Ir para conteúdo






Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

Carregador De Bateria Com Lâmpada duvidas..

26 respostas neste tópico

#1
_trio_

_trio_

    novato

  • Membro
  • Posts: 38
  • Cadastrado: 16/07/2007
Galera tem um maluco aqui perdo de casa que fez o seguinte:

puxou dois fios.. um seria o negativo e o outro o positivo.
sendo que esse tal positivo passaria por uma lampada e iria para o (+) da bateria e o outro fio, no caso o negativo, iria DIRETO para o negativo da bateria.
Diz ele que tanto faz qual fio vai na tomada, é só saber que o fio que passa pela lãmpada tem que ser ingatado no positivo da bateria  e o outro no negativo.

Isso tudo apenas com a lâmpada, sem resistor ou qqr coisa do tipo. APENAS a lâmpada.. isso tá certo? nao tinha que ter algo a mais nesse fio positivo?


Abraços!  :legal:

Editado por _trio_, 23 maio 2008 - 00:28 .


#2
msseu

msseu

    Aprendiz

  • Membro Pró
  • Posts: 2592
  • Cadastrado: 04/05/2007
sera que só um cabo com 220v passando por uma lâmpada sai em +/- 12V ?
nao sabia dessa..
Testa ai, poe um multímetro na ponta e vê quantos que fica.
Agora, será que se tu por o multimetro pra medir 12v e tiver saindo 220 nao irá queimar o bixinho?
Eletrônica nao é o meu forte.. hehee


#3
Kleberlpa

Kleberlpa

    Quenga réia

  • Membro
  • Posts: 35380
  • Cadastrado: 28/02/2004
Teu amigo vai danificar esta bateria. Esse circuito com lâmpada depende de um diodo, pra garantir que apenas os semiciclos positivos percorram a bateria. Os negativos colocariam a bateria numa situação inversa, provocando aquecimento.


#4
arleysom

arleysom

    membro

  • Membro
  • Posts: 203
  • Cadastrado: 30/04/2008

Kleberlpa, em May 23 2008, 11:06 AM, disse:

Teu amigo vai danificar esta bateria. Esse circuito com lâmpada depende de um diodo, pra garantir que apenas os semiciclos positivos percorram a bateria. Os negativos colocariam a bateria numa situação inversa, provocando aquecimento.
É isso aí !!

O cara está carregando a bateria com corrente alternada...

A lâmpada só serve de resistência para limitar a corrente, e isso depende da
potência da lâmpada...

Carregar baterias com lâmpadas (em condições normais), só é possivel com o
uso de diodos retificadores e em esquema de "ponte", para obter-mos corrente contínua, neste caso a lâmpada atua como um transformador de tensão alternada.

Vejam um esquema simples, quanto maior a potência da lâmpada + lenta a carga.

Arley Som.

Arquivo(s) anexado(s)


Editado por arleysom, 23 maio 2008 - 21:57 .


#5
_trio_

_trio_

    novato

  • Membro
  • Posts: 38
  • Cadastrado: 16/07/2007
agora entendi, obrigado pelas respostas =D

Digam-me outra coisa, esses carregadores desse tipo que sao vendidos no ML, será que funfam legal?

:+1


#6
pedrolmathias

pedrolmathias

    membro

  • Membro
  • Posts: 498
  • Cadastrado: 29/02/2008

_trio_, em May 23 2008, 10:36 PM, disse:

agora entendi, obrigado pelas respostas =D

Digam-me outra coisa, esses carregadores desse tipo que sao vendidos no ML, será que funfam legal?

:+1
Só lembrando q em corrente alternada ñ existe + e -, e sim fase e neutro, e como já foi dito esse circuito tem q ter um diodo para retificar a onda, deixando passar só os semi-ciclos positivos da senoide, a lâmpada serve como carga, pra baixar um pouco a tensão...

Alterando o valor da lâmpada vc altera o tempo de carga...

