Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
YURIGALEGO

Fontes atx para alimentar módulo 12V

Recommended Posts

entao galera ,

eu tava pensando aki ,se daria pra alimentar meu módulo ssl evolution de 2000rms qe consome uns 60ampéres com 5 ou 6 fontes atx ligadas em paralelo na corrente de 12V, com uns 20 ampéres cada uma, sera qe ia fikar bom ?

mas tava pensando qe como elas tem 200Watts reais cada uma , devo levar em consideração esses watts na potencia ?pq fikaria 5x200=1000! ou oqe conta é só a amperagem mesmo ?

Editado por YURIGALEGO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou botar mais uma caraminhola nas suas ideias...

Essas fontes disem ter por ex +12V 18A e -12V 0,8A o -12V é o terra certo e esses 0,8 aguenta o tranco sem mudar nada?

 

Desculpe confundilo mais do que ja esta mas quem sabe assim alguem nos ajude melhor....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou botar mais uma caraminhola nas suas ideias...

Essas fontes disem ter por ex +12V 18A e -12V 0,8A o -12V é o terra certo e esses 0,8 aguenta o tranco sem mudar nada?

 

Desculpe confundilo mais do que ja esta mas quem sabe assim alguem nos ajude melhor....

 

nao nao amigo , nao se usa a linha de -12V , se usa o GND qe é o negativo , (os fios pretos) ele é equivalente a nada , esse qe é o terra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou botar mais uma caraminhola nas suas ideias...

Essas fontes disem ter por ex +12V 18A e -12V 0,8A o -12V é o terra certo e esses 0,8 aguenta o tranco sem mudar nada?

 

Desculpe confundilo mais do que ja esta mas quem sabe assim alguem nos ajude melhor....

 

nao nao amigo , nao se usa a linha de -12V , se usa o GND qe é o negativo , (os fios pretos) ele é equivalente a nada , esse qe é o terra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao galera ,

eu tava pensando aki ,se daria pra alimentar meu módulo ssl evolution de 2000rms qe consome uns 60ampéres com 5 ou 6 fontes atx ligadas em paralelo na corrente de 12V, com uns 20 ampéres cada uma, sera qe ia fikar bom ?

mas tava pensando qe como elas tem 200Watts reais cada uma , devo levar em consideração esses watts na potencia ?pq fikaria 5x200=1000! ou oqe conta é só a amperagem mesmo ?

 

se vc vai liga-las em paralelo a linha de 12v, vai continuar os 12v e ai vc soma a amperagem da linha 12v.

 

2 fontes com 15A na linha de 12v, em paralelo, fica 30A com 12v.

 

Para descobrir a potencia q elas vao fornecer, P = i*U (i: amperagem, U: tensao)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara ñ sei se vai te ajudar em alguma coisa mais eu ligo um modulo aq em casa com 3 fontes atx genericas usando o canal de 5v ligando em serie para dar +-15v pq os canais de 5v tem uma amperagem bem mais forte q a de 12v então na ligação em serie ñ soma se a amperagem mais a do 5v ja é alta então com os 15v a uma amperagem boa eu ligo meu modulo de boa tomare q te ajude em alguma coisa boa sorte flw.

Editado por Fininhovnz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara ñ sei se vai te ajudar em alguma coisa mais eu ligo um modulo aq em casa com 3 fontes atx genericas usando o canal de 5v ligando em serie para dar +-15v pq os canais de 5v tem uma amperagem bem mais forte q a de 12v então na ligação em serie ñ soma se a amperagem mais a do 5v ja é alta então com os 15v a uma amperagem boa eu ligo meu modulo de boa tomare q te ajude em alguma coisa boa sorte flw.

 

ahaam tbm pensei nisso , fazer um esqema igual ao seu com 3 fontes em série na linha dos 5V , mas dai juntando mais 3 e fazendo otro conjunto ligando em série tbm , e por fim ligar os dois conjuntos em paralelo fexando 15V e uns 50 ampéres , oqe vcs me dizem ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao nao amigo , nao se usa a linha de -12V , se usa o GND qe é o negativo , (os fios pretos) ele é equivalente a nada , esse qe é o terra

 

Obrigado pela resposta

Ainda bem que eu não tentei ligar isso antes :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao galera ,

eu tava pensando aki ,se daria pra alimentar meu módulo ssl evolution de 2000rms qe consome uns 60ampéres com 5 ou 6 fontes atx ligadas em paralelo na corrente de 12V, com uns 20 ampéres cada uma, sera qe ia fikar bom ?

mas tava pensando qe como elas tem 200Watts reais cada uma , devo levar em consideração esses watts na potencia ?pq fikaria 5x200=1000! ou oqe conta é só a amperagem mesmo ?

