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Guest Blackout

COMO CALCULAR A VAZAO DE MASSA DE AR

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Guest Blackout

AE GALERA, SE ALGUEM SOUBER POSTA AI.

 

QUERIA SABER COMO CALCULAR A VAZAO DE MASSA DE AR PARA UMA DETERMINADA POTENCIA PRE ESTABELECIA, TIPO 250 HP QUAL SERIA A VAZAO DE MASSA DE AR NECESSARIA PARA ESSA POTENCIA, TIPO EXISTE TABELAS> OU FORMULAS> E A VAZAO DE COMBUSTIVEL>

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Humm...

Eu tmb gostaria de saber...

 

Sei que envolve cilindrada e rotação... Mas não sei como é feito... :(

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Guest Blackout

EH TB QUERO SABER, MAS ACHO QUE PAUCA GENTE SABE :(

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Humm...

Eu tmb gostaria de saber...

 

Sei que envolve cilindrada e rotação... Mas não sei como é feito... :(

a questão é complexa e exige diversos calculos, mas a gente dá uma resumida básica, a potência é oriunda da explosão do ar que entra e do combustível, portanto:

 

P=potência em HP

F= fluxo de ar admitido para potência máxima (na RPM de potência máxima) g/Seg

AFR = relação ar-combustível

BSFC = braked specific fuel consumption

 

Nota o BSFC varia entre 0,5 e 0,7 pra carros a gasosa qto maior mais potência vem...tipicamente um carro turbo montado tem algo perto de 0,6; pra alcool não tenho informações muito confiáveis, mas parece que fica entre 0,6 e 0,75, com um valor pra carros turbo montados de uns 0,7

 

 

P = (F/AFR)*7,94/BSFC; isolando o fluxo

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

 

 

Se tiver dúvidas mais técnicas, acho que o lugar melhor seria no www.caraudiobrasil.com.br, que é mais lento, mas o conteúdo técnico pode ser melhor bem explicado.

 

 

[]s Jr

Editado por Overspeed

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Guest Blackout
Humm...

Eu tmb gostaria de saber...

 

Sei que envolve cilindrada e rotação... Mas não sei como é feito... :(

a questão é complexa e exige diversos calculos, mas a gente dá uma resumida básica, a potência é oriunda da explosão do ar que entra e do combustível, portanto:

 

P=potência em HP

F= fluxo de ar admitido para potência máxima (na RPM de potência máxima) g/Seg

AFR = relação ar-combustível

BSFC = braked specific fuel consumption

 

Nota o BSFC varia entre 0,5 e 0,7 pra carros a gasosa qto maior mais potência vem...tipicamente um carro turbo montado tem algo perto de 0,6; pra alcool não tenho informações muito confiáveis, mas parece que fica entre 0,6 e 0,75, com um valor pra carros turbo montados de uns 0,7

 

 

P = (F/AFR)*7,94/BSFC; isolando o fluxo

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

 

 

Se tiver dúvidas mais técnicas, acho que o lugar melhor seria no www.caraudiobrasil.com.br, que é mais lento, mas o conteúdo técnico pode ser melhor bem explicado.

 

 

[]s Jr

E a relaçao ar combustivel, eh tabelado>

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Hehehe...

 

Valeu Jr!

 

:legal:

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Humm...

Eu tmb gostaria de saber...

 

Sei que envolve cilindrada e rotação... Mas não sei como é feito... :(

a questão é complexa e exige diversos calculos, mas a gente dá uma resumida básica, a potência é oriunda da explosão do ar que entra e do combustível, portanto:

 

P=potência em HP

F= fluxo de ar admitido para potência máxima (na RPM de potência máxima) g/Seg

AFR = relação ar-combustível

BSFC = braked specific fuel consumption

 

Nota o BSFC varia entre 0,5 e 0,7 pra carros a gasosa qto maior mais potência vem...tipicamente um carro turbo montado tem algo perto de 0,6; pra alcool não tenho informações muito confiáveis, mas parece que fica entre 0,6 e 0,75, com um valor pra carros turbo montados de uns 0,7

 

 

P = (F/AFR)*7,94/BSFC; isolando o fluxo

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

 

 

Se tiver dúvidas mais técnicas, acho que o lugar melhor seria no www.caraudiobrasil.com.br, que é mais lento, mas o conteúdo técnico pode ser melhor bem explicado.

 

 

[]s Jr

E a relaçao ar combustivel, eh tabelado>

Entramos em outro ponto duvidoso, para GASOLINA (usada fora do Brasil) os valores são mais do que testados e aceitos...