:legal:


#7
msseu

msseu

    Aprendiz

  • Membro Pró
  • Posts: 2592
  • Cadastrado: 04/05/2007
e se por um acaso assim a bateria estiver carregando com isso ai., e eu meter os dedões nos polos (+) e (-), choque na certa? nao né?

há risco de choque elétrico?
pq nao fica nada mto isolado ai tb..
axei um forum com esse sistema ai
http://www.4x4brasil...ead.php?t=24810

;D


#8
paladinox

paladinox

    Since 2003

  • Membro
  • Posts: 860
  • Cadastrado: 27/12/2003
Lixo. Esquece. No mínimo um trafo com retificação e filtragem. Ideal seria fonte chaveada, se não, tua bateria vai dizer adeus... eahuah


#9
betolong

betolong

    KombatVox Alto Falantes

  • Membro
  • Posts: 1147
  • Cadastrado: 10/09/2005
eu comprei no mercado livre um paguei 18 pila ma ta guardado nem usei
até carrega a bateria
flw te +


#10
Baboo

Baboo

    Tudo DIY, economia $$$$

  • Membro Moderador
  • Posts: 5289
  • Cadastrado: 27/07/2006
Eu mesmo fiz o meu, depois posto uma foto, mas utilizei apenas um diodo IN4007 no cabo que vai para o + da bateria e no cabo -  não utilizei nada...

O cabo - sai da carcaça do soquete da lâmpada e o cabo + sai do pino central so soquete que encaixa no pino inferior da lâmpada...

Quando a bateria está totalmente descarregada, ele envia lago em torno dos 15.4v e quando ela já está carregada fica em 14.3v...

Utilizo uma Lâmpada de 40w 110v e para dar uma carga para partida do veículo demora 24hs.

Só utilizei na bateria do meu corsa que fica parado em casa...


#11
Bitarovec

Bitarovec

    Caverna Heavy Sound!

  • Membro
  • Posts: 404
  • Cadastrado: 17/12/2007

Baboo, em May 24 2008, 05:23 PM, disse:

Eu mesmo fiz o meu, depois posto uma foto, mas utilizei apenas um diodo IN4007 no cabo que vai para o + da bateria e no cabo -  não utilizei nada...

O cabo - sai da carcaça do soquete da lâmpada e o cabo + sai do pino central so soquete que encaixa no pino inferior da lâmpada...

Quando a bateria está totalmente descarregada, ele envia lago em torno dos 15.4v e quando ela já está carregada fica em 14.3v...

Utilizo uma Lâmpada de 40w 110v e para dar uma carga para partida do veículo demora 24hs.

Só utilizei na bateria do meu corsa que fica parado em casa...
tbm uso o mesmo q o amigo ae!

dou carga direto na bateria do meu som  :legal:


#12
Hoogle

Hoogle

    Uncool

  • Membro
  • Posts: 2608
  • Cadastrado: 24/09/2006
Deve ser um p*ta desperdício de eletricidade isso ai


#13
delima

delima

    Velha Guarda Autosom

  • Membro
  • Posts: 3279
  • Cadastrado: 25/02/2005
isso custa 15 reais em autopeças... uso uma lâmpada de 200W e funfa legal  O.O


#14
13general

13general

    membro

  • Membro
  • Posts: 277
  • Cadastrado: 20/11/2005

delimaju, em May 24 2008, 08:46 PM, disse:

isso custa 15 reais em autopeças... uso uma lâmpada de 200W e funfa legal  O.O
isso ae é verade aqui perto de casa isso vende por 10,00 reais, e até hj não comprei por não saber se funfa ou não...


