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maneira correta de ligar bateria auxiliar alguem tem o esqueminha?

46 respostas neste tópico

#1
cleber_p

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desculpe esse topico mas procurei e procurei e nao acabei encontrando nada. vou puxar uma bateria para atraz do meu banco trazeiro e queria saber qual a maneira mais correta ou menos errada de fazer a ligação dessas baterias. quero usar a original 47A e a reserva 110A para o som e q quando ligado o carro carregue ambas. q fiação passar q preocupação com proteção preciso ter,fusivel etc. espero q alguem possa me ajudar. abraço


#2
bramer

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puxe um cabo de 21~25mm da bateria do cofre até a bateria aux e ligue no positivo dela.

Aterre a bateria aux em um local de boa condução (parafuso do banco etc, bem lixado)

coloque um fusivel (pode ser aquele bananinha) perto do positivo de cada bateria (1 fusivel na bat da frente e outro na bateria de tras).

No meio desse cabo (positivo) coloque um disjuntor (pode ser residencial, Siemens de 63a), quando quiser ouvir som por um bom tempo, é só desligar o disjuntor que as baterias estão separadas. Ou pode fazer um esquema com reles que pegam sinal da ignição, você que sabe.


#3
henrique69

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Visualizar Postbramer, em 8/11/2008 - 09:59, disse:

puxe um cabo de 21~25mm da bateria do cofre até a bateria aux e ligue no positivo dela.

Aterre a bateria aux em um local de boa condução (parafuso do banco etc, bem lixado)

coloque um fusivel (pode ser aquele bananinha) perto do positivo de cada bateria (1 fusivel na bat da frente e outro na bateria de tras).

No meio desse cabo (positivo) coloque um disjuntor (pode ser residencial, Siemens de 63a), quando quiser ouvir som por um bom tempo, é só desligar o disjuntor que as baterias estão separadas. Ou pode fazer um esquema com reles que pegam sinal da ignição, você que sabe.

Muito boa essa tua idéia dos disjuntores e fusível em cada bat (pra nao dar mer** neh, e se tivesse soh em uma de nada adiantava, pegavo fogo igual)! Mereceu um obrigado!
aeuaehuae

abraço!


#4
cleber_p

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vlwww bramer vo fazer isso mesmo. o som ja ta quase 100% so falta chegar os taramps e compra a bateria auxiliar. vi uma audio power 110A por 375 pila. ta caro né? tava pensando em pegar uma ajax ou cral q custa menos


#5
Thomas

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Já que estão falando de baterias e tal.. Alguém tem uma idéia de como colocar disjuntor (se tiver foto melhor ainda) em cabo de 50mm²?


#6
_fabinho_

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Tem um esquema de relé também...
Se alguem souber, pode postar.
tenho uma duvida também..
Vou instalar um som, e vai ter uma bateria auxiliar...
Eu orçei 3 porta fusiveis...
1 entre a bateria original e a auxiliar
Dai 1 distribuidor, de cada distribuidor vai um cabo pra cada modulo, com 1 porta fusivel, está certo?
Já usei disjuntor e funciona bem.


#7
Kleberlpa

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Visualizar Postcleber_p, em 8/11/2008 - 13:19, disse:

vlwww bramer vo fazer isso mesmo. o som ja ta quase 100% so falta chegar os taramps e compra a bateria auxiliar. vi uma audio power 110A por 375 pila. ta caro né? tava pensando em pegar uma ajax ou cral q custa menos

Essas baterias pra som automotivo são as maiores enrascadas. São baterias de construção vagabunda e eletrólito com maior densidade pra se tirar um pouco mais de corrente. Só que a durabilidade é menor.

Pega uma bateria como a Ajax, Cral... essas de 2a linha mesmo, pois como elas vão "sofrer" com descargas repetidas, a durabilidade vai ser mais baixa.


