Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

brunohshs

como identificar SUB GRAVE e SPL

Recommended Posts

Pessoal, na prática, oq é sub grave ? ou spl ?

 

? qual a sensação que cada um te da ??

 

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL é a batida forte, SUBGRAVE é o tremor...

 

Basicamente, aqueles videos que o teto do carro treme inteiro, que o porta malas parece que vai pular fora etc. Normalmente são subgrave.

 

Aqueles paredões imensos, que te deixam quase surdo, são SPL.

 

Corrijam se eu estiver errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subgraves são as frequência mais baixas reproduzidas com altíssimo SPL por um subwoofer. As batidas subgraves são mais profundas e estendidas e com menor velocidade de propagação do som.

 

Graves são as frequências mais altas reproduzidas por um subwoofer ou woofer com altíssimo SPL, as batidas graves tem mais ataque e maior velocidade na propagação do som.

 

Na teoria subgraves são as frequências correspondentes de 21Hz a 50Hz, enquanto que os graves são as frequências correspondentes de 51Hz a 99Hz.

 

SPL = Sound Pressure Level ou Nível de Pressão Sonora: é a medida de intensidade do som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Subgraves são as frequência mais baixas reproduzidas com altíssimo SPL por um subwoofer. As batidas subgraves são mais profundas e estendidas e com menor velocidade de propagação do som.

 

Graves são as frequências mais altas reproduzidas por um subwoofer ou woofer com altíssimo SPL, as batidas graves tem mais ataque e maior velocidade na propagação do som.

 

Na teoria subgraves são as frequências correspondentes de 21Hz a 50Hz, enquanto que os graves são as frequências correspondentes de 51Hz a 99Hz.

 

SPL = Sound Pressure Level ou Nível de Pressão Sonora: é a medida de intensidade do som.

 

 

Owwww aula do professor !! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, na prática, oq é sub grave ? ou spl ?

 

? qual a sensação que cada um te da ??

 

abraços.

 

Normalmente as pessoas procuram sub-grave, mas acabam fazendo um misto..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hquhquhq... oq eh melhor sera ?

oq as pessoas procuram mais ?

 

Não tem essa de melhor né, tem o que mais agrada a cada pessoa. E essa pessoa sendo vc, é lógico que é vc que tem q decidir...

 

Se vc for perguntar, quase todo mundo vai dizer que gosta de SPL, mas é que a maioria acha que SPL é o subgrave...

 

Eu, particularmente, prefiro subgrave, muito mais gosoto de se ouvir, muito mais "intenso"....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu, particularmente, prefiro subgrave, muito mais gosoto de se ouvir, muito mais "intenso"....

[2]

 

 

vc sente o e ouve grave

e naum apenas ouve

 

mas vai de cada pessoa

subgrave eh uma coisa mais limpa

naum aquela batida seca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu curto muito sub grave mas o problema dele é que se vc quer abrir o porta malas eventualmente pra animar um encontro ou coisa parecida não rola.

 

Um set preparado pra reproduzir sub grave é top.. muito bom de se ouvir/sentir dentro do carro. Mesmo em volume baixo faz o carro todo vibrar e não agride os ouvidos.

 

Quem sabe um dia monto um set especial pra sub grave pra mim mas por enquanto vou ficar com o spl mesmo pela caracteristica mista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não tem essa de melhor né, tem o que mais agrada a cada pessoa. E essa pessoa sendo vc, é lógico que é vc que tem q decidir...

 

Se vc for perguntar, quase todo mundo vai dizer que gosta de SPL, mas é que a maioria acha que SPL é o subgrave...

 

Eu, particularmente, prefiro subgrave, muito mais gosoto de se ouvir, muito mais "intenso"....

 

Eu prefiro SUBGRAVE com alto SPL! ;o)

 

 

Só lembrando.. tw também gera SPL, assim como drives, woofers... SPL não diz respeito a frequencia.. mas à pressão em si! ("zuada", à grosso modo)

 

Já o subgrave, é o "começo" de tudo...

 

Subgrave 20hz~40hz, Grave 40hz~120hz, Médio Grave 120hz~800hz, Médio 800hz~2khz, Médio Agudo 2khz~8khz, Agudo 8khz~20khz (devia ter infra agudo né? ou ultra agudo? rsrsrs)

 

 

 

EDIT: Corrigindo algumas informações "desencontradas". E outra coisa... os cortes acima foi praticamente pra "separar por vias".. ou seja.. onde cada via toca +/- !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aiaiai... to querendo por 2 pioneer 307... tenho um rs 1200d

 

vou conseguir o que ? sub grave ou spl ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc vai conseguir um som misto

 

esse sub ele reproduz um bom subgrave e um bom som pra fora tb

vc vai ter oq qr com certeza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tomara hehehe.... vlww overquest

 

q nada

vc tem um dos sets mais procurado do forum

RS 1200D + 2 307

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL caminha ao lado contrário da musicalida? Pois tenho um par de falantes que dizer sem excelente em SPL e baixa musicalidade, os EDXs da Bravox.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que eu entendo nao tem nada disso que SPL vc nao escuta, existe SPL nas mais variadas faixas de frequencia, o que acontece é que as vezes ele esta em uma faixa inaldivel!

campeoes de SPL nas faixas de 60Hz o mais comum, vai dizer que nao escuta??!!

