Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
musicsom

ALTURA DA BOBINA

Recommended Posts

Ola, pessoal,,tava dando uma boa lida nos topicos sobre alturada bobina,,e li esse ultimo aqui http://autosom.net/artigos_user/artigo_20060926142437ArtigoBobinasRev.pdf,,,,,,,,,,,, no caso de uma bobina longa,,,desconta-se a altura da peça polar,,,e fica o mesmo numero de espiras tanto dentro, como fora do gap??,,se estiver entendido errado por favor me corrijam,,,é que esse negocio de altura de bobina, tem opinioes muito controversas,,entao a gente acaba ficando na duvida sobre certas coisas,,,mas agradeço a todos desde já,,,valew,,

Editado por musicsom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para falantes de grave o comum é descontar a altura da arruela superior, e dividir o que "sobra" por 2.

 

Por exemplo, bobina tem 20mm e arruela superior tem 5mm. 20-5 = 15. 15/2 = 7,5. Então fica 7.5mm acima da arruela superior.

 

Pra médios, onde a excursão não seja exatamente um problema, pode deixar 20 a 30% a mais para fora, pois a bobina fica no ponto de maior BL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende. O certo é conhecer o motor e as partes móveis.

 

Assimetria das curvas do BL, Kms (força x deslocamento da suspensao) e da Indutancia vao deslocar a bobina durante o uso resultando num offset.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok amigos,,entendi,,,entao esses 7,5mm seriam o X-max do falante??da pra precisar esse valor como X-max??,,ou ainda tem muitos outros parametros a se observar,,grato,,,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok amigos,,entendi,,,entao esses 7,5mm seriam o X-max do falante??da pra precisar esse valor como X-max??,,ou ainda tem muitos outros parametros a se observar,,grato,,,

 

Sim, este será seu x-max, desde que você tenha 7,5mm para os dois lados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para falantes de grave o comum é descontar a altura da arruela superior, e dividir o que "sobra" por 2.

 

Por exemplo, bobina tem 20mm e arruela superior tem 5mm. 20-5 = 15. 15/2 = 7,5. Então fica 7.5mm acima da arruela superior.

 

Pra médios, onde a excursão não seja exatamente um problema, pode deixar 20 a 30% a mais para fora, pois a bobina fica no ponto de maior BL.

 

Na real Kleber, se for utilizar o falante pra médios, é melhor utilizar uma bobina com enrolamento mais baixo e manter a simetria no posicionamento, pois sempre a parte do enrolamento que não trabalhar dentro do campo, não terá uma boa dissipação de calor e consequente queima prematura. Além do empecílio causado pela indutância maior da bobina, o que também prejudica a reprodução de frequencias mais altas.

É sempre a mesma regra:

 

Enrolamento mais alto = mais graves e menor sensibilidade

 

Enrolamento mais baixo = melhor resposta nas altas e maior sensibilidade, mas perde graves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Na real Kleber, se for utilizar o falante pra médios, é melhor utilizar uma bobina com enrolamento mais baixo e manter a simetria no posicionamento, pois sempre a parte do enrolamento que não trabalhar dentro do campo, não terá uma boa dissipação de calor e consequente queima prematura. Além do empecílio causado pela indutância maior da bobina, o que também prejudica a reprodução de frequencias mais altas.

É sempre a mesma regra:

 

Enrolamento mais alto = mais graves e menor sensibilidade

 

Enrolamento mais baixo = melhor resposta nas altas e maior sensibilidade, mas perde graves

 

Sandro, sim, quanto menor em relação à arruela, melhor. Porém a bobina, quando posicionada mais para fora fica numa região com maior BL (o BL não é linear no deslocamento, e seu ponto máximo é um pouco acima do centro), o que reduz, inclusive, a indutância. Não justifica usar uma bobina mais alta, mas justifica perder um pouco da x-max.

 

É um conceito "antigo", mas que foi bem explicado pelo H7, em um artigo que não estou encontrando. Acho que tenho salvo no trabalho. Quando achar posto aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok,,,muito boa as explicações,,bem claras,,,,observando aqui,,um ponto me intrigou,,,sobre a parte do enrolamento que nao trabalhar dentro do campo magnetico nao tera uma boa dissipação de calor, ok,,,e como consequencia sua queima mais rapida,,,,,tem aparecido falantes aqui pra recondicionar,,que tenho observado um ponto que me intrigou,,em alguns falantes a bobina estava queimada(torrada) da metade pra baixo,e a parte de cima intacta,,,,,,em outros casos o contrario,,da metade da bobina pra cima torrada e a parte de baixo intacta,,,,tem como identificar a possivel causa dessas queimas de bobinas de maneiras diferentes??, excesso de distorção?? ou excesso de potencia??afetariam de maneiras diferentes a bobina??,,no aguardo experts no assunto,,,,,,,grato mais uma vez,,,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente a parte inferior da bobina refrigera um pouco melhor, pela proximidade mais constante com o pino central. Agora, queimar apenas a parte inferior sem queimar a superior eu desconheço. Podem ser casos onde a bobina travou totalmente dentro do conjunto, e a parte de cima ficou melhor refrigerada por estar dentro do GAP (ponto onde ela tem melhor refrigeração).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok,,entendi,,,perguntei,,pois aconteceu algo comigo, dessa maneira,,peguei 4 snake de 1200rms pra fazer,,e ao abri-los me deparei com a bobina de todos eles,,torradas do meio pra baixo,,mas nao estava travado,,estava meio raspando,,,mas só observei e fiz o reparo,,,,,mas depois de 8 meses de uso o cliente voltou com os falantes parados novamente(fio da bobina partido,,,,resultado: o mesmo,,,as bobinas bem escurecidas(nao estavam torradas) na parte de baixo,,,,,achei muito estranho,,,mas nao consegui entender,,,e ate hoje esse misterio me intriga,,,,,,grato mais uma vez

