Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fla_vio

Qual caixa é melhor? com duto retangular ou duto redondo?

Recommended Posts

olá.

 

neste ultimo final de semana eu fiz uma caixa pra por no meu UXP de 10", com duto retangular...

minha duvida é a seguinte:

 

qual tipo de duto se sairia melhor em redimento de spl,subgrave e qualidade.

ouvi dizer que esse tipo de caixa se sairia melhor com suboes do tipo DD, MTX, e talz, alta eficiencia e alta potencia.

 

mas ainda estou com duvida nesse caso,a caixa ta com +- 42,5L e fiz um duto de 5x30 e +- 40 cm de comprimento. mas ainda não me satisfez, vou fazer outra com o mesmo tamanho de duto mas com 52 cm de comprimento... pra tentar fazer ele decer um pouco mais... mas se o duto redondo for melhor....

estou tocando esse sub com 640 wrms de uma potencia booster, por enquanto, o sub parece estar pedindo mais potencia. rsrsrs. (UXPD2 de 300 wrms)

 

mas ai fica minha duvida, aceito opinioes ou criticas.. rsrs

 

ah esse sub é provisório só estou testando o tipo de caixa com esse duto pra esperimentar. pretendo colocar algo pra obter muita pressão, que se da pra ouvir de longeee... alguem tem alguma sugestão? EDX, DD, UXP,Shocker 20 kw....qualquer ajuda é bem vinda.

 

vlww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duto assim a meu ver foge um pouco dos nosso padrões e fica pior de calcular, sem contar pra fazer e ajustar a caixa, com o pvc é bem mais fácil. A utilidade desses ai seria pra subs grande e com Xmax alto a meu ver que movimente bastante ar, eu prefiro optar pelo tradicional do Brasil mesmo, mas os gringos que adoram usar esses dutos sempre e lá tu sabe... Primeiro mundo! hehehe

 

Os subs depende do tipo de grave e som que tu busca, melhor vc dar uma explicada sucinta antes pra facilitar. Mas, provavelmente se grana vc tiver pra investir, vai chover de gente te indicando os DD 1515 e MTX T9515... UXP toca muito, adoro o meu, mas não da para comparar com os outros também, fica muito desproporcional! hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

blz vamos lá então...

 

tipo analizo o investimento total... por exemplo com o preço de 3 UXP de 12" eu compro um EDX e tenho a msm potencia.... um exemplo... só que qual toca mais?.... tamanho da caixa... a potencia pra começar vai ser uma 2k5d

 

gastar eu sei que vou ter que gastar msm, alimentação módulo etc... mas dai quero graves de se ouvir a quarteroes e pra tremer o carro todo... rsrs

 

sei que os DDs e MTXs são caros e que dificil de se encontrar em qualquer lugar.... então fico entre os nacionais msm... EDX, UXP, EXtreme, ou algum outro que tenha mais de 1000 rms...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, 3 UXP fica forte, mas se bobiar eu acho que 1 T9 leva eles sem muita dificuldades... hehehe

 

Os usuários ai falaram que os DD estão sendo vendidos por preços mais acessíveis do que se imagina, parelho com alguns subs nacionais inclusive. Talvez 2x15 deles deva fazer um estrago, ou vc pode fazer o casamento perfeito como muito se vê pelo fórum T9515+2k5d a dupla toca muito forte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nuss...

 

sei lá os uxps já estão manjados, e eu preciso de pelo menos 2 de 12" ou 1 de 15" ....

 

pensei msm no T9 com a 2k5d, mas também tenho a opção de por dois 1512 nela...

 

será que toca igual?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nuss...

 

sei lá os uxps já estão manjados, e eu preciso de pelo menos 2 de 12" ou 1 de 15" ....

 

pensei msm no T9 com a 2k5d, mas também tenho a opção de por dois 1512 nela...

 

será que toca igual?

 

Já vi um 9515 tocado por 2k5d do BloOm (user aqui do forum) e posso te falar, o negócio é bruto!! Todo o carro excursiona... tá fazendo sucesso aqui na cidade, sem falar que na caixa dele, o sub fica pra fora, aí é q chama mesmo a atenção... vc pode ver o vídeo http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...6716&st=275

:legal:

Editado por Juriti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UXP toca muito bem e é facil de achar, preço acessível também comparado aos outros e faz muito bonito!

 

DD1512 tem um tópico feito a poucos dias comparando com T9, ali tu pode analisar vários aspectos, mas no geral os dois DD devem custar igual ou mais que o T9, ocupando mais espaço, e o efeito de ambos é bem parecido pelo que se vê em comparativos. Eu sou suspeito para falar pois esse MTX é meu sonho de consumo, tendo grana eu iria nele sem dúvidas! Além de ser mais bonitos vendo pelos vídeos em youtube por ex eles me impressionam muito mais que os DD. Mas é bom pesquisar mesmo, se bem que em ambos devem ser suficiente pra terminar de vez com o carro! hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duto assim a meu ver foge um pouco dos nosso padrões e fica pior de calcular, sem contar pra fazer e ajustar a caixa, com o pvc é bem mais fácil. A utilidade desses ai seria pra subs grande e com Xmax alto a meu ver que movimente bastante ar, eu prefiro optar pelo tradicional do Brasil mesmo, mas os gringos que adoram usar esses dutos sempre e lá tu sabe... Primeiro mundo! hehehe

 

