Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
naimme

Instalação de Som antigo

Recommended Posts

Eu consegui resgatar um rádio antigo e original do meu velho passat, e gostaria de ligá-lo no carro, o modelo é somente rádio, nada de fita, nada de cd, nada de mp3, só rádio.

Porém, lembro que antes do meu pai resolver colocar um cd no carro, este rádio funcionava (e funciona) no carro, com 5 falantes e 1 tweeter, mas na época que foi instalado no carro, 1980, não tinha nenhum módulo nem nada!

O estranho que esse rádio tem só 3 fios que saem da traseira dele (como se pode ver na foto logo abaixo), e quero entender e tentar reinstalar esse rádio nos mesmos padrões da época, será que alguém consegue me dar 1 ajuda ae?

 

O rádio é esse aqui

dsc05366q.jpg

 

O som original tem 3 fios como se vê na foto abaixo

dsc05365u.jpg

 

e aproveitando, achei na caixa do antigo tocafitas, o manual que usa 1 esquema de ligar os falantes direto no som, sem modulo

dsc05368.jpg

 

Estes são os falantes originais das portas e do tampão traseiro, antes da reforma que fiz neles, os cones (papelão) estavam se dissolvendo, todo ressecado!

dsc04690gn.jpg

 

Os cones de frente, lá onde reformei, me oferecem para colocar com suspenção, mas preferi manter os cones simples, para deixar o audio o mais anos 80 possível hehe

dsc05103u.jpg

 

depois de uma boa limpeza, ficou com a aparencia bem melhor

dsc05108pu.jpg

 

No carro atualmente tem 1 cd véinho, que tem um monte de fios que saem dele, para cada falante, não tenho módulo no carro, e também não quero colocar, quero deixar um somzinho bem simples mesmo.

O que preciso saber é o seguinte, como faço para ligar os 2 falantes traseiros (amarelos), numa saída e os 2 falantes das portas em outra? quais fios do som original eu ligo? ligo em série ou paralelo? agradeço desde já quem puder me auxiliar ae, valeu!

 

Só lembrando que este som era instalado originalmente sem módulo e direto nesses fios, e não entendo como faziam, mas faziam assim!

Abrs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fio preto mais grosso me parece ser o +12V.

 

Os outros dois são o + e - de áudio.

 

Supondo os 4 falantes de mesma impedância, e que esta impedância X seja compatível com o som original, dá pra ligar os falantes iguais em paralelo e essas duas associações em série.

 

A impedância final, partindo da premissa de impedância idêntica para os 4 falantes, será X.

 

Não sei se me fiz entender...

 

Abs!

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Relíquia, hein? Parabéns, bem conservado. Me fez lembrar da época de ouro dos Fuscas, Brasílias, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fio preto sempre é o negativo, mas neste caso parece que é o positivo, ligue-o a bateria no + e aterre a carcaça do radio na carcaça do carro... os outro dois fios são positivo e negativo para o falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

 

Se seu aparelho é muito parecido com um Motoradio que comprei esses dias, original do Opala 1974, segundo o Gilson da BR 70 que restaura e vende esses aparelhos, o fio maior que tem uma bananinha porta fusível naturalmente é o positivo, o terra deve ser direto da carcaça do aparelho ao chassi. Os outros dois fios são dos canais 1 e 2 (positivos), e o negativo desses canais devem ser ligados também à carcaça do aparelho...

 

Abraxx...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os outros dois fios são dos canais 1 e 2 (positivos), e o negativo desses canais devem ser ligados também à carcaça do aparelho...

muito estranho, mas provavel...

 

no desenho fica muito confuso, pois até aparece o simbolo de aterramento mas todos os fios estão em contato que vão nos falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito estranho, mas provavel...

 

no desenho fica muito confuso, pois até aparece o simbolo de aterramento mas todos os fios estão em contato que vão nos falantes.

 

 

Então Daniel, também achei estranho, mas como a informação foi passada por quem restaura esse tipo de aparelho, inclusive internamente, deixando-o funcionando 100% com garantia e tudo... Acabei acreditando.. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da tua ideia de deixar o carro originalzão =DD

 

 

Quem, eu ou o outro camarada (dono do tópico)?!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fio preto mais grosso me parece ser o +12V.

 

Os outros dois são o + e - de áudio.

 

Supondo os 4 falantes de mesma impedância, e que esta impedância X seja compatível com o som original, dá pra ligar os falantes iguais em paralelo e essas duas associações em série.

 

A impedância final, partindo da premissa de impedância idêntica para os 4 falantes, será X.

 

Não sei se me fiz entender...

 

Abs!

 

Entendi sim, creio que os falantes sejam de impedâncias idênticas, e sei que este modelo de rádio, segue o padrão da época dos falantes, então acredito que seja totalmente compatível, tendo em vista que estes 4 falantes à cerca de 15 anos atrás, estavam funcionando com o mesmo rádio, mas como não fui eu que fiz a desinstalação do rádio para o cd player, não sei como estavam ligados. :(

O que sei é que deve funcionar sem problemas, agradeço pela ajuda! :legal:

 

Relíquia, hein? Parabéns, bem conservado. Me fez lembrar da época de ouro dos Fuscas, Brasílias, etc...

 

Hehe, valeu!

é um rádio 1979 que estava instalado no passat ls do meu pai, e como estou reformando o carro, quero deixar ele o mais anos 80 possível!

