Ir para conteúdo

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado

FAZENDO UMA CAIXA DUTADA

12 respostas neste tópico

Renguennays

Renguennays

novato

• Membro
  • Cadastrado: 14/11/2010
Blz pessoal?

Eu to montando o meu set, com a ajuda da galera aqui e algumas pesquisas, e agora to na fase de finalizar o projeto da caixa e começar a executá-la.
Até a finalização dela, queria ir tirando minhas duvidas aqui, e ja agradeço a todos que puderem colaborar.

Estou projetando uma caixa de + / - 50L para:

1 pionner 308d2
1 driver d250x (ja me recomendaram o d200, nao tava querendo por que ele é de 50W, mas pelo que tenho lido, to começando a ficar com medo da 250x nesse meu setzinho)
1 st200
1 power one

e
1 kit duas vias nas portas da frente (ainda nao pesquisei muito)

Meu primeiro entrave é: eu posso colocar o driver e o tweeter no mesmo compartimento do sub? Se posso, como o driver fica firme la no final da corneta? É a corneta que fica aparafusada na caixa, nao é? O driver parece ser bem pesado....
Vendo as prontas que tem por ai, eu achava que era tudo junto, mas agora surgiu a duvida.

Valew galera!
Vez por outra, devo ir voltando aqui de acordo com as duvidas que forem surgindo....

EclipseRox

EclipseRox

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 27/03/2009

Renguennays, em 03 dezembro 2010 - 20:13 , disse:

Blz pessoal?

Eu to montando o meu set, com a ajuda da galera aqui e algumas pesquisas, e agora to na fase de finalizar o projeto da caixa e começar a executá-la.
Até a finalização dela, queria ir tirando minhas duvidas aqui, e ja agradeço a todos que puderem colaborar.

Estou projetando uma caixa de + / - 50L para:

1 pionner 308d2
1 driver d250x (ja me recomendaram o d200, nao tava querendo por que ele é de 50W, mas pelo que tenho lido, to começando a ficar com medo da 250x nesse meu setzinho)
1 st200
1 power one

e
1 kit duas vias nas portas da frente (ainda nao pesquisei muito)

Meu primeiro entrave é: eu posso colocar o driver e o tweeter no mesmo compartimento do sub? Se posso, como o driver fica firme la no final da corneta? É a corneta que fica aparafusada na caixa, nao é? O driver parece ser bem pesado....
Vendo as prontas que tem por ai, eu achava que era tudo junto, mas agora surgiu a duvida.

Valew galera!
Vez por outra, devo ir voltando aqui de acordo com as duvidas que forem surgindo....

Recomendaria uma caica de 35 a 40 litros para som externo..
abraço

Renguennays

Renguennays

novato

• Membro
Então camarada, pelo que um chegado me falou aqui, eu acho que + / - 50L deve dar...

Veja o que ele disse:

"Rapa. é assim. C usar o pioneer. C quizer mais toc toc, som mais seco pra fora, faz caixa com 40 litros, mas c vc escutar toda variedade de musicas faz caixa com 45 litros (som misto)mas c vc abre pouco o pm e curte mais subgraves faz caixa com 50/55 litros.

subgrave= 40hz pra baixo (subs)
grave-misto = 45/55 hz (subs, woofers de 15 e 18)
seco e pancada pra fora 60 hz pra cima (woofers) de 12"

mais ou menos isso"

Lembrando que eu vou entrar com o duto, corneta, tweeter tudo junto... isso diminui o volume.
Valew!!!

EclipseRox

EclipseRox

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 27/03/2009

Renguennays, em 03 dezembro 2010 - 22:13 , disse:

Então camarada, pelo que um chegado me falou aqui, eu acho que + / - 50L deve dar...

Veja o que ele disse:

"Rapa. é assim. C usar o pioneer. C quizer mais toc toc, som mais seco pra fora, faz caixa com 40 litros, mas c vc escutar toda variedade de musicas faz caixa com 45 litros (som misto)mas c vc abre pouco o pm e curte mais subgraves faz caixa com 50/55 litros.

subgrave= 40hz pra baixo (subs)
grave-misto = 45/55 hz (subs, woofers de 15 e 18)
seco e pancada pra fora 60 hz pra cima (woofers) de 12"

mais ou menos isso"

Lembrando que eu vou entrar com o duto, corneta, tweeter tudo junto... isso diminui o volume.
Valew!!!

Cara na boa, isso e tudo teoria comigo nao funcionou nao, ja tive 2 308 em caixa de 53 litros por falante, tocava muito para dentro, mais abria a mala sumia, sintonia da caixa em 35Hz que foi a que mais me agradou... agora estou com 3 308 amnbos em caixa de 37 litros com sintonia em 35Hz tbm, ta tocando MTO melhor para fora e bem mais para dentro (pois sao 3 neh), e logico da um percazinha no sub grave mais nao mto, mais nao fica TOC TOC nao, testei ja em 45hz, 55hz, e o som nao ficava legal, perdia mto rendimento tanto para dentro, quanto pra fora, pois o 308 nao e falante de ataque, entao nao toca mto seco nao...

essa foi minha esperiencia, eu ainda mantenho minha opiniao, caixa com 40 litros sintonizada em 35 hz maximo 40hz, vai ficar bom...

abraço

Editado por EclipseRox, 04 dezembro 2010 - 07:42 .

