Ir para conteúdo

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

Carros Sedan Frequência

17 respostas neste tópico

RCMSM

RCMSM

membro

• Membro
  • Cadastrado: 04/05/2008
É verdade que carros sedan tem uma frequência mais alta e por isso se pegarmos dois carros iguais um hatch e um sedan (por exemplo o Astra hatch e o Astra sedan) o hatch terá uma frequência melhor para spl - graves/subgraves?

Já encaixando uma dúvida na outra - quais falantes, subs são indicados para reproduzir melhor música eletrônica, igual a das raves ou dance. Seriam woofers, subs mistos ou qual?

:blink:

Tase

Tase

membro

• Membro
  • Cadastrado: 01/05/2007

RCMSM, em Jun 6 2008, 01:06 AM, disse:

É verdade que carros sedan tem uma frequência mais alta e por isso se pegarmos dois carros iguais um hatch e um sedan (por exemplo o Astra hatch e o Astra sedan) o hatch terá uma frequência melhor para spl - graves/subgraves?

Já encaixando uma dúvida na outra - quais falantes, subs são indicados para reproduzir melhor música eletrônica, igual a das raves ou dance. Seriam woofers, subs mistos ou qual?

:blink:
Este assunto muito me interessa... acompanhando...  :legal:

RCMSM

RCMSM

membro

• Membro
? ? ?

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • Cadastrado: 22/05/2006
Bom... uma pesquisa viria à calhar... mas já que não o fez, vamos nessa!

Os carros sedan tem um detalhe beem chato se comparados com os demais carros: Ele é "três volumes", ou seja, o porta malas é separado! Aí, se vc coloca uma dutada normal, de mala fechada, o grave vai estrondar tudo lá dentro e pouco vai passar pra dentro do carro! Vai ser como se tivesse um som mto potente no carro q vem atrás e de vc! Já de mala aberta, não interfere em nada!

Uma solução pra isso é o uso de caixas do tipo Band Pass com os dutos virados pra dentro do veículo! Uma BP 4a ordem gera resposta mais plana mas uma BP6a ordem tende a ter maior SPL! os dutos devem pegar da caixa ao tampão, fazendo com que a caixa 'sopre' dentro do veículo! Dessa forma, as perdas seriam mínimas!

Outra alternativa, como um colega aqui do fórum fez, é criar uma caixa no tampão. A parte frontal da caixa era o tampão e abaixo ele montou a caixa normal. Ficou como se o tampão fosse arrancado e colocado uma caixa de madeira no lugar, onde a frente da caixa fica no tampão. Segundo o dono do carro, o resultado ficou show! Mas eu ainda apostaria na BP!

QUanto à frequencia de ressonancia, eh proxima dos carros hatch! Só que no uso de dutadas, vc perde o efeito cabine, que costuma gerar ganhos de até 6db! Esse problema é sanado com o uso de BP com o duto soprando pra dentro!

Faz uns furos discretos no tampão, e coloca os dutos ali! Procura uma caixa que use dutos grandes, pra que.. vc consiga faze-los ficar com uma ponta NA CAIXA outra NO TAMPÃO. PS.: Eles tem q estar bem firmes.. se possível, colados ou bem encaixados!!!!

RCMSM

RCMSM

membro

• Membro

blOom, em Jun 6 2008, 02:40 PM, disse:

Bom... uma pesquisa viria à calhar... mas já que não o fez, vamos nessa!

Os carros sedan tem um detalhe beem chato se comparados com os demais carros: Ele é "três volumes", ou seja, o porta malas é separado! Aí, se vc coloca uma dutada normal, de mala fechada, o grave vai estrondar tudo lá dentro e pouco vai passar pra dentro do carro! Vai ser como se tivesse um som mto potente no carro q vem atrás e de vc! Já de mala aberta, não interfere em nada!

Uma solução pra isso é o uso de caixas do tipo Band Pass com os dutos virados pra dentro do veículo! Uma BP 4a ordem gera resposta mais plana mas uma BP6a ordem tende a ter maior SPL! os dutos devem pegar da caixa ao tampão, fazendo com que a caixa 'sopre' dentro do veículo! Dessa forma, as perdas seriam mínimas!

Outra alternativa, como um colega aqui do fórum fez, é criar uma caixa no tampão. A parte frontal da caixa era o tampão e abaixo ele montou a caixa normal. Ficou como se o tampão fosse arrancado e colocado uma caixa de madeira no lugar, onde a frente da caixa fica no tampão. Segundo o dono do carro, o resultado ficou show! Mas eu ainda apostaria na BP!

