Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Como melhorar o som de suas caixas!

Recommended Posts

Pessoal, acredito que a maioria dos usuários iniciantes e até alguns dos mais experientes, devem ter se esquecido o quanto é importante a estucagem de uma caixa!

Ora por furos que não são vedados, depois tem aquelas ondas estacionárias dentro, principalmente na faixa de 100Hz á 1K...no caso dos woofers...

 

Bem, aqui vai uma dicas:

 

1- Nunca deixe buracos para passar fios, se o fizer tampe-os com silicone ou outro material!

 

2- Se for woofer, que vai responder com certeza até pelo menos 200Hz...coloque uma manta de algodão com alta densidade, existe umas em tapeceiros (cinza), parece cobertor de mendigo...e tem em várias espessuras.

mas não é qualquer lugar que pode por, e sim estratégico, pois nas paredes (como muitos adoram por), não dá resultado...na parede a pressão é máx. e a velocidade é nula (pouco absorção)

O lugar ideal é o centro geométrico da caixa! Onde a pressão é mínima e velocidade do ar máximo!

 

3- Se for sub, e estiver cortando abaixo de 60Hz, não precisa...faz pouco efeito, só use se estiver com 100hz abaixo!

 

4- Outra coisa importantíssima:

Isolação da carcaça do AF com a madeira (isolar vibrações), causam um som péssimo, originando muita distorção e modulação no som...

Para isso usem massa de calafetar anti-ruído, aquelas que parecem uma lombrigonas de massa, só colocarem entre a borda do AF e a madeira, ela não seca e pode ser retirada facilmente!

É isso espero que gostem das dicas...

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A "vedação" entre o alto falante e a caixa faz MUITA diferença. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei das dicas :legal:

 

Poderia explicar melhor a aplicação do revestimento no caso dos subs ? Sets de uso diário costumo cortar sub em 80 hz...

 

Onde seriam estes pontos estratégicos em uma caixa trapezoidal ?

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, na caixa trapezoidal, eu faria um cilindro com a altura interna da caixa, com pelo menos 50% da base dela...coloque na vertical...não aperte muito a manta...amarre-a com nylon! e 3 pontos pelo menos

Agora fixar é que são elas...talvez com linhas de nylon com pequenos pregos na laterais ou outra maneira...

Outra maneira é fazer uma pacote e colocar do fundo (frente da caixa) até em cima, passando a manta dobrada atrás do AF, assim evita ondas de reflexão no cone!

hand26

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dad, não entendi este ultimo paragrafo. Seria uma bolsa com manta dobrada, pregada nas bordas da tampa frontal envolvendo todo sub? Como se fosse um cobertor para o fundo do sub?

 

Ja cheguei a usar uma almofada velha de algodão no fundo da caixa, percebi que o subgrave continuava macio, mas sem uma espécie de eco interno. Era extendido sem ser repetitivo, meio difícil de explicar.

 

Valeu pelas dicas, parabéns!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha caixa eu revesti as paredes internas com aquela manta branca acrilica ñ sei se é esse o nome, mas eu notei uma pequena mudança naqueles graves mais estendidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dad, não entendi este ultimo paragrafo. Seria uma bolsa com manta dobrada, pregada nas bordas da tampa frontal envolvendo todo sub? Como se fosse um cobertor para o fundo do sub?

 

Ja cheguei a usar uma almofada velha de algodão no fundo da caixa, percebi que o subgrave continuava macio, mas sem uma espécie de eco interno. Era extendido sem ser repetitivo, meio difícil de explicar.

 

Valeu pelas dicas, parabéns!!!

Isso mesmo...mas é melhor estender até o alto da caixa!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colocar umas duas camadas de acrilon (o de 5cm ) dentro da caixa ,

 

traria resultado similar aos rolos cilindricos ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colocar umas duas camadas de acrilon (o de 5cm ) dentro da caixa ,

 

traria resultado similar aos rolos cilindricos ?

Eu não recomendo aquilo...só enfeite..tem que ter média densidade, compre um cobertor daqueles de 15,00...rsrsr resolve...ou vá em um tapeceiro e peça manta de algodão, tem várias espessuras...

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não recomendo aquilo...só enfeite..tem que ter média densidade, compre um cobertor daqueles de 15,00...rsrsr resolve...ou vá em um tapeceiro e peça manta de algodão, tem várias espessuras...

hand26

 

eu tenho um feltro de 15mm por aqui, é mesmo material usado no cobertor de mendigo, porém é mesclado .

 

Tem densidade boa ...acho que vou forrar toda a caixa internamente

 

edit: vou colar com adesivo de contato mesmo

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro até hoje, tinha 15 anos, e fiz minha primeira caixa....

Era um sub da Selenium de 12 pol, cone branco na frente e preto atrás...carcaça laranja...apenas 50W se não me falha a memória...8 ohms

Os médios era um de 8 pol. fechado atrás...ST corneta (uma merddd)abri o danada e lá estava ela(manta de algodão), e eu não gostava do grave...faltava algo mais, queria grave do meu fone(bem limpo)

Eureka!!! vou por aquilo atrás do AF...peguei um cobertor velho, pesado pra xuxu...kkkk

Envolvi todo o af atrás...bem isolado...

