Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

solanosom

Medidas das caixas de 18" com falante invertido

Recommended Posts

Tenho visto em vídeo muito trio com falantes de 18" com ima pra fora normalmente Eros e alguns tornados.

Alguem sabe qual medidas da caixa de fundo na parte da frente no olhometro acredito ter uns 25cm o q daria uns 50litros, mas a de tras ?????

 

Será q esta caixa da Gravão ou so pancadão.

 

pra quem não sabe de q tou falando.

 

Quem ja viu tocando presta as impressões pra nos, pois so vi por vídeo e não da pra ter uma idéia, valeu e fico no aguardo. :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tenho visto em vídeo muito trio com falantes de 18" com ima pra fora normalmente Eros e alguns tornados.

Alguem sabe qual medidas da caixa de fundo na parte da frente no olhometro acredito ter uns 25cm o q daria uns 50litros, mas a de tras ?????

 

Será q esta caixa da Gravão ou so pancadão.

 

pra quem não sabe de q tou falando.

 

Quem ja viu tocando presta as impressões pra nos, pois so vi por vídeo e não da pra ter uma idéia, valeu e fico no aguardo. :unsure:

 

 

o texeira palio g3 ta fazendo uma caixa assim, mas nao intendi totalmente como ela é calculada/sintonizada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok pelo q entendi é uma caixa de 6ª ordem onde a camara da frente o seu duto é o proprio quadrado da medida do falante a duvida ta em qual a litragem da caixa traseira pois a da parte q é aberta da pra ter uma idéia. pois soube de gente q fez a parte traseira com muita litragem e queimou o woofer então ficaminha duvida?

 

E tambm q tipo de som elas tocam, pois pelo grafico do programa da q toca tanto gravão e tambm pancadão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ok pelo q entendi é uma caixa de 6ª ordem onde a camara da frente o seu duto é o proprio quadrado da medida do falante a duvida ta em qual a litragem da caixa traseira pois a da parte q é aberta da pra ter uma idéia. pois soube de gente q fez a parte traseira com muita litragem e queimou o woofer então ficaminha duvida?

 

E tambm q tipo de som elas tocam, pois pelo grafico do programa da q toca tanto gravão e tambm pancadão.

 

Amigo Solano, acabei de fazer a minha.

 

Sobre a teoria, ao meu ver nada tem com a BP 6ª ordem, ela nad amais é do que uma caixa dutada com corneta na frente, calcule a litragem interna em algum programa ou uma litragem que você conhece e sabe que o falante que você irá colocar toca bem nela, aí a corneta você calcula com essa formúla: 343/FBx8, onde FB é a frequência que você quer que a corneta dê o ganho, e aí você achará o comprimento que ela deve ter para isso.

 

A minha fiz um teste rápido e em som não muito alto, tive um ótimo rendimento no grave, e o subgrave que eu tinha se manteve, mais agora o grave vai bem mais longe e com mais força, amanhã vou fazer alguns teste mais válidos para ter a total certeza disso.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi um pouco Teixeira, minha dúvida é q antes a corneta era 343/fb/4 e a gora tão dividindo por oito por isso q achei ser uma 6ª ordem tambem acho q a o detalhe da litragem da caixa dutada q ao meu ver parece q é a mínima da pedida do falante ou menor para não escursionar e passar do xmax. , mas aguardo então testes mais detalhados da sua para melhor entendimento abraço e valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigo Solano, acabei de fazer a minha.

 

Sobre a teoria, ao meu ver nada tem com a BP 6ª ordem, ela nad amais é do que uma caixa dutada com corneta na frente,

 

 

Teixeira tu ja exprementou joga tua caixa no Winsd, joga la as medidas como caixa 6 ordem q vc vai ver a resposta q da mesma de uma caixa dutada abixo de 100hz e acima da um pico em cima de 150hz ocasionado pela camara da frente testa la pra v se procede ou to louco kkkkkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Teixeira tu ja exprementou joga tua caixa no Winsd, joga la as medidas como caixa 6 ordem q vc vai ver a resposta q da mesma de uma caixa dutada abixo de 100hz e acima da um pico em cima de 150hz ocasionado pela camara da frente testa la pra v se procede ou to louco kkkkkkk.

 

Mais simulo lá com a corneta sendo a caixa dá frente? Mais e os dutos?

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mais simulo lá com a corneta sendo a caixa dá frente? Mais e os dutos?

 

Abraços

 

Charles Rafael

 

Vc faz assim a caixa traseira os dutos são os 4 triangulares x 25cm vc pode fazer no programa para efeito e calculo redondo,quadrado, ou como eu fiz com dois quadrados q da os quatro triangulares o duto da parte corneta é a propria mediad do falante no caso das caixas de 18" 47cx 47cmx pelo q ela tem de corneta q pelo q tenho visto nos videos é + ou - 25cm

 

Simplificando

6ordem2.th.png

 

http://img604.imageshack.us/content.php?pa...414/6ordem2.png

 

Essa minha dúvida pois se na pratica da o q na teoria da veio a resolver um galhão ppois teriamos uma caixa q desce e ainda teria em musicas de pancadão um enorme pico na casa dos 150hz ou seje ficaria perfeito o som até 200hz tocando todo o tipo de música.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito o que você falou amigo Solano, mais como citei não tem muito haver com BP, mais o fatomé que você consegue ter um pico de 3db na frquência desejada, sobre subir até 200hz, não sei não viu, no meu caso que tá tocando mais livre, no caso com o low em uns 800hz, o som não fica muito bom em, determinadas músicas, por exemplo, uma voz masculina mais presente, resulta num certo ressonamento dela nas paredes dá caixa, aí não fica muito legal, o bom dela é cortada em uns 150hz, e como você citou no meu caso ficou um grave macio, mais que quando coloca um pancadão ela não perde força não viu, no meu caso a corneta tá dando ganho em uns 85hz.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não entendi muito o que você falou amigo Solano, mais como citei não tem muito haver com BP, mais o fatomé que você consegue ter um pico de 3db na frquência desejada, sobre subir até 200hz, não sei não viu, no meu caso que tá tocando mais livre, no caso com o low em uns 800hz, o som não fica muito bom em, determinadas músicas, por exemplo, uma voz masculina mais presente, resulta num certo ressonamento dela nas paredes dá caixa, aí não fica muito legal, o bom dela é cortada em uns 150hz, e como você citou no meu caso ficou um grave macio, mais que quando coloca um pancadão ela não perde força não viu, no meu caso a corneta tá dando ganho em uns 85hz.

 

Abraços

 

Charles Rafael

 

 

 

 

solano esa strada é do meu amigo.

 

olha essa caixa tocade td bem. pancadao , gravao, funk, forro

 

 

massa dmais.

 

 

se quiser tento pegar as medidas com ele

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...