Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
kanei

Montando Som para o PC

Recommended Posts

Boa tarde Galera, tenho mais atividade na parte de Trio, porém estou afim de montar alguma coisa pra por no meu PC, nao tenho base nenhuma sobre como fazer isso, pelo que tenho visto e lido pretendo usar isso aqui, porém, nao sei se precisa de mais alguma coisa e como faz, mais isso depois vou pesquisando pegando dicar e vamos dando um jeito de fazer...

 

A principio pensei em:

 

1 - Steel 15/400rms (ou outro falante com menor potencia porém de 15", para nao passar fome na 250.2)

1 - SD250.2

1 - player (nao sei se tem nececidade do mesmo)

# - fiação(nao sei o que precisa

1 - Fonte, vejo muitos projetos com fonte não sei a real nececidade, ou a função.

 

Acho que é isso, fico no aguardo de dicas, sugestões e explicações.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos la então

a fonte, qualquer fonte atx ou at já server, de preferencia uma de uns 500w reais ou varias fontes "comum" (até mesmo uma só ja serve)

Player, se você quiser usar pode se não quiser não precisa, ja que da pra liga os RCA no pc.

 

fiação é a fiação normal que se usa pro carro, acho que voce ja deve saber...

 

a fonte é para alimentação do modulo

 

e a instalação é normal, nas fonte atx que usava tinha um fio azul que era um negativo forte bagarai, ele junto com o amarelo dava 18v e com o vermelho dava 14,8v(quando você liga ele cai para 13v) eu usava ele para alimenta, mais voce pode usar o fio amarelo com o preto q da 13v(quando voce liga cai pra 12,5)

pega um multimetro e sai batendo nas ponta da fonte, tem umas saídas que são mais forte.

 

se presciza de mais alguma coisa só fala :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos la então

a fonte, qualquer fonte atx ou at já server, de preferencia uma de uns 500w reais ou varias fontes "comum" (até mesmo uma só ja serve)

Player, se você quiser usar pode se não quiser não precisa, ja que da pra liga os RCA no pc.

 

fiação é a fiação normal que se usa pro carro, acho que voce ja deve saber...

 

a fonte é para alimentação do modulo

 

e a instalação é normal, nas fonte atx que usava tinha um fio azul que era um negativo forte bagarai, ele junto com o amarelo dava 18v e com o vermelho dava 14,8v(quando você liga ele cai para 13v) eu usava ele para alimenta, mais voce pode usar o fio amarelo com o preto q da 13v(quando voce liga cai pra 12,5)

pega um multimetro e sai batendo nas ponta da fonte, tem umas saídas que são mais forte.

 

se presciza de mais alguma coisa só fala :legal:

 

Eu uso uma de 650Watts reais no meu PC, e tenho uma sobresalente de Watts nominais, essa serve?

Fiação normal que você diz, é de amps pro falantes, essas coisas né?

O rca vc diz colocar direto na saida de audio do pc, pra nos amps?

Essas pontas que você diz na fonte como são feitas? vc corta os fios que alimentação que vem na fonte?

Editado por kanei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1-Eu uso uma de 650Watts reais no meu PC, e tenho uma sobresalente de Watts nominais, essa serve?

2-Fiação normal que você diz, é de amps pro falantes, essas coisas né?

3-O rca vc diz colocar direto na saida de audio do pc, pra nos amps?

4-Essas pontas que você diz na fonte como são feitas? vc corta os fios que alimentação que vem na fonte?

Numerei as questão pra responde, vamos la então:

1- A fonte do seu pc nem sonha em usa para coloca no som, essa de Watts nominais ja server, mais quanto mais alimentação melhor né

2- Fiação normal igual de carro, pensa que a fonte é a bateria.

3- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220704942-cabo-p2st2rca-ponta-ouro-180m-cod-1027-_JM simplesmente esse, uma lado no pc e outro no modulo

4- essas "pontas" são os fio, os plug da fonte...Obviamente que você terá q corta os fio do plug para ligar no rca, mais antes de corta fio errado coloca os rca nos plug pra ve qual da 12v,13v,14v

 

Agora tem que ve se dua fonte é aquela chaveada ou AT

tanto fais uma ou outra, só o esquema para faze ela lifa sem ta ligado no pc que muda, qualqé coisa posta uma foto da sua fonte e do chicote dela q ja te falo como que fais, qualqé coisa add msn ai que te explico melhor Vitorcrauss@hotmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu usar uma bateria pra alimentar o sistema? como como fazer fonte AT ou ATX carregar essa bateria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara,

 

ao invés de usar essa gambiarra de fonte de pc , com aquele monte de fio espalhado...(correndo risco de pegar fogo na casa kkkkkkkkkk )

 

 

porque não usa uma dessa?

