Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Alex_84

Coaxial HAT Mirus 4" nas colunas- Será que vira?

Recommended Posts

Olá, estou ajudando um amigo na montagem de um SQ p/uma Mégane Grand Tour.

 

Como a porta é bem complicada de se trabalhar e pezinhos estão descartados pelo fato de o motorista ser alto, pensei em:

 

Instalar: Midbass de 5" nas portas tratadas e com modificação nas telas originais para adaptar um de 5" standard (sim, o alto-falante original não é padrão e tem um ímã extremamente pequeno para servir na porta.)

 

E nas colunas pensei em instalar esse coaxial da HAT de 4". Assim como o pessoal instala os L3, L4, etc.

 

Interior

 

Megane-Grand-Tour-interior.jpg

 

Coaxial Mirus 4"- FONTE: www.ianaconi.com.br

 

DSC1094.jpg

 

Porta féla da P#$*

 

iriCdxs.jpg

 

Forro de porta original

 

forro-de-porta-dld-megane-14302-MLB3035174253_082012-F.jpg

 

A solução que o Gariba aqui do fórum aplicou em outra Mégane GT

 

pbZs38B.jpg

 

Not Bad :rever1:

 

8vx00OM.jpg

 

Vantagens:

 

- Baixo investimento

 

- Tudo acima de 100Hz sobre o painel e direcionado

 

- Não é necessário direcionar o midbass

 

- Dá pra montar com HU's que sejam 3-way

 

- Fácil ajustar foco/imagem devido a tweeter estar no mesmo eixo do midrange.

 

- Não precisa de ambiente selado pra instalá-lo

 

- Sobe mais que os fullranges (teoricamente), pois tem tweeter.

 

Desvantagens

 

- Qualidade do coaxial é inferior a maioria dos kits convencionais

 

- Tweeter é pequeno

 

- Coaxial vem apenas com HPF p/tw, sendo que o midrange não tem LPF.

 

Dúvidas

 

1- Seria possível eliminar o capacitor original e fazer com que tw+midrange passassem por um crossover 2 vias DIY?

 

2- Alguma outra sugestão de coaxial?

Editado por Alex_84

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dúvidas

 

1- Seria possível eliminar o capacitor original e fazer com que tw+midrange passassem por um crossover 2 vias DIY?

 

 

Dá sim , Alex.

Só eliminar a ligação do tw ao borne do mid, e depois ligar no cross DIY, assim como o mid.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alex, seriam o coaxial 4" nas colunas e sub apenas? Se sim, dá pra pensar em um head 3-way e manter tudo ativo, 2 canais pros tweeters, 2 pros mids, e um pro sub. Um hu 3-way e cinco canais de amplificação resolvem tudo, projeto simples e descomplicado (exceto pela coluna, claro - mas vocês moram perto do Gariba, do Wagner, então não chega a ser exatamente um problema..kkkk....).

 

abs, e se tocarem adiante o projeto, postem fotos que fiquei MUITO curioso!!! :legal:

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alex, seriam o coaxial 4" nas colunas e sub apenas? Se sim, dá pra pensar em um head 3-way e manter tudo ativo, 2 canais pros tweeters, 2 pros mids, e um pro sub. Um hu 3-way e cinco canais de amplificação resolvem tudo, projeto simples e descomplicado (exceto pela coluna, claro - mas vocês moram perto do Gariba, do Wagner, então não chega a ser exatamente um problema..kkkk....).

 

abs, e se tocarem adiante o projeto, postem fotos que fiquei MUITO curioso!!! :legal:

 

Não faremos assim pq já tivemos diversos casos de users que instalaram midbass nas colunas que ganham muito em palco, foco, etc porém perdem em grave.

 

Não dá pra fazer esse coaxial descer até 60, 50Hz nas colunas.

 

Por esse motivo que o midbass dedicado vai ser mantido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi... realmente, até pelo local, creio que fique difícil obter qqer coisa abaixo de uns 80hz. Teria de mandar sub com corte alto, aí aparecem outros problemas, enfim...

 

Eu tou com uma porta um pouco menos complicada, mas ainda com este padrão esquisito da renô - cinco polegadas (exatas, não cinco e um quarto como os kits 2 vias são), forro curvo, tela original restritiva, etc. Acho que minha saída vai ser na base da Dremel e muito carinho/sorte, mas pelo menos o mid é preso na chapa. Na Megane a porta é mais complicada pq. o mid vai preso no forro, não sei se existe a chance de montar uma chapa 'fechando' o espaço na porta e o mid apenas apontando através do forro. No Santana eu fiz isso (mid preso no forro, cortei e fiz uma chapa MDF presa na porta, depois baffle preso nela e finalmente falante atrás da tela original), mas era um carro de projeto antigão, fácil de mexer. Não sei na Megane como seria.

