Ir para conteúdo

• Novo Tópico
  • Responder

Quando é Hora De Trocar Os Amortecedores. By Best Cars

5 respostas neste tópico

Rancid

Rancid

Joker

• Membro
  • Cadastrado: 12/10/2003
Como saber o momento de substituir os amortecedores ?

Parabéns pelo conteúdo, qualidade e credibilidade do site. Em meu Gol TSi 2000 sinto uma instabilidade quando, na rodovia, qualquer movimento que não seja suave no volante faz o carro balançar. Na cidade isso não é perceptível. As molas e buchas da suspensão estão boas. Meu mecânico me disse que o problema está nos amortecedores. Essa informação confere? O mecânico citou os amortecedores Turbo Gás. Há muita diferença entre esses e os convencionais? Com eles eu teria maior estabilidade?
Jardel Vissotto Szatkoski
Frederico Westphalen, RS

Embora exista nas oficinas especializadas um equipamento para analisar a atuação dos amortecedores, observar o comportamento dinâmico do carro estando-se acostumado ao veículo é um bom meio de verificar se é o momento de trocar os amortecedores. A instabilidade que o leitor relata é um dos indícios de que essa hora chegou: cada oscilação da suspensão demora a se estabilizar, fazendo o carro balançar por mais tempo que o esperado. Outro sintoma é quando a carroceria se movimenta mais que o normal ao transpor lombadas. Claro que estas análises só servem para quem conhece bem o carro, pois cada modelo (ou mesmo versão) de automóvel tem seu próprio comportamento nessas condições. O importante é que certas indicações de momento de troca, como a cada 30.000 km, não merecem crédito. Testes de longa duração por publicações especializadas mostraram, em muitos casos, que os amortecedores mantinham ação adequada após 60.000 km ou mais.
O Turbogás da Cofap é um entre os vários amortecedores pressurizados disponíveis no mercado. Esse tipo de amortecedor possui, além do óleo, um gás em seu interior. A vantagem é evitar a formação de bolhas de ar        (chamada cavitação), comum em situações de solicitação contínua, que leva à perda de eficiência do amortecedor. Portanto, não há grande diferença entre o comum e o pressurizado nas situações normais de uso, podendo o leitor optar pelo tipo original de seu carro se desejar.

http://www2.uol.com....ortecedores.htm

Sr Bahia

Sr Bahia

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 09/02/2007
Existem um maneira simples e creio eu q a maioria sabe, é abaixar a frente do veículo para baixo duas vezes !!!

Se a frente oscilar para cima e para baixo mais q 1 vez e 1/2, o amortecedor não está com sua eficiência de aderência mínima necessária para o uso.

OBS: Esse procedimento não serve para carro com a suspensão preparada(mais duras), é mais aplicavel para veículo originais de passeio.

HotROD

HotROD

novato

• Membro
  • Cadastrado: 06/09/2007

Visualizar PostSr Bahia, em 10 novembro 2009 - 13:16 , disse:

Existem um maneira simples e creio eu q a maioria sabe, é abaixar a frente do veículo para baixo duas vezes !!!

Se a frente oscilar para cima e para baixo mais q 1 vez e 1/2, o amortecedor não está com sua eficiência de aderência mínima necessária para o uso.

OBS: Esse procedimento não serve para carro com a suspensão preparada(mais duras), é mais aplicavel para veículo originais de passeio.

Raaaaa... o velho truque da policia... se entrou justa a ponta do coturno, o proximo passo é a sentada no capo. Ja passei por isso...

swordaccess

swordaccess
  • Membro
  • Cadastrado: 08/12/2010
Quando passo em lombadas a traseira (lado do motorista) está batendo. Será que é mola ou amortecedor? Como posso tirar a dúvida em casa?

icaro.sa96

icaro.sa96
  • Iniciante
  • Cadastrado: 30/07/2012

Visualizar PostSr Bahia, em 10 novembro 2009 - 13:16 , disse:

Huummm... Otima dica...

Alexandre Gomes

Alexandre Gomes

membro

• Membro
  • Cadastrado: 30/06/2010
Imagem Postada

Sem mais.

Publicidade:
Nova linha de subwoofers NAR