Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FaelPinheiro

Esquemça De Ligação

Recommended Posts

Vamos supor que eu tenha 6 alto falantes de 8ohms

Pego 2 pares e ligo cada par em serie e resulta em dois de 16ohms.

O outro par eu ligo em paralelo e fica um em 4ohms.

Os dois de 16ohms ligo em paralelo e fica um de 8ohms.

Depois pego o de 8ohms e ligo em paralelo com o de 4ohms e ligo no amplificador.

 

A minha duvida é a seguinte:

A potencia que vai para cada alto falante vao ser iguais? ou a metade da potencia vai para 4 e a outra metade para 2?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos supor que eu tenha 4 alto falantes de 8ohms

Pego 2 pares e ligo cada par em serie e resulta em dois de 16ohms.

O outro par eu ligo em paralelo e fica um em 4ohms.

Os dois de 16ohms ligo em paralelo e fica um de 8ohms.

Depois pego o de 8ohms e ligo em paralelo com o de 4ohms e ligo no amplificador.

 

A minha duvida é a seguinte:

A potencia que vai para cada alto falante vao ser iguais? ou a metade da potencia vai para 4 e a outra metade para 2?

 

Obrigado

Essas ligações que você propôs não são possíveis.

 

O que você pode fazer é:

 

1. ligar tudo em paralelo

2. ligar tudo em série

3. ligar dois em série mais dois em série e combinar esses conjuntos em paralelo.

 

A potência se dividirá entre os falantes adicionados ao conjunto. Entretanto há ganho na área de cone então pode ser que a impressão seja de um som mais forte mesmo que cada um receba menos potência.

É uma questão de testar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos supor que eu tenha 4 alto falantes de 8ohms

Pego 2 pares e ligo cada par em serie e resulta em dois de 16ohms.

O outro par eu ligo em paralelo e fica um em 4ohms.

Os dois de 16ohms ligo em paralelo e fica um de 8ohms.

Depois pego o de 8ohms e ligo em paralelo com o de 4ohms e ligo no amplificador.

 

A minha duvida é a seguinte:

A potencia que vai para cada alto falante vao ser iguais? ou a metade da potencia vai para 4 e a outra metade para 2?

 

Obrigado

opa..

 

cara não conseguir entender o que vc qiz dizer..

 

pois no inicio vc diz que são 4 falantes de 8ohs ...

logo apos vc fala assim:

 

[Pego 2 pares e ligo cada par em serie e resulta em dois de 16ohms.

O outro par eu ligo em paralelo e fica um em 4ohms.

QUOTE]

 

 

primeiro vc fala: pego 2 pares e ligo cada par... ( 2 pares quer dizer q são 4 falante )... logo em seguida vc fala: o outro par ligo em paralelo...( então são mais dois falantes)..????

 

 

afinal são 6 ou 4 falantes??? bobina simples??? dupla??? explica ai diretim pra galera tentar ajudar..

 

 

vlw.. :legal: se caso eu tiver entendido errado explixca ai de novo.. :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Foi mal galera!

São 6 alto falantes. Bobina simples.

hum.. blz agora sim... hehehehehe

 

 

Se voce fizer esse esquema de ligação o que ocorrerá e que os dois falantes que foram ligados em paralelo no inicio receberam o dobro de potencia que os outros que foram ligados em série inicialmente. visto que teremos a mesma tensão sobre o conjunto de 8 e 4 ohms.(pois o circuito final esta todo em paralelo) E como potencia é = (V^2)/R... no conjunto q a impedancia é 4 a potencia é o dobro.

 

Exite 4 formas diferentes de se ligar estes 6 falantes para q todos recebam a mesma potencia. ta aí as possiveis formas:

 

1) Tudo em serie...> 48 ohms de impedancia final

2) Tudo em paralelo..> 1,3333 ohm de impedancia final

3) Cada par em série e os tres pares em paralelo...> 5,3333 ohms de impedancia final

4) Tres em série e os dois grupos de 3 falante em paralelo....> 12 ohms de impedancia final..

 

Vlw qq duvida tamao aí... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Exite 4 formas diferentes de se ligar estes 6 falantes para q todos recebam a mesma potencia. ta aí as possiveis formas:

 

1) Tudo em serie...> 48 ohms de impedancia final

2) Tudo em paralelo..> 1,3333 ohm de impedancia final

3) Cada par em série e os tres pares em paralelo...> 5,3333 ohms de impedancia final

4) Tres em série e os dois grupos de 3 falante em paralelo....> 12 ohms de impedancia final..