QUanto à frequencia de ressonancia, eh proxima dos carros hatch! Só que no uso de dutadas, vc perde o efeito cabine, que costuma gerar ganhos de até 6db! Esse problema é sanado com o uso de BP com o duto soprando pra dentro!

Faz uns furos discretos no tampão, e coloca os dutos ali! Procura uma caixa que use dutos grandes, pra que.. vc consiga faze-los ficar com uma ponta NA CAIXA outra NO TAMPÃO. PS.: Eles tem q estar bem firmes.. se possível, colados ou bem encaixados!!!!
  Valeu pela ajuda e pela boa vontade em ajudar aí amigo. Perguntei pq não achei exatamente o que procurava em outros tópicos - tenho como costume usar a pesquisa antes de postar minhas dúvidas - e como vc deve saber pq já deve ter acontecido com vc tmbém, às vezes pode até ter algum tópico relacionado com aquela dúvida que vc tenha, mas a resposta apareça no meio do tópico e vc achar ele entre vários é bem + difícil ou mesmo vc ponha um termo na pesquisa e naquele termo que vc pôs não aparecer aquilo q vc queira realmente.  :legal:

soneca

soneca

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 26/11/2003
corsa sedan que é osso, o tampao é a estrutura do carro, toda em metal n da  pra meche em nada

é um caso sério corsa sedan pra som =/

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró

soneca, em Jun 6 2008, 03:59 PM, disse:

corsa sedan que é osso, o tampao é a estrutura do carro, toda em metal n da  pra meche em nada

Tendi RCMSM... sem bronca! É sempre aconselhável usar (e recomendar) a pesquisa!

Quanto ao tampão do corsa sedan... eu aconselho vc observa-lo por baixo, pra ver onde vc pode passar os dutos! tenho certeza que tem ao menos uns 4 bons pontos pra passar dutos ali! ;)

Crawling Chaos

Crawling Chaos

With strange aeons even death may die.

• Membro
  • Cadastrado: 05/10/2006

Se não usar altofalantes atrás dá para abrir os furos do tampão para melhorar a passagem dos graves para a cabine. Estou com esse problema no meu carro. Assim que tiver tempo, vou retirar aquele acabamento com carpete e deixar só a lata com furos para ver se melhora. Se melhorar eu vou comprar um acabamento já furado ou furar o meu mesmo.

[]'s
Crawling Chaos

13general

13general

membro

• Membro
  • Cadastrado: 20/11/2005

Crawling Chaos, em Jun 6 2008, 07:40 PM, disse:

corsa sedan que é osso, o tampao é a estrutura do carro, toda em metal n da  pra meche em nada

Se não usar altofalantes atrás dá para abrir os furos do tampão para melhorar a passagem dos graves para a cabine. Estou com esse problema no meu carro. Assim que tiver tempo, vou retirar aquele acabamento com carpete e deixar só a lata com furos para ver se melhora. Se melhorar eu vou comprar um acabamento já furado ou furar o meu mesmo.

[]'s
Crawling Chaos
eu sofro um pouco desse problema..........

eu tenho um monza sedan, tem essa chapa de ferro que nem o corsa....atualmente estou com um extreme de 15 sendo empurrado por um 1200d

assim tem diferença de um hatch isso é fato, mas gosto muito da musicalidade que o sedan impõe.....é diferente do hatch, e a pressão criada dentro do carro é muito grande tambem.....

visto que essa chapa esta parecendo q qualquer dia vai pular dali.......ela faz um barulho infernal.....

detalhe não tenho falantes atras, então fica o buraco das 6x9 aberto pra entrada sem e isso ajuda e muito.

karrylho

karrylho

Velha guarda 1961

• Membro
  • Cadastrado: 09/07/2006
Tenho um trio eletrico no meu Bora eu coloquei dois dutos de 4" no tampão de acabamento dos modulos que fica atras do banco traseiro então o acesso do grave para dentro e muito bom mas eu to querendo mais um grave que dispare alarme igual a carro hatch ja pensei em colocar dois pioner 307 em uma caixa em cima do tampão.

karrylho

karrylho

karrylho

Velha guarda 1961

• Membro

karrylho, em Jun 6 2008, 09:22 PM, disse:

Tenho um trio eletrico no meu Bora eu coloquei dois dutos de 4" no tampão de acabamento dos modulos que fica atras do banco traseiro então o acesso do grave para dentro e muito bom mas eu to querendo mais um grave que dispare alarme igual a carro hatch ja pensei em colocar dois pioner 307 em uma caixa em cima do tampão.

karrylho
Mais uma duvida importante me apareceu agora .
Meu carro e sedan com trio elétrico na mala som para mim muito bom como eu disse trio elétrico.