 

sabe-se que

6.0:1 limite por excesso (misfiring)

9.0:1 baixa potência

11.5:1 melhor valor torque a plena carga, porém com emissão e consumo elevado

12.5:1 melhor valor torque a plena carga, com emissão e consumo na norma

13.2:1 melhor valor torque a plena carga, porém já com riscos de detonação

14.7:1 mistura estequmétrica correta

15.5:1 carga baixa - valor de economia, cargsa parcial (sem ser plena carga)

16.2:1 carga baixa - valor de economia máxima, carga aprcial

18-22:1 limite por falta (misfiring)

 

pro gasohol vc tem que multiplicar estes valores por 0,8 a 0,88 dependendo da qdade de alcool na mistura (depende do autor)

 

pra alcool hidratado usado no Brasil costuma-se dizer que deve-se multiplicar os valores da tabela por 0,6, porém alguns pesquisadores divergem dos valores dizendo que o limite por excesso fica próximo aos mesmos 6:1, qdo ocorre misfiring por excesso e o limite inferior fica mais baixo qdo tbm ocorre falha na ignição por falta de combustível.

 

Uma forma mais facil de se enxergar isso é traduzir os AFR por fator lambda, assim para máxima economia o fator lambda deve ser de cerca de 1,02 e correnpode a cerca de 0,250V na sonda lambda, mas gera problemas de resposta ao acelerador, então normalmente se acerta para lambda =1 que seria um valor de sonda lambda de 450mV (alguns autores dizem 500mV), dessa forma se a sonda varia de 200 a 700mV ela varia de 1,02 a 0,99 e se traduz na melhor relação entre consumo, torque e emissão de poluentes, sendo que na média ela ficaria próxima a 1, para potência máxima o fator lambda deve ser de 0,98 e isso se traduz em cerca de 780 a 850mV (corresponde a 13,2 e 12,5:1 de AFR pra gasosa pura), se a emissão depoluentes for secundária pode-se usar um valor de sonda maior até cerca de 920mV (que seria o equivalente na tabela a 11,5:1 - o máximo sem emissão de poluentes em excesso nem perda de potência)

 

Pra alcool alguns autores referenciam que o máximo valor de sonda seria algo como 980mV de sonda com plenca carga, outros seguem o padrão internacional e dizem que o ideal seria 850mV seja qual o combustível.

 

A uitos anos a revista TURBO americana pegou um buick com L6 turbo orignal e levou ao dinanômetro pra aferir estes valores, e chegou a conclusão que eles variam de motor pra motor, neste buick lembro de cabeça que o valor para máxima potência ficou em cercade 680mV, porém no limite de detonação da mistura, daí então foram enriquecendo e plotando a perda no gráfico e chegaram a conclusão de que usar 780mV renderia a melhor performance (o que iria contra o que escreví acima), depois testaram um outro motor e chegaram a valores diferentes onde abaixo de 780mV havia risco, porém a potência aumentou pouco acima disso, porém o risco de detonação desapareceu, chegando ao valor que todos conhecem...850mV de sonda

 

 

Pra finalizar, converso em um Forum de "remapeadores" internacionais e os caras ficam loucos qdo a gente diz que a gasolina aqui usa alcool, que usamos apenas alcool nos motores...e qdo dissemos que conseguimos usar num motor de 10:1 de taxa uma pressão de 1,2Bar sem detonação eles ficam simplesmente estupefatos !!!.... mas qdo se começa a aprofundar sobre este assunto do Tread, todos são unânimes em dizer que somos loucos em mexer num combustível onde não existe nenhuma fonte de dados confiável (sobre AFR, valores de sonda, etc.)

 

[]s jr

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Guest Blackout
aff presta vestibular e vai fazer engenharia,, :loko:

eu ja faço engenharia hehe

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eu ja faço engenharia hehe

É isso aí colegas Engenheiros....

 

msa é bom lembrar que o curso em só só ensina como pensar, o verdadeiro conhecimento só vem com a humildade de se aprender com outas pessoas, e as vezes a gente aprende muito com pedreiro, eletricista, "o zé da esquina que nunca estudou" e outras pessoas que ninguem dá valor....

 

e as vezes a gente aprende até batendo papo com gente esqusita na internet

 

 

[]s jr

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Guest Blackout
Humm...

Eu tmb gostaria de saber...

 

Sei que envolve cilindrada e rotação... Mas não sei como é feito... :(

a questão é complexa e exige diversos calculos, mas a gente dá uma resumida básica, a potência é oriunda da explosão do ar que entra e do combustível, portanto:

 

P=potência em HP

F= fluxo de ar admitido para potência máxima (na RPM de potência máxima) g/Seg

AFR = relação ar-combustível

BSFC = braked specific fuel consumption

 

Nota o BSFC varia entre 0,5 e 0,7 pra carros a gasosa qto maior mais potência vem...tipicamente um carro turbo montado tem algo perto de 0,6; pra alcool não tenho informações muito confiáveis, mas parece que fica entre 0,6 e 0,75, com um valor pra carros turbo montados de uns 0,7

 

 

P = (F/AFR)*7,94/BSFC; isolando o fluxo

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

 

 

Se tiver dúvidas mais técnicas, acho que o lugar melhor seria no www.caraudiobrasil.com.br, que é mais lento, mas o conteúdo técnico pode ser melhor bem explicado.

