Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RIVERSALT

Sub Diy Questo Audio 12

Recommended Posts

Pessoal!

 

Posto aqui o meu projeto de sub residencial usando sub Questo Audio de12 bobina dupla 2ohms alimento por um mega power classe AB pura feito especialmente para subwoffer, um SA-700-II da Yazbek http://www.jyazbek.com.br/

 

Este power é espetacular estou sem palavras com a qualidade dele é muito mais do que o sub precisa, mas como potencia com qualidade nunca é D+ [-].

 

Este projeto de sub é para hometheater ambiente de 12m² uso muito para músicas tbém.

 

 

Algumas fotos:

SDC14469.JPG

 

Questo By River

SDC14471.JPG

SDC14472.JPG

 

Dutos no capricho.

SDC14474.JPG

 

Fiz umas chaminé para o power mas nem precisou ele só esquenta se vc abusar mesmo ou seja vc tem que querer ficar surto kkkkkkkkkk.

SDC14476.JPG

 

Alguns controles do power SA-700-II

SDC14481.JPG

 

Book RB81 com woofer de 8

SDC14495.JPG

 

 

Subwoofer de 10 x Diy de 12

SDC14512.JPG

 

SDC14508.JPG

 

Dutos de 3 modificados usando boca de corneta, apenas o final curvo dela.

SDC14281.JPG

SDC14279.JPG

 

 

Inicialmente o sub estava com 82 litros livres por que errei a mão na montagem da caixa oque deixou ela meio grande, o sub neste caso ficou com muito sub grave e pouco impacto e alta excursão, isso com 82 litros livres e 2 dutos de 3 por 31cm, hoje a caixa esta com 65 litros livres e dutos de 3 por 25cm, ganhei mais impacto nos graves e perdi subgraves e alguma extensão parece que ele ficou mais seco.

 

Devo dizer que a caixa esta totalmente forrada com feltro betumado e estou pensando em forrar total ou parcialmente com acrilon em busca de melhorar o subgrave e a extensão isso sem perder impacto, força.

 

Para isso busco ajuda por aqui alguma sugestão por não intenter muito bem essa questão de SPL x SUBgrave etc pelo pouco que vi aqui tbém se aplica a história do cobertor curto, cobre se aqui descobre se ali.

 

Preciso fazer um ajuste fino neste sub para que o mesmo renda o melhor possivel. :legal:

 

Abs.

 

River

Editado por RIVERSALT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como é o resto do teu sistema?

pode ser que parte do impacto tu possa buscar utilizando falantes tipo midbass, se tu faz uso de caixas DIY

 

achei que o pulo de 82 pra 65 foi muito grande, poderia ter ficado num intermediário

o ideal pra tentar "amaciar" a caixa é trabalhar com materiais que se iniciam com alta densidade (EVA) perto das paredes e terminam em materiais de baixa densidade (plumante) longe das paredes, em um processo de camada sobre camada (EVA > feltro betumado > manta acrílica de baixa densidade > plumante, por exemplo) deixando pouco volume de ar livre, só que o problema é que seria um processo de tentativa e erro

outra coisa é tentar ver a sintonia da caixa, modificar ela de acordo com o que o pessoal da Questo indicar (consulte com eles)

 

muito legal as fotos, parabéns pela iniciativa

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto custa um amplificador desses?

 

Brother

 

A versão SA-700-II de 750w = 1530,00 / SA-500-II de 500w = 1380,00

Link para os power:

http://www.jyazbek.com.br/advance-audio.php?linha=home-audio

 

 

como é o resto do teu sistema?

pode ser que parte do impacto tu possa buscar utilizando falantes tipo midbass, se tu faz uso de caixas DIY