Aqui é como o carro estava, ficou 2 anos com motor fundido, cheio de ferrugens e abandonado do lado de casa

passatb.jpg

traseirax.jpg

E agora, depois da reforma que estou fazendo

dsc04667md.jpg

Aqui é o que sobrou de um tweeter que acabou quebrando com o efeito do sol no tampão traseiro, está guardado, não sei se consigo restaurar ou arrumar um outro tweeter na cor marrom deste modelo, para manter mais original!

dsc04692x.jpg

dsc04693r.jpg

 

Cara,

 

Se seu aparelho é muito parecido com um Motoradio que comprei esses dias, original do Opala 1974, segundo o Gilson da BR 70 que restaura e vende esses aparelhos, o fio maior que tem uma bananinha porta fusível naturalmente é o positivo, o terra deve ser direto da carcaça do aparelho ao chassi. Os outros dois fios são dos canais 1 e 2 (positivos), e o negativo desses canais devem ser ligados também à carcaça do aparelho...

 

Abraxx...

 

Só para garantir que eu entendi, os dois fios menores que saem do rádio (preto e verde) são positivos?? e o negativo que vem dos falantes eu ligaria na carcaça do aparelho?

No caso eu teria que ligar os falantes todos em paralelo? é Isso? :blink:

ligaaoparalelaow2.jpg

 

Então Daniel, também achei estranho, mas como a informação foi passada por quem restaura esse tipo de aparelho, inclusive internamente, deixando-o funcionando 100% com garantia e tudo... Acabei acreditando.. rsrs

 

É ligar em paralelo e os negativos na carcaça??

 

Gostei da tua ideia de deixar o carro originalzão =DD

 

Eu quero deixar o mais original possível, desde pintura, estofamentos, rodas, etc, até o som, pq se for pra ter sonzão eu prefiro colocar num carro mais novo, esse "antiguinho" quero só curtir e se der colocar placa preta logo mais!

Abrs! hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Eu colocaria esse player dsligado no local original e um pioneer da vida no porta luvas! Ngm merece ficar sem mp3 ou coisa parecida! =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui é o que sobrou de um tweeter que acabou quebrando com o efeito do sol no tampão traseiro, está guardado, não sei se consigo restaurar ou arrumar um outro tweeter na cor marrom deste modelo, para manter mais original!

dsc04692x.jpg

dsc04693r.jpg

 

Consegue no mercado livre facim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para garantir que eu entendi, os dois fios menores que saem do rádio (preto e verde) são positivos?? e o negativo que vem dos falantes eu ligaria na carcaça do aparelho?

No caso eu teria que ligar os falantes todos em paralelo? é Isso? :blink:

[

 

 

Isso mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Eu colocaria esse player dsligado no local original e um pioneer da vida no porta luvas! Ngm merece ficar sem mp3 ou coisa parecida! =/

 

 

Ou então ele pode fazer como eu farei no Opala, bloom; coloca o aparelho original no local original, ligado a um para de falantes nas portas, apenas para mostrar que funciona nos encontros e tal, rrsrsrs... E no porta luvas o Alpine ligado aos amps, tres vias e sub... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Eu colocaria esse player dsligado no local original e um pioneer da vida no porta luvas! Ngm merece ficar sem mp3 ou coisa parecida! =/

Ou então ele pode fazer como eu farei no Opala, bloom; coloca o aparelho original no local original, ligado a um para de falantes nas portas, apenas para mostrar que funciona nos encontros e tal, rrsrsrs... E no porta luvas o Alpine ligado aos amps, tres vias e sub... :legal:

Mas eu não vou ficar sem mp3 não rapaz!! :P , olha o que eu comprei aqui, quinzão na Santa mais conhecida da região central de Sampa city, a Efigênia!! :vts

transmissorfm.jpg

 

Já testei em vários tipos de rádio e funciona com uma qualidade muito boa, ligo meu mp3player nesse transmissor, sintonizo uma rádio que não exista e sem interferência e já era, ouço todas Mp3 que quiser sem mexer no porta luvas ;)

 

Isso mesmo...

 

Olha só! vou ver se faço assim, valeu mesmo pela ajuda ae!!!

Depois posto o resultado quando instalar!!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:banghead Quanto ao mp3/fm, ele reconhece as pastas? Pq já mexi em um q era meio tenso, só reconhecia as músicas individualmente, se colocasse em pasta não funfava..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:banghead Quanto ao mp3/fm, ele reconhece as pastas? Pq já mexi em um q era meio tenso, só reconhecia as músicas individualmente, se colocasse em pasta não funfava..

 

Opa, desculpe a demora em reponder, mas lê as pastas sim, o som fica pouca coisa mais baixo, pq esses produtos chinezes são complicados, mas pelo que paguei tá valendo, e faço uma pasta pra cada gênero e ele pula de pasta em pasta e de música em música!!

Aproveitando, eu fiz um teste na fiação e liguei os 2 fios estreitos nos falantes, e só o verde deu contato, mesmo com os negativos na carcaça do rádio, e outra coisa estranhei que não acendeu luz nenhuma do rádio, pq ele tem 1 led verde pequeno no centro e uma luz amarela de fundo e não acendeu!! mas o rádio funcionou com um falante que testei!! o que pode ser??!!

Editado por naimme

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não cheguei a ler todos posts, mas rádios e módulos desta época, o negativo dos falantes eram feitos direto na carcaça, não saia nenhum fio negativo pra falantes do rádio ou módulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...