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Gol 1.0 16v Power morrendo...

16 respostas neste tópico

#1
Paulinhu

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E aew galera, td tranquilo!

Seguinte, tenho um Gol 1.0 16v Power 2005 e ele esta com um escabroso defeito (na verdade 2!)
Com o motor frio, o funcionamento é perfeito, lenta normal, sem falhas. Quando o motor esta quente (faixa normal de trabalho, em torno de 90º), e a ventoinha entra em funcionamento a lenta cai tanto a ponto de quase morrer o motor, e enquanto ela esta em funcionamento sinto que o carro fica "amarrado" pra andar. O mesmo acontece quando aciono outros equipamentos elétricos como desembaçador, ventilador, som, etc.

O outro problema é com relação a direção (que é hidráulica). Novamente com o motor frio, esterçando o volante para os lados tudo ocorre normalmente. Com o motor quente quando esterça a direção a lenta oscila bastante e quando ela encosta no fim do curso o motor morre. Não sei se estao relacionados os problemas, mas resumindo: com ventoinha, farol e som ligado por exemplo basta virar um pouco o volante e o motor também apaga.

A bateria é de 60A (Ajax selada), mandei conferir e ela esta Ok. O motor foi retificado e esta com 15.000Km. Bicos foram limpos a pouco tempo assim como o anti-chama tb foi trocado juntos. As velas são novas (de 3 eletrodos), cabos de vela aparentemente OK, feito limpeza na TBI, aquele sensor que fica no cabeçote também novo, todos os filtros do carro novos, conferido a bomba do hidráulico e disseram que está perfeita, foi passado o scanner na injeção e não acusou nenhuma falha.

Alguem já viu esse tipo de defeito, ou tem ideia do que possa ser ??

Agradeço desde já !


#2
Beto TunningWay®

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 Paulinhu, em 03 fevereiro 2010 - 23:14 , disse:

E aew galera, td tranquilo!

Seguinte, tenho um Gol 1.0 16v Power 2005 e ele esta com um escabroso defeito (na verdade 2!)
Com o motor frio, o funcionamento é perfeito, lenta normal, sem falhas. Quando o motor esta quente (faixa normal de trabalho, em torno de 90º), e a ventoinha entra em funcionamento a lenta cai tanto a ponto de quase morrer o motor, e enquanto ela esta em funcionamento sinto que o carro fica "amarrado" pra andar. O mesmo acontece quando aciono outros equipamentos elétricos como desembaçador, ventilador, som, etc.

O outro problema é com relação a direção (que é hidráulica). Novamente com o motor frio, esterçando o volante para os lados tudo ocorre normalmente. Com o motor quente quando esterça a direção a lenta oscila bastante e quando ela encosta no fim do curso o motor morre. Não sei se estao relacionados os problemas, mas resumindo: com ventoinha, farol e som ligado por exemplo basta virar um pouco o volante e o motor também apaga.

A bateria é de 60A (Ajax selada), mandei conferir e ela esta Ok. O motor foi retificado e esta com 15.000Km. Bicos foram limpos a pouco tempo assim como o anti-chama tb foi trocado juntos. As velas são novas (de 3 eletrodos), cabos de vela aparentemente OK, feito limpeza na TBI, aquele sensor que fica no cabeçote também novo, todos os filtros do carro novos, conferido a bomba do hidráulico e disseram que está perfeita, foi passado o scanner na injeção e não acusou nenhuma falha.

Alguem já viu esse tipo de defeito, ou tem ideia do que possa ser ??

Agradeço desde já !


Se fosse o fato do motor morrer, eu diria que era o atuador de marcha lenta. Mas pelos outros sintomas, parece que tá dando "falta" na corrente elétrica... Tem que ir por eliminação, a bateria está OK (é da amperagem original né?), confere o restante da parte elétrica... pasmafaute

Editado por Beto TunningWay®, 04 fevereiro 2010 - 17:19 .


#3
djchu

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o meu g3 ano 2000 nao tem acelerador eletronico igual ao seu, mas já teve problemas na TBI e dava todos esses sintomas, era o motorzinho com defeito nas escovas, tinha dia que funcionava, as vezes falhava. arruma uma TBI emprestada e roda uns dias pra ver se para os problemas.


