Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Trio "comum" com Guia de ondas

Recommended Posts

Buenas galera,

 

pesquisando um pouco e viajando aqui pelos tópicos me bateu uma curiosidade. Vale a pena utilizar uma guia de ondas em uma trio de pequeno/médio porte?

 

exemplo:

 

2 woofer pra grave

2 woofer pra MG

1 Driver Ti + Guia de ondas

 

 

outra duvida, um Driver Ti 2" em uma guia de ondas tocaria proximo a 2 driver Ti 2" em cornetas normais? estou me referindo a SPL e Qualidade.

 

pra quem não conhece:

260410_bomber_guia.jpg

 

 

aqui um video que já foi postado no forum se não me engano pelo Guto de almeida:

http://www.youtube.com/watch?v=nG_fb5JL2W0

 

 

edit: alguns erros

Editado por I2afael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Buenas galera,

 

pesquisando um pouco e viajando aqui pelos tópicos me bateu uma curiosidade. Vale a pena utilizar uma guia de ondas em uma trio de pequeno/médio porte?

 

exemplo:

 

2 woofer pra grave

2 woofer pra MG

1 Driver Ti + Guia de ondas

 

 

outra duvida, um Driver Ti 2" em uma guia de ondas tocaria proximo a 2 driver Ti 2" em cornetas normais? estou me referindo a SPL e Qualidade.

 

Bom dia Rafael !!!

 

Vai ficar muito bom, o Guia de Onda no caso de poucos drivers espalha bem o som, pois os angulos de cobertura dele é bem grande !!!

Não vai tocar necessariamente como dois Drivers, porém com o grau de abertura grande que ele tem, cobre uma área que nem dois !!!

Tente isntalar o Driver entre dois Alto Falantes de Médio-Grave e como crossover para este driver veja se encontra esse:

 

Crossover500-1200.jpg

 

pois ele tem uma saída Y ativo (amarela) que vai mandar sinal musical do L e do R somados sem curto, assim você não terá perda por ser um Driver só e os dois Médio Grave ajudarão !!!

 

Abraço e boa sorte !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Rafael !!!

 

Vai ficar muito bom, o Guia de Onda no caso de poucos drivers espalha bem o som, pois os angulos de cobertura dele é bem grande !!!

Não vai tocar necessariamente como dois Drivers, porém com o grau de abertura grande que ele tem, cobre uma área que nem dois !!!

Tente isntalar o Driver entre dois Alto Falantes de Médio-Grave e como crossover para este driver veja se encontra esse:

 

 

pois ele tem uma saída Y ativo (amarela) que vai mandar sinal musical do L e do R somados sem curto, assim você não terá perda por ser um Driver só e os dois Médio Grave ajudarão !!!

 

Abraço e boa sorte !!!

João Otávio

Obrigado João!

 

então poderiamos dizer que ele transforma o Stereo em Mono, é básicamente isso?

 

vi tambem que precisaria de um bom processamento, que tipo de processamento?

 

 

continuei na pesquisa e achei um tópico MUITO bom, pra quem tiver interesse:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=96227&st=0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale a pena utilizar uma guia de ondas em uma trio de pequeno/médio porte?

 

Sim e Não ...

Dá pra usar , mas muitos carros não teriam espaço pra um arranjo "line" e ae a Guia de Onda perde o sentido ... Guias de onda devem ser usadas em empilhadas , não enfileiradas ... e isso é um grande problema em um carro de pqno porte ... já em uma Pick-Up já dá !

Em uma discussão aqui sobre Guias de Onda , se falou em colocar enfileiradas , de Lado ... Funciona ... mas vc teria um rendimento de 50% do ela pode te oferecer ... e não sei até que ponto pode ficar "melhor" que um sistema com cornetas convencionais !

 

 

 

outra duvida, um Driver Ti 2" em uma guia de ondas tocaria proximo a 2 driver Ti 2" em cornetas normais? estou me referindo a SPL e Qualidade.

 

Sim e Não (denovo)

o uso de Guia de onda faz vc ter um melhor aproveitamento de seu Drive ... eliminando perdas por cancelamento de fase ... Então a Qualidade realmente MELHORA , e vc consegui concentrar melhor a pressão que sai da Guia , mas isso não quer dizer que vai tocar MAIS que 2 Drives (isso pq nem entramos no assunto de formatos de Corneta , que influencia e MUITO no SPL final) ... Você teria um Melhor rendimento do seu Drive , e ele tocaria melhor que em uma corneta "normal" , mas não tocaria o DOBRO !

