Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RaiRZ

[AJUDA] Iniciando em Competição SPL

Recommended Posts

Boa noite, estou vindo pedir uma ajuda, vou começar a montar um projeto para competir em um campeonato aqui na região e vou me inscrever na categoria SPL até 12" [intermediário], e estou dando uma pensada nos equipamentos que irei colocar e na parte para ir testando o projeto (Osciloscópio, Microfone, Etc), O campeonato será no dia 12 de Outubro de 2014, assim terei tempo até ficar tudo pronto.

 

O carro em questão é uma Renault Scénic 2001, se alguém souber a frequência de ressonância agradeço.

 

Minha primeira dúvida seria nos equipamentos para testar o rendimento do som, e fazer as regulagens corretas. Ficaria muito grato com que ajudasse nessa parte, pois é uma das minhas maiores dúvidas.

 

Minha ideia do projeto seria (Lembrando que irei começar tudo do zero):

 

1 - CD Player Pioneer DEH-X1680UB (ou outro que me indicarem)

 

1 ou 2 - Amplificador(es) (á escolher) (Pensei em usar SounDigital)

 

1 - Subwoofer 12" (á escolher) (Pensei em usar Pioneer, mas agora estou pensando em fugir do tradicional)

 

1 - Caixa especial pra competir

 

1 - Bateria (á escolher)

 

1 - Sistema para voz e médio (pensei em um Kit 2 Vias, ai em dias normais só troco a caixa do sub e posso ouvir tranquilamente?)

 

Cabeamento (Marcas boas, mas também nada exagerado)

 

Média de investimento R$ 1200,00 á R$ 1800,00 (É o que posso gastar por enquanto, mas até lá deve subir um pouco)

Acho que seria isso se alguém tem alguma dica ou algo mais a acrescentar fique a vontade para comentar.

 

 

 

 

ITENS ADQUIRIDOS:

 

ITENS A ADQUIRIR(Se alguém souber algum lugar que ta barato me avisa):

CD Player Pioneer DEH-X1680UB (R$ 279,00 à 319,00)

Editado por RaiRZ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai Rai blz?

 

Eu competi algumas vezes com sistemas teoricamente fracos mais bem acertados e com investimento relativamente baixo e com bons resultados.

 

Uma ideia legal seria 2 UXP + TA 2k7 era oq eu usava e cheguei a 144.5 db´s.

 

Porque vc estava pensando na categoria intermediário?

 

Voce poderia montar algo para tocar na categoria dia a dia, até 1200wrms, sem bateria auxiliar.

 

1 uxp + um modulo de 1200 rms da pra ir longe.

 

Estes 2 uxp que eu falei, a primeira montagem foi numa scenic, a frequência de ressonância do conjunto caixa + carro tava em 48hz, com algo entre 45hz e 50hz vc deve ter o melhor rendimento pelo tamanho do carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, o problema de eu ir para a categoria amador, é que o rádio deve estar no local original, e eu não queria perder o original, pois quando vou viajar, tiro o som completo e coloco só o som antigo, (SD250.2 + Questo 8" 250Rms + Dutada 17L + Par de Triaxiais Pioneer 1330BR) onde já tenho isso instalado, apenas a caixa do sub tirei. E possivelmente irei vender a scénic em alguns meses, ai vou pegar outro carro, que naquele sim colocarei o som direto.

 

Isso do som tenho tempo para ir testando e vendo qual fica melhor, mas sobre os equipamentos para medição e regulagem, quais os mais básicos que eu precisaria ter?

 

OBS: O original é uma Pioneer das antigas, gosto muito dela, não queria trocar agora.

Editado por RaiRZ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RaiRZ entendi a questão da categoria, agora seria bom vc ver quais os limites de bateria tratamento e outras coisas pois nesses pontos se ganha preciosos Db´s.

 

Sobre os equipamentos acho que o mais básico para acerto seria um medidor de Db´s tipo esses:

 

http://www.buscape.com.br/decibelimetro.html

 

Eles não tem a mesma precisão de um RTA porem já será uma boa base para acerto de frequência de ressonância, outra coisa que seria bom é um bom Cd de teste como o Tojo ou outro similares com faixas de frequências a cada 1hz. (41hz,42hz,43hz.....)

 

Eu só tenho isso de equipamentos extras ao som e já da pra brincar bastante em acerto de duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto sai um RTA mais ou menos, pq vou abrir uma loja ano que vem ai o equipamento que adquirir pra competir já vai ter utilidade depois, um osciloscópio para fazer a regulagem também seria uma boa né?

 

Questão do Regulamento está ai: http://www.streventosbrasil.com.br/

 

Necessariamente quero ter todas medições de teste, e tals anotadas, pois vou começar na intermediário e depois quero partir para a Profissional depois de alguns eventos e de já ter me familiarizado com a coisa :P, ai posso ter o controle de todas as modificações que farei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O RTA tem anuncio aqui no forum.

http://autosom.net/x_rta30.asp

 

O osciloscópio tem varias opções deis de um USB simples para uso amador, multímetro minipa com osciloscópio e também tem os proficionais.

Vai depender do seu bolso e do seu uso. Com ele voce vai conseguir definir quando e quanto de distorção está chegando ao falante.

 

Anotar vai ser o melhor caminho, a cada mudança de tratamento acústico (manta asfáltica ou produto próprio para som), vc vai perceber grandes diferenças tanto na frequência de ressonância quanto na pressão.

 

Só lembre de uma coisa, para achar a freq de ressonância do seu carro vc precisa de uma caixa com resposta plana e de tirar qualquer aumento de grave ou bassboost do player e modulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É ai já passa do meu orçamento kk', mais tarde invisto em algo desse porte, será que de início agora serve um desses osciloscópio aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-577291801-laboratorio-de-som-osciloscopio-frequncimetro-gerador-rta-_JM

Mais para o basicão mesmo, e depois invisto nisso mesmo, agora queria deixar mais a grana pro som mesmo.

 

Bom vamos ver sobre o Subwoofer, como vou competir na categoria intermediaria para 1 Subwoofer 12" (até 2 Baterias, 2 Amplificadores), estava pensando em usar um subwoofer com potencia média de 400 a 800 não passando muito disso.

 

Tive bons resultados com uma spyder usina 300Rms por incrível que pareca coloquei em uma caixa que eu usava um bravox Premium Export Line II, não sei a litragem nem a sintonia, mas parecia que ia demolir o carro, tocava muito forte, mas não tinha qualidade era só pico mesmo, usava um BOSS Phantom PH4.400M, tenho até hoje esse módulo guardado. Nunca medi os dB's mas parecia bruto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal andei dando uma procurada e acabei gostando do Subwoofer Quake QSW1K 12", será que rola pra ir competir? Uma Stetsom 1k6 fica show nele? Bateria de quantos Amp colocar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...