Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Dioguinho_206

Som de qualidade de seu automóvel instalado em casa

Recommended Posts

Amigos, boa tarde.

 

Meu nome é Diogo, tenho 26 anos e sou novo aqui. Vim atrás de respostas para uma situação que sempre vivi; a falta de conhecimento mínimo de eletronica, o que sempre acarretou vulnerabilidade dos sistemas de som que instalava nos meus outros carros. Vou explicar:

 

Troquei de carro há pouco. De um Palio ED 96, tenho agora um lindo 206 presence 2006/2007 1.4 flex preto. Pensei... 'tenho que instalar um som à altura do meu veículo, mas nao quero presepada, e sim qualidade de grave, medio e agudo'.

 

Comprei...

 

4 falantes Bomber 6 e 5 polegadas total de 4x50w rms com 4ohms

 

1 caixa selada com sub Bomber 10" de 150w rms

 

1 módulo H-Buster 3 canais (os estereos lançam 55w rms por canal a 4ohms e o mono 125w rms tambem a 4ohms)

 

1 MP3 palyer SONY cdx-gt617ux, que lança 4x52w rms (possui saida independente pra sub)

 

Vale considerar que as peças foram compradas em excelentes condições de preço, já que não disponho de muito $ para instalar um som top de linha, mas com certeza são peças de qualidade.

 

...Agora nao quero levar o auto a uma loja para instalar meu som. Gostaria de instalá-lo pessoalmente. Lembrando que instalar um sistema de som, ainda que com modulo nao e dificil; ja fiz outras vezes, mas sempre sem saber se estava fazendo o correto quanto o casamento entre potencia/impedancia (acho que por isso que meus falantes nao duravam muito) :banghead . Dai partem as dúvidas quanto a potencia e tambem a bitola da fiação adequada e o uso ou nao de capacitores para ESTE sistema de som.

 

Diretamente falando as duvidas seriam as seguintes:

 

1. A potencia que um canal oferece é somada a potencia do modulo e mandada ao falante? No caso, o falante que trabalha com 50w rms receberia uma potencia de 52w rms som mais 55w rms do modulo somando 107w rms?

 

2. ligando o sub em sua saida especifica do mp3 player, desviaria uma porcentagem de potencia dos 4 canais, correto? De quanto seria esse desvio (ou isto vem explicitado no manual?)? Como ficaria essa potencia sobre o sub?

 

3. Nos dois canais esteros do modulo, é possivel ligar os 4 falantes para que todos fiquem amplificados, ou e melhor escolher dois falantes apenas? Como seria amelhor disposição desse esquema?

 

4. Qual a especificação da fiação necessária para instalar esse sistema de som.

 

5. Quando se deve e onde se liga capacitores no sistema? Quando for o caso, qual a especificação que se deve utilizar de acordo com a potencia?

 

6. Nos caso de se instalar um fusivel de segurança para o sistema de som, em que parte da instalação deveria ser feito? E de quanto seria este fusivel?

 

7. E por ultimo, é para quem conhece a parte eletrica do 206, que é relamente misteriosa. Levando-se em consideração que um modulo amplificador é como um corpo estranho à parte eletrica do peugeot, como deveria ser feita esta instalação? Ligado diretamente na bateria ou passando pela central eletrica caixa de fusiveis do veiculo? Necessitaria de uma outra bateria?Quais as consequencia maleficas isto poderia trazer?

 

Acho que esses questionamentos podem ajudar mais pessoas com o mesmo tipo de dúvida.

Gostaria de agradecer previamente aos que vierem a contribuir e também aos leitores, que se chegaram até aqui é porque merecem troféus :legal: . Acho que escrevi demais... OBRIGADO A TODOS. hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você tem que dar uma lida nos artigos que temos nesse forum, vai tirar muitas duvidas, esse modulo que você comprou tem entrada rca? se tiver você nem vai usar essa potencia do player (52w) que não são rms! e se seu amplificador não for rca, você vai ligar ele nesta saidas, este tipo de amplificador sem rca tem menos qualidade, e

1.não soma a potencia do player, o auto falante vai receber no maximo, a potência declarada pelo amplificador, nunca a mais,

2.o sub não roubará a potencia dos canais, pois o sub será ligado na saida de sub, e o amplificador é que vai mandar essa potencia pra ele, quando usamos um amplificador mosfet (com rca) nem usamos a saida amplificada do cd player, que tem menos qualidade,

3.recomendo a você ligar apenas os autofalantes dianteiros no amplificador para casa a impedância do amplificador e para ter um sensação que o som vem "de frente"

4. manda o modelo do amplificador ou algum link de algum lugar que venda ele pra eu ver se posso ajudar nisso