#15
delima

delima

    Velha Guarda Autosom

  • Membro
  • Posts: 3279
  • Cadastrado: 25/02/2005

13general, em May 24 2008, 09:04 PM, disse:

isso ae é verade aqui perto de casa isso vende por 10,00 reais, e até hj não comprei por não saber se funfa ou não...
eu abri e tem dois 1N4007 em paralelo numa fase, ou seja, só retifica meia onda e capacidade de aprox. 2A... assim com a lâmpada de 200W dá uma carga de 1,82A em 110Vac, que é uma carga super lenta, não tem como danificar a bateria... pra uma bateria de 90Ah seriam mais de 2 dias de carga  O.O


#16
msseu

msseu

    Aprendiz

  • Membro Pró
  • Posts: 2592
  • Cadastrado: 04/05/2007
é poisé, gasta muita energia pra carregar uma bateria!
mais nao sei se danifica a bateria, tenho minhas dúvidas ainda.. heheh


#17
kelvisson

kelvisson

    membro master

  • Membro
  • Posts: 1584
  • Cadastrado: 16/09/2006

msseu, em May 25 2008, 11:06 PM, disse:

é poisé, gasta muita energia pra carregar uma bateria!
mais nao sei se danifica a bateria, tenho minhas dúvidas ainda.. heheh
  [¨] Essa ideia é bom pra se usar a noite kkkkk ao mesmo tempo q carrega a bateria a lampada ilumina a casa , não tem desperdicio  [¨]

Memo assim sou mais uma boa fonte de transformador ou chaveada.


#18
msseu

msseu

    Aprendiz

  • Membro Pró
  • Posts: 2592
  • Cadastrado: 04/05/2007

kelvisson, em May 26 2008, 06:43 AM, disse:

[¨] Essa ideia é bom pra se usar a noite kkkkk ao mesmo tempo q carrega a bateria a lampada ilumina a casa , não tem desperdicio  [¨]

Memo assim sou mais uma boa fonte de transformador ou chaveada.
  :vts  :vts

cara essa foi boa, nao tinha pensado nisso.. ioeeaeioaue
o cara deixa na garagem pra ja dá uma iluminada na redondeza e ja espanta uns mané.. vai achar que é uma sei lá  [-]


#19
13general

13general

    membro

  • Membro
  • Posts: 277
  • Cadastrado: 20/11/2005
então nem compensa, vou pagar 10,00 mangos pra deixar 2 dias carregando minha batera de 92A....... e fora a energia que deve vir no final do mes uns 15,00 mangos a mais.


acho que ainda compensa pagar 5,00 mangos por um carga lenta de um dia p/ outro.


#20
msseu

msseu

    Aprendiz

  • Membro Pró
  • Posts: 2592
  • Cadastrado: 04/05/2007

13general, em May 26 2008, 11:08 PM, disse:

acho que ainda compensa pagar 5,00 mangos por um carga lenta de um dia p/ outro.
acho que sim..

to pensando e arranjar uma fonte velha e fazer uma gambi!
mais to mais duro que p** de tarado  o-o-  o-o-

vamos ver hehe


#21
msseu

msseu

    Aprendiz

  • Membro Pró
  • Posts: 2592
  • Cadastrado: 04/05/2007
fiz esse enjambre ai conforme a imagem em anexo.
carregou legal a minha bateria que tava aqui jogada..
deixei duas noites ligadas, +/- 24hs
só nao sei quantos Volts mandou pq meu multimetro é analógico e nao mede muito certo nao. mais carregou a bixinha =D


#22
Baboo

Baboo

    Tudo DIY, economia $$$$

  • Membro Moderador
  • Posts: 5289
  • Cadastrado: 27/07/2006

13general, em May 26 2008, 11:08 PM, disse:

acho que ainda compensa pagar 5,00 mangos por um carga lenta de um dia p/ outro.
Não aumentou minha conta não... e olha que sempre deixo carregando a bateria do carro da minha namorada que fica parado lá em casa a semana inteira e que só usamos aos FDS...


#23
jmvieira

jmvieira

    novato

  • Membro
  • Posts: 15
  • Cadastrado: 26/05/2008

paladinox, em May 24 2008, 10:19 AM, disse:

Lixo. Esquece. No mínimo um trafo com retificação e filtragem. Ideal seria fonte chaveada, se não, tua bateria vai dizer adeus... eahuah
Não é lixo não, o pior é que carrega, muito lentamente, da ordem de 24h, mas carrega. fazer esse carregador conforme a figura é tão fácil q nem vale a pena comprar ele pronto, a não ser q a pessoa tenha muita dificuldade de mexer com eletronica.