 

achei que o pulo de 82 pra 65 foi muito grande, poderia ter ficado num intermediário

o ideal pra tentar "amaciar" a caixa é trabalhar com materiais que se iniciam com alta densidade (EVA) perto das paredes e terminam em materiais de baixa densidade (plumante) longe das paredes, em um processo de camada sobre camada (EVA > feltro betumado > manta acrílica de baixa densidade > plumante, por exemplo) deixando pouco volume de ar livre, só que o problema é que seria um processo de tentativa e erro

outra coisa é tentar ver a sintonia da caixa, modificar ela de acordo com o que o pessoal da Questo indicar (consulte com eles)

 

muito legal as fotos, parabéns pela iniciativa

:)

 

Cristiano

 

Obrigado pelos comprimentos, a caixa com 82 litros estava fazendo o woofer ficar bobo, excursionar muito e bater facil som rachado, eu passei isso para a Questo e o retorno foi o de diminuir bem o volume e foi isso que fiz.

 

Agora estou com um sub bem melhor mas que devido a qualidade do sub e o power muito forte aliais quero fazer um ajuste fino para aproveitar o melhor que a caixa possa me dar.

 

Como não intendo muito dessa questão de duto mais comprido e duto mais curto no meu (((achar))) eu posso atualmente forrar com acrilon aumentando virtualmente a litragem da caixa nos 10 a 15% que o povo fala e ver como fica caso os 65 litros atuais seja pouco o acrilon pode ajudar eu ((acho)).

 

Mas estou aberto a sugestão :legal:

 

valeu.

 

River

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não precisa do negrito, eu entendi! rsrsrs

:vts

 

atualmente a tua caixa está dentro dos limites indicados no manual?

se está, aí é só ajuste mesmo, não precisa fazer toooodo aquele trabalho que falei e só uma manta já deve funcionar

eu achei que tinha ficado muito grande antes e muito pequena depois

 

do JY eu comprei um PM1, que é pra chegar entre esta e a próxima semana

queria comprar o amplificador com cross ativo integrado (o CX-1, pra caixas ativas) mas por quase R$500 cada unidade :o , deixei de lado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano

 

Desculpe o negrito é mania mesmo de quem esta ficando cego O.O:vts

Acabei de receber e-mail da Questo dizendo para colocar acrilon nos dutos e ir testando variando a quantidade, a noite eu faço isso estou sem acrilon aqui.

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal :legal:

 

Fiz uns testes aqui com o sub usando sons de teste de 5 em 5hz e na faixa de 55hz e 50hz o sub faz tremer, vibrar, chocalhar tudo por aqui e com força, até meu corpo treme e vibra rotflmao.gif

 

Oque quer dizer isso?

Por que esse violência toda nestas frequências 55hz e 50hz?

 

Vi tbém que ele responde nos subgrave até 25hz que vc sente a força e presença dos graves, ja nos 20hz vc só escuta o sub se mover mas sem efeito nenhum, aos 15hz o sub ja começa a ficar bobo.

 

Fiz o mesmo teste com as Book RB81 ((woofer de 8)) e vi que elas respondem bem até 50hz / 45hz com bastante competência uso um par delas no meu hometheater link:http://www.klipsch.com/rb-81-ii-bookshelf-speaker

 

Bem oque preciso saber é oque quer dizer este grave violento do sub em 55hz e 50hz um grave demolidor igual de carro da galera, treme, treme.

Como estou na parte de ajuste fino preciso saber se isso é um dado relevante e como usar isso.

 

Valeu.

 

River

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da utilização deste tipo de madeira, dos dutos diferenciados e da integração com o amplificador

 

Vai investir em algum spike como pezinho da caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da utilização deste tipo de madeira, dos dutos diferenciados e da integração com o amplificador

 

Vai investir em algum spike como pezinho da caixa?

 

Estou usando uns pés de borracha, mas vou usar algo semelhante a spykes sim, valeu pelo tok das fotos já arrumei todas.

 

Sobre o acabamento, usei um tipo de formica em PVC vc compra por metro, ele tem os veios como se fosse madeira mesmo.

 

SDC14266.JPG

 

SDC14267.JPG

 

SDC14269.JPG

 

SDC14272.JPG

 

SDC14273.JPG

 

Uma fotinha do meu HT ainda em ajustes, desculpem a bagunça de fios.