5. se seu amplificador ou cd player tiver corte de frequencia pra os autofalantes, você não precisará, se não tiver, pode ser necessario colocar nos altofalantes, (menos o sub)

6. é item obrigatorio, deve ser colocado perto da bateria, no fio que sai dela e vai pro modulo, o tamanho dele depende do consumo do amplificador, tem que colocar a no maximo 30 cm no fio positivo

7. meu pai tem um 206sw, o positivo sempre tem que vir direto da bateria independente do som ou do carro, e não afeta em nada o fucionamento do carro, esse modulo não precisa de outra bateria.

você deveria ter lido bastante antes de comprar esse som, e antes de criar esse topico, procura os artigos do autosom, se tiver alguma duvida eu tento tirar, pois ainda sou aprendiz, leio muito mais que escrevo! sei de quase nada ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, vc contribui muito com sua ajuda. Quanto ao modulo e o sub, desfiz a compra (pelo jeito foi melhor assim). Estou so com os falantes e com o player. Mas ainda quero adquirir um bom grave. estou me interando mais sobre o assunto e tirando outras duvidas. como disse comecei agora. Mas poderia me indicar algum tipo de modulo e sub? Seria necessario realmente amplificar o som dos falantes para melhorar a qualidade, ou modulo so no sub ja basta? Minha intenção e um grave equilibrado com o som do salao. Nao sei se interfere a polegada do sub ou o que importa mesmo para um bom grave e sua potencia ou tipo de bobina (ou a soma de tudo). Agora, nao sabia que a saida do player nao e em rms... novidade. E pra ver se entendi...

 

- um modulo com saida rca é de melhor qualidade que os outros, e deve ser ligado na saida independente do player.

 

- A potencia maxima mandada aos falantes e sempre a que sai do modulo.

 

- O positivo sai direto da bateria (e o neutro?).

 

- quanto ao fusivel, ok. ja desconfiava.

 

- quanto ao corte de frequencia, o player possui. mas nao sei como regular no aparelho. Pelo visto o uso de capacitores e para frequencias maiores, ne?

 

ah, outra coisa...

 

bobina dupla. qual a diferença. melhor ou pior? apenas diferente? Interfere na qualidade? abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmmm

 

Conexão RCA normalmente tem mais qualidade por 2 motivos. Primeiro, o sinal é amplificado apenas pelo amplificador, logo o amplificador não amplifica um sinal já processado e amplificado. Ou seja, se o seu player tiver uma deficiência no sinal, o amplificador não torna essa deficiência mais acentuada. O outro motivo é que o cabo RCA é mais imune a ruídos do que a fiação comum dos falantes. Logo, em geral, você tem mais qualidade e menos ruído. Claro que, como seu player é bom, a diferença de qualidade não deve ser tanta assim... Mas a de ruído é.

 

A potência que os falantes recebem é o que sai do amplificador (módulo). Não necessariamente a máxima, pode estar regulado de forma que dê menos que a máxima...

 

Positivo sai do polo positivo da bateria, e o polo negativo da bateria é ligado ao chassi do carro. Logo toda a lataria é negativa. Você pode ligar o negativo em qualquer lugar do carro, normalmente em algum parafuso como o do cinto. Basta lixar o local para dar contato, e prender o fio (com o devido terminal).

 

Capacitor pode ser usado para qualquer corte, inclusive para os baixos. Mas como não há necessidade, pelo player ter regulagem, se torna inútil. Um capacitor para cortar tão baixo (em torno de 100 Hz) custaria caro...

 

Bobina dupla não tem diferença. Ela foi criada para tornar o subwoofer mais fácil de casar a impedância com os amplificadores.

 

Você, com um subwoofer bobina dupla de 2 ohms, consegue 1 ohm ou 4 ohms. 1 ohm é o que os amplificadores mono trabalham, 4 ohms é o que os "bridges" (seu caso) trabalham. Com isso o subwoofer fica mais versátil.

 

Qualidade e diferença de áudio é mínima, existe, mas imperceptível. Existe pois o fio da bobina é diferente, então em algum grau muito pequeno tem uma certa diferença... Desprezível em 99,99% dos casos. Inclusive os parâmetros (números utilizados para projetar caixas e tudo mais) da maioria dos subwoofers é igual, independente da bobina. Salvo algumas exceções, que não é o seu caso.

 

Agora, a última dúvida, e a mais complicada... Amplificador para os falantes, ou apenas para o sub....

 

Depende do seu objetivo, se for conseguir um som com um pouco mais de qualidade que o original, não precisa de amplificador para os falantes. Se for conseguir mais volume que o original, um som mais alto, ae precisa....

 

Depende de você, apenas de você. Eu (e acredito que a maioria aqui) compraria um amplificador 4 canais para ligar 2 canais nos falantes, e os outros 2 no sub. Um dia, que você quiser evoluir o sistema, pode comprar um amplificador apenas para o subwoofer, e magicamente o seu sistema ganha o dobro de volume... É interessante pensando no futuro...