#8
JurandirSB

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Visualizar PostKleberlpa, em 8/11/2008 - 16:20, disse:

Essas baterias pra som automotivo são as maiores enrascadas. São baterias de construção vagabunda e eletrólito com maior densidade pra se tirar um pouco mais de corrente. Só que a durabilidade é menor.

Pega uma bateria como a Ajax, Cral... essas de 2a linha mesmo, pois como elas vão "sofrer" com descargas repetidas, a durabilidade vai ser mais baixa.
Essa marca ai que foi citada eu nao sei mas uso uma dessas "para som automotivo" que a bicha aguanta bem , mas só vi dela aqui em brasilia , se chama The Best Power,olha a marca hehehe, mas aguenta muito, eu a conheci atraves de um cliente que tem autopeças e a comprou no escuro , quando a vi toda bonitinha com adezivo colorido eu nao botei fé e 95amperas que cabia no cofre da maioria dos carros ainda piorou a minha desconfiança , ligamos um roadstar 1200d e um pyramid de 1000 nela e ela sempre valente som tocando bem e nunca arriou ai depois ele na doida arrumou uma caixa com 4 de 12 e colocou mais um roadstar e ligou tudo nela (ele mesmo ligou) quando eu vi falei que ele era doido, passa um tempo ele arruma um roadstar RS-10000D e colocou em 4 de 12 tambem ligado nessa bateria coitada hauhauh quando ele me mostrou eu quase cai para tras e falei pra ele que o modulo corria serios riscos de queimar hehe,...tem uns 3,5 anos que ela existe hehe e um outro amigo montou comigo 1 roadstar1200d e um punch4.6 e de bateria tinha uma delas tambem , aconteceu que tinha algo no mega capacitor dele que roubava corrente e ele viajou e deixou o carro com o irmao ...o caro perdeu a carga 3 vezes .. quando ele trouce para mim eu falei que talvez a bateria nao pegasse mais carga e que ele levasse a uma altoeletrica para dar carga e ele nem levou, só deixou no carro e a bichinha carregou novamente , no capacitor a voltagem ficava sempre na casa dos 12,4/12,6(carro ligado e graves no talo)...


#9
JurandirSB

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Em momento algum eu quis dizer que a bateria conseguia alimentar os sistemas usando RS-10000D , 2 RS 1200d , mas que ela nunca deu pau e aguentou com bravura hehehe oque demonstra que é realmente boa !


#10
cleber_p

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http://www.colombo.c...Mp 150 Bd Moura

alguem ai acha q vale a pena pagar esse preço por uma moura dessas? sera q faz muita diferença pra uma cral ou ajax de 140A?


#11
Thomas

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Visualizar Postcleber_p, em 8/11/2008 - 22:55, disse:

http://www.colombo.c...Mp 150 Bd Moura

alguem ai acha q vale a pena pagar esse preço por uma moura dessas? sera q faz muita diferença pra uma cral ou ajax de 140A?

Sinceramente? Se fosse aqui em CX do sul até que valeria.. Pq não se encontra bateria de 70a aqui por menos de 250.. Então pagar isto numa de 150a valeria...


#12
heber

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Abaixo um esqueminha feito no paint de como ligar com relé. Que eu acho a melhor maneira.
Os fios da ignição vc pode procurar com um voltimetro no chicote so rádio original do carro. Vai testando até achar um ponto com tensão quando vc gira a chave.

Imagem Postada


#13
bramer

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Visualizar PostThomas, em 8/11/2008 - 12:36, disse:

Já que estão falando de baterias e tal.. Alguém tem uma idéia de como colocar disjuntor (se tiver foto melhor ainda) em cabo de 50mm²?

opa thomas, para cabos mais grossos, somente usando terminais.

um site legal que tem uns terminais bens comuns, mais que a gente nunca sabe o nome é:

http://www.exceltecn...o...&SEGMENTO=6

no caso de disjuntor automotivo, pode usar esses:

Imagem Postada

Imagem Postada

ou até esses, que costuma-se usar no terra

Imagem Postada

no caso de disjuntores residenciais (que prendem o cabo de uma forma diferente dos automotivos), só conheço 1 terminal que se usa:

Imagem Postada


pra saber os nomes dos terminais, é só ver ali no site (conforme foto).  :legal:


#14
bramer

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só pra ascrescentar, tambem achei esse site:

http://www.eletroras...produtos_me.htm


Imagem Postada

Terminal à compressão
Terminal à pressão reforçado
Terminal à pressão simples
Terminal para solda
Terminal prensa fio
Terminal tubular
Conector parafuso fendido (Split Bolt)
Conector sindal
Borne sack
Borne concêntrico
Tapit
Barramento



eu sinceramente utilizo a maior parte do esquema elétrico do meu setup com equipamentos "residenciais" (cabos, terminais, disjuntor), acredito eu que tem um custo beneficio melhor (principalmente cabos e terminais), alem de possuirem uma variedade maior e pela facilidade de encontrar.

:legal:


#15
Thomas

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Valeu bramer, muito útil!

Imagem Postada

estes são meus conhecidos, já os uso para terra faz é tempo..

agora estes aqui são ideais para os disjuntores, valeu!!

Imagem Postada


#16
delima

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quanto a terminais, se não me engano a maior fabricante nacional é a Intelli, já comprei bastante coisa deles

www.intelli.com.br

mas NÃO esqueçam que para usar estes terminais é preciso ter o alicate crimpador, não usem alicate universal pra isso... e um alicate crimpador para terminais de 21mm2 não sai por menos de 600 reais... outra solução é soldar o cabo no terminal, mas também não faça com ferrinho de 30W, pelo menos um de 100W

abs  :legal:


#17
bramer

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Visualizar Postdelimaju, em 10/11/2008 - 08:42, disse:

quanto a terminais, se não me engano a maior fabricante nacional é a Intelli, já comprei bastante coisa deles

www.intelli.com.br

mas NÃO esqueçam que para usar estes terminais é preciso ter o alicate crimpador, não usem alicate universal pra isso... e um alicate crimpador para terminais de 21mm2 não sai por menos de 600 reais... outra solução é soldar o cabo no terminal, mas também não faça com ferrinho de 30W, pelo menos um de 100W

abs  :legal:


Pois é, se soldar precisa de um ferro forte, pq se não fica um lixo.

Eu sempre usei somente com pressão mesmo, no metodo mais simples, martelo!

3 marteladas em cima e pronto, ta firme e não arranco o cabo nem se eu quisesse. Depois uma fita isolante pra deixar bem feito.


#18
Carlos Kbsom

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Visualizar Postdelimaju, em 10/11/2008 - 09:42, disse:

quanto a terminais, se não me engano a maior fabricante nacional é a Intelli, já comprei bastante coisa deles

www.intelli.com.br

mas NÃO esqueçam que para usar estes terminais é preciso ter o alicate crimpador, não usem alicate universal pra isso... e um alicate crimpador para terminais de 21mm2 não sai por menos de 600 reais... outra solução é soldar o cabo no terminal, mas também não faça com ferrinho de 30W, pelo menos um de 100W

abs  :legal:

um maçarico ou fogareiro sempre vai bem pra estanhar as luvas e olhais.


#19
henrique69

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Visualizar Postjuranda, em 8/11/2008 - 19:03, disse:

Essa marca ai que foi citada eu nao sei mas uso uma dessas "para som automotivo" que a bicha aguanta bem , mas só vi dela aqui em brasilia , se chama The Best Power,olha a marca hehehe, mas aguenta muito, eu a conheci atraves de um cliente que tem autopeças e a comprou no escuro , quando a vi toda bonitinha com adezivo colorido eu nao botei fé e 95amperas que cabia no cofre da maioria dos carros ainda piorou a minha desconfiança , ligamos um roadstar 1200d e um pyramid de 1000 nela e ela sempre valente som tocando bem e nunca arriou ai depois ele na doida arrumou uma caixa com 4 de 12 e colocou mais um roadstar e ligou tudo nela (ele mesmo ligou) quando eu vi falei que ele era doido, passa um tempo ele arruma um roadstar RS-10000D e colocou em 4 de 12 tambem ligado nessa bateria coitada hauhauh quando ele me mostrou eu quase cai para tras e falei pra ele que o modulo corria serios riscos de queimar hehe,...tem uns 3,5 anos que ela existe hehe e um outro amigo montou comigo 1 roadstar1200d e um punch4.6 e de bateria tinha uma delas tambem , aconteceu que tinha algo no mega capacitor dele que roubava corrente e ele viajou e deixou o carro com o irmao ...o caro perdeu a carga 3 vezes .. quando ele trouce para mim eu falei que talvez a bateria nao pegasse mais carga e que ele levasse a uma altoeletrica para dar carga e ele nem levou, só deixou no carro e a bichinha carregou novamente , no capacitor a voltagem ficava sempre na casa dos 12,4/12,6(carro ligado e graves no talo)...

Um amigo meu tem um PWR1004 e um 1200d numa the best power dessas mais a original de 45ah do gol G4, já matou algumas vezes mas ela segue sempre firme e forte! Eu compraria uma dessas pra mim!


#20
Carlos Kbsom

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Visualizar Posthenrique69, em 10/11/2008 - 23:16, disse:

Um amigo meu tem um PWR1004 e um 1200d numa the best power dessas mais a original de 45ah do gol G4, já matou algumas vezes mas ela segue sempre firme e forte! Eu compraria uma dessas pra mim!

A The Best Power é fabricada pela Baterias Lehnen aqui de Novo Hamburgo.Trabalho em uma assistencia de nobreaks e compramos baterias deles direto da fabrica, e são muito boas.Inclusive utilizo 2 baterias deles de 80AH que têm o mesmo tamanho da The best e são muito boas.A the best no caso tem placas maiores, por isso o menor tamanho e a maior corrente.


Sobre a maneira de ligar a bateria.Muito gente no fórum tem ligado sua bateria auxiliar de forma erronea, correndo serios riscos em caso de curto circuito ou corte do cabo.

o correto é utilizar um fusivel ou disjuntor de proteçao em cada borne positivo de bateria, e juntando-os logo após com um distribuidor ou terminais.


Imagem Postada


#21
felipeviegas

felipeviegas

    Detalhes são a diferença.....

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Pessoal, sobre a bateria auxiliar, eu tenho melhor rendimento adicionando uma bateria ao invés de apenas substituir a original do carro?! Estou pensando em adicionar uma de 75ah ao invés de apenas substituir a original. Isso trará melhores resultados?! Escuto som muito mais com o carro em movimento do que com o carro parado, estou preocupado com picos de grave mesmo.

Obrigado e abraços.


#22
JOAO OTAVIO

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Já que estão falando de baterias e tal.. Alguém tem uma idéia de como colocar disjuntor (se tiver foto melhor ainda) em cabo de 50mm²?

Bom dia Galã !!!

Procura numa Loja Elétrica Terminais da Crimper !!!

Abraço !!!


#23
JOAO OTAVIO

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um maçarico ou fogareiro sempre vai bem pra estanhar as luvas e olhais.

Isso estoura o Silicone na Ponta e fica feio dimais !!!

Abraço !!!


#24
Carlos Kbsom

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Olha, fica feio porque você não sabe fazer.Sempre faço assim e ficam perfeitos sem risco de ficar mal crimpado.

quanto a duvida do topico sobre bateria auxiliar.Um user aqui do forum me pediu ajuda no set dele e montei o esquema pra ele de como deveria proceder

Imagem PostadaImagem Postada

essa é sempre a maneira mais correta de se proteger o sistema e as baterias.


#25
JOAO OTAVIO

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Olha, fica feio porque você não sabe fazer.Sempre faço assim e ficam perfeitos sem risco de ficar mal crimpado.

Só acredito vendo e enquanto não vejo você fazendo "seu trabalho" continuo com a opinião de que "Fica Feio" !!!







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