 

 

[]s Jr

E a relaçao ar combustivel, eh tabelado>

Entramos em outro ponto duvidoso, para GASOLINA (usada fora do Brasil) os valores são mais do que testados e aceitos...

 

sabe-se que

6.0:1 limite por excesso (misfiring)

9.0:1 baixa potência

11.5:1 melhor valor torque a plena carga, porém com emissão e consumo elevado

12.5:1 melhor valor torque a plena carga, com emissão e consumo na norma

13.2:1 melhor valor torque a plena carga, porém já com riscos de detonação

14.7:1 mistura estequmétrica correta

15.5:1 carga baixa - valor de economia, cargsa parcial (sem ser plena carga)

16.2:1 carga baixa - valor de economia máxima, carga aprcial

18-22:1 limite por falta (misfiring)

 

pro gasohol vc tem que multiplicar estes valores por 0,8 a 0,88 dependendo da qdade de alcool na mistura (depende do autor)

 

pra alcool hidratado usado no Brasil costuma-se dizer que deve-se multiplicar os valores da tabela por 0,6, porém alguns pesquisadores divergem dos valores dizendo que o limite por excesso fica próximo aos mesmos 6:1, qdo ocorre misfiring por excesso e o limite inferior fica mais baixo qdo tbm ocorre falha na ignição por falta de combustível.

 

Uma forma mais facil de se enxergar isso é traduzir os AFR por fator lambda, assim para máxima economia o fator lambda deve ser de cerca de 1,02 e correnpode a cerca de 0,250V na sonda lambda, mas gera problemas de resposta ao acelerador, então normalmente se acerta para lambda =1 que seria um valor de sonda lambda de 450mV (alguns autores dizem 500mV), dessa forma se a sonda varia de 200 a 700mV ela varia de 1,02 a 0,99 e se traduz na melhor relação entre consumo, torque e emissão de poluentes, sendo que na média ela ficaria próxima a 1, para potência máxima o fator lambda deve ser de 0,98 e isso se traduz em cerca de 780 a 850mV (corresponde a 13,2 e 12,5:1 de AFR pra gasosa pura), se a emissão depoluentes for secundária pode-se usar um valor de sonda maior até cerca de 920mV (que seria o equivalente na tabela a 11,5:1 - o máximo sem emissão de poluentes em excesso nem perda de potência)

 

Pra alcool alguns autores referenciam que o máximo valor de sonda seria algo como 980mV de sonda com plenca carga, outros seguem o padrão internacional e dizem que o ideal seria 850mV seja qual o combustível.

 

A uitos anos a revista TURBO americana pegou um buick com L6 turbo orignal e levou ao dinanômetro pra aferir estes valores, e chegou a conclusão que eles variam de motor pra motor, neste buick lembro de cabeça que o valor para máxima potência ficou em cercade 680mV, porém no limite de detonação da mistura, daí então foram enriquecendo e plotando a perda no gráfico e chegaram a conclusão de que usar 780mV renderia a melhor performance (o que iria contra o que escreví acima), depois testaram um outro motor e chegaram a valores diferentes onde abaixo de 780mV havia risco, porém a potência aumentou pouco acima disso, porém o risco de detonação desapareceu, chegando ao valor que todos conhecem...850mV de sonda

 

 

Pra finalizar, converso em um Forum de "remapeadores" internacionais e os caras ficam loucos qdo a gente diz que a gasolina aqui usa alcool, que usamos apenas alcool nos motores...e qdo dissemos que conseguimos usar num motor de 10:1 de taxa uma pressão de 1,2Bar sem detonação eles ficam simplesmente estupefatos !!!.... mas qdo se começa a aprofundar sobre este assunto do Tread, todos são unânimes em dizer que somos loucos em mexer num combustível onde não existe nenhuma fonte de dados confiável (sobre AFR, valores de sonda, etc.)

 

[]s jr

Esse topico esta ficando realmente interessante, e de alto nivel, supanha que eu determine a potencia em 250 hp, valor da sonda lambida em 850 mv,

e o bsfc em 0,7 pois o motor seria turbo a alcool, usando a formula que vc passou

qual seria a unidade de medida de medidas para aplicaçao da formula.

 

Potencia, usara hp, cv ou em wats mesmo

Bsfc seria 0,7 mesmo neh

o afr entraria como 12.5 mesmo

 

e o valor do fluxo obtido seria em qual unidade> m cubico por segundo, m cubico por minuto, ou seria a vazao em massa kg por segundo min etc

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

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Esse topico esta ficando realmente interessante, e de alto nivel, supanha que eu determine a potencia em 250 hp, valor da sonda lambida em 850 mv,

e o bsfc em 0,7 pois o motor seria turbo a alcool, usando a formula que vc passou

qual seria a unidade de medida de medidas para aplicaçao da formula.

