Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BigNoseMan

Como Calcular Potencia Rms De Alto Falante

Recommended Posts

Andei pensando aki, e gostaria de saber como q eu faço, por exemplo depois de montar um falante, para descobrir a potência rms máxima "aceita" por ele.

 

Outra q andei pensando: Um falante é montado na fábrica à mão, certo? Pq q todo mundo então bota total fé nesses parametros? Não é possível q eles venham com uma variação? Um amigo meu comprou 2 Upgrade na loja, novos, e um veio com uma suspensão com quase o dobro da largura do outro, e a centragem tinha altura diferente tbm. A altura do cone mudava (óbvio), mas o manual não!!!

 

Estranho isso, não? :blink:

 

Vlw aew...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bomber sempre muda alguma coisa na linha.

Ele comprou um sub de um lote e outro sub de outro lote diferente.

 

 

calcular a potencia eu nao sei nao. mais tem a ver com, o imã, o material do fio da bobina, o tamanho da bobina e a refregeraçao. tudo isso eu acho que altera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pq q todo mundo então bota total fé nesses parametros? Não é possível q eles venham com uma variação?

Amigo

 

Os parametros tem uma variação aceitavel de +/-15%!!!!

É bastante grande essa variação, porém verá que no grafico, muda muito pouca coisa....

Se falar para um torneiro mecânico por exemplo em 15% de tolerância ele passa 3 dias rindo, mas no falante é aceitavel, em função justamente da soma das variações em seus componentes.

A montagem porem é um pontos onde pode ocorrer a menor variação nos parametros, o processo de fabricação dos componentes como o cone, a centragem e a bobina são muito mais "importantes" do que a montagem propriamente dita.

Quanto a potência nominal, isso só com testes, e muitas vezes testes destrutivos.

Infelizmente o mercado hoje está assim, alguns caras fazem a coisa certa e outros caras que trabalham turbinando cada vez mais as informações.....

Antigamente era Potência PMPO, hoje é RMS, mas ainda sim, tem os que exageram no valor, depois que só a potência já não bastava, agora são os Parametros PMPO, tem falante que mente descaradamente os parametros, mas o consumidor final nunca vai saber que foi enganado mesmo......

Na verdade muito dos que divulgam parametros "PMPO" nem ao menos tem como fazer (ou não sabem) o levantamento de forma correta!

E não pense que é só empresa pequena que faz esse tipo de coisa, de muita gente grande que tbm faz, mas já tem nome no mercado mesmo, pra que esquentar a cabeça com esses "detalhes".

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigo

 

Os parametros tem uma variação aceitavel de +/-15%!!!!

É bastante grande essa variação, porém verá que no grafico, muda muito pouca coisa....

Se falar para um torneiro mecânico por exemplo em 15% de tolerância ele passa 3 dias rindo, mas no falante é aceitavel, em função justamente da soma das variações em seus componentes.

A montagem porem é um pontos onde pode ocorrer a menor variação nos parametros, o processo de fabricação dos componentes como o cone, a centragem e a bobina são muito mais "importantes" do que a montagem propriamente dita.

Quanto a potência nominal, isso só com testes, e muitas vezes testes destrutivos.

Infelizmente o mercado hoje está assim, alguns caras fazem a coisa certa e outros caras que trabalham turbinando cada vez mais as informações.....

Antigamente era Potência PMPO, hoje é RMS, mas ainda sim, tem os que exageram no valor, depois que só a potência já não bastava, agora são os Parametros PMPO, tem falante que mente descaradamente os parametros, mas o consumidor final nunca vai saber que foi enganado mesmo......

Na verdade muito dos que divulgam parametros "PMPO" nem ao menos tem como fazer (ou não sabem) o levantamento de forma correta!

E não pense que é só empresa pequena que faz esse tipo de coisa, de muita gente grande que tbm faz, mas já tem nome no mercado mesmo, pra que esquentar a cabeça com esses "detalhes".

 

Abraços

 

Rafael

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei pensando aki, e gostaria de saber como q eu faço, por exemplo depois de montar um falante, para descobrir a potência rms máxima "aceita" por ele.

Outra q andei pensando: Um falante é montado na fábrica à mão, certo? Pq q todo mundo então bota total fé nesses parametros? Não é possível q eles venham com uma variação? Um amigo meu comprou 2 Upgrade na loja, novos, e um veio com uma suspensão com quase o dobro da largura do outro, e a centragem tinha altura diferente tbm. A altura do cone mudava (óbvio), mas o manual não!!!

Estranho isso, não?

Vlw aew...

 

A variação se da até entre o mesmo Alto Falante novo ou usado pois com o uso alguns parâmetros modificam !!!

Acho que só as três maiores Industrias de Alto Falantes tem Câmara Anaecóica (local onde são aferidos os Parâmetros) e talvez uma tenha a Câmara Calibrada !!!

Sendo assim (pelomenos pra mim) vale mais a experiência junto com a litragem sujerida pelo Fabricante !!!

Nesse caso trocamos a Física pela Lei de São Tomé "ouvir para crer" !!!

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigo

 

Os parametros tem uma variação aceitavel de +/-15%!!!!

É bastante grande essa variação, porém verá que no grafico, muda muito pouca coisa....

Se falar para um torneiro mecânico por exemplo em 15% de tolerância ele passa 3 dias rindo, mas no falante é aceitavel, em função justamente da soma das variações em seus componentes.

A montagem porem é um pontos onde pode ocorrer a menor variação nos parametros, o processo de fabricação dos componentes como o cone, a centragem e a bobina são muito mais "importantes" do que a montagem propriamente dita.

Quanto a potência nominal, isso só com testes, e muitas vezes testes destrutivos.

Infelizmente o mercado hoje está assim, alguns caras fazem a coisa certa e outros caras que trabalham turbinando cada vez mais as informações.....

Antigamente era Potência PMPO, hoje é RMS, mas ainda sim, tem os que exageram no valor, depois que só a potência já não bastava, agora são os Parametros PMPO, tem falante que mente descaradamente os parametros, mas o consumidor final nunca vai saber que foi enganado mesmo......

Na verdade muito dos que divulgam parametros "PMPO" nem ao menos tem como fazer (ou não sabem) o levantamento de forma correta!

E não pense que é só empresa pequena que faz esse tipo de coisa, de muita gente grande que tbm faz, mas já tem nome no mercado mesmo, pra que esquentar a cabeça com esses "detalhes".

 

Abraços

 

Rafael

 

Ah sim......Agora entendi. então a montagem pouco altera isso? Quer dizer q eu posso reformar um alto falante com os materiais originais e não haverá uma grande diferença assim? Sendo mesmo ORIGINAIS.

 

To entendendo...eu acho.

Mas em relação à potencia, pra calcular pegaria por exemplo uma frequencia fixa, tipo 80Hz, aplicaria potência nele, aferindo durante todo o processo, e após a queima, pegaria o valor máximo e daria um desconto de uns 10%? Poderia ser mais ou menos assim?

 

Vlw....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...