurar uma usada aqui no fórum ou aqui por bsb mesmo.

 

Em relação ao cabeamento, sua ajuda foi muito relevante, pois ainda não tinha parado pra pesquisar sobre esse assunto. Irei aprofundar um pouco mais.

 

Obrigado pelas informações.

Editado por Renanmdss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou VW desde que nasci hehe, apaixonado por mecânica alemã só saio da VW pra uma BMW, fiz prova de volante do DETRAN hoje mas já andava no fox 1.6 do meu pai antes. Golzinho 1.6 deve andar muito bem, estou doido pra que a carteira chegue logo. Com muito suor compramos esse carro.

 

Dei uma olhada aqui no dat ex5, realmente é bem mais caro. Mas se for um investimento que vai valer a pena vou cair de cara, não estou com pressa de montar, antes algo bem feito e demorado do que fazer rápido e mal feito. Achei nova de 1000,00R$ no mercado livre, mas quando tiver com o dinheiro na mão vou procurar uma usada aqui no fórum ou aqui por bsb mesmo.

 

Em relação ao cabeamento, sua ajuda foi muito relevante, pois ainda não tinha parado pra pesquisar sobre esse assunto. Irei aprofundar um pouco mais.

 

Obrigado pelas informações.

Que legal Renan! Deve estar ansioso pra pegar a CNH!!! Passar numa blitz com a CNH na mão depois de pegar, não tem preço, hehehe.

 

Bom, vamos lá! Vou te passar umas idéias baseado na minha pouquíssima experiência.

Como seu carro é um Gol, a acústica favorece muito devido ao porta malas estar integrado ao carro (diferente de um sedan, que a mala é isolada). Nesse caso, investindo em um bom kit 2 vias, os coaxiais traseiros realmente não farão falta, pois bons kits falam muuito alto.

O DAT EX5 é um amp muito bem falado e tem potência suficiente pra empurrar um bom conjunto de falantes + sub pra um SQ rasoável. De início, deve te atender muito bem. Mas, como você pensa em montar algo mais forte, com o peso de um SPL e a qualidade de um SQ, seria legal você ter amps separados. Aí a equação pode mudar... Se por exemplo você tem um amp Audiophonic 800.4 de início, pode tocar um kit muito bem alimentado com os canais 1 e 2 (100 WRMS @ 4 ohm por canal), e pode ligar os canais 3 e 4 em bridge pra ligar o sub (400 WRMS @ 4 ohm). Se você tivesse como escutar um Gol com apenas 1 sub JL Audio 12W0v3 (de 300W) numa caixa dutada ou mesmo selada, alimentado por esse amp, já ficaria encantado com a potência. Então, pesquise bastante, troque muita idéia com o povo antes de qualquer coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que legal Renan! Deve estar ansioso pra pegar a CNH!!! Passar numa blitz com a CNH na mão depois de pegar, não tem preço, hehehe.

 

Bom, vamos lá! Vou te passar umas idéias baseado na minha pouquíssima experiência.

Como seu carro é um Gol, a acústica favorece muito devido ao porta malas estar integrado ao carro (diferente de um sedan, que a mala é isolada). Nesse caso, investindo em um bom kit 2 vias, os coaxiais traseiros realmente não farão falta, pois bons kits falam muuito alto.

O DAT EX5 é um amp muito bem falado e tem potência suficiente pra empurrar um bom conjunto de falantes + sub pra um SQ rasoável. De início, deve te atender muito bem. Mas, como você pensa em montar algo mais forte, com o peso de um SPL e a qualidade de um SQ, seria legal você ter amps separados. Aí a equação pode mudar... Se por exemplo você tem um amp Audiophonic 800.4 de início, pode tocar um kit muito bem alimentado com os canais 1 e 2 (100 WRMS @ 4 ohm por canal), e pode ligar os canais 3 e 4 em bridge pra ligar o sub (400 WRMS @ 4 ohm). Se você tivesse como escutar um Gol com apenas 1 sub JL Audio 12W0v3 (de 300W) numa caixa dutada ou mesmo selada, alimentado por esse amp, já ficaria encantado com a potência. Então, pesquise bastante, troque muita idéia com o povo antes de qualquer coisa.

 

Sim, super ansioso hehehe

 

Com o amplificador audiophonic 800.4 (558,00rs) + o sub jl 12w0v3 (627,00rs) eu gastaria em torno de 1200,00 R$.

Com o dat ex5 (990,00R$) + o sub questo 12" 500wrms (455,00R$) resultaria em algo em torno de 1450,00 R$.

 

A relação custo está melhor para o primeiro set, mas e o custo benefício?

 

O que foi indicado me chamou atenção pelo fato de eu precisar comprar apenas um módulo e ele conseguir tocar bem o set, pois assim quando eu for fazer um up no set iria comprar apenas mais um amp para o sub.

 

O que acham que compensa mais?

 

Valeu pela ajuda!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando mais uma pesquisada no fórum, encontrei o seguinte set que me chamou muita atenção e acho que ele funciona como o que foi citado pelo LFelipe.

 

Podemos ainda ter falantes traseiros em paralelo com os dianteiros. Sua função é ter o mínimo de música para os passageiros traseiros, sem interferir no palco sonoro da frente.

No projeto ao lado, utilizamos capacitores para fazer os cortes no midbass e tweeter. É uma opção mais barata que o crossover, mas oferece uma qualidade menor.