Renguennays

Renguennays

novato

• Membro

EclipseRox, em 04 dezembro 2010 - 07:41 , disse:

Cara na boa, isso e tudo teoria comigo nao funcionou nao, ja tive 2 308 em caixa de 53 litros por falante, tocava muito para dentro, mais abria a mala sumia, sintonia da caixa em 35Hz que foi a que mais me agradou... agora estou com 3 308 amnbos em caixa de 37 litros com sintonia em 35Hz tbm, ta tocando MTO melhor para fora e bem mais para dentro (pois sao 3 neh), e logico da um percazinha no sub grave mais nao mto, mais nao fica TOC TOC nao, testei ja em 45hz, 55hz, e o som nao ficava legal, perdia mto rendimento tanto para dentro, quanto pra fora, pois o 308 nao e falante de ataque, entao nao toca mto seco nao...

essa foi minha esperiencia, eu ainda mantenho minha opiniao, caixa com 40 litros sintonizada em 35 hz maximo 40hz, vai ficar bom...

abraço

Blz camarada!!!
Vou ver o que eu consigo baixar no volume da caixa, por que eu to vendo qual o melhor arranjo da posição dos aparelhos. Valew!

Pessoal, conto com vcs para ir me ajudando nas duvidas!
O que eu faço com o driver? Posso deixar ele simplesmente enroscado na corneta? Ele nao vai ficar balançando dentro da caixa?

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • Cadastrado: 22/05/2006
Se a corneta tiver bem presa, balança não!

Comprou o d250x mesmo?

Renguennays

Renguennays

novato

• Membro

blOom, em 05 dezembro 2010 - 20:48 , disse:

Se a corneta tiver bem presa, balança não!

Comprou o d250x mesmo?

Blz cara?
Mesmo se a corneta for de plastico, o driver nao balança?

Eu devo comprar o driver e tweeter em Janeiro. Não vai dar tempo de resolver essas paradas agora em Dezembro...
Por que? Tambem vai me recomendar a 200?

Valew!!!

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • Cadastrado: 22/05/2006
A maioria é de plástico! Exceto as de duas polegadas!

Cara.. a d200 é mais equilibrada! Mas se quer fazer barulho, vai de d250x! Porém, eu preferiria a D200!!!!

kruik

kruik

MeelaO

• Membro
  • Cadastrado: 17/08/2008

Renguennays, em 08 dezembro 2010 - 18:20 , disse:

Por que? Tambem vai me recomendar a 200?

Valew!!!

Posso dizer que se usar a 250 vai ter atenuar muito, e pagar mais caro.
a 200 vai conseguir um melhor equilibrio.

Ps: ja tive os 2 modelos.

sao nunca

sao nunca

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 20/10/2006
vai de d200 bem melhor vai ficar muito mais equilibrado o som, e a  caixa com 40l sint em 40hz

Renguennays

Renguennays

novato

• Membro
Blz pessoal!

Não que eu queira ir contra a maioria esmagadora e também não que eu queira pagar mais caro (he, he, não mesmo!): mas só para finalizarmos o assunto de vez. Eu já até postei esse comentário em outro tópico, vejam só o meu esquema de ligação:

De acordo com a ligação, vai ser o seguinte: vao 360W para o sub, e 100W para o driver e tweeter, que vao se dividir, e ir so 50W para cada. Mesmo assim, essa dita cuja consegue gritar tanto?

Estou aqui, é claro, para ouvir a opinião que vcs tem para compartilhar e como sempre agradeço mesmo a disposição de vcs. Valew galera!!!

Renguennays

Renguennays

novato

• Membro
Entrando com mais um assunto,... quem puder ajudar:

Gostaria de uma ajudinha de quem tenha conhecimento nesse detalhezinho que é bem complicado: os dutos.

Eu to querendo colocar 3 dutos de 3", e gostaria de ajuda para definir o comprimento deles.

Eu achei que tinha alguma coisa a ver com o volume que eles possuem, para dar passagem para o ar. Na receita de bolo, uma caixa de 50L, geralmente, recomendam um duto de 4" x 25cm. Eu calculei esse volume, e defini 3 dutos de 3" polegadas resultando no mesmo volume. Mas olhando naqueles programas de calculo de dutos, o estranho é que quanto mais dutos se coloca, mais o programa manda aumentar o comprimento de CADA UM DOS DUTOS! To sem entender nada.

Quem puder colaborar, eu agradeço e abaixo vão as informações do set:

Caixa com 49,5L (Bruto. Tem os dutos e a aparelhagem para descontar, que eu ainda nao calculei)
Subwoofer Pionner 308d2
- VAS 36,16l
- QTS 0,48
- FS 33,7

Na caixa tambem vai ficar um driver d200 e um st200!

Valew!

Douglas_BH

Douglas_BH

novato

• Membro
  • Cadastrado: 03/03/2013

DÚVIDAS

Aguardo sugestões em...

Quero colocar estes equipamentos em uma caixa dutada 44lts.

Subwoofer 12" Magnum Rex - 500 Wpmpo/ 250 Wrms
Impedância: 4 ohms
Resposta de frequência: 40 a 400hz
Sensibilidade: 95,5 db
Bobina: Simples

Super Tweeter TSR 4200 - 120 Watts RMS
Impedância Nominal: 8 Ohms
Frequência: 2,6Khz a 25KHz
Sensibilidade (1w /1 Metro): 109dB

Driver TSR 5200 - 120 Watts RMS
Impedância Nominal: 8 Ohms
Resposta de frequência: 500 - 9kHz
Sensibilidade: 108 dB

Qual amplificador sugerem-me,
e se pode haver algumas alterações que possam melhorar!
:legal:

Quero um som interno porém com um grave agradável...
CxB

Gastos previsto até o momento R$300,00 faltando o Amplificador.
Consumo previsto não mais que R$500,00
[¨]

Aguardo respostas.
Abraços!