Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LeandroM

Como faço para reduzir o delay

Recommended Posts

Pessoal, estou ajudando a construir uma caixa para um UXP 12 D2, e o objetivo é ouvir tudo, sendo assim começei a simular no winlsd.

 

Deixei a caixa com 47 litros, sintonizada em 32 Htz, a resposta ficou bem plana, porém o Delay ficou acima dos 16ms nos 40 hz.

 

Resumindo, já tentei alterar o volume, os dutos a sintonia e o delay não baixa! :banghead

 

Como faço isso? Ou é uma característica do sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Armartins, na simulação o duto é de 4, se colocar dois de 3" por exemplo o comprimento se não me engano chega próximo aos 50 cm, não sei nem se cabe, com curva e tudo, vou tentar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Delay no winisd é "vent mach" ? se não for, oq é isso? e oq é o delay então?

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok, achei a aba group delay..

=D

 

mas e esse vent mach.. oq é ele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ok, achei a aba group delay..

=D

 

mas e esse vent mach.. oq é ele?

 

É a velocidade do ar no duto. Se ficar acima de 24 25 m/s pode acontecer barulho de sopro no duto. Mas lembre-se, é uma simulacao e existem diferencas da realidade. Como por exemplo a perda de carga nos dutos, que o programa nao calcula. Ele mostra como se fosse uma superfície ideal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode fazer com 56 litros, esse delay, na vida real 'não existe' pelo que converso com os dono de UXP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É a velocidade do ar no duto. Se ficar acima de 24 25 m/s pode acontecer barulho de sopro no duto. Mas lembre-se, é uma simulacao e existem diferencas da realidade. Como por exemplo a perda de carga nos dutos, que o programa nao calcula. Ele mostra como se fosse uma superfície ideal.

 

 

Minha caixa tá com 0.07 de vent mach e sopra muito.. sempre que desce abaixo de 55hz o som parece que distorce todo por causa do sopro. Tive que diminuir quase metade do gannho p/ parar de soprar.. Sabe dizer qual a margem de tolerancia no vent mach p/ n ter esse problema?

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra duvida é até qual valor de delay é aceitável? 16ms já é muito? já é um delay audível?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

16ms?

 

Tá tranquilo. O problema é chegar aos 25 antes dos 20Hz. Abaixo de 20Hz já nem tem mais problema também.

 

Cuidado em se basear pelo group delay na hora de acertar uma caixa... muitas vezes chegamos a caixas enormes pra conseguir baixos GDs, e na vida prática a caixa fica uma porcaria, o sub fica bobão, sem controle... e isto não aparece na simulação. Por isto que, na dúvida, eu prefiro não me distanciar muito da indicação do manual, a não ser que eu tenha condição de arriscar, ou já tenha ouvido aquele sub em caixas maiores pra saber como vai se comportar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlw kleber, meu pico de delay tá 14ms aos 44hz. Na prática não sinto esse atraso.

 

Quanto à questão do vent mach, alguem sabe dizer em até qual valor deve ficar p/ não soprar?

 

- edit: acrescentando a pergunta =D -

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Minha caixa tá com 0.07 de vent mach e sopra muito.. sempre que desce abaixo de 55hz o som parece que distorce todo por causa do sopro. Tive que diminuir quase metade do gannho p/ parar de soprar.. Sabe dizer qual a margem de tolerancia no vent mach p/ n ter esse problema?

 

Abraço

 

Nao existe margem pré definida amigo, ao menos nao conheco algum estudo ainda (como teses de doutorado ou mestrado) que trouxe as margens e os parâmetros pra isso ainda. Cada caso é um caso, se seu duto é redondo de 3" é uma coisa, se é 4" já funciona diferente, se tem curva é diferente, se é de madeira... e por ai vai. Se você chegou ao ponto de ter que abaixar metade do ganho por causa do sopro é um caso que requer mesmo uma reanalise completa dessa caixa e quem sabe apenas a modificacao do duto já resolva seu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Kleber, minha maior preocupação é além de tudo aprender mesmo as variáveis, e como altera-lás, e no caso o delay. Numa outra caixa que fiz para meus papões, utilizei uma caixa aqui do fórum mesmo, mas mesmo assim como no caso dessa, simulei antes, fuçei um pouco, e o delay ficou bem parecido, apesar de que o objetivo era outro.

 

Tocou pra caramba, porém em alguns estilos como eletrônicas embolava bastante. Então resolvi aproveitar esta para tentar aprender, e como já tive Uxp a minha impressão é que se comporta bem melhor que o BP.

 

O que reparei é que se aumentamos a sintonia o delay abaixa, porém os picos começam a aparecer. Mesmo que eu não a construa eu queria entender a relação entre os parâmetros e como alterá-los, e no mais tentar uma caixa boa pra tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nao existe margem pré definida amigo, ao menos nao conheco algum estudo ainda (como teses de doutorado ou mestrado) que trouxe as margens e os parâmetros pra isso ainda. Cada caso é um caso, se seu duto é redondo de 3" é uma coisa, se é 4" já funciona diferente, se tem curva é diferente, se é de madeira... e por ai vai. Se você chegou ao ponto de ter que abaixar metade do ganho por causa do sopro é um caso que requer mesmo uma reanalise completa dessa caixa e quem sabe apenas a modificacao do duto já resolva seu problema.

 

Fernando, é claro que o formado do duto, a área transversal, o material utilizado, a perda de carga (que aumenta considerávelmente com o uso de joelhos), e algumas outras coisas vão influenciar bastante nesse sopro. Contudo acredito que tudo vai se resumir na velocidade que o ar atravessa o duto (assumindo que esse velocidade é medida no centro do duto), assim, se a velocidade for muito alta, o duto pode não comportar e surge o "efeito sopro". Achei que existiam testes nesse sentido que poderiam dizer por exemplo "até 5m/s não terá um sopro audível." como há com delay e outros parâmetros (caso contrário não vejo sentido em mostrar um dado com esse num simulador de caixas) :legal: . Vou refazer minha caixa exatamente por ter tido que diminuir muito o ganho, por isso estou preocupado com esse "detalhe". Se alguem souber mais alguma informação a esse respeito.. aceito qqr ajuda. :vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Delay de 16ms pro uxp ta exelenti...

 

 

 

mantando abaixo de 20ms 25 ms ta perfeito...

 

 

 

nem é perceptivel o delay..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Delay de 16ms pro uxp ta exelenti...

 

 

 

mantando abaixo de 20ms 25 ms ta perfeito...

 

 

 

nem é perceptivel o delay..

 

 

Luiz, sabe qual é a minha preocupação, sempre preferi spl a qualidade, agora estou mudando, e musícas dance sempre foi um problema pra mim, ainda mais, as mais rápidas. Já usei BP e UXP, agora instalei um 307 até chegar o outro, numa caixa que estava parada aqui, 50 lts e duto de 4x40cm, nem calculei nada. Tá tocando muito bem, não embola nada, pelo menos as músicas que escutei até então, aí eu queria deixar a caixa para o UXp assim. Se conseguir deixar bem plana fica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...