Utilizamos um resistor para diminuir a intensidade de som nos coaxiais traseiros. Pois não queremos que o som de trás do carro interfira no áudio da frente, puxando o palco sonoro para trás.

 

 

 

 

instala_proj22.gif

 

 

 

Como já tenho os triaxias originais que vieram no gol, pensei em deixá-los funcionando também dessa forma.

Editado por Renanmdss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando mais uma pesquisada no fórum, encontrei o seguinte set que me chamou muita atenção e acho que ele funciona como o que foi citado pelo LFelipe.

 

Podemos ainda ter falantes traseiros em paralelo com os dianteiros. Sua função é ter o mínimo de música para os passageiros traseiros, sem interferir no palco sonoro da frente.

No projeto ao lado, utilizamos capacitores para fazer os cortes no midbass e tweeter. É uma opção mais barata que o crossover, mas oferece uma qualidade menor.

Utilizamos um resistor para diminuir a intensidade de som nos coaxiais traseiros. Pois não queremos que o som de trás do carro interfira no áudio da frente, puxando o palco sonoro para trás.

 

 

 

 

instala_proj22.gif

 

 

 

 

Como já tenho os triaxias originais que vieram no gol, pensei em deixá-los funcionando também dessa forma.

 

Vale mais a pena você amplificar o kit e deixar os coaxiais ligados direto no player (fiz assim no meu), já que a intenção é ter o mínimo de som possível na traseira. Se amplificar kit + coaxiais com os canais 1 e 2, o risco de ter perda da qualidade é bem provável.

Editado por LFelipe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, como o Felipe falou... é bom você escutar um carro com um set montado para você ter noção do que você quer.

 

Meu set tem o modulo DAT EX5, tem kit 2 vias DAT EX 650, Coaxial DAT CX650 e sub JL Audio.

Como curto um grave, esse set me surpreende a cada dia.

 

Outra coisa que o Felipe falou é o cabeamento... sério, prepare o bolso, pq isso saí bem caro.

outra coisa, dependendo do som, já pense numa bateria extra para alimentá-lo.

 

Nossos carros são bem parecidos. A bateria deve ser a de 48amp da moura. Para meu set, eu comprei uma extra de 70 amp e ainda tenho um megacapacitor.

Som no talo a luz nem oscila. Antes só com a de 45amp o carro só faltava apagar!! kkkkkkkkkkkkk

 

Se quiser ouvir meu set... a gente marca em algum lugar.

 

Boa sorte nessa nova empreitada!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, como o Felipe falou... é bom você escutar um carro com um set montado para você ter noção do que você quer.

 

Meu set tem o modulo DAT EX5, tem kit 2 vias DAT EX 650, Coaxial DAT CX650 e sub JL Audio.

Como curto um grave, esse set me surpreende a cada dia.

 

Outra coisa que o Felipe falou é o cabeamento... sério, prepare o bolso, pq isso saí bem caro.

outra coisa, dependendo do som, já pense numa bateria extra para alimentá-lo.

 

Nossos carros são bem parecidos. A bateria deve ser a de 48amp da moura. Para meu set, eu comprei uma extra de 70 amp e ainda tenho um megacapacitor.

Som no talo a luz nem oscila. Antes só com a de 45amp o carro só faltava apagar!! kkkkkkkkkkkkk

 

Se quiser ouvir meu set... a gente marca em algum lugar.

 

Boa sorte nessa nova empreitada!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, como o Felipe falou... é bom você escutar um carro com um set montado para você ter noção do que você quer.

 

Meu set tem o modulo DAT EX5, tem kit 2 vias DAT EX 650, Coaxial DAT CX650 e sub JL Audio.

Como curto um grave, esse set me surpreende a cada dia.

 

Outra coisa que o Felipe falou é o cabeamento... sério, prepare o bolso, pq isso saí bem caro.

outra coisa, dependendo do som, já pense numa bateria extra para alimentá-lo.

 

Nossos carros são bem parecidos. A bateria deve ser a de 48amp da moura. Para meu set, eu comprei uma extra de 70 amp e ainda tenho um megacapacitor.

Som no talo a luz nem oscila. Antes só com a de 45amp o carro só faltava apagar!! kkkkkkkkkkkkk

 

Se quiser ouvir meu set... a gente marca em algum lugar.

 

Boa sorte nessa nova empreitada!!

 

 

Essas dicas foram essenciais, nunca imaginaria que iria gastar tanto nos cabos.. Em relação a bateria e capacitor, vou acabar fazendo um projeto muito parecido com o seu hehe.. Não queria gastar tanto mas quando eu escutar seu set tocando, vou ficar fascinado!!

 

Valeu!! Sorte para todos nós, parabéns pela sua humildade!!! :rever1:[-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aee blzzz...

Euu optaria por nao amplificar os coaxiais... deixa direto no player, ja faz o efeito q precisa...

Eee um sub na media d 350 rms ja axoo suficientemente bomm p um Sq equilibrado....ja tremee bemm o carro.... mass ai depend do gosto..

 

Se quiser, da uma olhada nos classificados... tenho um JBL 3ez a venda... ja atende mto brm seu Set...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Invista bem em cabeamentos e tratamento das portas... nao adianta investir em equips mais caros, e nao garantir o pleno funcionamento deles... comm certeza nao vai t agradar dps o resultadoo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...