Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cris_oenning

Qual A Diferença Do Subgrave Para O Spl?

Recommended Posts

Aew... blz? eu tava no mercado livre pesquisando uns preços, e lah tinha uma resposta do vendedor dizendo que subgrave eh isso e SPL eh akilo!

Mais eu nao entendi a diferença dos dois!

Alguem pode me esclarecer alguma coisa???

 

vlw.....

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subgrave sao as frequencias mais baixas, tipo, de 45hz para baixo, dai pra cima, spl, acho que é algo assim mais ou menos.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Subgrave sao as frequencias mais baixas, tipo, de 45hz para baixo, dai pra cima, spl, acho que é algo assim mais ou menos.

 

Abraços

hun... tipo, entao qual desses dois o quarteirao treme mais?

euheaiuheauiahae

Pq eu acabei de ler aki no forum que SPL eh mais pancada e subgrave eh mais qualidade de grave! algo assim!

Me digam entao um sub SPl e um sub subgrave! soh pra ter uma ideia!

 

=D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um protech seria mais SPL.. e um e2k mais subgrave... por exemplo...

 

mas dá pra fazer um protech ter boa resposta em subgrave.. por exemplo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um protech seria mais SPL.. e um e2k mais subgrave... por exemplo...

 

mas dá pra fazer um protech ter boa resposta em subgrave.. por exemplo...

entao o BVX se enquadra em SPL ou subgrave?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara SPL é nível de pressão sonora, é o nível ou quantidade de som produzido por um ou mais dispositivos de audio, explicando porcamente seria isso... Por exemplo um falante gera um spl tal, dois, três...cinco... falantes geram um spl bem maior...

 

Subgrave é uma uma determinada faixa de frequencia q é reproduzida pelos subs e alguns woofers...

 

Então digamos q subgrave é a resposta de um falante em uma determinada frequencia, e spl é o quão longe ele consegue jogar (digamos assim) a onda sonora com uma determinada potência aplicada...

 

Em uma linguagem bem simples é isso, então uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... as duas tem relação, mas ñ podem ser comparadas como faixa de resposta...

 

Acho q deu pra entender.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Se quiser algo mais cientifico:

 

SPL

 

'SPL' é para Sound Pressure Level ou Nível de Pressão Sonora, é similar ao dB. As medições de SPL também são taxas, mas são sempre medidas com relação a uma constante. Esta constante é 0dB, que é definido pelo menor nível de pressão sonora que o ouvido humano pode detectar. 0 dB é igual a 1012 (Dez elevado a décima Segunda potência) W/m2. Portanto, quando um alto falate é taxado para produzir 92 dB a 1m quando alimentado com 1 W (92 db/Wm), voce sabe que isto significa que é 92 dB mais alto que 1012 W/m2. Você sabe também que se você dobrar a potência (de 1W para 2W), você adicionara 3 dB, portanto esse alto falate ira produzir 95 dB a 1m com 2 W, 98 dB a 1m com 4 W, 101 dB a 1m com 8W e assim sucessivamente.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Correto.. subgrave é uma determinada de reposta de graves e SPL é o nivel de pressão produzido pelo alto-falante.

 

todo alto falante produz SPL... do Tweeter ao subwoofer, porém, cada um na sua faixa de frequência específica...

 

 

Então.. cris, é o seguinte...o temo SPL já foi dissecado ai pra vc... o que acontece é que.... em campeonatos de SPL usando subwoofers, geralmente o falante que proporciona uma maior pressão interna (spl).. é aquele que toca forte em uma faixa de frequencia mais alta.... algo entre 60 e 70hz que é a faixa ressonância da maioria dos automóveis... então o pessoal passou a usar o termo SPL para subs que tocam frequencias mais "altas"... e subs que sobem muito geralmente não descem.. ou seja.. não reproduzem o mesmo SPL na faixa de subgraves dando a sensação de graves mais duros e secos... e vice-versa.... subs que proporcionam boas respostas na faixa de subgrave (20hz~50hz) tendem a não subir muito.. não tendo o mesmo SPL em freq mais alta... mas são os que tocam macio... graves aveludados etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...