Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
wasdyn

Pneus mais largos na frente - carros

Recommended Posts

Olá, eu gostaria de saber por que não se costuma colocar pneus muito largos nas rodas dianteiras dos carros. Percebo isso mais em carros de tração traseira, onde os pneus traseiros têm uns 275 mm e os dianteiros 225 ou 235 mm.

Sei que os pneus mais largos atrás vão dar maior aderência (no caso da tração traseira), tornando mais difícil as rodas girarem em falso (cantar pneu) numa arrancada, por exemplo, mas por que não colocar pneus largos assim também na frente? Atrapalha em algo na dirigibilidade, na hora de esterçar? Ajuda em algo? Ou é neutro, nem ajuda nem atrapalha?

E no caso de carros com tração nas quatro rodas (Impreza WRX por exemplo, que possui, se não me engano, pneus de 245 mm na dianteira e traseira), pode-se colocar pneus mais largos tanto na dianteira quanto na traseira (275 mm, por exemplo) ou a dirigibilidade será afetada?

 

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os carros que possuem pneus largos na traseira, tem muito mais potência do que os carros de tração traseira. Na verdade não existe superesportivo de tração dianteira, apenas 4x4. Mesmo assim, um carro 4x4 na arrancada desloca seu peso para a traseira, tornando essa muito mais importante que a dianteira neste caso.

 

Se tu aumentares a largura do pneu sem necessidade extrema, tu vai aumentar o atrito na dianteira com consequente aumento de combustível e maior peso pra esterçar a direção, além de aumentar o esforço na suspensão.

 

 

Carros de arrancada usam SIM pneus mais largos na dianteira, pois nesses carros a tração é o que importa, então é necessário o máximo de atrito pra obter-se o máximo de aderência na parte da frente. Esses carros, ao contrário de superesportivos possuem pneus bem largos na dianteira, e pneus "de bicicleta" na traseira.

 

Veja por si mesmo:

 

carraro.jpg

 

 

 

Espero ter ajudado

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Henreique

 

Entendo, mas neste caso o carro é um dragster (de tração dianteira), só anda em linha reta. No caso de um carro da stockcar, por exemplo, como é o dimensionamento dos pneus (frente/trás)?

 

Mas acredito que o principal você respondeu ("se tu aumentares a largura do pneu sem necessidade extrema, tu vai aumentar o atrito na dianteira com consequente aumento de combustível e maior peso pra esterçar a direção, além de aumentar o esforço na suspensão").

 

Obrigado.

Editado por wasdyn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em geral:

 

Pneus mais largos aumentam a tração e melhoram em curvas. Pioram o desempenho hidrodinâmico (aquaplana mais fácil) e aumentam a dificuldade de rolagem (gasta mais combustível, anda menos) e dificultam o esterçamento (em carros com direção hidráulica meio que tanto faz, é perceptível mas nada grave, em carros sem a diferença é brutal).

 

Apenas carros de tração dianteira (generalizando) saem de frente, o resto dos carros acaba saindo de traseira (assim, meio que geral, existem casos específicos obviamente), então precisa ter uma tração maior atrás. Logo, pneu mais largo atrás. Fica esteticamente bonito e é funcional.

 

Juntando as características do primeiro paragrafo também é possível perceber que um pneu mais fino na frente (vantagens hidrodinâmicas e de esterçamento) acaba sendo vantajoso, por isso o carro não sai com o mesmo pneu traseiro na frente. E usando um pouco do segundo paragrafo, percebe-se que pneu mais largo atrás é vantagem (maior tração para arrancada, mais difícil perder a traseira em curvas). Como é vantagem usar fino na frente, largo atrás, muitos carros saem com pneus diferentes. Obviamente que depende do projeto, nem todos os carros são assim.

 

Carros 4x2 tração dianteira não costumam ter potência suficiente para a diferença de tração justificar pneus mais largos, acaba-se colocando pneus iguais para facilitar manutenção (rodízio) e comportamento dinâmico.

 

Carros 4x2 tração traseira depende. Se for "forte" tem pneu mais largo atrás, se for "fraco" acaba não justificando

 

Carros 4x4 tem vantagens em termos de tração, acabam não precisando de pneu mais largo atrás para tração. Pode ser útil em curvas, mas isso depende muito de acerto de suspensão portanto varia de projeto para projeto.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João Guilherme, muito obrigado, ótima explicação.

 

Sobre dificultar o esterçamento, isso é apenas em relação a deixar a direção mais "pesada" ou afeta negativamente na hora de virar o carro, em movimento mesmo, a 40, 60, 80, 120 km/h (o carro demora mais para virar, fica mais "preso", mais "lento" - este "lento" é em relação ao tempo que demoraria para virar se comparado a um carro com pneus mais finos na frente, não à velocidade/arrancadas)?

 

Apenas para complementar, quando eu disse "pneus muito largos nas rodas dianteiras" eu quis dizer "mais largos do que se costuma utilziar", e não "mais largos que os traseiros". Por exemplo, compro um carro de tração traseira que possui pneus de 275 mm atrás e 225 mm na frente. Quais serão as consequências (tanto positivas quanto negativas) de eu colocar, na frente, pneus de 275 mm (iguais aos traseiros)?

 

Mais uma vez, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A direção fica mais pesada, não mais lenta. E pneus mais largos acabam tomando mais a direção... Pegar um carro projetado para pneus 165 e colocar 225 (seria o cumulo) qualquer buraco, desnível ou até diferença de aspereza no asfalto começa a tentar tomar a direção... Chega a ficar "chato" de dirigir.

 

Consequências de aumentar a largura do pneu: Maior aquaplanagem, maior aderência no seco (e no molhado, se for úmido, se for em poça é pior), volante mais pesado, maior leitura do asfalto (a direção vira sozinha mais fácil), maior consumo de combustível, maior estabilidade (pneus mais largos acabam sendo mais baixos, proporcionalmente, e com isso o carro inclina menos. Parte da suspensão do carro é o pneu).

 

Claro que digo sempre em termos gerais, trocar por modelos semelhantes. Pegar um pneu péssimo fino e trocar por um excelente um pouco mais largo só verá vantagens.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...