Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Henrike Leonardi

Melhorias no PA - Troca de projeto, aumento de potencias, troca de fal

Recommended Posts

Bom dia minha gente, aqui estou eu novamente, desta vez a coisa vai se mais seria um pouco, quero ajuda de voces para mudar parte de meu set. Meu comentario vai seguir a seguinte ordem: primeiro irei mostar meu set atual, depois irei comentar sobre as possiveis trocas e melhorias, pedindo a opiniao de voces. Vamos la entao, irei começar colocando as especificaçoes do meu setizinho e depois um foto.

 

Atualmente eu estou com:

 

4 Over 15/800 em projeto EV-T18 sendo tocados por um Ciclotron dynamic 12000. Ele toca teoricos 3000w rms a 02ohms.

4 Over 12MG400 em "line array" ( caixa de projeto meu pendurada na treliça ) tocados por um Cygnus que toca se nao me engano 1600w a 04 ohms.

4 Over DTI4630 em guia de onda bomber - tocadas com um canal de um Behringer EP4000

4 Caixas de retorno com 15PW4 e driver fenolico e ST, nao me lembro modelos, mas toca legal, empurradas em outro canal do behringer.

 

Crossover Ciclotron Techvox com regulagem individual por canal, EQ Phonic 32 bandas.

 

Eu iria trocar ambos por um processador, mas no final das contas nao vale a pena no meu caso por varios motivos, o rapaz que trabalha cmg nao manja de processador, e nem sempre eu estou junto, rede eletrica aqui é um lixo, e processador é sensível. Etc.

 

Mesa de som eu olhei alguns modelos, como comentei no topico do Bloom, mas semana passada apareçeu uma Staner bem topizinha por merreca, vo la olha essa semana. Eu estava usando um ciclotron 16 canais para banda e usando uma oneal 8 canais pra festas com DJ.

SimJ3Ok.jpg66irAjC.jpg

qGmYrJW.jpg

 

 

 

Nao sei ajusta as imagens aqui, mas o som é esse ai, meia boca mas toca legal. Tenho alguns videos dele tocando, se alguem quizer passo por whats pq nao consegui posta aqui.

 

 

Minha ideia era fazer mais duas "line array" e deixar o ciclotron 3k tocando os 6 de 12, o behringer tocando os 6 drivers e o cygnus tocando os 4 retorno. Comorar mais 4 15" e comprar um ampli entre 6 e 8k. Ate ai tudo bem, ontem conversei com o pessoal do forum no whats e surgiram algumas ideias, e eu quero a opiniao de voces, para nao me arrepender depois.

 

Eu uso os 15" em T18 a uns 6 meses, e o som deles é fantastico, ja comparei com SW3P em T18, com oneal 5000, o som dos 3P era mais sub um pouco, e um sub mais longo, mas em pressao meus 15/800 renderam muito mais, pra voces terem uma ideia, as 4 line nao acompanham o grave se ambos estiverem no 0db.

 

No whats teve varias opinioes, alguns comentaram em trocar os 15" por 18", outros falaram para manter, sobre os projetos, o da T18 é top, mas minha ideia de mudar ele foi para fazer uma caixa mais flat que coubesse no meu reboque de carga, agora vem as perguntas:

 

- Compensa trocar os 15/800 pelos sub800 ? Ou so compensaria trocar por SW1P ?

 

- BandPass 6º iria tocar muito menos que T18 ? Seu som seria com pico igual ou mais flat ?

 

- Manter as T18 ou trocala por outro modelo ?

 

- Que potencia seria legal para 8 falantes de grave ? Tendo em vista q irei tocar os medios com 3k rms.

 

- Minha ideia é usar Etelj, alguem tem opiniao sobre isso ?

 

- Mesa de som Stanner é boa ? O valor dela é atrativo.