 

Potencia, usara hp, cv ou em wats mesmo

Bsfc seria 0,7 mesmo neh

o afr entraria como 12.5 mesmo

 

e o valor do fluxo obtido seria em qual unidade> m cubico por segundo, m cubico por minuto, ou seria a vazao em massa kg por segundo min etc

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

o BSFC, vc na verdade tem que medir no dinanômetro, mas tem como vc calcula ro teorico, acho que 0,75 é um valor bom pra estimativas

 

usa potência em HP e o resultado sai em gramas/segundo

 

Vamos destrinchar a formula

 

a) combustível necessário C em Libras/minuto

 

C = P x BSFC/60 = 250 x 0,75/60 = 3,125 Lb/min

 

B) calculando o fluxo mantendo uma AFR de 6,75:1 que é o que alguns autores indicam como melhor potência (seria os 920/980mV de sonda)

 

F = C x AFR x 453,4/60 = 159,4 gramas/segundo de ar

 

Só pra exercitar, se fosse a gasosa este mesmo fluxo de ar renderia:

 

C = 159,4*60/(11 x 453,4) = 1,918 lb/Min de combustível gasosa

 

P = 1,918 x 60 / 0,5 = 230 Cv

 

daonde se tira que um motor apenas por suar alcool rende entre 6 e 8% a mais, mesmo que o ponto seja mantido igual.

 

É importante frizar que pequenas alterações no BSFC mudam significativamente as potências, pode notar que usei pra gasolina BSFC de 0,5 que é um valor excelente (se fosse um carro turbo a gasosa com bicos retrabalhados o BSFC certamente seria maior um pouco) e pra alcool 0,75 que é um valor meio alto até, justamente porque se trabalha minimizando os resultados, para não "turbinar" os resultados criando expectativas.

 

Bem, até agora eu respondi suas questões, mas queria saber porque a pergunta, até imagino qual a resposta hehehehehehe...se for acredite, todos estes calculos de pouco lhe servirão porque vc não tem como medir o BSFC sem por o motor na bancada de dinamômetro

 

[]s jr

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Guest Blackout
Esse topico esta ficando realmente interessante, e de alto nivel, supanha que eu determine a potencia em 250 hp,  valor da sonda lambida em 850 mv,

e o bsfc em 0,7 pois o motor seria turbo a alcool, usando a formula que vc passou

qual seria a unidade de medida de medidas para aplicaçao da formula.

 

Potencia, usara hp, cv ou em wats mesmo

Bsfc seria 0,7 mesmo neh

o afr entraria como 12.5  mesmo

 

e o valor do fluxo obtido seria em qual unidade> m cubico por segundo, m cubico por minuto,  ou seria a vazao em massa kg por segundo min etc

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

o BSFC, vc na verdade tem que medir no dinanômetro, mas tem como vc calcula ro teorico, acho que 0,75 é um valor bom pra estimativas

 

usa potência em HP e o resultado sai em gramas/segundo

 

Vamos destrinchar a formula

 

a) combustível necessário C em Libras/minuto

 

C = P x BSFC/60 = 250 x 0,75/60 = 3,125 Lb/min

 

B) calculando o fluxo mantendo uma AFR de 6,75:1 que é o que alguns autores indicam como melhor potência (seria os 920/980mV de sonda)

 

F = C x AFR x 453,4/60 = 159,4 gramas/segundo de ar

 

Só pra exercitar, se fosse a gasosa este mesmo fluxo de ar renderia:

 

C = 159,4*60/(11 x 453,4) = 1,918 lb/Min de combustível gasosa

 

P = 1,918 x 60 / 0,5 = 230 Cv

 

daonde se tira que um motor apenas por suar alcool rende entre 6 e 8% a mais, mesmo que o ponto seja mantido igual.

 

É importante frizar que pequenas alterações no BSFC mudam significativamente as potências, pode notar que usei pra gasolina BSFC de 0,5 que é um valor excelente (se fosse um carro turbo a gasosa com bicos retrabalhados o BSFC certamente seria maior um pouco) e pra alcool 0,75 que é um valor meio alto até, justamente porque se trabalha minimizando os resultados, para não "turbinar" os resultados criando expectativas.

 

Bem, até agora eu respondi suas questões, mas queria saber porque a pergunta, até imagino qual a resposta hehehehehehe...se for acredite, todos estes calculos de pouco lhe servirão porque vc não tem como medir o BSFC sem por o motor na bancada de dinamômetro

 

[]s jr

Valew, tirou todas as minhas duvidas.

 

Bom queria saber primeiro pq como falei faço engenharia mecatronica na Maua e estou estudando Mecanica dos fluidos esse ano, segundo pq adoro motores, terceiro pq quero saber dimensionar a turbina certa atravez do mapa, e para isso preciso saber o fluxo de ar.

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Guest Blackout
É isso aí colegas Engenheiros....

 

msa é bom lembrar que o curso em só só ensina como pensar, o verdadeiro conhecimento só vem com a humildade de se aprender com outas pessoas, e as vezes a gente aprende muito com pedreiro, eletricista, "o zé da esquina que nunca estudou" e outras pessoas que ninguem dá valor....

