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jonasbeck

Oléo 15w50 no gol 1.0 turbo??

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Dae galera!!

 

 

meu irmão tem um gol 1.0 16v turbo, muito conservado, ele comprou ele ha uns tres meses e o ex dono passou algumas coisas para ele, tipo de filtro, tempo de troca de oleo e tipo de oleo usado.

 

meu irmão anotou tudo e tal... dae essa semana ele disse que iria trocar o oleo, perguntei que oleo ele iria usar: helix 15w50, conforme o ultimo dono! que foi o unico dono até meu irmão...

 

achei estranho... fui olhar o manual do gol e NADA de tipo de oleo!

 

agora pergunto a vcs meu amigos... seria esse o oleo certo?? helix 15w50?? teria algum problema em usar ele? ele troca o oleo e filtro a cada 3 meses.

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Cara, com o GT tem que tomar MUITO cuidado mesmo, se não me engano o óleo indicado mesmo é o Sintético 15w40, MAS se o ex-dono usava esse óleo e nunca deu problema na VVT, pode por sem medo!

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Eu acho esse óleo muito grosso para um carro turbo que passa os 100cv/litro...

 

Se foi a Volks que indicou este óleo, não sei onde ela estava com a cabeça, deve ser por isso que de cada 10 GT que vemos nas ruas, 9 estão fumando.

 

Eu apostaria em um óleo sintético menos espesso, algo como um 5w40 ou ainda um 0w50 Mobil, com trocas de 5 em 5 mil Km.

 

Abraços.

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Eu acho esse óleo muito grosso para um carro turbo que passa os 100cv/litro...

 

Se foi a Volks que indicou este óleo, não sei onde ela estava com a cabeça, deve ser por isso que de cada 10 GT que vemos nas ruas, 9 estão fumando.

 

Eu apostaria em um óleo sintético menos espesso, algo como um 5w40 ou ainda um 0w50 Mobil, com trocas de 5 em 5 mil Km.

 

Abraços.

 

Acho que o 5wa0 é o que a VW indica mesmo Abreu, pode crer.....

Mas assim, o problema não é o carro em si, o problema são os donos que acham o que o GT é igual AP que pode por qualquer óleo a cada 15.000 km e ta tudo certo, ai começa o trec trec na VVT, MAF zuada e um monte de problema, dai o que não presta é o carro....

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pois é....

 

também acho grosso demais...

 

o motor tem um leve barulho no comando de valvulas em marcha lenta, mas bem baixo mesmo.

 

o motor está com 89.000km, o problema do Gt são as oficinas... ninguem tem ideia de nada sobre ele... hehehe

 

eu pensei em um 10w40 mineral

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legal o video!

 

 

agora resta mais uma duvida... e a troca do oleo atual, 15w50, pelo 5w40? não prejudicará de alguma forma o motor?

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Olha não sou mecãnico e tb não sei pq. Mas conheço alguns q sempre utilizaram óleos (não em GT) mais espessos e qdo trocaram pra mais fino o motor começou a baixar o óleo.

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O motivo é simples, se o motor já está com folgas (justificando óleo mais espesso) quando trocar para mais fino ele acaba passando para o pistão e indo sendo queimado junto...

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Sim, o raciocínio está certo, MAS se ele cntinuar a usar esse óleo grosso no GT dele, vai dar pau logo logo e na parte mais crítica do motor, VVT, tucho etc...

 

Eu tenho um gol 1.0 16V aspirado e digo que é normal esse carro baixar óleo, faz 5 anos e nunca me deu dor de cabeça, mas sempre tenho que completar o óleo antes da troca....

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esse motor é bem critico com óleo...

ai que eu penso... onde a VW tava com a cabeça de turbinar um motor que já tem problemas com lubrificação aspirado?

 

o ideal é não usar o óleo mais grosso... é dar uma revisada onde está a folga que faz o óleo "sumir" e usar sempre óleo sintético mais fino...

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Carro turbo, como ja disseram não casa com oleo mineral...poe o que manda no manual...