Cara eu fiz algo parecido aqui em casa... usei um aparelho de cd de carro e um modulo de 1000watts (aqueles MXR pequenos) o fusivel do modulo era de 30 Amperes e o do som de 10 amperes ou seja somando tudo o maximo que meu sistema consumiria seria 40 amperes mais que isso romperia os fusiveis. entao resolvi alimentalo com fontes de pc. Mas na faculdade me disseram para nao ligar direto as fontes em paralelo pois se uma queima ou mesmo se nao sao literalmente identicas elas queimam todaaaas.

Enfim o que eu fiz e funciona 100%. pequei tres fontes AT (atingas) cada uma dizia que saia na linha 12v 15Amperes. na saida de cada uma eu coloquei um retificaro(mospec s10c40c)(aquele que eh de alta resposta que tem que ser colocado com dicipador de calor, ele parece um transistor ateh) em cada fonte coloquei um desse e os tres coloquei num dicipador de calor.... na saida desses retificadores entao eu liguei tudo num fio soh(paralelo) e alimentei meu sistema.

O que acontece agora... uma fonte independe do sinal da outra para avaliar se sua saida esta na tensao certa ou nao e.... se por ventura uma fonte vim a queimar ou entrar em curto soh ela queimara e nao "levara as outras juntas".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok.. vamos recaptular...

Voce tem um modulo de 2k rms que consome 60A? :huh:

Arranje 4 a 6 fontes, abra todas e solde um fio de +- 10mm no 12v+ (original amarelo) e de um jeito de imendar todos pra um só de uns 15/20mm, ligue no positivo do modulo 12v+

 

faça a mesma coisa nos negativos das fontes, solde um fio bom no negativo de cada fonte e ligue no negativo.

ligue o verde no preto de cada fonte pra acioná-las

pega um fio de +- 5v de uma das fontes (nao lembro a cor) e liga no remote do modulo pra acioná-o tbm

 

Eu tive esse resultado com um modulo booster que só funcionava 1 canal...

http://www.youtube.com/watch?v=95zYyherHQ4

 

Espero ter ajudado =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok.. vamos recaptular...

Voce tem um modulo de 2k rms que consome 60A? :huh:

Arranje 4 a 6 fontes, abra todas e solde um fio de +- 10mm no 12v+ (original amarelo) e de um jeito de imendar todos pra um só de uns 15/20mm, ligue no positivo do modulo 12v+

 

faça a mesma coisa nos negativos das fontes, solde um fio bom no negativo de cada fonte e ligue no negativo.

ligue o verde no preto de cada fonte pra acioná-las

pega um fio de +- 5v de uma das fontes (nao lembro a cor) e liga no remote do modulo pra acioná-o tbm

 

Eu tive esse resultado com um modulo booster que só funcionava 1 canal...

http://www.youtube.com/watch?v=95zYyherHQ4

 

Espero ter ajudado =)

 

entao amigo , essa é minha idéia , mas ao invéz de acionar o remote com o vermelho da fonte , só puxar um fio do positivo do módulo pra ligar em 12V né , qe é o qe precisa pra ele ligar.

Mas a minha preocupaçao é se vai funcionar bem com essas fontes , e tocar com a potencia maxima sem qe elas desarmem e percam voltagem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao amigo , essa é minha idéia , mas ao invéz de acionar o remote com o vermelho da fonte , só puxar um fio do positivo do módulo pra ligar em 12V né , qe é o qe precisa pra ele ligar.

Mas a minha preocupaçao é se vai funcionar bem com essas fontes , e tocar com a potencia maxima sem qe elas desarmem e percam voltagem

 

só testando pra saber, mas acredito que nao perde muito desempenho nao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera quem souber responde ae. coloquei tres fontes em serie pelo +5 e esta me dando 15 v alternado como o esperado vou colocar 4 diodos zenner de 15v 1/2 creio que cairá para 14 volts alternada. a pergunta é alguem sabe até quantos volts aguenta um modulo. o meu é um banda ice 1800 2 ohms e ele pede 12,6 vcc com fuse de 100 A. vou fazer um topico com essa pergunta que não achei no forum. se alguem souber responde ae.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alternada ?????????????????????????????