 

e as vezes a gente aprende até batendo papo com gente esqusita na internet

 

 

[]s jr

Eh verdade, concordo, e sempre devemos ser humildes.

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Esse topico esta ficando realmente interessante, e de alto nivel, supanha que eu determine a potencia em 250 hp,  valor da sonda lambida em 850 mv,

e o bsfc em 0,7 pois o motor seria turbo a alcool, usando a formula que vc passou

qual seria a unidade de medida de medidas para aplicaçao da formula.

 

Potencia, usara hp, cv ou em wats mesmo

Bsfc seria 0,7 mesmo neh

o afr entraria como 12.5  mesmo

 

e o valor do fluxo obtido seria em qual unidade> m cubico por segundo, m cubico por minuto,  ou seria a vazao em massa kg por segundo min etc

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

o BSFC, vc na verdade tem que medir no dinanômetro, mas tem como vc calcula ro teorico, acho que 0,75 é um valor bom pra estimativas

 

usa potência em HP e o resultado sai em gramas/segundo

 

Vamos destrinchar a formula

 

a) combustível necessário C em Libras/minuto

 

C = P x BSFC/60 = 250 x 0,75/60 = 3,125 Lb/min

 

B) calculando o fluxo mantendo uma AFR de 6,75:1 que é o que alguns autores indicam como melhor potência (seria os 920/980mV de sonda)

 

F = C x AFR x 453,4/60 = 159,4 gramas/segundo de ar

 

Só pra exercitar, se fosse a gasosa este mesmo fluxo de ar renderia:

 

C = 159,4*60/(11 x 453,4) = 1,918 lb/Min de combustível gasosa

 

P = 1,918 x 60 / 0,5 = 230 Cv

 

daonde se tira que um motor apenas por suar alcool rende entre 6 e 8% a mais, mesmo que o ponto seja mantido igual.

 

É importante frizar que pequenas alterações no BSFC mudam significativamente as potências, pode notar que usei pra gasolina BSFC de 0,5 que é um valor excelente (se fosse um carro turbo a gasosa com bicos retrabalhados o BSFC certamente seria maior um pouco) e pra alcool 0,75 que é um valor meio alto até, justamente porque se trabalha minimizando os resultados, para não "turbinar" os resultados criando expectativas.

 

Bem, até agora eu respondi suas questões, mas queria saber porque a pergunta, até imagino qual a resposta hehehehehehe...se for acredite, todos estes calculos de pouco lhe servirão porque vc não tem como medir o BSFC sem por o motor na bancada de dinamômetro

 

[]s jr

Valew, tirou todas as minhas duvidas.

 

Bom queria saber primeiro pq como falei faço engenharia mecatronica na Maua e estou estudando Mecanica dos fluidos esse ano, segundo pq adoro motores, terceiro pq quero saber dimensionar a turbina certa atravez do mapa, e para isso preciso saber o fluxo de ar.

Pra dimensionar a turbina vc precisa saber realmente qual será o volume de ar admitido e plotar no mapa da turbina

 

 

Pô cê faz mauá ?...muda pra FEI e faz MecAut lá HAUhAUhUAhuHA

 

brincadeira...eu fiz FEI, mas a Mauá é muito boa tbm...

 

[]s jr

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Esse topico esta ficando realmente interessante, e de alto nivel, supanha que eu determine a potencia em 250 hp,  valor da sonda lambida em 850 mv,

e o bsfc em 0,7 pois o motor seria turbo a alcool, usando a formula que vc passou

qual seria a unidade de medida de medidas para aplicaçao da formula.

 

Potencia, usara hp, cv ou em wats mesmo

Bsfc seria 0,7 mesmo neh

o afr entraria como 12.5  mesmo

 

e o valor do fluxo obtido seria em qual unidade> m cubico por segundo, m cubico por minuto,  ou seria a vazao em massa kg por segundo min etc

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

o BSFC, vc na verdade tem que medir no dinanômetro, mas tem como vc calcula ro teorico, acho que 0,75 é um valor bom pra estimativas

 

usa potência em HP e o resultado sai em gramas/segundo

 

Vamos destrinchar a formula

 

a) combustível necessário C em Libras/minuto

 

C = P x BSFC/60 = 250 x 0,75/60 = 3,125 Lb/min

 

B) calculando o fluxo mantendo uma AFR de 6,75:1 que é o que alguns autores indicam como melhor potência (seria os 920/980mV de sonda)

 

F = C x AFR x 453,4/60 = 159,4 gramas/segundo de ar

 

Só pra exercitar, se fosse a gasosa este mesmo fluxo de ar renderia:

 

C = 159,4*60/(11 x 453,4) = 1,918 lb/Min de combustível gasosa

 

P = 1,918 x 60 / 0,5 = 230 Cv

 

daonde se tira que um motor apenas por suar alcool rende entre 6 e 8% a mais, mesmo que o ponto seja mantido igual.