 

Sonorizo DJ's e bandas, locais abertos e fechados, ate agora meu som nunca me deixo na mao, ja tive falta uma vez, mas nada de muita coisa, no aberto o grave poderia tocar uns 20% a mais, pros locais q sonorizo ja iria ficar top. Mas so meio exagerado, e irei dobrar o grave para nao faltar mais.

 

Agradeço desde ja a ajuda e opiniao de todos. :D :D :D

Editado por Henrike Leonardi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria esses "tops" aí mais versáteis. 12" em "line" é bem problemático. Faria cada line com um par de 6" ou 8" + driver em guia de onda, formando uma line verdadeira. Assim você pode levar mais ou menos caixas dependendo da necessidade.

 

E sim, processador sim. Pode manter crossover analógico, mas eu colocaria um FBQ2496 aí. Um canal dele como eliminador de microfonia e o outro como EQ paramétrico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Execelente topico.

 

- Compensa trocar os 15/800 pelos sub800 ? Ou so compensaria trocar por SW1P ?

 

Entre sub800 e sw1p hoje eu preferiria o sub800 . Sei que o sw1p é visto como um bom alto-falantes,. mas ja nao sao mais os de antes....como mesmo alguns daqui testaram .

 

- BandPass 6º iria tocar muito menos que T18 ? Seu som seria com pico igual ou mais flat ?

 

As T18 eu acho muito boa, e pelo visto vc acertou bem elas com os 15/800.... Talvez as W consiga encaixar no que vc quer perfeitamente.(w-horn)

 

- Manter as T18 ou trocala por outro modelo ?

 

T18 ou w-horn

 

- Que potencia seria legal para 8 falantes de grave ? Tendo em vista q irei tocar os medios com 3k rms.

 

Acho 800, ou no maximo 1000

 

- Minha ideia é usar Etelj, alguem tem opiniao sobre isso ?

 

Tbm nao conheço na pratica....Sao bem conhecidas.

 

 

- Mesa de som Stanner é boa ? O valor dela é atrativo.

 

Hum,.. nao conheço na pratica tbm,...

 

 

 

Ficou bacana o topico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ciclotron é a 2 ohms, mudei de ideia, daria pra faze 4 line com 2 esx608 e duas 4630 cada, o q tu acha ?

 

Enviado do meu Moto G

Editado por Henrike Leonardi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Execelente topico.

 

- Compensa trocar os 15/800 pelos sub800 ? Ou so compensaria trocar por SW1P ?

 

Entre sub800 e sw1p hoje eu preferiria o sub800 . Sei que o sw1p é visto como um bom alto-falantes,. mas ja nao sao mais os de antes....como mesmo alguns daqui testaram .

 

- BandPass 6º iria tocar muito menos que T18 ? Seu som seria com pico igual ou mais flat ?

 

As T18 eu acho muito boa, e pelo visto vc acertou bem elas com os 15/800.... Talvez as W consiga encaixar no que vc quer perfeitamente.(w-horn)

 

- Manter as T18 ou trocala por outro modelo ?

 

T18 ou w-horn

 

- Que potencia seria legal para 8 falantes de grave ? Tendo em vista q irei tocar os medios com 3k rms.

 

Acho 800, ou no maximo 1000

 

- Minha ideia é usar Etelj, alguem tem opiniao sobre isso ?

 

Tbm nao conheço na pratica....Sao bem conhecidas.

 

 

- Mesa de som Stanner é boa ? O valor dela é atrativo.

 

Hum,.. nao conheço na pratica tbm,...

 

 

 

Ficou bacana o topico

 

W-horn fica fora de questão, soa muito grandes. Eu também curto muito os sub800.

 

Eu ate acretido q o 18 toque mais, mas os 15/800 estão rendendo muito nas t18

 

Enviado do meu Moto G

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que você acha mais critico no seu sistema que precisaria de uma mudança mais rápida?

seu equipamento são ótimos parabéns. olha eu tenho um PAzinho bem parecido com o seu, mexia com eventos também.