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade essa parada de queimar apenas parte da bobina foi o que eu quis explicar. Ao contrário do que pensam, a parte dela que trabalha dentro da ferragem tem uma maior dissipação, justamente porquê as arruelas e pino central absorvem o calor dessa parte do enrolamento. Já a parte que escurece ou queima mais rápido, é a que fica fora da área de campo.

Essa queima pode ter diversos fatores, que pode ser distorção ou bobina mal posicionada. Em geral excesso de potência não causa esse tipo de problema, desde que seja uma potência limpa, com a bobina toda se movimentando linearmente dentro da ferragem a dissipação vai ser por igual, e a queima natural da bobina por inteiro ou em uma bobina mal construída, fatalmente irá soltar o enrolamento devido ao aquecimento e excesso de esforço. Já com distorção em níveis de potência menores, o conjunto não tem força pra se movimentar por completo, onde ocorre essa queima parcial.

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grandes aulas,,,,a causa realmente creio ser distorção,,,e pra complementar tive um contato com uma das grandes fabricantes de alto falantes,,e o técnico foi enfático: " É um indicativo claro de trabalho com sinal distorcido",,,parabens ao pessoal do forum,,sempre ajudando a gente,,,uma outra coisa que li num tópico, que acabou ficando sem a resposta, ( aliás acho que ja li quase todos he he),,,é sobre,,se eu colocar uma determinada bobina com suponhamos 30% do enrolamento pra fora,,terei um som "X",,,e seu eu pegar essa mesma bobina e colocar o enrolamento rente a peça polar,,terei diferenças no som(graves e agudos),,ou nada a ver,,,,valew,,,,galera,,,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerando que o BL e compliancia da suspensao são simétricos, se voce colocar a bobina fora de simetria vai gerar um componente DC na excursao do falante gerando muita distorcao.

 

Isso acontece já com muitos falantes, sem querer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok pessoal,,mais uma vez grato aos membros do forum,,,pela excelencia das respostas a ajuda que temos aqui,,,,,abraço,,,,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro tópico em muito tempo que tá valendo a pena observar.

 

Murilo, esse "offset" de deslocamento eu já notei em alguns falantes de baixo custo. Inclusive um deles é de uma fabrica conhecida nossa.Falantinho barato 700 watts PMPO carcaçinha de chapa, arruela estampada, sub de 70 pilas pro distribuidor. Suspensão de borracha e centragem bem molinha. Coloquei o bicho a excursionar na bridge de um 250, e era muito engraçado, pois a cada batida o cone descia, a bobina excursionava no Gap e depois quando tinha repouso do audio o cone subia de novo. Isso só era possivel notar porque a centragem estava bem molinha, alto CMS. Se fosse um falante travado , não daria pra perceber tanto, mas o audio ia ser uma "caca" igual.

 

Sempre gosto de ler artigos a cerca de montagem e projetos de falantes, e isso me ajudou de certa forma a uma melhor compreensão do funcionamento, eletrico, mecanico e acustico de um alto falante, e sempre existem alguns macetezinhos que só a pratica vai mostrando onde atuar.

 

 

Hoje em dia, o trabalho dos projetistas é bastante facilitado com o auxilio de softwares de simulação e modelagem através de elementos finitos, para prever o comportamento do campo magnetico por exemplo na arruela, coisa que há muitos e muitos anos atrás, era descoberto na marra na base da pratica , depois de muitas e muitas horas de usinagem de aço hehe.

 

Isso que o foco aqui foi apenas posicionamento de altura, sem falar dos artificios muito usados atualmente como os aneis de curto visando deixar a curva de impedancia mais plana e melhorar a resposta em altas frequencias.

 

 

Hoje também os fabricantes estão bastante preocupados com a questão da compressão dinamica, e dissipação termica, visto que os valores de potência aplicados aos alto falantes estão cada vez maiores e absurdos.

 

 

Vou continuar aqui de cantinho só lendo e observando. Seria interessante que o Yamane e o Renan Lopes pudessem dar uns pitacos aqui também, agregaria muito ao topico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressuscitando após 1 ano e 4 meses!!!