 

É importante frizar que pequenas alterações no BSFC mudam significativamente as potências, pode notar que usei pra gasolina BSFC de 0,5 que é um valor excelente (se fosse um carro turbo a gasosa com bicos retrabalhados o BSFC certamente seria maior um pouco) e pra alcool 0,75 que é um valor meio alto até, justamente porque se trabalha minimizando os resultados, para não "turbinar" os resultados criando expectativas.

 

Bem, até agora eu respondi suas questões, mas queria saber porque a pergunta, até imagino qual a resposta hehehehehehe...se for acredite, todos estes calculos de pouco lhe servirão porque vc não tem como medir o BSFC sem por o motor na bancada de dinamômetro

 

[]s jr

Valew, tirou todas as minhas duvidas.

 

Bom queria saber primeiro pq como falei faço engenharia mecatronica na Maua e estou estudando Mecanica dos fluidos esse ano, segundo pq adoro motores, terceiro pq quero saber dimensionar a turbina certa atravez do mapa, e para isso preciso saber o fluxo de ar.

Pra dimensionar a turbina vc precisa saber realmente qual será o volume de ar admitido e plotar no mapa da turbina

 

 

Pô cê faz mauá ?...muda pra FEI e faz MecAut lá HAUhAUhUAhuHA

 

brincadeira...eu fiz FEI, mas a Mauá é muito boa tbm...

 

[]s jr

hehe, bem que eu queria ter ido pra uma facu mais facil, mas na Fei nao tem meu curso senao eu teria me transferido no começo desse ano, nao vejo a hora de me formar que essa facu ta um inferno hahahai

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Esse topico esta ficando realmente interessante, e de alto nivel, supanha que eu determine a potencia em 250 hp,  valor da sonda lambida em 850 mv,

e o bsfc em 0,7 pois o motor seria turbo a alcool, usando a formula que vc passou

qual seria a unidade de medida de medidas para aplicaçao da formula.

 

Potencia, usara hp, cv ou em wats mesmo

Bsfc seria 0,7 mesmo neh

o afr entraria como 12.5  mesmo

 

e o valor do fluxo obtido seria em qual unidade> m cubico por segundo, m cubico por minuto,  ou seria a vazao em massa kg por segundo min etc

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

o BSFC, vc na verdade tem que medir no dinanômetro, mas tem como vc calcula ro teorico, acho que 0,75 é um valor bom pra estimativas

 

usa potência em HP e o resultado sai em gramas/segundo

 

Vamos destrinchar a formula

 

a) combustível necessário C em Libras/minuto

 

C = P x BSFC/60 = 250 x 0,75/60 = 3,125 Lb/min

 

B) calculando o fluxo mantendo uma AFR de 6,75:1 que é o que alguns autores indicam como melhor potência (seria os 920/980mV de sonda)

 

F = C x AFR x 453,4/60 = 159,4 gramas/segundo de ar

 

Só pra exercitar, se fosse a gasosa este mesmo fluxo de ar renderia:

 

C = 159,4*60/(11 x 453,4) = 1,918 lb/Min de combustível gasosa

 

P = 1,918 x 60 / 0,5 = 230 Cv

 

daonde se tira que um motor apenas por suar alcool rende entre 6 e 8% a mais, mesmo que o ponto seja mantido igual.

 

É importante frizar que pequenas alterações no BSFC mudam significativamente as potências, pode notar que usei pra gasolina BSFC de 0,5 que é um valor excelente (se fosse um carro turbo a gasosa com bicos retrabalhados o BSFC certamente seria maior um pouco) e pra alcool 0,75 que é um valor meio alto até, justamente porque se trabalha minimizando os resultados, para não "turbinar" os resultados criando expectativas.

 

Bem, até agora eu respondi suas questões, mas queria saber porque a pergunta, até imagino qual a resposta hehehehehehe...se for acredite, todos estes calculos de pouco lhe servirão porque vc não tem como medir o BSFC sem por o motor na bancada de dinamômetro

 

[]s jr

Valew, tirou todas as minhas duvidas.

 

Bom queria saber primeiro pq como falei faço engenharia mecatronica na Maua e estou estudando Mecanica dos fluidos esse ano, segundo pq adoro motores, terceiro pq quero saber dimensionar a turbina certa atravez do mapa, e para isso preciso saber o fluxo de ar.

Pra dimensionar a turbina vc precisa saber realmente qual será o volume de ar admitido e plotar no mapa da turbina

 

 

Pô cê faz mauá ?...muda pra FEI e faz MecAut lá HAUhAUhUAhuHA

 

brincadeira...eu fiz FEI, mas a Mauá é muito boa tbm...

 

[]s jr

hehe, bem que eu queria ter ido pra uma facu mais facil, mas na Fei nao tem meu curso senao eu teria me transferido no começo desse ano, nao vejo a hora de me formar que essa facu ta um inferno hahahai

Voce fa mauá black eu também faço é soda mesmo ehin, diurno ou noturno, eu faço Engenharia Química estou ainda no segundo so estou fazendo D.P.