 

O meu set é:

 

4x WPU1505 em bass reflex 110L sintonia em 46hz

4x 12mg400 +4x D3305ti em 4 tops com uns 40L livres

 

1x DCX2496

1x Machine SBX4.0 (1 canal tocando o grave e o outro para o médio)

1x Machine SB1.5 tocando 2 Ti por canal.

 

1x mesa "Alto" 16 canais com efeito.

 

o meu som para ambientes fechados era muito bom e atendia perfeitamente, mas se eu resolvesse abrir realmente o volume das 4x tops meu grave não acompanhava, o ideal seria tocar com 2 tops.

 

então eu estava querendo te perguntar se realmente vai ser necessário substituir seus 12mg400? eu acho ele um falante super flat e com SPL muito forte um dos melhores CxB na minha opnião.

 

eu daria uma atenção maior aos SUB's, o meu próximo upgrade seria aumentar meus subs... troca-los por 18" e dobrando os graves. Analisando o seu caso vejo que gostou do resultado das t18 com os 15/800 será que se vc dobrar o numero de caixas o rendimento não será satisfatório? ou se você procura um som mais plano o caminho seria as Bass reflex. Band bass 6ª da pra extrair um SPL maior com certeza mais a resposta sera mais restrita, ou seja se o seu line for de 8" nao desceria como o 12 mg400. então é um caso a se pensar.

 

o DCX tem fonte full range e nunca tive problemas com ele toca debaixo de chuva e sol, e nunca me deixo na mão rsrs ja tenho ele a uns 6 anos. acredito que seria um bom upgrade tbm, pois tem muitos recursos!!

 

acredito que 4 t18 com os 15/800 em cada lado vc vai ter um SPL bem forte, podendo tocar em área aberta tranquilamente também. com um AMP de 6000 a 8000 RMS @ 2ohms fica show!!

 

aqui algumas fotos do meu sistema:

 

28r07ch.jpg

 

24vocjc.jpg

 

2d0nymq.jpg

 

aqui o ultimo video que fiz.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito top teu sistema. Na vdd eu nao tenho nada que precisaria mudar, so quero aumentar a pressao sonora, minha treliça nao é grande, e nem muito alta, pois os locais onde sonorizo nao suportam treliça mais alta que ela, entao a soluçao pra mim seria colocar 8 8" tocar com o 3k em vez de 4 12 com o 1k6.

 

Grave provavelmente eu irei ficar com as T18 com os 15/800, o resultado foi bom.

 

O processador seria um otimo UP, mas agora nao, pois nem sempre to junto montando o som, e o rapaz q trabalha cmg nao sabe meche em processador.

 

Dai meu set ficaria :

 

8k w rms com 8 15/800 em T18

3k w com 8 ESX608 ou ESX408 ou 8LA250

4 DTI4630 com o cygnus 1600

 

Acredito eu que ficaria top.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi perfeitamente Henrike.

 

com certeza ficaria muito bom, o problema é que o investimento nesses de 8" seria bem salgadin né rsrs

 

no caso se vc dobrasse o grave usaria com arranjo horizontal como na minha segunda foto? ou faria 2 paredes de com 4subs?

dependeria muito da ocasião né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O acoplamento das T18 é sempre de forma quadrada, 2 caixas fica uma do lado da outra, 4 caixas fica 2 embaixo e duas emcima.

 

O valor dos 8 x 8" seria em torno de 2500R$, se a diferença de rendimento compensa é bem valido. Só gostaria da opiniao de alguem que ja tivesse usado ou que ja viu tocando para saber como ele responde. Só nao faço mais duas com mg400 pq ficaria muito baixo na minha treliça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ainda acho q valeria vc trocar pelos sub800 ou sw1p ao invés de dobrar as caixas em si.

 

Processador eh sempre bem vindo, indiscutível!