Outra coisa que não devemos esquecer ... Guia de Onda é DIRECIONAL então pode ser que em alguns "setups" não agrade , pois ela não cobre uma grande área como uma corneta convencional ... E isso não é um PROBLEMA a Guia de onda ... e sim uma Característica que na realidade é o grande diferencial desse produto !

 

 

 

@gutodealmeidadj

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale a pena utilizar uma guia de ondas em uma trio de pequeno/médio porte?

 

Sim e Não ...

Dá pra usar , mas muitos carros não teriam espaço pra um arranjo "line" e ae a Guia de Onda perde o sentido ... Guias de onda devem ser usadas em empilhadas , não enfileiradas ... e isso é um grande problema em um carro de pqno porte ... já em uma Pick-Up já dá !

Em uma discussão aqui sobre Guias de Onda , se falou em colocar enfileiradas , de Lado ... Funciona ... mas vc teria um rendimento de 50% do ela pode te oferecer ... e não sei até que ponto pode ficar "melhor" que um sistema com cornetas convencionais !

 

 

 

outra duvida, um Driver Ti 2" em uma guia de ondas tocaria proximo a 2 driver Ti 2" em cornetas normais? estou me referindo a SPL e Qualidade.

 

Sim e Não (denovo)

o uso de Guia de onda faz vc ter um melhor aproveitamento de seu Drive ... eliminando perdas por cancelamento de fase ... Então a Qualidade realmente MELHORA , e vc consegui concentrar melhor a pressão que sai da Guia , mas isso não quer dizer que vai tocar MAIS que 2 Drives (isso pq nem entramos no assunto de formatos de Corneta , que influencia e MUITO no SPL final) ... Você teria um Melhor rendimento do seu Drive , e ele tocaria melhor que em uma corneta "normal" , mas não tocaria o DOBRO !

Outra coisa que não devemos esquecer ... Guia de Onda é DIRECIONAL então pode ser que em alguns "setups" não agrade , pois ela não cobre uma grande área como uma corneta convencional ... E isso não é um PROBLEMA a Guia de onda ... e sim uma Característica que na realidade é o grande diferencial desse produto !

 

 

 

@gutodealmeidadj

então Guto,

 

no caso da quantidade, utilizando APENAS UMA UNIDADE, como o João Falou entre os MG. por exemplo uma Guia com dispersão de 90º horizontal. teria uma boa cobertura do espaço?

 

em um sistema voltado para QUALIDADE, seria indicado?

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Rafael !!!

 

Vai ficar muito bom, o Guia de Onda no caso de poucos drivers espalha bem o som, pois os angulos de cobertura dele é bem grande !!!

Não vai tocar necessariamente como dois Drivers, porém com o grau de abertura grande que ele tem, cobre uma área que nem dois !!!

Tente isntalar o Driver entre dois Alto Falantes de Médio-Grave e como crossover para este driver veja se encontra esse:

 

Crossover500-1200.jpg

 

pois ele tem uma saída Y ativo (amarela) que vai mandar sinal musical do L e do R somados sem curto, assim você não terá perda por ser um Driver só e os dois Médio Grave ajudarão !!!

 

Abraço e boa sorte !!!

João Otávio

 

 

João ... não é bem assim não ... Tente ficar fora do Eixo de cobertura de uma Guia de onda pra ver o que Acontece !!! o som SOME !!!

 

existem Guias de onda que cobrem até 100º na Horizontal , mas existem cornetas convencionais que fazem o mesmo ... o grande lance está no acerto de Fase , e Direcionalidade da onda !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então Guto,

 

no caso da quantidade, utilizando APENAS UMA UNIDADE, como o João Falou entre os MG. por exemplo uma Guia com dispersão de 90º horizontal. teria uma boa cobertura do espaço?

 

em um sistema voltado para QUALIDADE, seria indicado?

 

:legal:

 

seria sim ... mas vai depender MUITO do drive a ser utilizado ... e arrisco dizer que temos MEIA DUZIA de drives BONS mesmo no mercado nacional !

 

e no caso de 2 de 12" ... tem que ser no mínimo 1 drive TI de 2" BAAAUM , ou importar uma Guia de Onda que use 2 Drives 1" (que ao meu ver é mais legal que 1 de 2") ... as caixa JBL de hoje em dia usam assim e o som é Lindo !

 

No caso dessa da foto ... Usa-se 3 drives de 1" pra 1 de 12"

 

p1020095g.th.jpg

p1020096p.th.jpg

 

link do Fabricante : http://www.jblpro.com/catalog/general/Product.aspx?PId=41&MId=3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seria sim ... mas vai depender MUITO do drive a ser utilizado ... e arrisco dizer que temos MEIA DUZIA de drives BONS mesmo no mercado nacional !