 

Falou

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Guest Blackout
Esse topico esta ficando realmente interessante, e de alto nivel, supanha que eu determine a potencia em 250 hp,  valor da sonda lambida em 850 mv,

e o bsfc em 0,7 pois o motor seria turbo a alcool, usando a formula que vc passou

qual seria a unidade de medida de medidas para aplicaçao da formula.

 

Potencia, usara hp, cv ou em wats mesmo

Bsfc seria 0,7 mesmo neh

o afr entraria como 12.5  mesmo

 

e o valor do fluxo obtido seria em qual unidade> m cubico por segundo, m cubico por minuto,  ou seria a vazao em massa kg por segundo min etc

 

F = (P x BSFC)*AFR/7,94

o BSFC, vc na verdade tem que medir no dinanômetro, mas tem como vc calcula ro teorico, acho que 0,75 é um valor bom pra estimativas

 

usa potência em HP e o resultado sai em gramas/segundo

 

Vamos destrinchar a formula

 

a) combustível necessário C em Libras/minuto

 

C = P x BSFC/60 = 250 x 0,75/60 = 3,125 Lb/min

 

B) calculando o fluxo mantendo uma AFR de 6,75:1 que é o que alguns autores indicam como melhor potência (seria os 920/980mV de sonda)

 

F = C x AFR x 453,4/60 = 159,4 gramas/segundo de ar

 

Só pra exercitar, se fosse a gasosa este mesmo fluxo de ar renderia:

 

C = 159,4*60/(11 x 453,4) = 1,918 lb/Min de combustível gasosa

 

P = 1,918 x 60 / 0,5 = 230 Cv

 

daonde se tira que um motor apenas por suar alcool rende entre 6 e 8% a mais, mesmo que o ponto seja mantido igual.

 

É importante frizar que pequenas alterações no BSFC mudam significativamente as potências, pode notar que usei pra gasolina BSFC de 0,5 que é um valor excelente (se fosse um carro turbo a gasosa com bicos retrabalhados o BSFC certamente seria maior um pouco) e pra alcool 0,75 que é um valor meio alto até, justamente porque se trabalha minimizando os resultados, para não "turbinar" os resultados criando expectativas.

 

Bem, até agora eu respondi suas questões, mas queria saber porque a pergunta, até imagino qual a resposta hehehehehehe...se for acredite, todos estes calculos de pouco lhe servirão porque vc não tem como medir o BSFC sem por o motor na bancada de dinamômetro

 

[]s jr

Valew, tirou todas as minhas duvidas.

 

Bom queria saber primeiro pq como falei faço engenharia mecatronica na Maua e estou estudando Mecanica dos fluidos esse ano, segundo pq adoro motores, terceiro pq quero saber dimensionar a turbina certa atravez do mapa, e para isso preciso saber o fluxo de ar.

Pra dimensionar a turbina vc precisa saber realmente qual será o volume de ar admitido e plotar no mapa da turbina

 

 

Pô cê faz mauá ?...muda pra FEI e faz MecAut lá HAUhAUhUAhuHA

 

brincadeira...eu fiz FEI, mas a Mauá é muito boa tbm...

 

[]s jr

hehe, bem que eu queria ter ido pra uma facu mais facil, mas na Fei nao tem meu curso senao eu teria me transferido no começo desse ano, nao vejo a hora de me formar que essa facu ta um inferno hahahai

Voce fa mauá black eu também faço é soda mesmo ehin, diurno ou noturno, eu faço Engenharia Química estou ainda no segundo so estou fazendo D.P.

 

Falou

3 ano de controle e automaçao, to fazendo 4 materias tb, soda mesmo

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ola! sou novo aqui..

adorei este topico. tirou algumas duvidas que tinha..

 

so mais uma coisa... como converter AFR em Volts (lido pela sonda)?

 

 

[]'s

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E so olhar os valores da tabela

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E so olhar os valores da tabela

6.0:1 acima de 1.200mV: fator lambda <0,90 (inicio falha na ignição)

9.0:1 acima de 1.100mV: fator lambda <0,92 (potência em decadência)

11.5:1

12.5:1 entre 850 e 920mV: Fator lambda =0,95 (máxima potência)

13.2:1 entre 750 e 850mV: fator lambda =0,98 (potência com baixa emissão)

14.7:1 entre 200 e 700mV: fator lambda =1 (mistura estequiométrica)

15.5:1

16.2:1 entre 200 e 100mV: fator lambda = 1,02 (máxima economia sem falha)

18-22:1 abaixo de 100mV: fator lambda >1,03 (falha na ignição)

 

correto?