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CAra tenho um G3 1.0 16v turbo adaptado e uso mineral 20W50 e NUNCA tive enhum problema, peguei o carro usado, estou com ele a 4 anos e montei o kit a 1 ano e meio, meu carro nunca teve borra nem nada disso...

 

Esse negócio de não pode usar mineral, ou é muito grosso para ser turbinado etc etc, é besteira, o que realmente importa é que as trocas sejam feitas corretamente no tempo tempo certe NUNCA deixar mais do que se deve e outra e principalmente, NUNCA misturar tipos de óleos diferentes...

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CAra tenho um G3 1.0 16v turbo adaptado e uso mineral 20W50 e NUNCA tive enhum problema, peguei o carro usado, estou com ele a 4 anos e montei o kit a 1 ano e meio, meu carro nunca teve borra nem nada disso...

 

Esse negócio de não pode usar mineral, ou é muito grosso para ser turbinado etc etc, é besteira, o que realmente importa é que as trocas sejam feitas corretamente no tempo tempo certe NUNCA deixar mais do que se deve e outra e principalmente, NUNCA misturar tipos de óleos diferentes...

 

Cara isso é uma particularidade do seu carro (que não possui VVT), com o GT mesmo não rola óleo mineral não, falo isso pq sempre participei de um fórum desse carro e estava o tempo todo em contato com donos de GT e sei bem o que é isso.....

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O grande problema é que o sintetico o pessoal vai pela recomendação, aí pra quem roda pouco trocar a cada 10.000 ou 15.000 km é muito tempo, forma borra e o motor vai pro espaço rapidinho.

 

Eu já tive Gol 1.0 16v e Turbo e nenhum dos 2 tive problemas, sempre mineral e troca no máximo a cada 5.000 km.

 

Como já disse no tópico da Escort SW, nunca me incomodei com motor algum tanto 8v quanto 16v.

 

Detalhe: todos meus carros sempre foram originais de fábrica na parte de motor, logo que eu vendi o Gol Turbo o cara foi chipar, aumentar pressão da turbina e sei lá o que. Em pouco tempo teve que fazer manuteção no motor e turbina.

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É embaçado mesmo, cada um tem um esquema diferente, as vezes da certo, outras não...as vezes é sorte ou azar mesmo hehehe

No meu 16V aspirado, é semi sintético de 5.000km em 5.000km sem choro!

 

Já usei mineral e com 3.000km começa a bater tucho!

Editado por Rafael Ramalho

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Atualizando o topico!

 

 

Segunda feira 02/08:

 

levei um mecanico lá em casa para dar uma olhada no gol, após ligar e desligar o motor algumas vezes, concluiu duas coisas: 1° a luz indicadora do oleo no painel não estava funcionando 100%

2° provavel fim da vida da bomba de oleo

3° a troca de oleo pelo 5w40 sintetico

 

Recomendações: levar em uma auto-eletrica para deixar funcionando luz espia do oleo, tomando cuidado do eletricista não ligar a luz junto com a luz espia da bateria. Somente após isto ele poderia dar um diagnostico 100% sobre a bomba de oleo.

 

 

Terça feira 03/08:

 

carro levado na auto-eletrica, trocada batatinha do sensor do oleo, R$ 40,00 com mão de obra, luz 100% funcionando, mas ainda ligando em rotações acima de 2800/3000 rpm.

 

Quarta feira 04/08:

 

Carro levado para o mecanico.

Orçamento:

 

Oleo e filtro: R$120,00

Bomba de oleo fhran: R$198,00

Maõ de obra: R$ 80,00

 

Quinta feira 05/08:

 

Orçamento aprovado pelo meu irmão, previsão de entrega do carro até a noite do mesmo dia.

 

ai que entra a parte mais estranha...

 

por volta das 10:00hrs o mecanico me liga, dizendo que havia retirado o oleo do motor, e que não havia nem 2 litros de oleo no motor!! e que ele retirou o filtro de oleo e me dava a certeza que ele não havia sido trocado a algum tempo...