 

e no caso de 2 de 12" ... tem que ser no mínimo 1 drive TI de 2" BAAAUM , ou importar uma Guia de Onda que use 2 Drives 1" (que ao meu ver é mais legal que 1 de 2") ... as caixa JBL de hoje em dia usam assim e o som é Lindo !

 

No caso dessa da foto ... Usa-se 3 drives de 1" pra 1 de 12"

 

link do Fabricante : http://www.jblpro.com/catalog/general/Product.aspx?PId=41&MId=3

TOP essas caixas da JBL, deve ser muito bom de ouvir.

 

sobre a meia duzia de drivers bons no mercado nacional, poderia citar alguns?

 

no MEU caso seriam 2 graves de 15" + 2 MG 10" + Driver Ti + Guia de ondas, isso é apenas especulação. pelo menos por enquanto hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ja tive vontade de testar um guia de ondas mas nunca encontrei pra vender

 

depois fui achar na ljm mas desisti

 

iria fazer no esquema que o joao flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João ... não é bem assim não ... Tente ficar fora do Eixo de cobertura de uma Guia de onda pra ver o que Acontece !!! o som SOME !!!

 

existem Guias de onda que cobrem até 100º na Horizontal , mas existem cornetas convencionais que fazem o mesmo ... o grande lance está no acerto de Fase , e Direcionalidade da onda !

 

Boa tarde Gu !!!

 

Você esta sendo extremamente 'Tibetano" e penso estar falando do uso da guia em um sistema simples !!!

 

Uma coisa é certa, com ela é melhor que sem ela !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou afavor de que é melhor a guia do que a corneta comum sim.

 

100º de Horizontal é mais do que suficiente.

 

5º~10º de vertical aperta um pouco, mas dá pra fazer um direcionamento pra distancia que se quer atingir e pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Gu !!!

 

Você esta sendo extremamente 'Tibetano" e penso estar falando do uso da guia em um sistema simples !!!

 

Uma coisa é certa, com ela é melhor que sem ela !!!

 

Abraço !!!

João Otávio

 

 

Não Jão ... to sendo não bicho ... estou dizendo com conhecimento de causa mesmo ... eu que sou responsável pela Dodge Ram da Bomber com o sistema LINE Aqui em SP ... e se vc sai do eixo central do line , vc sente falta SIM de agudos ... o médio continua , mas o agudo , não ... ele é beeem direcional !!! se tiver vento então ... ferrou mais ainda !!!

 

Existem casos em áudio profissional que são abortados os usos de LINE por conta disso (vento) o som vai embora como se fosse poeira rsrsrs !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa a mt tempo q eu nao entro em um tópico nesse nivel

 

to gostando

 

continuem passando experiencias pra gente :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando pesquisei sobre as guias em carros peq

 

cheguei a conclusao que o melhor lugar seria na tampa,

ao levantar teria uma altura onde poderia direcionar melhor.

 

o[]o

[OO]

 

seria +- isso.

 

mais considerando tantas variaveis, e com pouco conhecimento sobre.

 

estou indo de arroz e feijao msm.

 

 

Ps: mais um Otimo Topico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To mundando o setup do som do meu carro e irei utilizar guia de onda.. O Guto sabe. rs

 

o projeto novo é:

 

4 x 15 - keybass ECO - stetsom 3k7

4 x 12 - Eros 312 lc - megacharge 1500

2 x TI2" - Eros ETD 7200 - pile drive 4.1N

Ainda to decidindo qual crossover utilizar, mas bem provavem que seja o processador DCX2496 da behringer.

 

as caixas para voz ficaram 2 de 12 e 1 TI no meio. O | O tipo assim, rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é ... projeto meu esse ae rsrsrs resta vc MONTAR né zé ?

 

 

Positivo Guto.. projeto idealizado por ele que to montando!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra esclarecer:

 

Guia de onda não tem GRANDE cobertura. Ele tem cobertura CONTROLADA. A cobertura horizontal é grande, a vertical não é, é bem estreita pra permitir acoplar vários drivers.

 

Ou seja, é uma forma de concentrar o som apenas onde interessa. É botar uma lupa no sol e ver formiga queimando. Esta é a idéia.

 

Em trio pequeno é MUITO complicado. A não ser que você use muitos drivers (pelo menos 3 deles), em linha vertical e angulados), você vai ter mais problemas que benefícios.

 

Isto sem falar nos custos envolvidos. Ou seja, ou se faz algo PLANEJADO, ou se joga dinheiro fora. Algo planejado que eu digo, é ter um projeto contemplando a área de cobertura, distâncias, objetivos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...