 

E no caso das altas, tens que analisar se ta disposto a trocar praticamente tudo! Se a atual te agrada, só compra mais duas mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ne Foce eu manteria os 15 800 mesmo assim como converça do no grupo, faria mais 4 t18 e colocaria mais 4 15 800

Bp6 toca "parecido" com as t18 em ambiente fechado pois ambas descem bem, ambas nao sobem bem rsrs, sao flats (bp bem projetada toca flat sim),tem mais SPL que dutada, só q em ambiente aberto as t18 dão uma surra, mandam o grave muito mais lonje, fora q não esquenta nada o AF, o contrario da bp6 q tem refrigeração bem inferior e o grave não vai longe(tipo tornado 15 kkkkkk)

Melhor q as t18 só as w horns, mas como Vc disse no grupo e inviável pelo tamanho e peso.

De 6 a 10kw de amp, mas como Vc quer cortar em 30 como falou(o q Axo perigoso) não e bom aplicar mais de 1000 RMS por AF, ainda mais sem limiter(prossesador ), eu iria em um AMP de 8k 2ohms

Em questão de marca eu recomendaria studio r linha z ou heavy duty( q Vc tmb descartou por pesar mais de 50kg)

Vc disse q sua etelj tem som superior a linha x da studios, intao vai nela mesmo, Vc já gosta da marca, e ela tem ótimo custo beneficio, continua nela com um AMP de uns 8k RMS

Em questão dos médios, PDA que gastar mais 2500 reais pra ter um médio q não vai descer ate os 120~150 sendo que os seus já dao mais q conta do recado ?

Se Foce uma line verdadeira com guia de ondas, toda a engenharia necessária ate ia, mas só pra "parecer um line" não vale o investimento.

Valeria muito mais a pena Vc investir em um processador, mesmo q seu assistente não saiba mecher,o dcx e fácil de configurar, e o dbx 260 vem com um monte de coisa já "pré programada" só q e mais chatinho de configurar do zero, garanto q com 1~2 festas ele aprende usar pelomenis o básico.

De messa não intendo nada kkkk

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom, fazer mais duas iguais não sei se da, pois ficaria muito baixa, acho q teria q trocar a treliça, da uma olhada nas fotos.

 

Sobre o processador, já me convenci e vo pega daqui uns dias.

 

Diego, desisti da BP depois de simular e comparar com T18.

 

Os HD eu vo olha essa semana, entrei em contato com o senhor q possui eles, vo da uma passada lá pra olha.

 

Sobre o tamanho dos AF, não sei se compensa, acredito que o 18" toque mais, mas sera q a diferença é grande a ponto de compensa esse valor ?

 

Enviado do meu Moto G

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara ja ouvi relatos que esses heavy duty passam mais de 20 anos tocando sem dar problema, fora q eles são muito fortes(se tiver rede boa) pra um AMP de 5k, se bobear toca mais q vários de 6k por ai.

O timbre e o melhor dentro dos studior, Axo q o melhor nacional.

Trocar ou não por AF de 18 vai de Vc ter $$$$

Se Vc comprar mais 4 de 15 vai atender muito bem o que Vc deseja, ate porque Vc disse q toca 90% do tempo eletronica, mas se tiver a opção($$$) de trocar por de 18" vai ficar melhor, o 15 800 pode ter os parâmetros mais parecido com o AF original da EV, por isso ele toca mais q o sw3p, ou tinha algum erro no set do carra, existem n coisas q podem ter influenciado no resultado índios dos sw3p, mas "garanto" q o sub 800 vai descer um pouco mais e ter um pouco mais de SPL que o 15 800, o blo0m disse que segundo o edu da audioliste os melhores AF nacionais para t18 são o sub 800 e o 18sw1p.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vo ve se consigo comprar os 18 então. Hj vi um rack inteiro HD, 5500, dois 2700 e um 1400. Vo negocia inteiro ele se consegui hahahahahha

 