 

Acho que é isso ae =P Quaisquer outras dúvidas, só perguntar...

 

Instalar o som sozinho não é difícil, é demorado, e chato algumas vezes, mas vale a pena....

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BLZ João... Acho que entendeu o que eu procurava. Mas...

 

Ligar um módulo de 4 canais estereos, sendo 2 para os falantes e 2 para o sub?

 

No caso o sub receberá dois fios paralelos, né? Um de cada canal?

 

Tipo; se o modulo é 4x50w rms (e é o maximo que os falantes suportam, nao?), vai 100w pro sub? Mas no caso de o sub trabalhar com 150w rms (que é o que estou querendo ainda porque ta barato e e bomber), nao ficaria subutilizado?

 

Será que este módulo...

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-992...ler-voyager-_JM

 

...seria bacana pra empurrar um sub bomber 150wrms + 2 falantes bomber 50wrms, como vc disse?

 

Brigadu!!

Editado por Dioguinho_206

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subutilizado? Sim, mas toca =P

 

E os 2 canais para o sub, seria em "bridge". Ou então ligando uma bobina em cada canal.... Iria mais potência que os falantes, se o sub for bobina dupla de 2 ohms.

 

Mas, não se preocupe em subutilizar o sub. Ele não tocará mal por causa disso.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quando falei que a potencia do player não é em rms, e eles dizem que é, é pq ela pode ser considerada em rms, porque o cd player consegue manter aquela potência, por exemplo: 52w rms, sendo que mantém com uns 5% de distorção, isso é desagradavel pra ouvir e pode queimar altofalantes, mesmo que eles aguentem mais potência que isso, um auto falante de 100w rms por exemplo pode ser queimado com esses 52w rms com sinal ruim, mas pode aguentar uns 200w rms com sinal limpo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
BLZ João... Acho que entendeu o que eu procurava. Mas...

 

Ligar um módulo de 4 canais estereos, sendo 2 para os falantes e 2 para o sub?

 

No caso o sub receberá dois fios paralelos, né? Um de cada canal?

 

Tipo; se o modulo é 4x50w rms (e é o maximo que os falantes suportam, nao?), vai 100w pro sub? Mas no caso de o sub trabalhar com 150w rms (que é o que estou querendo ainda porque ta barato e e bomber), nao ficaria subutilizado?

 

Será que este módulo...

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-992...ler-voyager-_JM

 

...seria bacana pra empurrar um sub bomber 150wrms + 2 falantes bomber 50wrms, como vc disse?

 

Brigadu!!

 

 

eu não compraria esse amp NUNCA!

 

coloca uns trocos a mais e pega um desse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-986...80-w-rms-nf-_JM

 

muito mais amp q esse VOYAGER q é uma imitação de Roadstar "cromado"... se o original ja não era bom, imagina a imitação!

 

uma coisa q vc precisa prestar atenção é quanto a fiação usada!

 

vai lá na sessão DIY e leia alguns tópicos! é bem capaz de vc se empolgar e fazer um projeto mais ambicioso! mas é ótimo pra aprender!

 

um dos primeiros topicos da lista é do user "crawling chaos", leia o tópico todo q vc vai aprender MUITO de instalação limpa, bonita e cuidadosa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu não compraria esse amp NUNCA!

 

coloca uns trocos a mais e pega um desse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-986...80-w-rms-nf-_JM

 

muito mais amp q esse VOYAGER q é uma imitação de Roadstar "cromado"... se o original ja não era bom, imagina a imitação!

 

uma coisa q vc precisa prestar atenção é quanto a fiação usada!

 

vai lá na sessão DIY e leia alguns tópicos! é bem capaz de vc se empolgar e fazer um projeto mais ambicioso! mas é ótimo pra aprender!

 

um dos primeiros topicos da lista é do user "crawling chaos", leia o tópico todo q vc vai aprender MUITO de instalação limpa, bonita e cuidadosa!

________________________________________________________

Subsonic,

valeu pelo toque, vou ler os topicos....

 

me parece que o modulo que vc enviou o link e de 4 ohms de saida. como fazer um bridge, assim? somaria 8 ohms e o sub e de 4ohms... esse modulo da pra funcionar em 2 ohms, em pelo menos dois canais para fazer bridge com 4 ohms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me indicar um módulo que ficasse proximo dos 250 reais para empurrar um sub bomber 150w rms 4ohms bobina simples + 2 canais de 6" bomber (das portas) 50 wrms cada????

 

No Mercado livre nao estou achando. tambem nao sei se estou procurando direito...

 

o subsonic deu uma ideia, mas ainda to esperando a resposta...