 

aí que tá

 

achei que a caixa tocou bem, acredito que este tipo de caixa se saia melhor em desempenho,(dependendo do auto falante e potencia aplicada). tipo, já li alguns artigos onde engenheiro defende a tese de que este tipo de duto é superior ao outro(redondo) ... não sei, não consegui provar ainda, eu particulamente gostei da dinamica da caixa e o comportamento do sub,sem falar que é muito mais bonita, e é aquilo que comentei da pra melhorar, e como falam é dificil de acertar, mas acredito que seja possivel extrair ao máximo quando bem acertada

 

eu vou tentar acertar aki em ksa. e também fazer testes com duto redondo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os poucos manuais de subs nacionais que eu vi inclusive, sempre tem as medidas para dutos redondos. É uma questão de cultura talvez, aqui no Brasil, diferente dos gringos, quase sempre se usa a popular caixa dutada ou band pass e ai é com duto redondo mesmo. Eu vejo mais esses outros nos caso de falantes grandes em trio geralmente, mas isso tipo 18"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha, 3 UXP fica forte, mas se bobiar eu acho que 1 T9 leva eles sem muita dificuldades... hehehe

 

Os usuários ai falaram que os DD estão sendo vendidos por preços mais acessíveis do que se imagina, parelho com alguns subs nacionais inclusive. Talvez 2x15 deles deva fazer um estrago, ou vc pode fazer o casamento perfeito como muito se vê pelo fórum T9515+2k5d a dupla toca muito forte!

 

 

Só pra registrar encontrei DD12" 800rms por R$400,00 cada, não sei o modelo.

 

Na mesma loja vi 02 destes empurrados por uma 2k5 e em outro carro 02 empurrados por uma 4k2, e sinceramente estou louco por 02 destes pois não sabia que o preço tava tão acessivel assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só pra registrar encontrei DD12" 800rms por R$400,00 cada, não sei o modelo.

 

Na mesma loja vi 02 destes empurrados por uma 2k5 e em outro carro 02 empurrados por uma 4k2, e sinceramente estou louco por 02 destes pois não sabia que o preço tava tão acessivel assim.

 

 

é rapaz eu já estou querendo também esses 2 de 12", já vi que eles vão dar trabalho... só não consegui axar uma litragem ideal pra eles com o duto quadrado, pra um som bem misto, mas destruidor... hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tanto faz o duto retangular circular triangular ou qualker outra forma geometrica... inportante ele sintonizar a caixa na frequencia q te agrada..

 

porem o duto em canaleta(retangular) Tende a "soprar" menos(coisa q eu percebi no dia a dia)....

 

 

abraço amigo ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po*** luiz viadinho... Eu ia falar isso ai !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tanto faz o duto retangular circular triangular ou qualker outra forma geometrica... inportante ele sintonizar a caixa na frequencia q te agrada..

 

porem o duto em canaleta(retangular) Tende a "soprar" menos(coisa q eu percebi no dia a dia)....

 

 

abraço amigo ^^

 

 

diferença em ganho então não existe é apenas uma questão de gosto?

 

^^

 

vlw

 

eu particulamente me agradou mais o duto retangular(sopra beeemm menos)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele sopra menos então sai mais "som" em vez de barulho de vento mesmo ou isso é relacionado aos parâmetros do sub mesmo?

 

Meu UXP da grave forte pra fora de mala aberta, mas se a música tiver MUITO subgrave, em volume altos ele rende menos do que em volume mais baixo, pois ai em vez de som ele sai mais vento mesmo. Um duto retangular (maior) resolveria isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se ele sopra menos então sai mais "som" em vez de barulho de vento mesmo ou isso é relacionado aos parâmetros do sub mesmo?

 

Meu UXP da grave forte pra fora de mala aberta, mas se a música tiver MUITO subgrave, em volume altos ele rende menos do que em volume mais baixo, pois ai em vez de som ele sai mais vento mesmo. Um duto retangular (maior) resolveria isso?

 

na caixa que eu fiz de 42l ele com a mala aberta surpreende, não perde não, toca legal... só que eu só estou sentindo falta de potencia e mais pressão,por ser de 10" e ter só 300wrms, e ainda assim axo que se eu aumentar esse duto no comprimento ele possa melhorar mais... mas afirmo com certeza de que se dá pra obter um exelente resultado com um duto retangualar com qualquer sub BOM nacional... é questão de paciencia pra fazer e acertar a caixa por que é embassado.

 

e esse duto nem sopra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se ele sopra menos então sai mais "som" em vez de barulho de vento mesmo ou isso é relacionado aos parâmetros do sub mesmo?

 

Meu UXP da grave forte pra fora de mala aberta, mas se a música tiver MUITO subgrave, em volume altos ele rende menos do que em volume mais baixo, pois ai em vez de som ele sai mais vento mesmo. Um duto retangular (maior) resolveria isso?

 

Com certeza! Os dutos retangulares tocam melhor para pancadão (som pra fora/trio...) :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com certeza! Os dutos retangulares tocam melhor para pancadão (som pra fora/trio...) :legal:

 

concordo com voce mas a intenção é som pra dentro.... que pra mim também vai bem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é rapaz eu já estou querendo também esses 2 de 12", já vi que eles vão dar trabalho... só não consegui axar uma litragem ideal pra eles com o duto quadrado, pra um som bem misto, mas destruidor... hehe

 

 

 

Nas duas caixas que eu ouvi tocando, sei que elas tem 56 lts pra cada sub, total de 112 lts sem divisoria, como os dutos são quadrados não sei exatamente o equivalente a medida para duto redondo, mais pelos meus calculos "zoiometro" é equivalente a 4 dutos de 75mm por 35cm para os dois subs.

-------------@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...