Enviado do meu Moto G

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vo ve se consigo comprar os 18 então. Hj vi um rack inteiro HD, 5500, dois 2700 e um 1400. Vo negocia inteiro ele se consegui hahahahahha

 

Enviado do meu Moto G

 

O problema dos HD é o peso, pois pra ter uma ideia, o de 5500w, o peso gira em torno dos 50Kg e se você tiver que ficar carregando essas paradas, vai dar problema de coluna. mas na questão da qualidade e rendimento, não há dúvida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vo ve se consigo comprar os 18 então. Hj vi um rack inteiro HD, 5500, dois 2700 e um 1400. Vo negocia inteiro ele se consegui hahahahahha

 

Enviado do meu Moto G

 

Se for HD da taramps e top kkkkkk

Da pra tocar os 8 AF nesse HD 5000 eu Axo. O 2700 deixa pro medio, o 1400 pros drivers e o 2700 q sobrar Vc me doa rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem sei o q vo faze com tudo. Alem deles vo te os meus amplificadores Hahaha

 

Mandei um video no whats do trio, escutem lá e comentei sobre o q vcs acham dos de 15.

 

Enviado do meu Moto G

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não deu certo o negocio dos HD, o cara pediu 4500 no 5500w e 3000 cada 2700w. Vo compra etelj q é vantagem hahahah

 

Enviado do meu Moto G

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paguei 3.100 com sedex num etelj 6000... sem sedex era uns 2.700 (sedex saiu horrores por conta do peso)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso novo, usado se brincar tu encontra de 2500 o 6000w

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha gente, escutei agora a pouco uma line com over 8" e dti2560, vo troca as minhas por falante 8". Pressão é menor, mas pra compensa a definição sonora é muito maior. To pensando em dois 8la250 e uma dti4630 por caixa, o q me dizem ?

 

Enviado do meu Moto G

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma vez ja tinha pensado neles tem ótimos parametros em comparação aos top snake esx408, pois estes os snake esx tem uma matéria prima um pouco mais refinada que o over ovs 8l, ja o LA 8 250 parece mais robusto e fica entre o esx408 e do esx608, ma ambos não perdem muito pros Snake que ta no topo, como eu usaria 6 a 8 unidades questão custo, acabei optando e arriscando pelos Power vox que ai sim custo menos da metade dos over e snake e sonoridade muito semelhante. Me sairam um custo/ benefício imbatível. e na sonoridade do Snake R$260,00 , oversound La R$250, os power vox 450 nem lembro qto foi acho que R$120,00 mais ou menos cada e vou te falar se vc não tiver um amplificador la pica das galaxias de 0,00001 thd kkkkkk nem perceberá diferença entre os 3 (Over x snake x power vox)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma vez ja tinha pensado neles tem ótimos parametros em comparação aos top snake esx408, pois estes os snake esx tem uma matéria prima um pouco mais refinada que o over ovs 8l, ja o LA 8 250 parece mais robusto e fica entre o esx408 e do esx608, ma ambos não perdem muito pros Snake que ta no topo, como eu usaria 6 a 8 unidades questão custo, acabei optando e arriscando pelos Power vox que ai sim custo menos da metade dos over e snake e sonoridade muito semelhante. Me sairam um custo/ benefício imbatível. e na sonoridade do Snake R$260,00 , oversound La R$250, os power vox 450 nem lembro qto foi acho que R$120,00 mais ou menos cada e vou te falar se vc não tiver um amplificador la pica das galaxias de 0,00001 thd kkkkkk nem perceberá diferença entre os 3 (Over x snake x power vox)

 

Nao perceberia a diferença, mas como iria usar 4630 para cada 1 8", creio eu q os esx408 ficariam top, LA250 tem poca potencia, e o esx608 é muito caro e muita potencia. O que me diz ?

 

A ideia de um driver e 2 falantes por caixa foi descartada pela impedancia, nao ficaria legal, teria q usar dois amplificadores para os medios das 8 lines.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...