 

abs,

Ricardo.

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ai uma coisa que sempre quis fazer/ouvir. :legal:

 

AcoNpanhando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que minha saída vai ser na base da Dremel e muito carinho/sorte, mas pelo menos o mid é preso na chapa.

 

Não dá pra der dó, Ricardo. hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o João usava um coaxial morel integra no painel, e acho que o morel maximo de 4 tbm iria bem... Pois tem um timbre bem bacana,na minha opinião melhor que o do tempo...

 

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ouvi um Gol no Extreme com coaxiais DB Drive na coluna, não estava ruim não hein, o bom seria um coaxial que desse para separar a conexão do borne do mid bass/full range.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o preço

Massssssssss eu ainda daria preferência por um full range :P

Se o cara suporta ter um mid de 5" nas portas não deve fazer tanta questão de agudos tão cristalinos como os de tweeter fodas lá no top end, e ainda economiza com crossover

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esse coaxial aqui faz um ano. Testei em casa e no carro.

 

Esse coaxial não tem nada haver com os demais do mercado. Da pra considerar que é um kit duas vias montado como coaxial. Alias, não ouvi nenhum kit que toque melhor e custe menos que ele.

 

O modelo de 4" não da pra direcionar os tws, é fixo. No de 5", 6" e 6x9" o tw possui uma articulação com uma boa flexibilidade de direcionamento.

 

O capacitor é fácil de tirar, e com exceção do modelo de 4" que o tw é colado, os demais da pra desmontar.

 

Outro coaxial de 4" que toque tão bem acho difícil. Já ouvi o da Arc da linha XDI, mas achei o tw um pouco morto. Talvez pra quem não curte um agudo mais presente, esse sirva melhor. Mas em definição o HAT é melhor.

 

Acho que é isso.

Editado por gariba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

O capacitor é fácil de tirar, e com exceção do modelo de 4" que o tw é colado, os demais da pra desmontar.

 

 

No modelo de 4" não dá pra fazer um cross 2 vias futuramente e eliminar o capacitor original?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No modelo de 4" não dá pra fazer um cross 2 vias futuramente e eliminar o capacitor original?

Acho q ele se referiu ao capacitor do de 4", ñ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto da ideia... não necessariamente a qualidade é inferior a um 2 vias, tudo depende do tweeter... se for um modelo legal, vai tocar legal sendo coaxial ou 2 vias independentes.

 

Só achei o preço meio alto. Não sei se eu pensaria num L1 no lugar desse coaxial... Às vezes pro dono é até melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto da ideia... não necessariamente a qualidade é inferior a um 2 vias, tudo depende do tweeter... se for um modelo legal, vai tocar legal sendo coaxial ou 2 vias independentes.

 

Só achei o preço meio alto. Não sei se eu pensaria num L1 no lugar desse coaxial... Às vezes pro dono é até melhor.

 

L1? Qual deles? kkk (L1, L1v2, L1-Pro, L1-Pro R2, L1-ProSE)

 

A idéia de usar o coaxial é estar direcionado, sem barreiras na frente tocando a partir de 100, 160Hz.

 

Se fosse partir pra tweeter nas colunas, o correto seria direcionar o midbass nas portas ou pezinhos devido a faixa de freq que ia sobrar p/o midbass.

 

Como o dono já eliminou a possibilidade de usar pezinhos por ficar muito apertado no carro, só sobraria door-pod direcionado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema desse tipo de falante é q geralmente é de linha intermediária, então, o tw não é dos melhores. Mas se tão dizendo q esse é bom, então, tá valendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema desse tipo de falante é q geralmente é de linha intermediária, então, o tw não é dos melhores. Mas se tão dizendo q esse é bom, então, tá valendo.

 

realmente ele não foi feito pra ser TOP e sim algo em conta pra quem quer montar um SQ.

 

Mesmo pq quem compra esse tipo de falante, ou vai fzr um canal central ou põe atrás.

 

Já o Morel que citaram acima já usa um conceito melhorado com o tweeter em posição diferente da usual e crossover igual ao de kits 2 vias. O inconveniente é que esse passa de 1k

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o dono já eliminou a possibilidade de usar pezinhos por ficar muito apertado no carro, só sobraria door-pod direcionado.

 

Alex, se for partir para esta opção, olha bem o forro de porta, pq. que eu me lembre das vezes em que entrei no Megane/GT, o porta-luvas passa 'raspando' no forro de porta e no local do falante. Até onde me lembre, se direcionar pra valer, só vai abrir depois o porta-luvas abrindo a porta também...

 

abs,.

Ricardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado Ricardo, pra fazer direcionado não vai abrir. O certo mesmo é cortar o plástico de traz do mid. Aquele plástico só serve pra não molhar e esfarelar o mid filé que vem ali.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...