 

alguem mais??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
________________________________________________________

Subsonic,

valeu pelo toque, vou ler os topicos....

 

me parece que o modulo que vc enviou o link e de 4 ohms de saida. como fazer um bridge, assim? somaria 8 ohms e o sub e de 4ohms... esse modulo da pra funcionar em 2 ohms, em pelo menos dois canais para fazer bridge com 4 ohms?

 

ele faz bridge a 4ohms sim, cara! A maioria dos amps q têm saidas de 4 ohms fazem bridge a 4 ohms! sem contar que os canais dele tocam em 2 ohms também!

 

essa seria a minha escolha e este, por 313 tá em um bom preço! acho q vale a pena! é um amp que serve em setups futuros tranquilamente, e toca bem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic, acho que vou comprar esse que vc falou msm. tive dando uma olhada nos topicos por ai e vi que a marca e boa realmente.

 

por desencargo de consciencia... o que vc acha desse

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100...ricane-4120-_JM

 

Dá pro gasto???? pasmafaute

 

 

E quanto a fiação necessária, pro modulo seria destas:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-984...dagem-5-mts-_JM

 

Pros falantes do salao existe alguma fiação especifica tambem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe fiação específica também, mas acredito não ser muito o caso para o seu sistema. Pode usar os cabos 2x1,5 para ligar os falantes, e 2x2,5 para ligar o sub... Qualquer um, flexível. Se for próprio para som melhor...

 

Um cabo específico custa bem mais caro que um comum, e a diferença é pequena. Com o que você economiza nesta etapa, compra um RCA melhor, ou um amplificador melhor, ou falantes melhores... Só vale a pena investir em cabos quando o sistema atingir um nível que não se evolui mais sem trocá-los.

 

É o caso dos tópicos na seção SQ e Hi-Fi... Lá eles gastam mais de 200 reais em cabos de áudio, pois o sistema deles atingiu um nível que o cabo faz diferença. Um nível que o simples cabinho de ligar o falante se tonra um gargalo.

 

Ainda não é o seu caso.

 

Cabo RCA sim vale a pena investir, não conheço os modelos mais em conta para opinar.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Dioguinho. Ao ler o seu primeiro post eu pensei: "puxa, explicar isso tudo vai dar trabalho!", mas depois que continuei lendo ví que muita coisa já foi exclarecida. Reforço aqui o que algumas pessoas já disseram, leia toda a seção de artigos do autosom.net. Isso é muito importante para você entender as dicas que recebe no fórum. Quanto aos equipamentos, procure a seção de classificados do fórum. Muita gente vende equipos de boa qualidade a um preço honesto lá. Antes de fechar qualquer negócio procure referências das pessoas com quem negocia (há dois tópicos para isso: Qualificações Positivas e Qualificações Negativas).

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Dioguinho. Ao ler o seu primeiro post eu pensei: "puxa, explicar isso tudo vai dar trabalho!", mas depois que continuei lendo ví que muita coisa já foi exclarecida. Reforço aqui o que algumas pessoas já disseram, leia toda a seção de artigos do autosom.net. Isso é muito importante para você entender as dicas que recebe no fórum. Quanto aos equipamentos, procure a seção de classificados do fórum. Muita gente vende equipos de boa qualidade a um preço honesto lá. Antes de fechar qualquer negócio procure referências das pessoas com quem negocia (há dois tópicos para isso: Qualificações Positivas e Qualificações Negativas).

 

[]'s

Crawling Chaos

 

 

boas dicas!!! =D

 

quanto à fiação, nesse caso, eu usaria fios Pompéia pra áudio, tenho cabos desses no som em casa e não tenho reclamações a fazer! são baratos e muito bons!

 

eu usaria 2x2,5 pros falantes pequenos e trança de 2x 2x2,5 ou então um 2x4mm no subwoofer! em sistemas simples a área do cabo do subwoofer é oq mais se percebe diferença!

 

quanto aos RCA, uma lida nos artigos e aprender a fazer cabos com RGC-59 é sem duvida alguma o melhor custo X beneficio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado a todos pelas dicas. Já estou bem mais seguro de montar meu humilde projeto. Lembrando que é um projeto bem humilde com equipmts mais em conta do que top, mas pra mim por enquanto ja e o sufuciente. Tirei as duvidas sobre modulos, ligações em bridge mas estou agora com duvida na fiação.

 

Subsonic deu a opção de 2x2,5mm para os falantes e 2x2x2x2,5mm ou 2x4mm para o modulo. achei bacana. mas da uma olhada no meu esquema abaixo ae... ta meio ruim de ver mas dando o zoom da pra entender. Pelo esquema de cores...

 

os pares de fios azuis serao os que vao amplificar os falantes da porta. os falantes de tras (pares vermelhos) nao serao amplificados.