Agora se eu pegar os dutos da caixa e colocar na parte superior da caixa fazendo com que ele saia na cabine do veiculo através de uma passagem pelo tampão isso não vai diminuir o rendimento do trio elétrico com a mala aberta? haja vista que gosto de trio elétrico mas to querendo também grave dentro do carro entenderam.

Karrylho

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró

karrylho, em Jun 6 2008, 09:28 PM, disse:

karrylho
Meu carro e sedan com trio elétrico na mala som para mim muito bom como eu disse trio elétrico.

Agora se eu pegar os dutos da caixa e colocar na parte superior da caixa fazendo com que ele saia na cabine do veiculo através de uma passagem pelo tampão isso não vai diminuir o rendimento do trio elétrico com a mala aberta? haja vista que gosto de trio elétrico mas to querendo também grave dentro do carro entenderam.

Karrylho
  O lance de botar os dutos pra dentro faz o som rendeer PRA DENTRO tanto eh q se vc olhar com calma, o trio nada muda de um sedan prum hatch!

O que vc poderia fazer é montar um duto no tampão, com uma parte q possa ser encaixada/desencaixada da sua caixa! Seria um projeto extremamente ousado.. mas a ciaxa seria trio e spl ao msm tempo! ;)

danielteixeira2

danielteixeira2

membro

• Membro
  • Cadastrado: 21/05/2007

blOom, em Jun 6 2008, 10:04 PM, disse:

karrylho

Karrylho
O lance de botar os dutos pra dentro faz o som rendeer PRA DENTRO tanto eh q se vc olhar com calma, o trio nada muda de um sedan prum hatch!

O que vc poderia fazer é montar um duto no tampão, com uma parte q possa ser encaixada/desencaixada da sua caixa! Seria um projeto extremamente ousado.. mas a ciaxa seria trio e spl ao msm tempo! ;)
Ou até mesmo sintonizar com 4 dutos (se possivel, claro)2 pra fora e 2 pra dentro. [¨]

Já até imagino o comprimento dos dutos, se forem de 4" então!!!

Mas como essa caixa é usada em trio acredito que a sintonia não esteja muito baixa, aí seria possivel.

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró

danielteixeira2, em Jun 6 2008, 10:29 PM, disse:

blOom, em Jun 6 2008, 10:04 PM, disse:

karrylho

Karrylho

Ou até mesmo sintonizar com 4 dutos (se possivel, claro)2 pra fora e 2 pra dentro. [¨]

Mas como essa caixa é usada em trio acredito que a sintonia não esteja muito baixa, aí seria possivel.
  O lance é que os dutos, nesse tipo de caixa, funciona como 'alto-falante'... ou seja... ao fazer isso, é como se ele dividisse o falante em dois e botasse metade tocando 'pra frente' outra metade 'pra trás'.... metade SPL metade TRIO! ou seja... vai perder rendimento! Mas vai ter um bom som msto! ;)

Uma alternativa louca seria usar válvulas hidraulicas nos dutos q levam o som ao interio do veículo! dessa forma, qd fosse rolar trio, fecha a valvula! SPL? abre a valvula!

PS.: Ideias loucas mode: ON!!!

karrylho

karrylho

Velha guarda 1961

• Membro
[quote name='blOom' date='Jun 6 2008, 11:38 PM'] [quote name='danielteixeira2' date='Jun 6 2008, 10:29 PM'] [quote name='blOom' date='Jun 6 2008, 10:04 PM'] [quote name='karrylho' date='Jun 6 2008, 09:28 PM'] [quote name='karrylho' date='Jun 6 2008, 09:22 PM'] Tenho um trio eletrico no meu Bora eu coloquei dois dutos de 4" no tampão de acabamento dos modulos que fica atras do banco traseiro então o acesso do grave para dentro e muito bom mas eu to querendo mais um grave que dispare alarme igual a carro hatch ja pensei em colocar dois pioner 307 em uma caixa em cima do tampão.

karrylho [/quote]

Karrylho [/quote]

O que vc poderia fazer é montar um duto no tampão, com uma parte q possa ser encaixada/desencaixada da sua caixa! Seria um projeto extremamente ousado.. mas a ciaxa seria trio e spl ao msm tempo! ;) [/quote]

Mas como essa caixa é usada em trio acredito que a sintonia não esteja muito baixa, aí seria possivel. [/quote]
O lance é que os dutos, nesse tipo de caixa, funciona como 'alto-falante'... ou seja... ao fazer isso, é como se ele dividisse o falante em dois e botasse metade tocando 'pra frente' outra metade 'pra trás'.... metade SPL metade TRIO! ou seja... vai perder rendimento! Mas vai ter um bom som msto! ;)

Uma alternativa louca seria usar válvulas hidraulicas nos dutos q levam o som ao interio do veículo! dessa forma, qd fosse rolar trio, fecha a valvula! SPL? abre a valvula!