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227377420-fonte-automotiva-gilsom-acdc-compact-ultra-power-30a-_JM

 

bem mais confiável e já funciona de boa no sd250.2

 

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu usar uma bateria pra alimentar o sistema? como como fazer fonte AT ou ATX carregar essa bateria?

boa manolo até tem mais...ai jão não sei como funciona

um veis fui carrega uma bateria que tava zerada e acabei queimando a fonte, não sei como mais veio corrente da bateria pra fonte e deu curto

 

creio que uma fonte automotiva seria exagero só pra uma SD250, mais sei la se vc tive uma parada por ai é uma boa ideia usa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara,

 

ao invés de usar essa gambiarra de fonte de pc , com aquele monte de fio espalhado...(correndo risco de pegar fogo na casa kkkkkkkkkk )

 

 

porque não usa uma dessa?

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227377420-fonte-automotiva-gilsom-acdc-compact-ultra-power-30a-_JM

 

bem mais confiável e já funciona de boa no sd250.2

 

 

Valeu!

 

Eu estava de olho nessa, sera se vale?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224423255-fonte-chaveada-estabilizada-12v-29-amperes-ideal-para-cftv-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Serve perfeitamente.. vendi uma igual a essa para um amigo, e ela é muito boa até pra som, vale muito a pena mesmo. Agora, se não quiser gastar tanto, pega 3 fontes AT ou ATX e coloca em série, fornecendo 15v, é o melhor Custo x Benefício, não sai 30 reais e você pode ter até mais de 30A por 15v.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Serve perfeitamente.. vendi uma igual a essa para um amigo, e ela é muito boa até pra som, vale muito a pena mesmo. Agora, se não quiser gastar tanto, pega 3 fontes AT ou ATX e coloca em série, fornecendo 15v, é o melhor Custo x Benefício, não sai 30 reais e você pode ter até mais de 30A por 15v.

 

O problema é fazer essa gambiarra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é fazer essa gambiarra.

mais facil q anda de bike [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver $$ eu iria naquela fonte chaveada fácil fácil, além de que tem chave seletora de 10v e 14v, podendo deixar em 14v tirando melhor rendimento do SD !

 

Já 3 fontes em série, é um bom CxB, mas fica uma gambiarra chata, digo assim, se ter paciência pois é emendar fio aqui, emendar fio ali, vai ter que proteger as fontes, pois as carcaça não podem ficar juntar pra fechar curto etc...

 

Além de que a corrente não vai somar, ou seja vai predominar apenas seus 10 a 15ah de fonte genéricas comum !

 

Se for 3 fontes ATX, puxe todos os cabos pretos e emenda pra forma apenas um cabo, e pegue todos os cabos vermelhos e emende pra forma apenas um cabo, ligue o fio preto com o verde para dar start na fonte ou pode colocar um disjuntor ali !

 

Tem o cabo cinza que é o cabo que informa ao pc que a fonte está em perfeitas condições, como não vai utilizar o pc, pode colocar um led pra ver os status da fonte !

 

Isole, ou corte os fios que não utilizará !

 

Bom, os cabos vermelhos são os de 5v, mas 5v não alimentar o ampli, então se vai fazer o mesmo procedimento com mais 2 fontes, e se possível mais idêntica que puder, e pegue os cabos ligue em série, pra somar a tensão que ficará nos 15v

 

Sempre monitore com um multímetro a voltagem, pois já vi casos de a tensão subir para os 18v, e se ligar o ampli em 18v, poderá queimar ele e trazer mais prejuízo !

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tenho um projeto em mente parecido com o seu .. Usando um SD250 em tri-mode tocando um Woofer de 15" , um driver e um Twitter .. A fonte tenho uma parada aki de 30ah que leva de boa o SD250 .. Boa sorte ae no projeto !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver $$ eu iria naquela fonte chaveada fácil fácil, além de que tem chave seletora de 10v e 14v, podendo deixar em 14v tirando melhor rendimento do SD !

 

Já 3 fontes em série, é um bom CxB, mas fica uma gambiarra chata, digo assim, se ter paciência pois é emendar fio aqui, emendar fio ali, vai ter que proteger as fontes, pois as carcaça não podem ficar juntar pra fechar curto etc...

 

Além de que a corrente não vai somar, ou seja vai predominar apenas seus 10 a 15ah de fonte genéricas comum !

 

Se for 3 fontes ATX, puxe todos os cabos pretos e emenda pra forma apenas um cabo, e pegue todos os cabos vermelhos e emende pra forma apenas um cabo, ligue o fio preto com o verde para dar start na fonte ou pode colocar um disjuntor ali !