 

então o mecanico me aconselhou a apenas trocar o oleo, e se voltase a acontecer da luz do oleo ligar ou o motor fazer muito barulho ao ligar, ai então seria feita a troca da bomba de oleo.

 

dei o Ok pra ele e fui até a oficina, para ver como estava mesmo o oleo, quando cheguei vi com os meus proprios olhos a quantidade de oleo que havia.

 

o oleo e o filtro foram trocados e o carro "baixado", quando o foi dada a partida, não parecia ser o mesmo carro! quetinho, quetinho! um leve, mas bem leve barulhinho no cabeçote, até acredito caracteristico dos VW 16v.

 

Recomendações do mecanico:

 

Trocar o oleo e o filtro daqui a aproximadamente 1 mes, ja que com a troca de oleo mineral por sintetico, sera eliminada alguma bora do motor;

 

cuidado sempre com a luz de oleo e de temperatura;

 

andar todos os dias com o carro, coisa que meu irmão não faz.

 

 

Bem, antes que alguem pergunte:

 

SIM, O NIVEL DO OLEO FOI CONFERIDO VARIAS VEZES, REPITO VARIAS MESMO, EU MESMO OLHEI. E SEMPRE NO NIVEL!!

 

acho isso no minimo estranho...

 

mas o importante é que o Gol GT esta 100% novamente!

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o oleo e o filtro foram trocados e o carro "baixado", quando o foi dada a partida, não parecia ser o mesmo carro! quetinho, quetinho! um leve, mas bem leve barulhinho no cabeçote, até acredito caracteristico dos VW 16v.

Sim, gol 16v, turbo ou aspirado sempre terá um barulhinho no cabeçote, disso não tem como fugir.

 

Recomendações do mecanico:

 

Trocar o oleo e o filtro daqui a aproximadamente 1 mes, ja que com a troca de oleo mineral por sintetico, sera eliminada alguma bora do motor;

Ótimo, já começou muito bem, MAS isso significa que o ex-dono não estava cuidando bem do carro, por isso, recomendo fortemente efetuar a troca do filtro anti-chamas (resultado da filtragem dos gases do óleo), que é onde mais junta borra de óleo, que com certeza não foi trocado e deve estar com uma gosma feia dentro...

Esse vídeo não está muito legal, mas dá pra ter noção aonde fica:

http://www.youtube.com/watch?v=KZOneGtPdyI

 

cuidado sempre com a luz de oleo e de temperatura;

Sim, fique muito esperto com essas luzes, mas o carro tem um tipo de aviso "anti quebra" que chama-se "go home", se tiver algo errado com algum sensor, turbina etc., ele limita a pressão em 0.4 bar e permite que vc dirija até um local seguro.

 

andar todos os dias com o carro, coisa que meu irmão não faz.

Isso também é bom fazer, se não o óleo desce, faz borra e quando vc ligar ele fica fazendo um "tec tec tec" bem chato (batendo tucho) e demora pra KCT pra parar esse barulho.

Editado por Rafael Ramalho

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mas ai vem uma duvida grande...

se vc conferiu sempre que o oleo estava no nivel, pra onde foram os outros 1,5L de oleo do carter?

ja verificou se seu carro esta queimando oleo (fumando) ou misturando oleo e agua?

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mas ai vem uma duvida grande...

se vc conferiu sempre que o oleo estava no nivel, pra onde foram os outros 1,5L de oleo do carter?

ja verificou se seu carro esta queimando oleo (fumando) ou misturando oleo e agua?

 

Provavelmente o antigo dono trocava óleo "de vez em nunca" e como eu tenho um 16V ano 99, posso afirmar que, mesmo um motor dessa idade estando em bom estado SEMPRE vai abaixar óleo, mesmo que seja pouco, é característico isso nesse carro.....o meu sempre que troco, antes de fechar 5.000km eu tenho que completar.

 

No mais, de agora em diante é só cuidar que vai longe o carro.

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