 

Vlw qq duvida tamao aí... :legal:

tambem to com um duvida parecida com essa.....

 

tenho um modulo de 2 ohms,e quero colocar 6 alto falante nele.

 

 

como o amigo falo,os 6 de 8 ohms nao fecha em 2 ohms final.certo.

 

e se eu compra 4 falantes de 4 ohms e 2 de 8 ohms.tem como fechar 2 ohms final.

 

eu li em outro post o seguinte esquema.

 

 

compre 4 falante de 4ohms e 2 de 8ohms ligue dois pares de 4ohms em seri subira para 8ohms cada par, depis ligue os dois pares com os de 8ohms em paralelo caindo a impedância par 2ohms.

 

ta certo isso?

 

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Exite 4 formas diferentes de se ligar estes 6 falantes para q todos recebam a mesma potencia. ta aí as possiveis formas:

 

1) Tudo em serie...>    48 ohms de impedancia final

2) Tudo em paralelo..>  1,3333 ohm de impedancia final

3) Cada par em série e os tres pares em paralelo...> 5,3333 ohms de impedancia final

4) Tres em série e os dois grupos de 3 falante em paralelo....> 12 ohms de impedancia final..

 

Vlw qq duvida tamao aí... :legal:

tambem to com um duvida parecida com essa.....

 

tenho um modulo de 2 ohms,e quero colocar 6 alto falante nele.

 

 

como o amigo falo,os 6 de 8 ohms nao fecha em 2 ohms final.certo.

 

e se eu compra 4 falantes de 4 ohms e 2 de 8 ohms.tem como fechar 2 ohms final.

 

eu li em outro post o seguinte esquema.

 

 

compre 4 falante de 4ohms e 2 de 8ohms ligue dois pares de 4ohms em seri subira para 8ohms cada par, depis ligue os dois pares com os de 8ohms em paralelo caindo a impedância par 2ohms.

 

ta certo isso?

 

abraços.

Maresia esse esquema fecharia sim em 2ohms.. Porem teria o mesmo problema. Os falantes de 4 ohms receberiam a metade da potencia comparada com a potencia que o de 8 ohms estarão recebendo.

 

Para fechar certinho a impedancia do modulo com as dos 6 falantes e cada falante receber potencia igual vc deverá colocar 6 falantes de 12 ohms (ou 6 falantes bobina dupla 2X6 ohms) o que eu acredito que nen exista...

:pirou:

Tentei pensar varias formas de como ligar falantes com impedacias de 2, 4, 8, 2X4 e 2X2 ( valores de impedancia q eu acredito que tenha maior possibilidade de existir) mas não consegui achar nenhuma que fechasse certinho em 2 ohms e cada falante recebesse potencia igual..

 

 

Então caso vc ja tenho o modulo pode ligar da seguinte forma: 6 falantes 4 ohms bob simple......>>>>> Ligar cada par em serie fazendo 3 pares. e estes tres pares ligar em paralelo fechando em 2,666 ohms.. dessa forma não irá aproveitar toda a potencia do modulo mas é uma possibilidade..

 

veja quais impedancias existem do falante que vc deseja compra e posta aí... Ou se vc pensar em outro tipo de ligação posta ai tb...

 

Vlw qq duvida posta de novo.

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fqueiroz veleu pela explicação,muito bom mesmo. [-]

 

quero ligar 6 ultravox de 600rms na taramps 6.2

 

 

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fqueiroz veleu pela explicação,muito bom mesmo. [-]

 

quero ligar 6 ultravox de 600rms na taramps 6.2

 

 

abraços.

blz...

 

Então visto que seu módulo é t6.2 2 ohms... pode fazer o seguinte:

 

no Site da taramps está a seguinte especificação para potencia deste módulo:

 

6200 W rms a 2 ohms

4500 w rms a 4 ohms

 

Considerando estas informaçoões da taramps como verdadeira pode ligar sem medo os 6 ultravox no taramps da forma que te falei( 6 falantes bobina simples ...>Ligar cada par em serie fazendo 3 pares. E estes tres pares ligar em paralelo fechando em 2,666 ohms..) que ficará excelente do ponto de vista 'elétrico' pois cada falante receberá no mínimo 750 w rms(isto se considermos o módulo trabalhando em 4 ohms e como ele vai trabalhar em 2,6 ohms.. a potencia q cada falante receberá será ainda maior acredito q maior que 850 w rms..) e Desta forma cada falante receberá potencia igual.

 

Seu módulo não trabalhará com a potencia máxima mas trabalhará bem proximo disso... acredito que audivelmente nen de muita diferença.

 

vlw :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...