Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

guilerme

duvida com bobina de alto falante

Recommended Posts

Ola pessoal sou novo aqui. meu problema e ece: eu queria enrolar minhas proprias bobinas mas ainda nao tenho muita ideia de como fazer isso :banghead . achei um blog em que uns caras fizeram um woofer a partir do zero, o link é esse: http://altofalanteufes2007.blogspot.com/20.../o-projeto.html alguem com mais conhecimento qu eu poderia ajudar por favor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ola pessoal sou novo aqui. meu problema e ece: eu queria enrolar minhas proprias bobinas mas ainda nao tenho muita ideia de como fazer isso :banghead . achei um blog em que uns caras fizeram um woofer a partir do zero, o link é esse: http://altofalanteufes2007.blogspot.com/20.../o-projeto.html alguem com mais conhecimento qu eu poderia ajudar por favor?

 

Cara, tem uma empresa, chamada Goias Cones, lá eles vendem de tudo, inclusive bobinas sob encomenda. É muito melhor você encomendar com eles do que fazer as suas próprias. Só na hora de comprar um rolo de um fio esmaltado qualquer você vai entender o que estou falando. Fui atrás de fios aqui pois estava pensado em começar a trabalhar com transformadores, mas pelo valor de 150~220 reais o rolo de uma bitola de fio apenas, eu desisti. Pois são inúmeras bitolas e o investimento inicial é muito alto.

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok valaeu pelo toque, BigNoseMan mas queria mesmo fazer minhas proprias bobinas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ok valaeu pelo toque, BigNoseMan mas queria mesmo fazer minhas proprias bobinas.

 

Já que você insiste nesse detalhe, eu não vou poder te ajudar muito em relação à forma de conseguir o material para a forma da bobina. Os fios, você vai ter que procurar em empresas especializadas em materiais para transformadores, pois nelas eles têm uma infinidade de fios. Você também vai precisar de uma máquina para bobinar, provavelmente terá de ser artesanal!

 

Clica nesse link aí em cima que tem uma parte no vídeo onde ostra uma bobina sendo feita. Talvez isso te dê alguma idéia.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A forma vo fazer de kapton pq resiste bem a altas temperaturas. O fio tenho que ver ainda uma tabela de fios pra comprar o certo. O meu unico problema é pra calcular as dimensoes da bobina, numero de espiras, qtd de fio, etc. Ai é que ta o nó.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A forma vo fazer de kapton pq resiste bem a altas temperaturas. O fio tenho que ver ainda uma tabela de fios pra comprar o certo. O meu unico problema é pra calcular as dimensoes da bobina, numero de espiras, qtd de fio, etc. Ai é que ta o nó.

 

Pela tabela de fios, você escolhe a bitola, e nessa tabela tem a resistencia do fio por quilômetro. A dimensão, você vai ter que ter um molde. Tive uma idéia agora mas não sei se vai funcionar. Você poderia comprar uma bobina no diâmetro que você vai fazer a sua, compra uma bobina dessas baratinhas mesmo, de aluminio, passa uma camada bem fina de parafina em todo o interior dela, tampe o fundo e recheie ela com resina poliester!! Depois de dura a resina, dê uma esquentada na bobina com um secador de cabelo até que a resina solte da bobina. Axu que pra soltar você vai ter que forçar um pouco a resina pra fora. Agora o número de espiras eu não sei, hehe. Axu que você teria que dar uma volta na bobina, depois desenrolar e medir o comprimento dessa volta, depois decidir quantas voltas serão dadas e então o comprimento total do fio. E logo em seguida escolher o fio que se adeque a esse comprimento total tendo a resistência desejada!

 

Axu que é alguma coisa assim, heheheheh

:legal:

 

EDIT: Onde você vai conseguir o Kapton?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja fiz alguns calculos aqui. Fiz dessa forma: peguei a resistencia do fio por km e dividi por mil, ai tive uma resistencia em metros. Ai fui somando até ter a resistencia desejada que no meu caso eram 4 ohm. A partir disso, da pra calcular a quantidade de espiras de acordo com o diametro da bobina, e tambem quantas camadas. Amanhã tenho aula mas não sei se vou rs, se eu for e tiver aula de matemática, acho que o professor ou professora que seje, vai saber me explicar isso direitinho. Se conseguir, poasto aqui os resultados.

PS 1 A potencia da bobina pelo que eu sei é resistencia vezes corrente maxima suportada pelo fio ao quadrado.

PS 2 Saberia me indicar alguma tabela de fios de cobre, pois a que achei, parece meio absurda.

PS 3 Não sei onde encontrar o kapton, tem alguma sugestão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...