 

o par de fio amarelo vem da saida independente (rca) do player, passa pelo modulo, faz um bridge e vai pro sub que ta na caixa selada em MDF de 15mm levemente trapezoidal (Largura....35,5, Altura.....31cm, Profundidade superior....19,5cm e profundidade inferior...31cm)

de 25L.

 

O cabo laranja é apenas o remoto do som para o modulo.

 

O player e o modulo estao ligados diretamente na bateria. Ambos com fusivel (que nao sei ainda de quanto).

 

DÚVIDAS

 

1. Meu player possui 3 pares de saidas RCA. seria uma pro sub, e as outras? estou sem manual.

 

2. Qual seria a cor do cabo RG59. Seria somente o amarelo? ou os azuis tambem? E em qual parte desses cabos, até o modulo, depois do modulo ou ambos?

post-49944-1249485281_thumb.jpg

Editado por Dioguinho_206

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um par é pro sub, um par é pra os altofalantes dianteiros, e o outro pra dos traseiros, ligue os rca's apenas do sub e da frente, e ligue corretamente pra poder fazer as regulagens direito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK, vamos lá...

 

eu sugeri 2x2,5mm² para os triaxiais e 2x4mm² para o subwoofer, e não pra alimentar o módulo!

 

para a alimentação deste amplificador usaria no minimo um cabo de 13mm², pode ser os residenciais flexiveis, baratos e ótimos, melhores que a maioria especifica pra som! lembre-se que descuido aqui não piora a qualidade do áudio, nem se perde potencia significativa para um pequeno projeto como o seu, mas o risco é de INCENDIO mesmo! cabos ruins na alimentação podem sobreaquecer, derreter isolamento, gerar curto-circuito, faiscas e FOGO! com segurança não se brinca!

 

no seu desenho seria o seguinte:

 

ALIMENTAÇÃO DO AMP:

fio marrom: 13mm² residencial flexivel

fio preto (terra): 13mm² residencial flexível

 

CABOS P/ TRIAXIAIS (ligados ao amplificador):

Azul (depois do amp):2x2,5 mm² Pompéia

 

CABOS P/ TRIAXIAIS (ligados no player):

vermelho: 2x1,5 mm² Pompéia

 

CABOS RCA

Azul: 2x RGC59 com conectores bons (Sto Angelo prateado, por exemplo)

Amarelo: 2x RGC59 com conectores bons (idem acima, vc precisará de 1 par de RCA para o subwoofer, já que usará o amp em bridge)

 

o fio laranja é o remote né? esse pode ser um fiozinho de 0,5mm²

 

Procure identificar os cabos com etiquetas e/ou por cor! ai no RJ deve ter alguma grande loja de eletronica que tenha termo-retrátil de diferentes cores, isso ajuda muito na organização! o crawling possui desejo sexual por techflex (aquela malha de nylon pra recobrir os cabos), eu não sou tão tarado assim, mas acho um excelente material pra organizar os cabos! olhe o tópico dele e vc vai aprender BEM essa parte de organização!

 

as saidas RCA do player são FRONT, REAR e SUB, vc vai usar a FRONT e a SUB somente! as traseiras RCA vc deixar parada, já que os auto falantes traseiros serão ligados diretamente à saida amplificada REAR do player!

 

isso é bom pois quando vc estiver sozinho no carro, ou só com 1 passageiro, vc pode usar o FADER do player pra deixar o som todo nos falantes da porta e o subwoofer, sem os falantes do tampão tocando, dessa forma vc tem palco sonoro e fica bem mais agradável de ouvir no dia-a-dia... quando quiser som atras, usa o fader pra deixar os falantes de trás tocando tbem!

 

 

 

Ok, obrigado a todos pelas dicas. Já estou bem mais seguro de montar meu humilde projeto. Lembrando que é um projeto bem humilde com equipmts mais em conta do que top, mas pra mim por enquanto ja e o sufuciente. Tirei as duvidas sobre modulos, ligações em bridge mas estou agora com duvida na fiação.

 

Subsonic deu a opção de 2x2,5mm para os falantes e 2x2x2x2,5mm ou 2x4mm para o modulo. achei bacana. mas da uma olhada no meu esquema abaixo ae... ta meio ruim de ver mas dando o zoom da pra entender. Pelo esquema de cores...

 

os pares de fios azuis serao os que vao amplificar os falantes da porta. os falantes de tras (pares vermelhos) nao serao amplificados.

 

o par de fio amarelo vem da saida independente (rca) do player, passa pelo modulo, faz um bridge e vai pro sub que ta na caixa selada em MDF de 15mm levemente trapezoidal (Largura....35,5, Altura.....31cm, Profundidade superior....19,5cm e profundidade inferior...31cm)

de 25L.