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E so olhar os valores da tabela

6.0:1 acima de 1.200mV: fator lambda <0,90 (inicio falha na ignição)

9.0:1 acima de 1.100mV: fator lambda <0,92 (potência em decadência)

11.5:1

12.5:1 entre 850 e 920mV: Fator lambda =0,95 (máxima potência)

13.2:1 entre 750 e 850mV: fator lambda =0,98 (potência com baixa emissão)

14.7:1 entre 200 e 700mV: fator lambda =1 (mistura estequiométrica)

15.5:1

16.2:1 entre 200 e 100mV: fator lambda = 1,02 (máxima economia sem falha)

18-22:1 abaixo de 100mV: fator lambda >1,03 (falha na ignição)

 

correto?

nao , esta errado, carro turbo nao pode ter valor de sonda lamba abaixo de 700 mV, depois eu explico direito, to com um pouco de pressa agora, falow

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6.0:1 acima de 1.200mV: fator lambda <0,90 (inicio falha na ignição)

9.0:1 acima de 1.100mV: fator lambda <0,92 (potência em decadência)

11.5:1

12.5:1 entre 850 e 920mV: Fator lambda =0,95 (máxima potência)

13.2:1 entre 750 e 850mV: fator lambda =0,98 (potência com baixa emissão)

14.7:1 entre 200 e 700mV: fator lambda =1 (mistura estequiométrica)

15.5:1

16.2:1 entre 200 e 100mV: fator lambda = 1,02 (máxima economia sem falha)

18-22:1 abaixo de 100mV: fator lambda >1,03 (falha na ignição)

 

correto?

nao , esta errado, carro turbo nao pode ter valor de sonda lamba abaixo de 700 mV, depois eu explico direito, to com um pouco de pressa agora, falow

Nao estou falando especificamente de carros turbo.. estou comparando os valores do AFR com os da sonda

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6.0:1 acima de 1.200mV: fator lambda <0,90 (inicio falha na ignição)

9.0:1 acima de 1.100mV: fator lambda <0,92 (potência em decadência)

11.5:1

12.5:1 entre 850 e 920mV: Fator lambda =0,95 (máxima potência)

13.2:1 entre 750 e 850mV: fator lambda =0,98 (potência com baixa emissão)

14.7:1 entre 200 e 700mV: fator lambda =1 (mistura estequiométrica)

15.5:1

16.2:1 entre 200 e 100mV: fator lambda = 1,02 (máxima economia sem falha)

18-22:1 abaixo de 100mV: fator lambda >1,03 (falha na ignição)

 

correto?

nao , esta errado, carro turbo nao pode ter valor de sonda lamba abaixo de 700 mV, depois eu explico direito, to com um pouco de pressa agora, falow

 

Black, carro turbo não pode ficar abaixo de 850mV com plena carga (até pode a revista Turbo fez um teste com um buick L6 turbo de fabrica e chegou a ter potência máxima com 680mV de sonda, porém a temperatura na câmara ficava alta demais, foi enriquecendo para esfriar (e ter menos tendência a pré-ignição) e chegaram que o menor valor de plena carga seria algo perto de 780mV- como segurança adota-se um pouco mais, os tais 850mV... se vc pegar por exemplo um Gol turbo de fabrica subindo a serra dependendo da posição do acelerador vem lá 0,4-0,5Bar e a sonda fica varrendo de 200 a 750mV mais ou menos, se vc afundar o pé é que a sonda vai tender a fica sempre acima de 850mV

 

[]s jr

Editado por Overspeed

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6.0:1 acima de 1.200mV: fator lambda <0,90 (inicio falha na ignição)

9.0:1 acima de 1.100mV: fator lambda <0,92 (potência em decadência)

11.5:1

12.5:1 entre 850 e 920mV: Fator lambda =0,95 (máxima potência)

13.2:1 entre 750 e 850mV: fator lambda =0,98 (potência com baixa emissão)

14.7:1 entre 200 e 700mV: fator lambda =1 (mistura estequiométrica)

15.5:1

16.2:1 entre 200 e 100mV: fator lambda = 1,02 (máxima economia sem falha)

18-22:1 abaixo de 100mV: fator lambda >1,03 (falha na ignição)

 

correto?

nao , esta errado, carro turbo nao pode ter valor de sonda lamba abaixo de 700 mV, depois eu explico direito, to com um pouco de pressa agora, falow

 

Black, carro turbo não pode ficar abaixo de 850mV com plena carga (até pode a revista Turbo fez um teste com um buick L6 turbo de fabrica e chegou a ter potência máxima com 680mV de sonda, porém a temperatura na câmara ficava alta demais, foi enriquecendo para esfriar (e ter menos tendência a pré-ignição) e chegaram que o menor valor de plena carga seria algo perto de 780mV- como segurança adota-se um pouco mais, os tais 850mV... se vc pegar por exemplo um Gol turbo de fabrica subindo a serra dependendo da posição do acelerador vem lá 0,4-0,5Bar e a sonda fica varrendo de 200 a 750mV mais ou menos, se vc afundar o pé é que a sonda vai tender a fica sempre acima de 850mV

 

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Sim estava falando que eh um valor critico 700mV , com risco de quebra muito grande, nao que seja o ideal, entendeu.

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