Estava escutando Alice Cooper(kkkk)...rapaz...que som que deu...perdeu o volume, mas a qualidade mudou muito...se escutava o dedilhar dos baixos....

Até hoje está em meu cérebro aquele momento!

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu forrei certa vez uma caixa com feltro betumado (só uma face)

 

perdeu muito em aproveitamento da potencia aplicada , mas ficou muito mais macio e gostoso de ouvir ....mas como eu queria era só barulho mesmo kkkkk arranquei o feltro rapidinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro DAD, acho que você quis dizer estancagem de uma caixa, certo?

 

O que eu gosto de pôr nas caixas é lã de vidro, o resultado me agrada bastante. É bem notável a "aveludada" que dá nos graves.

O problema é que a danada sai pelos dutos, e não é muito benéfica aos pulmões..

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro DAD, acho que você quis dizer estancagem de uma caixa, certo?

 

O que eu gosto de pôr nas caixas é lã de vidro, o resultado me agrada bastante. É bem notável a "aveludada" que dá nos graves.

O problema é que a danada sai pelos dutos, e não é muito benéfica aos pulmões..

 

[]-[]

Opa! certo...

Deus me livre manta de fibra...fiquei coçando 3 dias uma vez que usei isto....rsrsr

 

o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu num entendi foi nada que o DAD explicou...

 

:(

 

DAD, procura umas fotos pra explicar melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E isopor? Tem diversas densidades e é barato.

Sem chance..esquece...não dá resultados..

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD, uso essa manta nas minhas caixas :

 

img06741.jpg

 

img06731.jpg

 

Tem alguma diferença no comportamento em subgrave e grave ? (25~120hz)

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD, uso essa manta nas minhas caixas :

 

img06741.jpg

 

img06731.jpg

 

Tem alguma diferença no comportamento em subgrave e grave ? (25~120hz)

 

Obrigado

Tem sim...nenhum efeito....rsrsr...pode tirar isso...e faz como sugeri....

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dad, e no meu caso que uso trio, esse lance de isolar os falantes com massa de calafetar, e usar esses tecidos densos dentro, melhora exatamente em que? Especificamente falando, digamos asssim, com 2 eros sds2.7k 18 pol, caixa dutada 140 litros () sintonizada em 52hz com f3 em 43hz , fb em 52, picos de 6,4db entre 62 e 72hz. Perdao pela pergunta e pelo monte de dados, mas eh que eu gostaria de saber exatamente no que influenciaria especificamente no MEU set.

 

um abracao!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dad, e no meu caso que uso trio, esse lance de isolar os falantes com massa de calafetar, e usar esses tecidos densos dentro, melhora exatamente em que? Especificamente falando, digamos asssim, com 2 eros sds2.7k 18 pol, caixa dutada 140 litros () sintonizada em 52hz com f3 em 43hz , fb em 52, picos de 6,4db entre 62 e 72hz. Perdao pela pergunta e pelo monte de dados, mas eh que eu gostaria de saber exatamente no que influenciaria especificamente no MEU set.

 

um abracao!

vamos lá:

Qual é o corte que vai utilizar o sub?

A massa que falei é vital no isolamento entre falante e madeira...som sem barulhos e mais limpo, sem vibrações que prejudicam o som...afinal quem vai ter que vibrar é penas o cone, ou não?

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos lá:

Qual é o corte que vai utilizar o sub?

A massa que falei é vital no isolamento entre falante e madeira...som sem barulhos e mais limpo, sem vibrações que prejudicam o som...afinal quem vai ter que vibrar é penas o cone, ou não?

:legal:

 

 

entendo, claro. tao obvio e tao deixado passar em branco heuheue...

os cortes sao de 40 a 100hz 24db/8

 

abracao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD, essa manta então não serve pra nada ? Nem pra atrapalhar né ? kkkk

 

Pq vai ser um trampo desgraçado tirar os falantes, 24 parafusos kkkkkkkkkkkk

 

Se não tiver atrapalhando, vou deixar como está...

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendo, claro. tao obvio e tao deixado passar em branco heuheue...

os cortes sao de 40 a 100hz 24db/8

 

abracao

Pode colocar, vai melhorar o som de 80hz á 500hz...harmônicas...

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DAD, essa manta então não serve pra nada ? Nem pra atrapalhar né ? kkkk

 

Pq vai ser um trampo desgraçado tirar os falantes, 24 parafusos kkkkkkkkkkkk

 

Se não tiver atrapalhando, vou deixar como está...

 

Abraços

Realmente se não quiser melhorar, pode deixar, ela não tem efeito que era para ter...

Agora se quiser um som com mais pureza é melhor perder a preguiça rsrsr....eu não faço uma caixa sem esta manta...e sem a massa no AF.

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...