Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ScuLt

Projeto som do quarto, com Peerless 7" HDS e Fulls Eastech 3"

Recommended Posts

Pessoal, a algum tempo atras, tinha no quarto um Conjunto da marca Edifier, modelo S330. O som era bem legal, 2 torres com 1 full de 2' + tweeter de 1" + subwoofer de 6" em box dutado. A qualidade era legal, mas quando aumentava um pouco mais, o sistema dava uma falhadinha. Até mesmo pela potencia, cada full tinha 18W e o subwoofer 36W.

 

Acabei vendendo o mesmo para investir no som do carro e durante algum tempo fiquei apenas com o som dos fones

 

Em algumas conversas com meu instalador, ele topou tentar montar algo desse tipo, em ajudando mesmo, para ver o resultado. A primeira coisa que fiz, foi tirar a poeira dos Peerless que usava no siena e ir atras do manual dele.

 

Fiz a caixa, conforme o manual para os 2 falantes, e ficou com 20 litros, 2 dutos de 4cm diâmetro x 9cm de comprimento. Acabei, por vacilo, não fazendo a divisão interna das câmaras dos falantes. Acabei comprando também os fulls do Home theater que temos aqui em casa, é um modelo HTS 3450 da Philips. A marca é Eastech, e pelo que parece ela fornece falantes para varias marcas também.

 

Para tocar tudo isso, usamos um tutorial para pegar uma fonte de computador, e usar como fonte de energia. Cortamos todos os fios desnecessários, e usamos apenas o fio branco, verde, preto e amarelo, e fizemos aquela FAMOSA gambiarra... Soldamos a pontinha dos fios em forma de 2 perninhas para encaixar no amplificador.

 

Os testes preliminadores, e até pouco tempo antras que estava sendo usando, foram feitos um amplificadore Taramps TS 300x4. 2 canais tocando os Fulls, com corte HP 80Hz e LP 80Hz para os Peerless. Esses cortes são fixos

 

Agora, fotos

 

Aqui os mids, logo quando chegaram:

th_midpeerless2-1.pngth_midpeerless1-1.png

 

Aqui, os fulls:

th_DSC01711-1.jpgth_DSC01710.jpgth_DSC01708-1.jpg

Acabei de tirando essa "proteção" pois ela estava feia e troquei a fiação original por uma um pouquinho mais grossa...

 

Fonte de PC, "normal":

th_2012-07-15192853.jpgth_2012-07-15192903.jpg

 

A caixa, já com os Peerless:

th_2012-07-15200532.jpgth_2012-07-15200548.jpgth_2012-07-15200613.jpg

 

 

Como voces podem ver, a caixa na parte de tras tá rabiscada e tal, é por que ficava tudo pregado ali direto, o amplificador e fonte de PC.

 

A ligação era feita com 2 cabos Y, sendo 2macho->1femea, e a partir disso, usava um cabinho xing ling p2>2rca para ligar no Pc e iPod.

 

Abaixo, vou postando as proximas ideias, que ja estão em execução...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora, as novas ideias.

 

Como a fonte de PC era algo provisorio e o Taramps era do meu instalador, resolvi que ia investir um pouquinho mais nisso mesmo e fazer a parada direito.

 

Comprei uma fonte "de verdade", com 29A. Ela tem ajuste de tensão de saida e é bivolt na entrada. Na saida, vai de 9 até 14V. E peguei um cabo P2->2RCA mais reforçado tambem, com conectores melhores. Além disso, comprei tambem um BBuster 1600GLm para fazer a ligação de tudo.

 

th_2012-07-15195706.jpgth_2012-07-15195725.jpgth_2012-07-15200108.jpg

 

O amplificador ja foi comprado mas ainda não chegou, quando chegar, vou colocar aqui as fotos.

 

A ideia agora é fazer uma outra caixa, e colocar tudo centro da propria caixa: amplificador e fonte. O problema é que não sei como vai ficar isso... o acionamento vai ser feito por uma chave tipo tic tac, mas um pouco maior e luminiosa, como essa: http://www.cinestec.com.br/ecommerce22/banco_de_imagens/F16390g.jpg

 

Na caixa, vou utilizar 1 par de alças e pezinhos para nao tocar diretamenteo no chão, seguem os links:

Pézinho: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427631467-pezinho-p-caixa-acustica-28mm-4-pecas-_JM

Alça: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242913045-alca-para-caixa-acustica-selada-grande-permak-_JM

 

Agora, as duvidas:

 

A ideia, é fazer um caixa maior, e dentro dela fazer algumas compartiamentos: camara separada para cada midbass, lugar para o amplificador e lugar para a fonte. O problema no caso, seria a ventilação. No caso então, o voces acham que sair melhor: Fazer a caixa mais alta (hoje ela tem 28 cm de altura bruta), ficando com cerca de 38cm total ou alongar na profundidade dela, colocando o amplificador e fonte no fundo, "em pé"?

 

Eu pensei em usar coolers de computador mesmo, que consomem cerca de 0.15A, no caso usaria 2, tirando o ar quente deste compartimento caso ele fosse totalmente fechado.

Outra opção seria deixar, em qualquer das hipoteses, as laterais vazadas, para circulação e acesso ao compartilhamento para alguma regulagem ou coisa do tipo.

 

Outra duvida é no revestimento. Meu amigo instalador havia falado de usar Bate Pedra pra pintar tudo, e eu havia pensado em algum tecido, como a foto da face dessa caixa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242078792-caixa-dutada-trio-com-sub-bassline-12-650w-tweeter-driver-_JM alguem sabe qual é o tecido? acho que é courvin perfurado, certo? e a ideia era levar numa tapeceria para fazer as costuras, tudo bonitinho mesmo.

Editado por ScuLt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, peguei mais algumas coisas ontem em Santo Amaro:

th_2012-07-17142107.jpg

 

Peguei cabo e conector para ligar a fonte na tomada, terminais garfo, uma chave tic tac luminosa vermelha quando está ligada, os pezinhos e as alças.

 

Acabei escolhendo uma alça menor pois a outra era tipo gigante, ia ficar do tamanho da lateral da caixa...

 

Acredito que essa semana ainda chegue o amplificador BBuster 1600GL.

Editado por ScuLt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 3 fontes dessas mas tome cuidado torrei uma dessa no bbuster 1600 (claro sentei o dedo no volume) mas pra um home ela aguenta o tranco tranquila nao rola uma lt para os peereles?

 

 

acompanhado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Andretti, o problema da LT é o espaço, ainda mais pra 2 desses, entende?

 

O quarto é bem pequeno, e como voce disse, nao pretendo sentar o dedo no negocio não... O amplificador, pelas minhas contas, vai consumir cerca de 330W. Os canais da frente vão tocar em 4 ohms liberando cerca de 65W e os traseiros em bridge mandado os 200W mesmo, então acredito que ficque tranquilo.

 

O que voce tocava nessa fonte? ligava elas para somar as correntes, chegando a quase 60A?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não na epoca estava com uma fonte só, liguei uma senoide de 30hz mto alto :banghead , ma que chaqualhou a casa inteira chaqualhou hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa mas ai tambem ein? AHAHAHAA o meu vai ser pra ouvir musica mesmo, nada de bass test ou senoide cara hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HAHAHA mas na verdade era musica mas era esses rap gringo que usam senoide pura nas faixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gucci s bitch- gucci mane a caixa descia muito era pra low bass, mas quanto a fonte da pra comprar direto da china no ebay procurem por swicth power supply 10a 20a 30a enfim a amperagem desejada pra vcs terem ideia paguei 50REAIS em cada de 30a hje esta mais cara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo me diz aí, essa fonte que você comprou ela deu interferencia no módulo? To perguntando pq a usina spark q eu tenho tá dando uma baita ruído, to pensando em pegar uma dessa aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu ainda não instalei ela, então não sei lhe informar... Acredito que o Andretti possa lhe responder melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, segue o projeto da caixa:

th_scan60-1.jpg

 

a parte frontal será sem emendas ou cortes, e as linhas pontilhadas são divisões internas.

 

No fim das contas, ficou com 50 de largura, 39 de altura e 29 de profundidade. Para os falantes, tem cerca de 11,5L internos, e estou tentnado ver de ao inves de 19,5, abaixar para 18,5 cm, para ficar com 10,95L, proximo aos 10L recomendado pelo manual. Porem acredito que como não dará muita diferença, será assim mesmo.

Editado por ScuLt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo me diz aí, essa fonte que você comprou ela deu interferencia no módulo? To perguntando pq a usina spark q eu tenho tá dando uma baita ruído, to pensando em pegar uma dessa aí.

não da ao contrario das ATX

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, segue o projeto da caixa no Google Sketchup.

 

A parte dos puxadores não vai ter aquele volume todo, era só pra eu ter uma ideia de onde colocar e nao pegar no mid.

A face esquerda terá exatamente o mesmo desing na direita, só não fiz por pura preguiça mesmo hehehe

 

th_caixa4.pngth_Caixa3.pngth_Caixa2.pngth_caixa1.png

 

O Bbuster tambem já chegou, vou ver se consigo tirar umas fotos dele hoje a noite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...