#4
Paulinhu

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Troquei ontem a TBI, dei umas voltas e deu pra perceber que não melhorou em nada.

Vou ver se consigo uma bateria maior emprestada pra fazer um teste mas acho que não deve ser isso pois as vezes deixo meu carro com o som ligado durante várias hrs e depois ele pega na 1ª partida.

Não sei se tem alguma coisa a ver mas pensei na possibilidade de mandar verificar a alimentação da bomba elétrica e do módulo da injeção.


#5
Leandrinhom

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    1.0 16v...

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Cara como você disse que quando a ventoinha lida a aceleração cai, assim quando utiliza alguma coisa desembaçador etc, a rotação cai, eu verificaria antes de tudo a parte elétrica como o Beto disse...

Leve em um autoelétrico e peça para ele ver se não está com falta de terra...

Outra coisa, seu carro por ser o Power ele TEM sim o acelerador eletrônico, depois que ver a parte elétrica s enão arrumou leve em algum lugar apra passar o sacanner e ver se indica algum defeito...


#6
djchu

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Depois que trocou a TBI, resetou o modulo da injeçao?


#7
Paulinhu

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 Leandrinhom, em 05 fevereiro 2010 - 10:29 , disse:

Cara como você disse que quando a ventoinha lida a aceleração cai, assim quando utiliza alguma coisa desembaçador etc, a rotação cai, eu verificaria antes de tudo a parte elétrica como o Beto disse...

Leve em um autoelétrico e peça para ele ver se não está com falta de terra...

Outra coisa, seu carro por ser o Power ele TEM sim o acelerador eletrônico, depois que ver a parte elétrica s enão arrumou leve em algum lugar apra passar o sacanner e ver se indica algum defeito...


Então, eu levei o carro em uma auto elétrica a uns meses atrás, o cara me falou que era falta de terra para o motor. Dai ele fez um outro aterramento mas não resolveu o problema.

Vou levar o carro essa semana em um cara que trabalha somente com injeção eletrônica pra ver se ele descobre o defeito.

Editado por Paulinhu, 07 fevereiro 2010 - 11:58 .


#8
Paulinhu

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 djchu, em 06 fevereiro 2010 - 00:03 , disse:

Depois que trocou a TBI, resetou o modulo da injeçao?


A TBI acabei trocando eu mesmo pra fazer um teste, mas não sabia que depois de substituida precisava resetar o módulo. Eu já havia resetado (deixando o cabo da bateria desligado) anteriormente a substituição da TBI, mas vou fazer isso amanha pra ver se surti algum efeito positivo.


#9
djchu

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Depois de trocar a TBI tem que ligar o diagnostico e ajustar as tensoes dos potenciometros que existem na TBI nova, senao fica com o ajuste da antiga, desligar a bateria nao "zera" esses ajustes.


#10
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 djchu, em 07 fevereiro 2010 - 13:36 , disse:

Depois de trocar a TBI tem que ligar o diagnostico e ajustar as tensoes dos potenciometros que existem na TBI nova, senao fica com o ajuste da antiga, desligar a bateria nao "zera" esses ajustes.

n sei se seria isso... mas vira a chave e deixa 1min até calibrar a borboleta!!

O meu tem acelerador eletrônico, sobre esse lance de virar o volante todo ele da uma variação MINIMA na lenta quase imperceptive, isso acho ser normal, porém no seu caso ta coisa a feita!!
Unico problem que tive nele foi a luz do EPC que tava acendendo!!! Fiquei maluco pelo que todos falavam dessa luz e bla bla bla cheio de problemas e talz!!! Depois de muito procurar oque poderia ser, quando ja tava quase levando o carro pra scanear, verifiquei que tinha um cabo de vela ruim, tava escapando centelha nele, e entao foi-se o problema do EPC.

No seu caso tenta plugar o scan e fazer esses procedimentos que o carro morre, pra ver se vem algo!

abs!


#11
Paulinhu

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Obrigado por enquanto galera...

Amanhã vou levar o carro em outra oficina ver se descobrem a solução para o defeito.

Depois posto as novidades.


#12
Paulinhu

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Levei o carro pra um cara que trabalha só com injeção. Ele conferiu o módulo, passou o scanner, verificou os sensores, testou a bomba elétrica, TBI, e disse que está tudo OK.
Então o mistério continua.
Agora só me resta levar o carro na concessionária. Se não resolverem o problema o jeito vai ser vender a jóia...


#13
Paulinhu

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Conversei com um mecânico que trampa na concessionaria da VW aqui da minha cidade e ele disse que uma vez mexeram em um Gol com o mesmo problema do meu, onde toda vez que esterçava o volante o motor morria, e o problema era o retorno do oléo do hidráulico que estava entupido.

Semana passada notei que no meu carro começou a pingar oleo da caixa de direção na parede corta fogo porém por dentro do carro, mas precisamente atrás dos pedais, e agora esta vazando pela tampa do reservatório do hidráulico. Uma outra coisa que percebi é que quando esterça a direção pra um lado o oleo no reservatório do hidráulico (que esta entre o nivel minimo e máximo) abaixa, e quando esterça para o outro lado ele sobe.
Alguém já viu esse problema ?
Será que pode ser defeito na caixa de direção ?


#14
vinicius brasilia

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 djchu, em 06 fevereiro 2010 - 00:03 , disse:

Depois que trocou a TBI, resetou o modulo da injeçao?


#15
vinicius brasilia

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Bom dia ,amigo.Minha Parati 2005 está exatamente com os mesmos problemas.Desistiu de achar o defeito?Um mecanico disse que o funcionamento ta dando interferencia na unidade central.Mas não conseguiu arrumar ainda.Acho que vou levar para darem uma olhada na central,pois acusou no scanner"mal funcionamento do ventilador 1 ".


#16
Paulinhu

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 vinicius brasilia, em 10 maio 2010 - 13:53 , disse:

Bom dia ,amigo.Minha Parati 2005 está exatamente com os mesmos problemas.Desistiu de achar o defeito?Um mecanico disse que o funcionamento ta dando interferencia na unidade central.Mas não conseguiu arrumar ainda.Acho que vou levar para darem uma olhada na central,pois acusou no scanner"mal funcionamento do ventilador 1 ".

É, já me acostumei com a falha... ainda não encontrei solução. Semana passada passei o scanner antes de fazer a limpeza dos bicos a acusou apenas uma falha nos bicos. Fiz a limpeza mas só melhorou o consumo.

A impressão que se tem é que quando esterça toda a direção e/ou quando liga os equipamentos elétricos que no caso o alternador "pesa" mais devido a corrente que ele tem que mandar pra bateria a injeção não detecta esse esforço extra para o motor, não corrigindo a marcha lenta do carro. O detalhe é que todo o sistema de injeção desse motor era um dos mais modernos da época, não podendo ser uma defeito crônico como já me disseram.

( Leia mais sobre esse motor e sistema de injeção aqui:  http://www.volkspage...ol16v/index.php )


#17
maxpaiva

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 Paulinhu, em 30 maio 2010 - 20:19 , disse:

É, já me acostumei com a falha... ainda não encontrei solução. Semana passada passei o scanner antes de fazer a limpeza dos bicos a acusou apenas uma falha nos bicos. Fiz a limpeza mas só melhorou o consumo.

A impressão que se tem é que quando esterça toda a direção e/ou quando liga os equipamentos elétricos que no caso o alternador "pesa" mais devido a corrente que ele tem que mandar pra bateria a injeção não detecta esse esforço extra para o motor, não corrigindo a marcha lenta do carro. O detalhe é que todo o sistema de injeção desse motor era um dos mais modernos da época, não podendo ser uma defeito crônico como já me disseram.

( Leia mais sobre esse motor e sistema de injeção aqui:  http://www.volkspage...ol16v/index.php )



Oi Paulinhu, conseguiu resolver o problema, se sim por favor poste como foi resolvido, pois tenho exatamente o mesmo problema... muito obrigado!!!

Editado por maxpaiva, 08 novembro 2010 - 16:49 .