 

Tem o cabo cinza que é o cabo que informa ao pc que a fonte está em perfeitas condições, como não vai utilizar o pc, pode colocar um led pra ver os status da fonte !

 

Isole, ou corte os fios que não utilizará !

 

Bom, os cabos vermelhos são os de 5v, mas 5v não alimentar o ampli, então se vai fazer o mesmo procedimento com mais 2 fontes, e se possível mais idêntica que puder, e pegue os cabos ligue em série, pra somar a tensão que ficará nos 15v

 

Sempre monitore com um multímetro a voltagem, pois já vi casos de a tensão subir para os 18v, e se ligar o ampli em 18v, poderá queimar ele e trazer mais prejuízo !

 

[]-[]

 

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tenho um projeto em mente parecido com o seu .. Usando um SD250 em tri-mode tocando um Woofer de 15" , um driver e um Twitter .. A fonte tenho uma parada aki de 30ah que leva de boa o SD250 .. Boa sorte ae no projeto !

 

Boa sorte pra você tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A grande dúvida esta no Woofer , to pensando nos Over 550w , Voicer , Spyder Trio ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A grande dúvida esta no Woofer , to pensando nos Over 550w , Voicer , Spyder Trio ..

 

eu tava vendo uns TMK de 15" 80rms, mais acho que é furada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver $$ eu iria naquela fonte chaveada fácil fácil, além de que tem chave seletora de 10v e 14v, podendo deixar em 14v tirando melhor rendimento do SD !

 

Já 3 fontes em série, é um bom CxB, mas fica uma gambiarra chata, digo assim, se ter paciência pois é emendar fio aqui, emendar fio ali, vai ter que proteger as fontes, pois as carcaça não podem ficar juntar pra fechar curto etc...

 

Além de que a corrente não vai somar, ou seja vai predominar apenas seus 10 a 15ah de fonte genéricas comum !

 

Se for 3 fontes ATX, puxe todos os cabos pretos e emenda pra forma apenas um cabo, e pegue todos os cabos vermelhos e emende pra forma apenas um cabo, ligue o fio preto com o verde para dar start na fonte ou pode colocar um disjuntor ali !

 

Tem o cabo cinza que é o cabo que informa ao pc que a fonte está em perfeitas condições, como não vai utilizar o pc, pode colocar um led pra ver os status da fonte !

 

Isole, ou corte os fios que não utilizará !

 

Bom, os cabos vermelhos são os de 5v, mas 5v não alimentar o ampli, então se vai fazer o mesmo procedimento com mais 2 fontes, e se possível mais idêntica que puder, e pegue os cabos ligue em série, pra somar a tensão que ficará nos 15v

 

Sempre monitore com um multímetro a voltagem, pois já vi casos de a tensão subir para os 18v, e se ligar o ampli em 18v, poderá queimar ele e trazer mais prejuízo !

 

[]-[]

 

Normalmente só fontes muito vagabundas mesmo tem uma amperagem* abaixo de 25A na linha de 5V, comprei 5 fontes com 45A na linha de 5V, paguei baratinho, fiz uns testes e consegui com uma resistência ~35A em 15V nelas, com uma margem de segurança boa.

 

Agora uma fonte chaveada de LED como essa é muito mais fácil de trabalhar.. infinitamente melhor :legal:

Editado por arthur8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tava vendo uns TMK de 15" 80rms, mais acho que é furada

 

Fóda achar um woofer nessa faixa de potência que desce legal , a maioria é mais médio do que grave ..

Os Over 550 tirei fora da lista , para tocar graves precisa de uma caixa imensa ! Voicer e Spyder trio se acha pouca coisa a respeito ..

Oque se encaixaria para mim seria os Street Bass , más ta muito caro ..

 

Olhe só este woofer : Clique aqui

 

Alguém que saiba analisar parâmetros poderia dar uma opinião ?

Editado por R&N@N

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa!!!

meu módulo ta puxando muita carga e to querendo ligar mais de uma fonte, é so juntar os fios amarelo das fontes, e fazer um só?

 

como voce ta fazendo ARTUR8 ?

 

vlw ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa!!!

meu módulo ta puxando muita carga e to querendo ligar mais de uma fonte, é so juntar os fios amarelo das fontes, e fazer um só?

 

como voce ta fazendo ARTUR8 ?

 

vlw ai

amarelo com amarelo e preto com preto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa!!!

meu módulo ta puxando muita carga e to querendo ligar mais de uma fonte, é so juntar os fios amarelo das fontes, e fazer um só?