PS.: Ideias loucas mode: ON!!! [/quote]
blOom  será que não seria bom eu criar um tópico lá No trio elétrico ja que meu carro e trio e participo muito mais lá, dai a galera poderia sugerir algumas idéias para o pessoal que tem carro sedan inclusive eu que ando doido para trio na mala e Spl dentro do carro.
a idéia da válvula e possível sim poderia usar válvula borboleta de 4" com flange ou roscada só teríamos problemas para manusear a abertura e fechamento dessa válvula .Podemos usar também uma válvula Gaveta com acionamento através de solenóide de 12 volts para pilotar a válvula .

Baraio acho que to ficando :pirou: yuaaaaaaaaaaahahahahahahahahahahah

Karrylho

Sorriso-rj

Sorriso-rj

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 14/06/2007
Galera... quando montei o som do meu Siena no link aqui abaixo

http://autoforum.com...topic=96860&hl=

estava com o mesmo problema de falta de grave dentro do carro... e conversando com o Rafael da Protech na epoca ele me explicou alguma coisa sobre cancelamento de onda no sedan... pq a cx fica paralela as paredes da mala... etc eu não lembro ao certo... e recomendou fazer uma inclinação na frente da caixa e os dutos pra cima...

resultado o som ficou muito forte dentro do carro... quem escutava achava que não tinha só 1000wrms no som...

ai um 3d da caixa.... no tópico tem fotos e 3ds da caixa...

abraços...

Imagem Postada

Royo

Royo

100% SQ DIY

• Membro Moderador
  • Cadastrado: 25/10/2007
qtos aos dutos..  até onde eu entendo.. numa BP 4ªordem , colocar o duto pra dentro do carro , melhora e muito o grave dentro do carro...  mas vai ter perda pra fora sim.. e não acho q seja pequena não..  pois não vai haver onda sonora sendo gerada no porta malas..  toda a onda será canalizada pra dentro do carro.   pra trio acho q isso não seja interessante.

ja nas caixas dutadas... o ideal é melhorar a passagem de graves pra dentro do carro,  retirando os falantes do "tampão" onde for possivel ( tenho um marea e nem onde vai os falantes traseiros tem passagem..  a lata tem um rebaixo pra caber o falante.. não é cortada como em outros sedans) .

fazer uma dutada e por os dutos saindo no tampão, não vi ajudar quase nada..  pois não sai som pelo duto.. ele só sopra...  a única exceção é na freq de sintonia da caixa, ai vc vai conseguir ouvir algum som saindo pelo duto...

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró

Royo, em Jun 7 2008, 10:15 AM, disse:

qtos aos dutos..  até onde eu entendo.. numa BP 4ªordem , colocar o duto pra dentro do carro , melhora e muito o grave dentro do carro...  mas vai ter perda pra fora sim.. e não acho q seja pequena não..  pois não vai haver onda sonora sendo gerada no porta malas..  toda a onda será canalizada pra dentro do carro.   pra trio acho q isso não seja interessante.

ja nas caixas dutadas... o ideal é melhorar a passagem de graves pra dentro do carro,  retirando os falantes do "tampão" onde for possivel ( tenho um marea e nem onde vai os falantes traseiros tem passagem..  a lata tem um rebaixo pra caber o falante.. não é cortada como em outros sedans) .

fazer uma dutada e por os dutos saindo no tampão, não vi ajudar quase nada..  pois não sai som pelo duto.. ele só sopra...  a única exceção é na freq de sintonia da caixa, ai vc vai conseguir ouvir algum som saindo pelo duto...
  Mas e som não seria um "sopro"? Ou em termos mais diferenciados, um deslocamento do ar em determinada frequencia??? Pois li nos papers do H7 que o duto numa BR funciona como se fosse um falante auxiliar! Então, se toda essa sua explicação procede, o H7 está nos ensinando errado!  :unsure: