Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

_trio_

Carregador De Bateria Com Lâmpada

Recommended Posts

Galera tem um maluco aqui perdo de casa que fez o seguinte:

 

puxou dois fios.. um seria o negativo e o outro o positivo.

sendo que esse tal positivo passaria por uma lampada e iria para o (+) da bateria e o outro fio, no caso o negativo, iria DIRETO para o negativo da bateria.

Diz ele que tanto faz qual fio vai na tomada, é só saber que o fio que passa pela lãmpada tem que ser ingatado no positivo da bateria e o outro no negativo.

 

Isso tudo apenas com a lâmpada, sem resistor ou qqr coisa do tipo. APENAS a lâmpada.. isso tá certo? nao tinha que ter algo a mais nesse fio positivo?

 

 

Abraços! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sera que só um cabo com 220v passando por uma lâmpada sai em +/- 12V ?

nao sabia dessa..

Testa ai, poe um multímetro na ponta e vê quantos que fica.

Agora, será que se tu por o multimetro pra medir 12v e tiver saindo 220 nao irá queimar o bixinho?

Eletrônica nao é o meu forte.. hehee

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teu amigo vai danificar esta bateria. Esse circuito com lâmpada depende de um diodo, pra garantir que apenas os semiciclos positivos percorram a bateria. Os negativos colocariam a bateria numa situação inversa, provocando aquecimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Teu amigo vai danificar esta bateria. Esse circuito com lâmpada depende de um diodo, pra garantir que apenas os semiciclos positivos percorram a bateria. Os negativos colocariam a bateria numa situação inversa, provocando aquecimento.

É isso aí !!

 

O cara está carregando a bateria com corrente alternada...

 

A lâmpada só serve de resistência para limitar a corrente, e isso depende da

potência da lâmpada...

 

Carregar baterias com lâmpadas (em condições normais), só é possivel com o

uso de diodos retificadores e em esquema de "ponte", para obter-mos corrente contínua, neste caso a lâmpada atua como um transformador de tensão alternada.

 

Vejam um esquema simples, quanto maior a potência da lâmpada + lenta a carga.

 

Arley Som.

post-29-1211590448.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

agora entendi, obrigado pelas respostas =D

 

Digam-me outra coisa, esses carregadores desse tipo que sao vendidos no ML, será que funfam legal?

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
agora entendi, obrigado pelas respostas =D

 

Digam-me outra coisa, esses carregadores desse tipo que sao vendidos no ML, será que funfam legal?

 

:+1

Só lembrando q em corrente alternada ñ existe + e -, e sim fase e neutro, e como já foi dito esse circuito tem q ter um diodo para retificar a onda, deixando passar só os semi-ciclos positivos da senoide, a lâmpada serve como carga, pra baixar um pouco a tensão...

 

Alterando o valor da lâmpada vc altera o tempo de carga...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lixo. Esquece. No mínimo um trafo com retificação e filtragem. Ideal seria fonte chaveada, se não, tua bateria vai dizer adeus... eahuah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu comprei no mercado livre um paguei 18 pila ma ta guardado nem usei

até carrega a bateria

flw te +

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo fiz o meu, depois posto uma foto, mas utilizei apenas um diodo IN4007 no cabo que vai para o + da bateria e no cabo - não utilizei nada...

 

O cabo - sai da carcaça do soquete da lâmpada e o cabo + sai do pino central so soquete que encaixa no pino inferior da lâmpada...

 

Quando a bateria está totalmente descarregada, ele envia lago em torno dos 15.4v e quando ela já está carregada fica em 14.3v...

 

Utilizo uma Lâmpada de 40w 110v e para dar uma carga para partida do veículo demora 24hs.

 

Só utilizei na bateria do meu corsa que fica parado em casa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu mesmo fiz o meu, depois posto uma foto, mas utilizei apenas um diodo IN4007 no cabo que vai para o + da bateria e no cabo - não utilizei nada...

 

O cabo - sai da carcaça do soquete da lâmpada e o cabo + sai do pino central so soquete que encaixa no pino inferior da lâmpada...

 

Quando a bateria está totalmente descarregada, ele envia lago em torno dos 15.4v e quando ela já está carregada fica em 14.3v...

 

Utilizo uma Lâmpada de 40w 110v e para dar uma carga para partida do veículo demora 24hs.

 

Só utilizei na bateria do meu corsa que fica parado em casa...

tbm uso o mesmo q o amigo ae!

 

dou carga direto na bateria do meu som :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ser um p*ta desperdício de eletricidade isso ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso custa 15 reais em autopeças... uso uma lâmpada de 200W e funfa legal O.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso custa 15 reais em autopeças... uso uma lâmpada de 200W e funfa legal O.O

isso ae é verade aqui perto de casa isso vende por 10,00 reais, e até hj não comprei por não saber se funfa ou não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso ae é verade aqui perto de casa isso vende por 10,00 reais, e até hj não comprei por não saber se funfa ou não...

eu abri e tem dois 1N4007 em paralelo numa fase, ou seja, só retifica meia onda e capacidade de aprox. 2A... assim com a lâmpada de 200W dá uma carga de 1,82A em 110Vac, que é uma carga super lenta, não tem como danificar a bateria... pra uma bateria de 90Ah seriam mais de 2 dias de carga O.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é poisé, gasta muita energia pra carregar uma bateria!

mais nao sei se danifica a bateria, tenho minhas dúvidas ainda.. heheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é poisé, gasta muita energia pra carregar uma bateria!

mais nao sei se danifica a bateria, tenho minhas dúvidas ainda.. heheh

[¨] Essa ideia é bom pra se usar a noite kkkkk ao mesmo tempo q carrega a bateria a lampada ilumina a casa , não tem desperdicio [¨]

 

Memo assim sou mais uma boa fonte de transformador ou chaveada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[¨] Essa ideia é bom pra se usar a noite kkkkk ao mesmo tempo q carrega a bateria a lampada ilumina a casa , não tem desperdicio [¨]

 

Memo assim sou mais uma boa fonte de transformador ou chaveada.

:vts:vts

 

cara essa foi boa, nao tinha pensado nisso.. ioeeaeioaue

o cara deixa na garagem pra ja dá uma iluminada na redondeza e ja espanta uns mané.. vai achar que é uma sei lá [-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então nem compensa, vou pagar 10,00 mangos pra deixar 2 dias carregando minha batera de 92A....... e fora a energia que deve vir no final do mes uns 15,00 mangos a mais.

 

 

acho que ainda compensa pagar 5,00 mangos por um carga lenta de um dia p/ outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acho que ainda compensa pagar 5,00 mangos por um carga lenta de um dia p/ outro.

acho que sim..

 

to pensando e arranjar uma fonte velha e fazer uma gambi!

mais to mais duro que p** de tarado o-o-o-o-

 

vamos ver hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiz esse enjambre ai conforme a imagem em anexo.

carregou legal a minha bateria que tava aqui jogada..

deixei duas noites ligadas, +/- 24hs

só nao sei quantos Volts mandou pq meu multimetro é analógico e nao mede muito certo nao. mais carregou a bixinha =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acho que ainda compensa pagar 5,00 mangos por um carga lenta de um dia p/ outro.

Não aumentou minha conta não... e olha que sempre deixo carregando a bateria do carro da minha namorada que fica parado lá em casa a semana inteira e que só usamos aos FDS...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lixo. Esquece. No mínimo um trafo com retificação e filtragem. Ideal seria fonte chaveada, se não, tua bateria vai dizer adeus... eahuah

Não é lixo não, o pior é que carrega, muito lentamente, da ordem de 24h, mas carrega. fazer esse carregador conforme a figura é tão fácil q nem vale a pena comprar ele pronto, a não ser q a pessoa tenha muita dificuldade de mexer com eletronica.

 

É uma solução extremamente barata e funcional pra quem não quer comprar um carregador. Montei um em casa qdo precisei, usando componentes de sucata. Deixei quase um dia carregando e carregou direitinho.

 

 

É importante nunca tocar nos bornes da bateria enquanto esse carregador estiver ligado, e nunca carregar a bateria com os bornes dela ligados no cabo do carro.

 

Isso é um procedimento pra se evitar choques eletricos. Ela tem que estar totalmente isolada.

 

A energia consumida é muito pequena, se analisarmos q temos uma lâmpada de 150W ligada 24h, são 0,15kW durante um dia. Normalmente o kWh custa uns R$0,25.... então seria 24h x 0,15kW x R$0,25 R$0,90 pra cada 24h... barato de todo jeito....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não é lixo não, o pior é que carrega, muito lentamente, da ordem de 24h, mas carrega. fazer esse carregador conforme a figura é tão fácil q nem vale a pena comprar ele pronto, a não ser q a pessoa tenha muita dificuldade de mexer com eletronica.

 

É uma solução extremamente barata e funcional pra quem não quer comprar um carregador. Montei um em casa qdo precisei, usando componentes de sucata. Deixei quase um dia carregando e carregou direitinho.

 

 

É importante nunca tocar nos bornes da bateria enquanto esse carregador estiver ligado, e nunca carregar a bateria com os bornes dela ligados no cabo do carro.

 

Isso é um procedimento pra se evitar choques eletricos. Ela tem que estar totalmente isolada.

 

A energia consumida é muito pequena, se analisarmos q temos uma lâmpada de 150W ligada 24h, são 0,15kW durante um dia. Normalmente o kWh custa uns R$0,25.... então seria 24h x 0,15kW x R$0,25 R$0,90 pra cada 24h... barato de todo jeito....

Bom, procure entender os movimentos de elétrons, desde o processo de oxidação e redução dos eletrodos, até a parte sobre estabilidade, picos de corrente, harmônicas e temperatura desse processo, ai vais ver como isso aí detona com a bateria.

 

Eu usaria isso aí somente em EMERGÊNCIA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi em outro forum q tem pessoas preocupadas com a polaridade da tomada.... a da tomada não é necessário, somente a polaridade do lado DC, q vai pra bateria. Isso nao desobriga de ter o cuidado de nunca se tocar na bateria enquanto ela está carregando, há risco de choque elétrico.

 

Isso q o colega postou aqui é um retificador de onda completa, usando uma ponte retificadora de 4 diodos, e a corrente de carga é limitada pela lampada, que nada mais é q um resistor (150W =~ 320ohms em 220V EDIT: e ~ 80ohms em 110V) em série com a carga. A corrente é baixa, da ordem de alguns poucos Ampéres. A tensão afunda no retificador em função da limitação da corrente, fazendo a Vbateria qdo se liga o carregador ir para cerca de 0,2 a 0,5V acima da Vbat do momento, com o carregador desligado da tomada (valores medidos)...

 

Isso me salvou uma bateria q ainda usei por mais 6 meses, depois de ter trocado o eletrolito, isso foi há 5 anos atrás.

 

Falando em harmonicos.... como funciona um alternador de carro? Ele tem infinitas frequencias em função da rotação ser variável, retificada numa ponte de 6 diodos de potencia. O ripple é menor, mas existente e tb variavel em função da frequencia ser variável. Acho q isso nao danifica a bateria não, ou danifica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...