Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Victor Aragão

[Dúvida] Calcular litragem da caixa

Recommended Posts

Caros,

 

É verdadeira a afirmação de que eu posso ter o valor da litragem da caixa somente pelo valor do Vas do falante?

 

Ex: Falante com Vas= 5L

isso quer dizer que para ele tocar "bem" ele tem que está em uma caixa de 5 litros?

 

 

 

P.S's:

Isso para Mid Bass (pezinho / peitinhos / doorpood's)

Foi mal se viajei, mais me lembro de ter visto isso em algum canto, e agora estou na dúvida.

 

 

Valeu.

Editado por Victor Aragão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma duvida tb ... posso usar caixa com 10 litros a mais q recomenda no meu sub ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Caros,

 

É verdadeira a afirmação de que eu posso ter o valor da litragem da caixa somente pelo valor do Vas do falante?

 

Ex: Falante com Vas= 5L

isso quer dizer que para ele tocar "bem" ele tem que está em uma caixa de 5 litros?

 

 

 

P.S's:

Isso para Mid Bass (pezinho / peitinhos / doorpood's)

Foi mal se viajei, mais me lembro de ter visto isso em algum canto, e agora estou na dúvida.

 

 

Valeu.

 

Correto correto não é mesmo não. Agora, funciona. Digamos que quebra o galho. Para VAS muito grande (acima de uns 90L) dá pra usar metade... pra VAS baixo, dá pra usar o próprio valor do VAS.

 

MAS isto não garante ABSOLUTAMENTE nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fale qual a marca e modelo do falante que fica mais facil pra galera ajudar. Em pezinhos por ex. cada falante responde de um jeito, utilizei mids diferentes na mesma caixa com VAS diferentes e obtive bons resultados com ambos!! Isso é muito particular de cada falante. Tudo pode funcionar, mas é o ideal pro falante?

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 3 falantes...

 

  • Bravox - CSP50b 5"
     
    Impedância 4 ohms
    Sensibilidade 88 dB/2,83V/m
    Frequência Ressonância 80 Hz
    Vas 4 litros
    Qms 6,28
    Qes 0,64
    Qts 0,58
    Sd 0,0075 m²
    XMax 2,1 mm
     
     
  • Bravox - CS60D 6"
     
    Tamanho 6.5"
    Impedância 4.0 (ohms)
    Sensibilidade 89 (dB/W/m)
    Gama de Resposta 50-22K (Hz)
    Frequência Ressonância 80 (Hz)
    Potência Máxima 140 Wmax
    Potência Nominal 70 Wrms
    Qts 0,93
    Qms 8,40
    Qes 1,05
    Vas 9 litros
    Re 3,4 ohms
    Sd 0,0133 m²
    Bl 4,2 T.M.
    Mms 10 g
    Le 0,25 mH
    X max 2,3 mm
     
     
  • Bravox - E2K MB6 6"
     
    Impedância 4 (ohms)
    Sensibilidade 88 (dB/W/m)
    Freqüência Ressonância 90 (Hz)
    Gama de Resposta 60-7k (Hz)
    Potência Máxima 200 Wmax
    Potência Nominal 100 Wrms
    Qts 0,80
    Qms 9,58
    Qes 0,88
    Vas 5 litros
    XMáx 2,5 mm
    Re 3,6 Ohms
    Sd 0,0133 m²
    6" D 170,0 mm
    H 64 mm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, dentro do carro é dificil achar espaço. Diria a principio, pra fazer o maior que puder, 8 litros por exemplo. Usei o Bravox 60B por muito tempo, gostei bastante do resultado. No caso de um de 5', uns 4 a 5 litros ja trará alegrias. Tente simular no winisd e veja quais curvas mais te agrada.

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao é totalmente correto isso..

 

o vas vai te da o caminho do tamanho da caixa.... um vas piqueno vai te dar um caixa piquena.... um vas grande o sub vai pedir uma caixa grande...

 

 

vas influencia outras coisas tambem.... mas é isso ai ^^ :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simulei no WinISD.. e agora? Nao sei interpretar esses graficos..

 

imagemnsn.jpg

 

 

 

P.S:

SImulei em cima do Mid E2K.

Se existir algum tutorial encinando como entender esses graficos, pode indicar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito simulou o e2k em 6 litros e ta dando um F3 em torno de 90Hz. A foto está pequena não da pra ver direito.

isso quer dizer que o midbass irá tocar bem de 90Hz pra cima. O Qtc dele está em 1.08 se não me engano e quer dizer que a batida ficará sequinha. O qtc em 0,7 é o ideal, mas daí teu pezinho ficaria com uns 50 litros. Simule com uns 8 litros, acho que consegue tirar isso aí do local do carro. Pra falar a verdade, na prática, faça o pezinho o maior que puder e coloque o mid lá!! direcionado ou não, quanto maior litragem conseguir melhor resultado sonoro, menores picos, etc..

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mais no geral, dá pra ter uma noção!? Correto?

 

 

Cara com o tempo e experiencia da prater noçao de uma caixa so olhando o vas e pra que ele é progetado.... é bem relativo há MUITO fatores q influenciam a caixa de um sub...

 

sao MUITOS mais MUITO MESMO!!! entao so faze uma litragem pelo vas acho q seria dimais..... o vas so da uma ideias mas nao da a litragem em si ^^

 

vlw amigo

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara com o tempo e experiencia da prater noçao de uma caixa so olhando o vas e pra que ele é progetado.... é bem relativo há MUITO fatores q influenciam a caixa de um sub...

 

sao MUITOS mais MUITO MESMO!!! entao so faze uma litragem pelo vas acho q seria dimais..... o vas so da uma ideias mas nao da a litragem em si ^^

 

vlw amigo

 

 

Eele está falando de caixa para mid bass, vulgos pezinhos!! :legal:

 

 

 

Seguinte: F3 é onde ele começa a tocar bem, com certa pressão. Isso não quer dizer que não responderá frequencias mais baixas. Responderá, mas atenuado. F0, seria o "plano" em resposta. Quanto mais plano a resposta, melhor no quesito qualidade. EX: se a curva tem um pico acima do F0, quer dizer que naquela determinada frequencia, a resposta do falante estará com mais força, ou pico, em relação às outras frequencias, entendeu?

Acho que se usará esse mid para o pezinho, construa-o o mais rígido possivel, pois esse mid, bem amplificado dará muita pressão dentro do automóvel.

Dê uma procurada no forum, existe um topico explicando bem certinho sobre o winisd

 

abs

 

Markto

Editado por Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...