É uma solução extremamente barata e funcional pra quem não quer comprar um carregador. Montei um em casa qdo precisei, usando componentes de sucata. Deixei quase um dia carregando e carregou direitinho.


É importante nunca tocar nos bornes da bateria enquanto esse carregador estiver ligado, e nunca carregar a bateria com os bornes dela ligados no cabo do carro.

Isso é um procedimento pra se evitar choques eletricos. Ela tem que estar totalmente isolada.

A energia consumida é muito pequena, se analisarmos q temos uma lâmpada de 150W ligada 24h, são 0,15kW durante um dia. Normalmente o kWh custa uns R$0,25.... então seria 24h x 0,15kW x R$0,25  R$0,90 pra cada 24h... barato de todo jeito....


#24
paladinox

paladinox

    Since 2003

  • Membro
  • Posts: 860
  • Cadastrado: 27/12/2003

jmvieira, em Jun 6 2008, 02:49 PM, disse:

Não é lixo não, o pior é que carrega, muito lentamente, da ordem de 24h, mas carrega. fazer esse carregador conforme a figura é tão fácil q nem vale a pena comprar ele pronto, a não ser q a pessoa tenha muita dificuldade de mexer com eletronica.

É uma solução extremamente barata e funcional pra quem não quer comprar um carregador. Montei um em casa qdo precisei, usando componentes de sucata. Deixei quase um dia carregando e carregou direitinho.


É importante nunca tocar nos bornes da bateria enquanto esse carregador estiver ligado, e nunca carregar a bateria com os bornes dela ligados no cabo do carro.

Isso é um procedimento pra se evitar choques eletricos. Ela tem que estar totalmente isolada.

A energia consumida é muito pequena, se analisarmos q temos uma lâmpada de 150W ligada 24h, são 0,15kW durante um dia. Normalmente o kWh custa uns R$0,25.... então seria 24h x 0,15kW x R$0,25  R$0,90 pra cada 24h... barato de todo jeito....
Bom, procure entender os movimentos de elétrons, desde o processo de oxidação e redução dos eletrodos, até a parte sobre estabilidade, picos de corrente, harmônicas e temperatura desse processo, ai vais ver como isso aí detona com a bateria.

Eu usaria isso aí somente em EMERGÊNCIA.


#25
jmvieira

jmvieira

    novato

  • Membro
  • Posts: 15
  • Cadastrado: 26/05/2008
Eu vi em outro forum q tem pessoas preocupadas com a polaridade da tomada.... a da tomada não é necessário, somente a polaridade do lado DC, q vai pra bateria. Isso nao desobriga de ter o cuidado de nunca se tocar na bateria enquanto ela está carregando, há risco de choque elétrico.

Isso q o colega postou aqui é um retificador de onda completa, usando uma ponte retificadora de 4 diodos, e a corrente de carga é limitada pela lampada, que nada mais é q um resistor (150W =~ 320ohms em 220V EDIT: e ~ 80ohms em 110V) em série com a carga. A corrente é baixa, da ordem de alguns poucos Ampéres. A tensão afunda no retificador em função da limitação da corrente, fazendo a Vbateria qdo se liga o carregador ir para cerca de 0,2 a 0,5V acima da Vbat do momento, com o carregador desligado da tomada (valores medidos)...

Isso me salvou uma bateria q ainda usei por mais 6 meses, depois de ter trocado o eletrolito, isso foi há 5 anos atrás.

Falando em harmonicos.... como funciona um alternador de carro? Ele tem infinitas frequencias em função da rotação ser variável, retificada numa ponte de 6 diodos de potencia. O ripple é menor, mas existente e tb variavel em função da frequencia ser variável. Acho q isso nao danifica a bateria não, ou danifica?

Editado por jmvieira, 09 junho 2008 - 10:39 .







Publicidade:
Nova linha de subwoofers NAR