 

como voce ta fazendo ARTUR8 ?

 

vlw ai

 

Se for 2 fontes ou mais de 3, faz em paralelo como o amigo acima disse, se forem 3, só ligar em série, como ensina nesse vídeo:

;)

Editado por arthur8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente só fontes muito vagabundas mesmo tem uma voltagem abaixo de 25A na linha de 5V, comprei 5 fontes com 45A na linha de 5V, paguei baratinho, fiz uns testes e consegui com uma resistência ~35A em 15V nelas, com uma margem de segurança boa.

 

Agora uma fonte chaveada de LED como essa é muito mais fácil de trabalhar.. infinitamente melhor :legal:

Nossa não sabia que conseguia-se uma corrente boa assim na linha 5v ! Mas você acha que não seria melhor utilizar a linha 12v em paralelo, com carga nos 5v, usando uma resistência ?

 

Fóda achar um woofer nessa faixa de potência que desce legal , a maioria é mais médio do que grave ..

Os Over 550 tirei fora da lista , para tocar graves precisa de uma caixa imensa ! Voicer e Spyder trio se acha pouca coisa a respeito ..

Oque se encaixaria para mim seria os Street Bass , más ta muito caro ..

 

Olhe só este woofer : Clique aqui

 

Alguém que saiba analisar parâmetros poderia dar uma opinião ?

Já pensou nos oversound steel insanno ST800 ? Parecem que são legais e custa uns 180$ cada ! Tem 400W 15"

 

Aqui:

http://*****.com.br/detalhes.produto.asp?id_produto=626&voltar=busca.asp?id_categoria=23

 

Pena que acabou o estoque pois se não me engano semana passada ainda tinha, só que acho que em breve virá mais !

 

Obs: substitua os asteríscos (*****) por S O M S C

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera!

 

Sou novinho aqui e nw sei se isso que estou fazendo eh certo, se nw me desculpem!

 

Preciso de ajuda pois estou montando um projeto com dois pares de Quadrixiais 5" H-Buster QB5040 55W RMS 4 Ohms e um Subwoofer Hurricane de 10" 300W RMS, bobina dupla 2x4 Ohms, SPL 92 dB, Bobina 1,5", Cone PP, que atinge frequências de 20 - 4000hz, pretendo colocar esses Quadrixiais e o Subwoofer em um modulo B-Buster 1500 GL Potência total PMPO: 1500 Watts Potência RMS: 4 canais de 136 Watts RMS @ 2 ohms ou podendo ser ligado nas diversas configurações abaixo:

4 canais de 80 Watts RMS @ 4 ohms ou

1 canal de 240 Watts RMS @ 4 ohms (BRIDGE) 2 canais de 80 watts RMS

1 canal de 240 Watts RMS @ 4 ohms (BRIDGE) 2 canais de 120 Watts RMS

2 canais de 240 Watts RMS @ 4 ohms (BRIDGE)

Impedancia mínima: 2 ohms por canal em estereo ou 4 ohms por canal.

 

Estou pretendendo colocar esses equipamentos em um quarto, sendo quatro caixas de voz (uma p/ cada canto) e uma de grave (no chão), agora pergunto qual modelo e medidas devo tomar ao fazer o conjunto de voz?

Qual o modelo e medidas devo tomar ao fazer a caixa de grave?

Selada? Dutada? Band pass 4a ou 6a ordem?

Lembrando que quero uma caixa de grave não muito grande (tamanho razoável) mais com alta fidelidade em baixas frequências.

 

Te peço encarecidamente ajuda pois sou iniciante no assunto e não sei o que fazer!

 

Desde já agradeço pela atenção!

 

Att.

 

 

T+ Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa não sabia que conseguia-se uma corrente boa assim na linha 5v ! Mas você acha que não seria melhor utilizar a linha 12v em paralelo, com carga nos 5v, usando uma resistência ?

 

 

Olha viepper, cada caso é um caso! Por exemplo, no meu SET eu utilizo uma bateria, nesse caso eu preciso de uma voltagem igual ou maior que 13.8v para carregar ela, e nesse caso os 15v das fontes são o ideal, delas eu passo para um Controlador de Carga (Unitron), e carrego minhas baterias e alimento o som. Sem falar que com uma voltagem mais alta, temos um melhor rendimento do módulo (um bom exemplo é o sd250.2, que em 15 volts, fornece 300w).

 

Agora, caso não se utilize bateria no sistema, o ideal é utilizar apenas fontes, aí eu recomendo SIM utilizar a linha de 12v apenas, com uma resistência na linha de 5v como você disse, pois assim podemos ligar quantas fontes for preciso em uma ligação em paralelo. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...