 

SDC13923%2520%25282%2529.JPG

 

Essa TV de 60 polegas e meu presente para mim mesmo no meu quarto de 12m²

 

SDC13934%2520%25282%2529.JPG

 

 

 

Pessoal coloquei novas fotos no 1º post :legal:

Editado por RIVERSALT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito Show!!! parabéns!

A montagem ficou excelente!

 

Amigo, esqueci de perguntar, qual receiver vc esta utilizando?

 

Abrçs

Editado por jf.juan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

agora que vi as fotos novas fiquei curioso...

como tu compara o sub de 10 da Klipsh com o 12 da Questo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito Show!!! parabéns!

A montagem ficou excelente!

 

Amigo, esqueci de perguntar, qual receiver vc esta utilizando?

 

Abrçs

 

Brother eu uso um denon 4308ci.

 

denon_avr_4308ci.jpg

 

:rever1::+1

 

Valeu grande abraço.

 

agora que vi as fotos novas fiquei curioso...

como tu compara o sub de 10 da Klipsh com o 12 da Questo?

 

Não comparo são dois sub completamente diferentes ficaria tipo compara um gol bola com um trator, o SW-310 ele é selado com um sub de 10 + 2 radiadores passivos um de cada lado da caixa.

e um sub completamente diferente com proposta tbem diferente.

Só sei que o klipsch não rendeu no meu espaço aqui achei o mesmo muito fraco não tem oque espero de um sub.

 

Valeu.

 

River

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é o problema dos radiadores passivos, fazem a sensibilidade geral da caixa reduzir...

E quanto a musicalidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano

 

Para falar a verdade nada neste sub de 10 me agradou sou fan de um sub mais sub kkkkk

Gosto do lado mais emocionante da coisa.

 

Aliais vou repedir aqui a pergunta que fiz uns posts atras já que ninguem deu um pitaco.

 

Segue:

 

 

Fiz uns testes aqui com o sub usando sons de teste de 5 em 5hz e na faixa de 55hz e 50hz o sub faz tremer, vibrar, chocalhar tudo por aqui e com força, até meu corpo treme e vibra rotflmao.gif

 

Oque quer dizer isso?

Por que esse violência toda nestas frequências 55hz e 50hz?

 

Vi tbém que ele responde nos subgrave até 25hz que vc sente a força e presença dos graves, ja nos 20hz vc só escuta o sub se mover mas sem efeito nenhum, aos 15hz o sub ja começa a ficar bobo.

 

Fiz o mesmo teste com as Book RB81 ((woofer de 8)) e vi que elas respondem bem até 50hz / 45hz com bastante competência uso um par delas no meu hometheater link:http://www.klipsch.c...okshelf-speaker

 

Bem oque preciso saber é oque quer dizer este grave violento do sub em 55hz e 50hz um grave demolidor igual de carro da galera, treme, treme.

Como estou na parte de ajuste fino preciso saber se isso é um dado relevante e como usar isso.

 

Valeu.

 

River

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Parabéns espero em breve botar em prática um projeto semelhante ao seu...

 

Parabéns novamente, ficou irado demais...

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brother eu uso um denon 4308ci.

 

denon_avr_4308ci.jpg

Valeu.

 

River

 

Valeu! e que Rec ehm!!!! :rolleyes:

 

 

Cristiano

 

Para falar a verdade nada neste sub de 10 me agradou sou fan de um sub mais sub kkkkk

Gosto do lado mais emocionante da coisa.

 

Aliais vou repedir aqui a pergunta que fiz uns posts atras já que ninguem deu um pitaco.

 

Segue:

 

 

Fiz uns testes aqui com o sub usando sons de teste de 5 em 5hz e na faixa de 55hz e 50hz o sub faz tremer, vibrar, chocalhar tudo por aqui e com força, até meu corpo treme e vibra rotflmao.gif

 

Oque quer dizer isso?

Por que esse violência toda nestas frequências 55hz e 50hz?