Tem que ser corrente continua bruno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo não faz isso. tenho um banda ice 1800 mono e um falcon hs980m stereo.eu fiz o seguinte 3 fontes atx (pode ser at atx ou mistas) corte e isole todos os fios menos o preto, vermelho e verde. pegue todos pretos e una a um fio de no minimo 8 mm², faça o mesmo com os vermelhos. pegue 1 preto e ligue ao unico verde (verde é o remoto 'que liga a fonte').

 

faz esse processo em 3 fontes. agora siga abaixo:

 

fonte1 pegue o preto (-) e ligue no vermelho da fonte 2 (+) pegue o preto (-) da fonte 2 e ligue no vermelho (+) da fonte 3 sobrará 1 vermelho(+) e 1 preto(-)

com 15 v e a soma de Amperes das 3 fontes que vc vai achar no +5 que fica na etiqueta ao lado de cada fonte. agora use 4 'diodos zenner 1/2 15v ' juntos na saida vermelha(+) e logo tera 14,2 a voltagem exata de uma bateria com o carro ligado.

 

da uma olhada ae

 

http://www.youtube.com/watch?v=PorM_pHXiVM&feature=related

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera liguei um um banda ice 1800 mono e um falcon hs980m stereo em 3 fontes na linha 5v cada dando um resultado de 15 v 110 ah. usei cabos 25 de 1 mt para alimentalos e cheguei ao maxiomo dos modulos sem disarmar-los nem a fonte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ligando as fontes em série só somam os volts, a amperagem não, ligando 3 fontes de 10A em série no final vc terá os mesmo 10A, talvez o ganho de potencia por usar 15 volts compense mas que vai resultar em 10A vai.

 

Eu acho melhor ligar em paralelo mesmo, o problema que eu achava em ligar em paralelo era encontrar um Diodo (retificador) que aguentasse 10A, mas o JeanFernandes deu a ótima dica do retificador, e isso eu não havia lido em nenhum outro tópico sobre fontes aqui no forum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No vale apena ligar em série (5+5+5), suas fontes tem que ser potentes acima de 300w, porque faz a fonte desarmar muito fácil, e desmentindo o fato ali, se uma desarmar ou queimar, as outras duas continuam funcionando perfeitamente! só a tensão que cairá pra 10v~9v pelo consumo do modulo.

Eu uso 3 fonte em paralelo, sempre toco o som em 11,0v~11,5v, eu acho o melhor esquema de ligação

 

O melhor modo de ligar é em paralelo mesmo, melhor ainda se tu conseguisse estabilizar a fonte desse jeito> http://www.eletronic...e-pc-13-8v-20a/ ligava umas 4~5 em paralelo e pronto

Editado por Ramon_

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em paralelo soma amperagem e em série soma voltagem!

Eu recomendaria de umas 4 a 6 em paralelo buscando maior amperagem do que 3 de 5v em serie somando volts!

Meu som medi com voltimetro geralmente cai pra 11v nos ataque de grave e não acontece nada!

Procure fontes potentes ! E tente estabilizar a voltagem !

Com fontes fracas , vai desarmar com certeza!

Bote isso em mente : Quanto mais , melhor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ligando as fontes em série só somam os volts, a amperagem não, ligando 3 fontes de 10A em série no final vc terá os mesmo 10A, talvez o ganho de potencia por usar 15 volts compense mas que vai resultar em 10A vai.

 

Eu acho melhor ligar em paralelo mesmo, o problema que eu achava em ligar em paralelo era encontrar um Diodo (retificador) que aguentasse 10A, mas o JeanFernandes deu a ótima dica do retificador, e isso eu não havia lido em nenhum outro tópico sobre fontes aqui no forum.

:+1:legal:

 

 

 

Ja cheguei a usar 1 buster 3600gl ligada a uma fonte de computador que mencionava 140 Watts...

 

6AH na linha dos 12v usando 2 canais dela...

 

Se metesse muito grave a fonte desarmava...

 

Ainda quero montar um esquema desse pra tocar em festas....

Botar umas 15 fontes ai quero ver

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...