 

O cabo laranja é apenas o remoto do som para o modulo.

 

O player e o modulo estao ligados diretamente na bateria. Ambos com fusivel (que nao sei ainda de quanto).

 

DÚVIDAS

 

1. Meu player possui 3 pares de saidas RCA. seria uma pro sub, e as outras? estou sem manual.

 

2. Qual seria a cor do cabo RG59. Seria somente o amarelo? ou os azuis tambem? E em qual parte desses cabos, até o modulo, depois do modulo ou ambos?

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz não sei se responderam corretamente pq não consigo visualizar todos os topicos aqui. mas vamso lá o que posso te ajudar em conhecimento.

 

1. A potencia que um canal oferece é somada a potencia do modulo e mandada ao falante? No caso, o falante que trabalha com 50w rms receberia uma potencia de 52w rms som mais 55w rms do modulo somando 107w rms?

 

R: No caso de um modulo tipo (BOOSTER tipo da fonte que é transformador) soma -se sim junto com a potencia do radio pq precisa do sinal amplificado do radio para que o BOOTER funcione, no caso se for modulo tipo mosfet isso não e levado em conta pq usa um sinal muito mais baixo que o amplificado do radio, mas o teu radio da uma potencia REAL de 14 wtts RMS e não 52 wts

 

2. ligando o sub em sua saida especifica do mp3 player, desviaria uma porcentagem de potencia dos 4 canais, correto? De quanto seria esse desvio (ou isto vem explicitado no manual?)? Como ficaria essa potencia sobre o sub?

 

R: Se vc ligar o sub no radio ele vai ter voz e tocar muito baixo pq o radio so tem 14 wts rms , no manual especifica a potencia correta. E não e deviado nenhuma potencia.

 

3. Nos dois canais esteros do modulo, é possivel ligar os 4 falantes para que todos fiquem amplificados, ou e melhor escolher dois falantes apenas? Como seria amelhor disposição desse esquema?

 

R: A impedancia e potencia por canal vem marcado no manual, se o teu modulo esta escrito 2 ohms estereo por canal, vc pode ligar 2 falantes de 4 ohms em paralelo e ligar 2 por canal.

 

4. Qual a especificação da fiação necessária para instalar esse sistema de som.

R: No teu caso não precisa de muita mudanças, so não usar a fiação original do carro, e trazer um positivo direto da bateria e o negativo ser bem aterrado.

 

5. Quando se deve e onde se liga capacitores no sistema? Quando for o caso, qual a especificação que se deve utilizar de acordo com a potencia?

R: Capacitores vai depende onde vc quer ligar, existem capacitores que são ligados na bateria pra picos de graves e capacitores que são ligados aos falantes(eu abono no meu caso essa segunda parte). Salvo nos tws

 

6. Nos caso de se instalar um fusivel de segurança para o sistema de som, em que parte da instalação deveria ser feito? E de quanto seria este fusivel?

 

R: Fusivel seja instalado n o maximo 30cm da bateria, e o fusivel igual ao que especifica o modulo. Salvo soma-se se usar mais de 2 amps.

 

7. E por ultimo, é para quem conhece a parte eletrica do 206, que é relamente misteriosa. Levando-se em consideração que um modulo amplificador é como um corpo estranho à parte eletrica do peugeot, como deveria ser feita esta instalação? Ligado diretamente na bateria ou passando pela central eletrica caixa de fusiveis do veiculo? Necessitaria de uma outra bateria?Quais as consequencia maleficas isto poderia trazer?

 

R: Não se passa nada pela cetral eletrica do carro, pode gerar muito ruido eletrico no teu som, a instalação deve ser feita por uma instaladora competente, no teu caso não precisa de outra bateria a não ser que a sua esteja cansada. Uma má instalação pode até botar fogo no carro.

 

Espero ter ajudado , Rodrigo Rizzi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara seja bem vindo...

 

Bom, alguns users vão entrar aqui e dizer que o seu projeto não será de qualidade... mas vamos lá...

 

Pelo que eu entendi vc deseja um som "equilibrado" e infelizmente alguns de seus produtos não responderá a altura...

 

Cara, de um pulinho em uma loja de som (Style Audio em sao cristovao)... o cara é bom! e sabe o que está fazendo!

 

Abçs

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
OK, vamos lá...

 

eu sugeri 2x2,5mm² para os triaxiais e 2x4mm² para o subwoofer, e não pra alimentar o módulo!

 

para a alimentação deste amplificador usaria no minimo um cabo de 13mm², pode ser os residenciais flexiveis, baratos e ótimos, melhores que a maioria especifica pra som! lembre-se que descuido aqui não piora a qualidade do áudio, nem se perde potencia significativa para um pequeno projeto como o seu, mas o risco é de INCENDIO mesmo! cabos ruins na alimentação podem sobreaquecer, derreter isolamento, gerar curto-circuito, faiscas e FOGO! com segurança não se brinca!

