Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
nachtjager

som parou de funcionar do nada

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

tinha instalado um som no carro, funcionou normalmente por uns 5 meses. depois encostei o carro por um bom tempo, e como não iria usar ele ainda, retirei o som de lá.

 

não tinha módulos nem nada, o som ligado direto numa caixinha pequena , com 1 tweeter, 1 woofer 8', e um mid de 5'.

 

quando fui testar o som, ele simplesmente não dá sinal nenhum... troquei o fusível, bateria do controle, até abri o som, mas não tem nada aparente queimado.

 

não saiu cheiros, nem ruidos, ele só não liga.

 

o som é novo, foi usado só por 5 meses.

 

o aparelho é um Pioneer DEH - 2980MPA.

 

fico no aguardo,

 

abraços!

Editado por nachtjager

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc verificou as voltagem de alimentação do aparelho, pois como vc mesmo disse o caro ficou parado por tempo............

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que acontece com o aparelho? Acende alguma coisa ou só não sai som? Dê mais detalhes.

Como estão ligados os falantes dessa sua caixa? Se estiverem em paralelo a impedância resultante pode ter ficado menos que o minimo aceitado pelo pré do player.

 

Como está a bateria do carro? Tá funcionando tudo do carro normalmente?

 

P.S.: Seja mais especifico no titulo do tópico.. dê uma pequena descrição do problema, senão a galera acaba não ajudando. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

antes de instalar no carro, eu testei aqui em cima usando uma bateria de carro, novinha 12v 60a.

 

funcionou que era uma beleza, fui lá instalei e funcionou também!

 

depois disso o carro ficou parado, e semana passada quando vi que ia demorar mais do que o esperado pra poder ouvir uma música denovo, eu trouxe o som aqui pra cima. foi nisso que não pegou mais...

 

eu troquei o fusível, antes era 5a, botei um de 10a novo, mas mesmo assim não funciona, nenhum sinal ou ruído.

 

a bateria está carregadíssima, se encostar um fio do + no - dá uma faísca muito grande, parecida com uma máquina de solda...

 

será que tem "prazo de validade" e por ter ficado parado aconteceu algo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caro ciso,

 

como na descrição do tópico, acima, nada ocorre, nenhum sinal ou ruído ou luzes, apenas não funciona. como se fosse uma casca vazia ligada numa bateria.

 

antes foi feita a ligação direta do player aos auto-falantes, da seguinte forma:

 

4 canais, 50w cada.

 

canal 1 + canal 2

canal 3 + canal 4

 

o canal 1 e 2 ligado no tweeter e no mid, e o canal 3 e 4 ligados no woofer.

 

funcionava normalmente, e do nada simplesmente parou.

Editado por nachtjager

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E.R.C.,

 

está ligado assim (eu não sei os nomes dos cabos):

 

vermelho com o positivo amarelo, e o preto negativo separado.

 

o resto são fios que vão pros auto-falantes.

 

estou ligando direto na bateria, como fazia, mas nenhum sinal.

 

eu acho estranho pois o som nunca passou do volume 20, até por não distorcer, e simplesmente do nada, para de funcionar.

 

 

abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc verificou se as voltagems chegam no aparelho, pode o chicote ter quebrado, pode ele não tar passando a corrente para o aparelho, vc tem de fazerv os testes básicos e nos dizer, para que possamos achar o problema. Pegue um multimetro retire o aparelho de chicote e teste para ver a voltagem se chega normal, se o terra ta ok, se caso tiver tudo ok, ai vc pode passar a verificar o aparelho................

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kareca,

 

como não tenho nenhum multímetro, utilizei lâmpadas, e passa corrente normalmente pelo chicote do som...

 

 

acho que é grave o problema então, não?

 

 

obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abra o aparelho e verifique sse a voltagem entra no aparelho e chega até o pal007(fet ) verifique se há vazamentos ou sinal de queimado nele, verifique o capacitor eletrolitico na entrada dele, esse defeito é esquesito, mas ja concertei varios aparelhos que os donos chegam e falam a mesma coisa( que desligou ele e deixou guardado e quando foi ligar não ligava mais , ou não saia mais som) e em todos esse foi o PAL 007 (mosfet) que tinha queimado. Mas antes de condenar o mosfet, verifique se as voltagem seguem até o proprio, verifique se algun componente em curto ou aberto, mas para isso vc tem que ter um multimetro. Compra esse de loja de 1,99 ja da para vc concertar esse aparelho, pois o Mosfet aki vendo a 35,00, pq aki na minha cidade e nas vizinhas é dificil achar ele ( interior é fo**) mas ai vc deve achar por uns 17,00 a 20,00. Qualquer coisa é só falar que eu ou a galera ai te ajuda..............

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kareca e Murilo,

 

encontrei o MOSFET, aparentemente não tem nada danificado, mas como eu faço pra testar agora?

 

hoje como é sabado e as lojas só vão abrir terça, não vai dar pra comprar o multimetro.

 

existe algum metodo caseiro pra testar?

 

caso negativo guardo o som até comprar um... o importante é que ja achei ele!

 

 

muito obrigado a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem com o multimetrp vc pode elinar algumas hipóteses do defeito, como soldas frias etc..... vc verificou se há trilhas rompidas, ou algo estorado, se caso não tem, troque o mosfet e ja era.............

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kareca.

 

eu não manjo muito de eletrônica, eu só arrisco!

 

 

no olho, não tem nada queimado, nem torrado, ta como novo... só o mosfet, que tava meio "oxidado" não tava na cor dele.

 

 

vou procurar por aqui, é complicado fazer a troca?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, é bem simples trocar, basta ter cuidado na hora de disoldar para não machucar as trilhas, mas ja que vc gosta de arriscar , troque o mesfet, tenho quase certeza de que é só ele, e outra, ele não é tão caro assim..........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kareca, aproveitando o gancho.. eu devo comprar mais de um, pra ter de "reserva" ou esse problema vai ser resolvido definitivamente? isso é comum acontecer, quando se encosta o som por um bom tempo? eu não pretendo usar o som todo dia... só quando sair de carro.

 

muito obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal,

 

o mosfet foi comprado e já substituido.

 

comprei um da pioneer novo, ja foi instalado e soldado perfeitamente, fiquei horas fazendo, mas ficou bom!

 

montei o som, e fui pra primeira ligada...

 

nem sinal!

 

continua na mesma.

 

o que pode ser então o defeito?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...