 

Vi tbém que ele responde nos subgrave até 25hz que vc sente a força e presença dos graves, ja nos 20hz vc só escuta o sub se mover mas sem efeito nenhum, aos 15hz o sub ja começa a ficar bobo.

 

Fiz o mesmo teste com as Book RB81 ((woofer de 8)) e vi que elas respondem bem até 50hz / 45hz com bastante competência uso um par delas no meu hometheater link:http://www.klipsch.c...okshelf-speaker

 

Bem oque preciso saber é oque quer dizer este grave violento do sub em 55hz e 50hz um grave demolidor igual de carro da galera, treme, treme.

Como estou na parte de ajuste fino preciso saber se isso é um dado relevante e como usar isso.

 

Valeu.

 

River

 

Bom eu não manjo nd perto de MUITA gente aqui do forum, mas creio que seja por conta da cx e bem provável que a curva de resposta tenha um pico na casa dos 50hz.

Pra tirar a prova (não sei se vc manja, eu infelizmente não) tenta simular a cx p/ o sub no winSD ou Bassbox.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano

 

Para falar a verdade nada neste sub de 10 me agradou sou fan de um sub mais sub kkkkk

Gosto do lado mais emocionante da coisa.

entendi! :)

 

 

Fiz uns testes aqui com o sub usando sons de teste de 5 em 5hz e na faixa de 55hz e 50hz o sub faz tremer, vibrar, chocalhar tudo por aqui e com força, até meu corpo treme e vibra rotflmao.gif

 

Oque quer dizer isso?

Por que esse violência toda nestas frequências 55hz e 50hz?

frequência de pico da resposta, ora bolas!

não se preocupa, pra te matar, só se tivesse toda essa pressão em 7Hz (pior que dizem que mata mesmo! :o )

 

Vi tbém que ele responde nos subgrave até 25hz que vc sente a força e presença dos graves, ja nos 20hz vc só escuta o sub se mover mas sem efeito nenhum, aos 15hz o sub ja começa a ficar bobo.
quem diz que houve 20Hz é cachorro rsrsrs

sério mesmo, pra escutar, tem que ter um ouvido "tratado a pão de ló", sem nenhuma perda auditiva e ainda assim não é todo mundo mesmo, tem pessoas que simplesmente não escutam 20Hz, menos então, nem tem pq escutar, passa a ser tudo sensação sobre o resto do corpo (vibração, batidas no peito, etc)

não sei se aconselho deixar o sub com corte HP tão baixo e recebendo programa nesta faixa de 15Hz... tens que consultar a Questo sobre isso, pois vai depender de como foi construída e sintonizada a caixa pra saber se o sub não vai estar excursionando em demasia, podendo causar danos, ainda mais que tu usa um amplificador que entrega o dobro da potência nominal do falante

 

Fiz o mesmo teste com as Book RB81 ((woofer de 8)) e vi que elas respondem bem até 50hz / 45hz com bastante competência uso um par delas no meu hometheater link:http://www.klipsch.c...okshelf-speaker

 

Bem oque preciso saber é oque quer dizer este grave violento do sub em 55hz e 50hz um grave demolidor igual de carro da galera, treme, treme.

Como estou na parte de ajuste fino preciso saber se isso é um dado relevante e como usar isso.

use isso ao teu favor

se quiser uma resposta mais plana corte o sub LP por volta dessa frequência de 45 a 50 Hz e as caixas HP por volta desta mesma frequência

se o ataque te deixou feliz, então corta o sub um pouco mais alto

tem que testar aí pra ver o que te agrada mais

é normal falantes/caixas para graves terem este pico por volta dos 50Hz, justamente pq ele agrada, é nele que se sente a "batida" das músicas, a "pegada" delas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano

 

Valeu amigo vc me deu um pouco mais de luz na busca do melhor ajuste do sub no meu HT, estou em busca de um ajuste que deixe o sub com mais impacto seja em músicas ou filmes e gostei da resposta dele nestas frequências 55 e 50hz.