 

no seu desenho seria o seguinte:

 

ALIMENTAÇÃO DO AMP:

fio marrom: 13mm² residencial flexivel

fio preto (terra): 13mm² residencial flexível

 

CABOS P/ TRIAXIAIS (ligados ao amplificador):

Azul (depois do amp):2x2,5 mm² Pompéia

 

CABOS P/ TRIAXIAIS (ligados no player):

vermelho: 2x1,5 mm² Pompéia

 

CABOS RCA

Azul: 2x RGC59 com conectores bons (Sto Angelo prateado, por exemplo)

Amarelo: 2x RGC59 com conectores bons (idem acima, vc precisará de 1 par de RCA para o subwoofer, já que usará o amp em bridge)

 

o fio laranja é o remote né? esse pode ser um fiozinho de 0,5mm²

 

Procure identificar os cabos com etiquetas e/ou por cor! ai no RJ deve ter alguma grande loja de eletronica que tenha termo-retrátil de diferentes cores, isso ajuda muito na organização! o crawling possui desejo sexual por techflex (aquela malha de nylon pra recobrir os cabos), eu não sou tão tarado assim, mas acho um excelente material pra organizar os cabos! olhe o tópico dele e vc vai aprender BEM essa parte de organização!

 

as saidas RCA do player são FRONT, REAR e SUB, vc vai usar a FRONT e a SUB somente! as traseiras RCA vc deixar parada, já que os auto falantes traseiros serão ligados diretamente à saida amplificada REAR do player!

 

isso é bom pois quando vc estiver sozinho no carro, ou só com 1 passageiro, vc pode usar o FADER do player pra deixar o som todo nos falantes da porta e o subwoofer, sem os falantes do tampão tocando, dessa forma vc tem palco sonoro e fica bem mais agradável de ouvir no dia-a-dia... quando quiser som atras, usa o fader pra deixar os falantes de trás tocando tbem!

 

Ok. Gostaria de agradecera participação e a ajuda de todos. Estou bem mais situado e a poucos passos de montar meu som. Mas ainda restam algumas duvidas. Lá vão!

 

1. Qual medida da bitola do cabo que liga o player na bateria? :banghead

 

2. Existe ligação RCA depois do AMP? pasmafaute

 

3. Preciso de machos e fêmeas de RCA avulsos para instalar no sub ou nos falantes??? :pirou:

 

Subsonic, Não entendi o que vc falou (em negrito):

 

CABOS RCA

Azul: 2x RGC59 com conectores bons (Sto Angelo prateado, por exemplo)

Amarelo: 2x RGC59 com conectores bons (idem acima, vc precisará de 1 par de RCA para o subwoofer, já que usará o amp em bridge)

 

Outra coisa. Não conhecia o modelo de cabo RGC59. Tive olhando umas fotos no google e me parece cabo de antena. Como vou instalar um conector RCA naquilo? Tive olhando nos post relacionados, mas não achei resposta.

 

Pessoal, o sofrimento ta acabando. Peço só mais um pouco de paciência e ajuda. :rolleyes:

 

Rodizzi, arthur,joão e crawling valeu mesmo ate agora... SEMPRE JUNTOS.

AH, Crawling, seu post ta muito irado. vi o da organização da instalação. vou me basear por lá. nao sei se vou conseguir fazer igual, mas tentarei.

 

 

"QUEM SAI JUNTO, CHEGA JUNTO!" :vts

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conector RCA é muito simples, é o pino central (positivo) e a borda (negativa).

 

O cabo RGC59, por exemplo, basta soldar o fio de cobre no positivo e a malha no negativo... Bem simples! E sim, cabo RGC-59 é cabo de antena... Cabo Coaxial, pela construção, um dos cabos mais imunes a ruído que existem... Não é a toa que as companhias de TV a cabo usam! Tente conseguir um BOM (igual aqueles que a Net ou a Sky usam atualmente.... Tem uns bem ruinzinhos por ae).

 

A Bitola do cabo para ligar o player na bateria é pequena... 5mm² está bom de mais... Pegue o cabo de falante (2x2,5) e use ambos os lados para o positivo, se quiser economizar. Isso formará um cabo 1x5 :P.

 

Não existe RCA depois do amplificador. Rca serve apenas para ligar o ampli no player. Mas o conector RCA é um conector como qualquer outro, você pode achar por ae falantes que usem esse conector depois do amplificador, mas são casos em que o amplificador é fraco, e normalmente é referente a sons para computador. Falantes automotivos não usam isso.... Usam outros tipos de conectores, os quais são diferentes dependendo da marca do falante. Então você vai ter que olhar para ter certeza....