 

o negocio é que fazer um sub chegar a faixas de frequencias mais baixas se perde um pouco de SPL, por isso é dificil consiliar SPL e Sub grave!

tem falantes que conseguem descer mais sem perder o SPL!

 

em campeonatos nacionais as faixas de frequencia onde o SPL é maior esta em torno de 50 a 60Hz, duro é chegar nos numeros de SPL que chegam la nos EUS, so que a 30Hz!

 

qnto mais um Sub descer a frequencia, mais eu considero ele, pois foi pra isso que ele foi criado, reproduzir frequencias baixas ou ate muito baixas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SPL caminha ao lado contrário da musicalida? Pois tenho um par de falantes que dizer sem excelente em SPL e baixa musicalidade, os EDXs da Bravox.

 

Não necessariamente. Assim como nem toda loira tem pentelh0 loiro! rsrssrrs

 

Brincadeiras à parte... o complicado é que, quando a galera quer gerar alto SPL, usa produtos BRUTOS.. e esses nem sempre são os mais adequados! É o caso do EDX.. 3000wrms em um único SUB! Bruto? demais! Qualidade? Nenhuma!

 

Quer ver alto SPL com qualidade? Tira esse seu EDX e coloca 6 nar 12SW3 (são bobinas de 6ohms, casam bem em múltiplos de 3).... tu vai ter subgraves fortíssimos, excelente qualidade.. e muitooo mais SPL q o EDX, com menos potência aplicada! Mas em compensação, a caixa vai quase 500lts! Justamente por isso nem todos aliam qualidade a SPL.

 

 

Meu som me arrisco a dizer que tem qualidade com alto SPL sem caixa enorme.. mas é um MTX9515 com caixa de 120lts tocando flat até uns 50hz, com pico leve nos 45hz, ápice do pico nos 35hz, caindo apartir de 30hz! Ou seja.. ouvindo musica "comum" ele tem qualidade satisfatória! baixo delay, resposta relativamente rápida... e nos cds de bass ou hiphop (ou qualquer outra musica de grave forte) ele estronda TUDO!

 

 

 

Existem várias formas de se ter alto SPL com boa qualidade.. mas a regra é única: Use falantes de qualidade, ignore potência! Se quer mais SPL, invista na quantidade!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não necessariamente. Assim como nem toda loira tem pentelh0 loiro! rsrssrrs

 

Brincadeiras à parte... o complicado é que, quando a galera quer gerar alto SPL, usa produtos BRUTOS.. e esses nem sempre são os mais adequados! É o caso do EDX.. 3000wrms em um único SUB! Bruto? demais! Qualidade? Nenhuma!

 

Quer ver alto SPL com qualidade? Tira esse seu EDX e coloca 6 nar 12SW3 (são bobinas de 6ohms, casam bem em múltiplos de 3).... tu vai ter subgraves fortíssimos, excelente qualidade.. e muitooo mais SPL q o EDX, com menos potência aplicada! Mas em compensação, a caixa vai quase 500lts! Justamente por isso nem todos aliam qualidade a SPL.

 

 

Meu som me arrisco a dizer que tem qualidade com alto SPL sem caixa enorme.. mas é um MTX9515 com caixa de 120lts tocando flat até uns 50hz, com pico leve nos 45hz, ápice do pico nos 35hz, caindo apartir de 30hz! Ou seja.. ouvindo musica "comum" ele tem qualidade satisfatória! baixo delay, resposta relativamente rápida... e nos cds de bass ou hiphop (ou qualquer outra musica de grave forte) ele estronda TUDO!

 

 

 

Existem várias formas de se ter alto SPL com boa qualidade.. mas a regra é única: Use falantes de qualidade, ignore potência! Se quer mais SPL, invista na quantidade!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Cara, Concordo com vc! Por isso acabei de comprar um MTX T7512-44 e garanto que foi a melhor escolha que podia ter feito. Musicalidade bem satisfatoria, e bom sub grave.

 

[]s

 

RUI.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, Concordo com vc! Por isso acabei de comprar um MTX T7512-44 e garanto que foi a melhor escolha que podia ter feito. Musicalidade bem satisfatoria, e bom sub grave.

 

[]s

 

RUI.

 

Exato! E se quiser mais SPL, bota outro sub do mesmo em caixa idêntica, acrescenta um bom mid ou kit duas vias na traseira.. coisa assim! Porque, muita gente faz ao contrário! QUer mais spl? Aí tira o MTX 7512 e bota um magnum rex de 3000wrms.. tira o kit duas vias e bota um Hbuster q suporta 200wrms e por aí vai! Ou seja, vai de contra-mão à qualidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, depois de comparar várias vezes....os P3 do pessoal aqui do forum:

 

Subgrave eh o grave que te faz ficar sem ar, que nao deixa vc engolir saliva! E mesmo ele sendo FORTE, vc nao doi o ouvido...

Já o SPL (sim sim, SPL eh medida de intensidade, e nao uma faixa de frequencia, mas entenda SPL como GRAVE), eh aquele grave pancada! Aquele que até doi o ouvido e, normalmente, enjoa-se mais rápido.

 

Acho que é isso

Abraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hdusadusadashuahu soh uma piadinha

 

 

coloque o mtx9515 nessa area ai de doer o ouvido

pq todo mundo q ja sentou no banco de traz do meu carro, reclamou que doi muito o ouvido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

verdade, um grave com muito mais spl em relação aos demais componentes eh muito enjoativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...