 

Bem passando as mesmas informações que postei aqui do teste a Questo a resposta foi essa:

 

A sua atual caixa está sintonizada em 35Hz.

 

O ideal seria fazer alguns testes auditivos variando a sintonia até 40Hz, para colocar um reforço na região dos 55Hz.

 

Tente diminuir o comprimento do duto para 17cm.

 

Curta e direta.

Vou ter que testar mas este ajuste bem consciente de que aqui se aplica a história do cobertor curto, cobre se a cabeça descobre se os pés :unsure:

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de ler este post do Kleberlpa Falando das baubos no tópico do Vinicius.

 

Pelo que vi, ele gosta muito de preenchimento... eu já não curto, exceto em vias de médio pra cima.

 

Já tentei muita coisa. Em gabinetes selados, o excesso de absorventes literalmente MATA a articulação dos graves. Em dutados pode trazer resultados negativos no reforço causado pelo duto, provocando até deficiências chatas na resposta.

 

Eu, particulamente, uso a caixa seca. Se tiver alguma ressonância, coloco alguma coisa. Se não, fica sem mesmo. O abuso dos absorventes aumenta o amortecimento da caixa em baixas frequências e altos níveis. Pode ter efeitos positivos, às vezes vem algum, mas eu não arrisco fazer esse colchão todo sem muita audição prévia do gabinete.

 

Isso me fez pensar muito aqui ja que como eu disse foi preciso reduzir o volume do sub e para isso usei um bloco de espuma das mais rigidas e depois forrei tudo com feltro betumado, ou seja ficou uma caixa bem amortecida, mas sera que vem o caso como o Kleber fala?

Mais uma coisa a se pensar.

 

Bem que o Kleber poderia dar uma ajuda aqui, mandei MP e nada.

Editado por RIVERSALT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adorei a sua idéia de juntar o duto + corneta, ficou muito bacana!

 

Cara, vc tem tudo isto de potência pro sub, não fica muito SPL pra um local pequeno?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso me fez pensar muito aqui ja que como eu disse foi preciso reduzir o volume do sub e para isso usei um bloco de espuma das mais rigidas e depois forrei tudo com feltro betumado, ou seja ficou uma caixa bem amortecida, mas sera que vem o caso como o Kleber fala?

só testando pra saber!

 

Adorei a sua idéia de juntar o duto + corneta, ficou muito bacana!

ahm? não entendi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Riversalt

 

Pelo fato do duto ser plástico ele vibra (pelo fator da ressonância) e pode gerar algumas perdas (Não sei significativas)...

 

Tem um tópico que fala sobre tratar o plástico pra diminuir essas perdas:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=182079

 

Pode ser interessante... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adorei a sua idéia de juntar o duto + corneta, ficou muito bacana!

 

Cara, vc tem tudo isto de potência pro sub, não fica muito SPL pra um local pequeno?

 

E não é que o duto Diy ficou massa mesmo, achei lindão o resultado final sem falar que deu zero de ruidos.

A grande potencia ajuda muito na qualidade dos graves visto que o power é de qualidade e quase zero de distorção, aqui se aplica a velha historia que diz não é porque vc tem uma ferrari que vc só vai viver nos 300 :vts

Valeu

 

 

só testando pra saber!

 

ahm? não entendi

 

Cristiano

 

Eu comprei um par de dutos de 3 normal que se compra por ai e um par de cornetas cortei das cornetas a parte final delas onde é a boca, esta parte eu juntei ela aos dutos soltando plástico com plástico aredondei as bordas e depois dei acabamento com massa e por fim pintura.

 

SDC14474.JPG

SDC14281.JPG

 

 

Riversalt

 

Pelo fato do duto ser plástico ele vibra (pelo fator da ressonância) e pode gerar algumas perdas (Não sei significativas)...

 

Tem um tópico que fala sobre tratar o plástico pra diminuir essas perdas:

http://autoforum.com...howtopic=182079

 

Pode ser interessante... :legal:

 

Opa valeu vou dar uma lida depois :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...