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
OK, vamos lá...

 

eu sugeri 2x2,5mm² para os triaxiais e 2x4mm² para o subwoofer, e não pra alimentar o módulo!

 

para a alimentação deste amplificador usaria no minimo um cabo de 13mm², pode ser os residenciais flexiveis, baratos e ótimos, melhores que a maioria especifica pra som! lembre-se que descuido aqui não piora a qualidade do áudio, nem se perde potencia significativa para um pequeno projeto como o seu, mas o risco é de INCENDIO mesmo! cabos ruins na alimentação podem sobreaquecer, derreter isolamento, gerar curto-circuito, faiscas e FOGO! com segurança não se brinca!

 

no seu desenho seria o seguinte:

 

ALIMENTAÇÃO DO AMP:

fio marrom: 13mm² residencial flexivel

fio preto (terra): 13mm² residencial flexível

 

CABOS P/ TRIAXIAIS (ligados ao amplificador):

Azul (depois do amp):2x2,5 mm² Pompéia

 

CABOS P/ TRIAXIAIS (ligados no player):

vermelho: 2x1,5 mm² Pompéia

 

CABOS RCA

Azul: 2x RGC59 com conectores bons (Sto Angelo prateado, por exemplo)

Amarelo: 2x RGC59 com conectores bons (idem acima, vc precisará de 1 par de RCA para o subwoofer, já que usará o amp em bridge)

 

o fio laranja é o remote né? esse pode ser um fiozinho de 0,5mm²

 

Procure identificar os cabos com etiquetas e/ou por cor! ai no RJ deve ter alguma grande loja de eletronica que tenha termo-retrátil de diferentes cores, isso ajuda muito na organização! o crawling possui desejo sexual por techflex (aquela malha de nylon pra recobrir os cabos), eu não sou tão tarado assim, mas acho um excelente material pra organizar os cabos! olhe o tópico dele e vc vai aprender BEM essa parte de organização!

 

as saidas RCA do player são FRONT, REAR e SUB, vc vai usar a FRONT e a SUB somente! as traseiras RCA vc deixar parada, já que os auto falantes traseiros serão ligados diretamente à saida amplificada REAR do player!

 

isso é bom pois quando vc estiver sozinho no carro, ou só com 1 passageiro, vc pode usar o FADER do player pra deixar o som todo nos falantes da porta e o subwoofer, sem os falantes do tampão tocando, dessa forma vc tem palco sonoro e fica bem mais agradável de ouvir no dia-a-dia... quando quiser som atras, usa o fader pra deixar os falantes de trás tocando tbem!

 

Subsonic, Não entendi o que vc falou (em negrito):

 

CABOS RCA

Azul: 2x RGC59 com conectores bons (Sto Angelo prateado, por exemplo)

Amarelo: 2x RGC59 com conectores bons (idem acima, vc precisará de 1 par de RCA para o subwoofer, já que usará o amp em bridge)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que o SubSonic falou é que você precisa de 2 cabos RCA. Ou seja, 4 canais.

 

Cabo cabo RGC59 consegue fazer 1 canal, logo 2 cabos fazem "1 cabo RCA" (canal direito e esquerdo) e você precisa de 2, pois ligará o canal dianteiro direito, o canal dianteiro esquerdo, e o canal do subwoofer (mono esquerdo + mono direito.... Parece bobeira 2 canais para algo mono, mas alguns amplificadores o som fica melhor ligando os dois lados...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que o SubSonic falou é que você precisa de 2 cabos RCA. Ou seja, 4 canais.

 

Cabo cabo RGC59 consegue fazer 1 canal, logo 2 cabos fazem "1 cabo RCA" (canal direito e esquerdo) e você precisa de 2, pois ligará o canal dianteiro direito, o canal dianteiro esquerdo, e o canal do subwoofer (mono esquerdo + mono direito.... Parece bobeira 2 canais para algo mono, mas alguns amplificadores o som fica melhor ligando os dois lados...)

 

 

ah, tah, ok... entendi.. :banghead[]-[]

 

Olha só.. encontrei cabo RCA de 5mt da hurricane que diz ter tripla blindagem a 15 reais. Ainda e melhor fazer com cabo coaxial ou este ja atende? Nao achei o preço caro nao. parece ser de boa qualidade.

 

Tive dando uma olhada nos conectores para os cabos de alimentação e tomei um susto. vi da Beyma... muito caro, 40 reias o par +/-. tinha outros a 15,00 e a 10,00... Só de cabeamento e conectores vou gastar um $ legal.

 

outra coisa, No player o chicote que tem o fio + da bateria nao tem mais de 0,5mm². o cabo que vou mandar pra bateria é de 4mm². Nao fica uma emenda grotesca nao?? pasmafaute

 

abços!!!! []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...