 

 

Pessoal, estou montando o meu Sub que havia descentralizado a bobina.

 

 

Medi a altura da bobina e deu 31mm.

 

 

Mas como medir de forma correta a arruela superior?

 

Pois eu coloquei a régua lá dentro e iluminei, mas é quase impossível de ter a medida fidedigna.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por fora do alto falante você pode medir a arruela, com uma régua, a não ser que o imã seja 'encapado', veja que ela aparece claramente nesta foto

 

 

xonz.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por fora do alto falante você pode medir a arruela, com uma régua, a não ser que o imã seja 'encapado', veja que ela aparece claramente nesta foto

 

 

xonz.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

Muito Obrigado!!!

 

 

Como sou cabaço... :|

 

 

 

Nem passou na minha cabeça em retirar a proteção do conjunto magnético.

 

 

 

 

 

Então, tirei a capa de borracha do conjunto magnético e medi as arruelas:

 

 

Arruela Superior 8mm

Arruela Inferior 9mm

 

 

Altura do enrolamento da Bobina:

 

. 31mm

 

Largura da Bobina

 

68mm

 

 

Então ficaria assim:

 

31 - 8= 23:2= 11,5mm

 

 

Este seria o valor que ficará fora da arruela superior???

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Subwoofer em questão é um JL áudio 12W6 (1 geração)

 

A potencia nominal dele é 300rms

 

Mas olha o tamanho do conjunto magnético:

 

157mm X 38mm (2x 19mm)

 

Bobina:

 

68mm X 31mm com fio bem grosso.

 

 

Comparando com diversos outros Subwoofers nacionais que declaram potencias de 500, 650 e 700rms e que eu já desmontei, o 12W6 é muito mais parrudão!!!

 

 

Já apliquei até 1.500rms nele durante 1 semana direto, mas acabou descentralizado a bobina...

 

 

 

O normal que eu utilizava ele era com um amp de 640rms e sempre de boa.

Editado por Baboo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas marcas contam mais 1/3 ou 1/4 da altura da arruela superior no calculo do Xmax, devido ao inevitável franjeamento das linhas de fluxo, que "pulam" por fora do gap. Isto geralmente bate com as normas que especificam que este valor de Xmax deve corresponder ao ponto em que a linearidade é afetada em 10% (distorção).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas marcas contam mais 1/3 ou 1/4 da altura da arruela superior no calculo do Xmax, devido ao inevitável franjeamento das linhas de fluxo, que "pulam" por fora do gap. Isto geralmente bate com as normas que especificam que este valor de Xmax deve corresponder ao ponto em que a linearidade é afetada em 10% (distorção).

 

Se todos que tralham com reforma de alto falantes e montagem tivesse o conhecimento que a galera demonstrou neste tópico, os alto falantes recondicionados seria de melhor qualidade que alguns de algumas marcas que temos no mercado [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Se todos que tralham com reforma de alto falantes e montagem tivesse o conhecimento que a galera demonstrou neste tópico, os alto falantes recondicionados seria de melhor qualidade que alguns de algumas marcas que temos no mercado [^]

 

Olha, se as pessoas soubessem usar araldite já teríamos serviços um pouco melhores. Não é muito raro encontrar piscinas de cola na montagem do falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade, o excesso de araldite nas proximidades da bobina diminui a sensibilidade do alto falante, além de alterar a resposta de frequência. Outro erro que vejo é na soldagem da cordoalha, não pode deixar solda na cordoalha na parte interna da carcaça, pois a solda com o tempo pode cortar a cordoalha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se todos que tralham com reforma de alto falantes e montagem tivesse o conhecimento que a galera demonstrou neste tópico, os alto falantes recondicionados seria de melhor qualidade que alguns de algumas marcas que temos no mercado [^]

 

Pois é, mas veja que acertar controle de qualidade de linha de produção é muito difícil, por conta de n fatores, enquanto o zé da esquina que tem muita prática "reconando" pode fazer serviço muito melhor na mão mesmo. Conheço pessoal que aplica cola em círculos quase perfeitos, hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas veja que acertar controle de qualidade de linha de produção é muito difícil, por conta de n fatores, enquanto o zé da esquina que tem muita prática "reconando" pode fazer serviço muito melhor na mão mesmo. Conheço pessoal que aplica cola em círculos quase perfeitos, hehe.

 

Eu já recondicionei e montei muitos alto falantes, mas aqui em minha região pelo menos, Cascavel, dificilmente tem bobinas e cones de qualidade. Tem que dar uma boa garimpada e encontrar um vendedor com muita paciência :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vixi, eu sempre caprichei :) no araldite! Gastava horrores nos subs.

 

Um que me chamou a atenção por vir bem pouca cola, foram os Nitros mais novos, na parte de cima da centragem com a bobina vinha pouca quantidade de araldite, e na parte inferior vinha com um pouco de cola de borracha preta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...