Ir para conteúdo

• Novo Tópico
  • Responder

Escolha de falantes e caixa. Vamos juntar conteudo e dicas.

6 respostas neste tópico

mauricio_schmitz

mauricio_schmitz

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 10/11/2011
Boa noite pessoal, eu queria fazer um resumo de como escolher os falantes para determinados projetos.
Espero a ajuda de vocês.e que saibamos discutir, e ajudar quem precisa com sabedoria.

Observando os parâmetros Thiele/Small, conseguimos ter noção do comportamento dos mesmos. Os parâmetros de um bom falante, geralmente são com um QMS elevado, QES baixo, Sensibilidade alta e VAS não muito alto.

A FS é frequência de ressonância das partes móveis do alto-falante. Olhando este parâmetro você deve decidir qual estilo musical vai ouvir.
FS 30~45hz: melhores escolhas, podem tocar mais flat. (Funk, Hip Hop, Rap)
FS 45~60hz: normalmente os "tunados", aceitam maior potencia, perdendo sua capacidade de reproduzir baixas frequências.(Eletrônicas em geral, Axé, Forró)
FS 60~90hz: Normalmente utilizados para médio grave. Ou para competições SPL. (pancadão).
A exceção se dá quando o falante está colocado em corneta, em que é menos afetado pelo valor do Fs e funciona mais como um pistão.

No entanto, existem vários outros parâmetros a serem analisados, para podermos desenvolver um projeto de caixa adequado. Por exemplo caixas Horn, para baixas frequências, os dados do falante a ser analisados é o EBP, a FS, o QTS e o XMax. A EBP (Efficiency Bandwidth Product) é dado pela seguinte fórmula, (EBP = Fs / Qes). O  mínimo recomendado é um EBP acima de 100, e o ideal é a partir de 130. A FS do falante deve ser de no máximo 40hz, seu QTS menor que 0,4 e um Xmax generoso.

Para caixas Bass Reflex o ideal seria EBP entre 50 e 100, QTS entre 0.36 e 0.45.

Para caixas Seladas o EBP da abaixo de 50.

artsompb

artsompb

Sqtrio user, D.I.Y

• Membro Moderador
  • Cadastrado: 26/05/2009
Ótimo tópico , depois edito o post e aumento o conteúdo.

Estou mudando também o titulo , para escolha de falantes e caixas , pois está diretamente ligado e uma hora ou outra vai misturar.

Vítor Leite

Vítor Leite

novato

• Membro
  • Cadastrado: 14/01/2013
legal, me tirou algumas duvidas

Rui Junior

Rui Junior

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 08/02/2010
Eu nem sabia pra que servia Fs, Otimo Topico !

roquesantacruz

roquesantacruz

novato

• Iniciante
  • Cadastrado: 22/12/2012
Show...espero que mantenha o nível esclarecedor do primeiro post!

Monosound

Monosound

membro

• Membro
  • Cadastrado: 26/11/2012
otimo tópico,poderia fazer esclarecer mais sobre as caixas tambem, como seus nomess corretos e imagens da mesma, topico redferenciaa vou ler rias vezes hehehe

mauricio_schmitz

mauricio_schmitz

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 10/11/2011