Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

robertomaronezi

Como Fazer Carregador/fonte Chupa Cabra?

Recommended Posts

galera to afim de fazer esse tal de chupa cabras ai

 

aguem pode dar uam mão !!!!!

 

fiquei sabendo que poe ser feito com maquina de solda verdade?????

 

podem me psaas os esquema????

 

ou de alguma fonte de uns 300 a 400 ha????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So por curiosidade qual a tensao na saida de uma maquina de solda com eletrodos daquelas que tem em serralherias ela é alternada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
So por curiosidade qual a tensao na saida de uma maquina de solda com eletrodos daquelas que tem em serralherias ela é alternada?

Em torno de 50V , alternados, porem com corrente variando desde uns 20A ate mais de 200A dependendo do modelo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
So por curiosidade qual a tensao na saida de uma maquina de solda com eletrodos daquelas que tem em serralherias ela é alternada?

Meu velho tem em casa uma de 48V por 250A. Na empresa tem uma de 60V por 450A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lá em casa tem uma maquina dessas paradas tambem, se eu nao me engano ela puxa 50 V mas nao lembro a corrente...

 

Seria muito interessante mesmo alguem postar o projeto de como adaptar uma solda dessas :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lá em casa tem uma maquina dessas paradas tambem, se eu nao me engano ela puxa 50 V mas nao lembro a corrente...

 

Seria muito interessante mesmo alguem postar o projeto de como adaptar uma solda dessas :vts

alguem que saiba????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos

 

Não sou profundo conhecedor do assunto, mas sei que pra fazer uma fonte de uma máquina de solda, seria necessário “desbobinar” algumas espiras do secundário afim de reduzir essa tensão para algo em torno de 14v.

Tbm seria necessário a inclusão de um bom banco capacitivo para dar uma filtrada na saída, além da inclusão de um ponte retificadora, com diodos bem parrudos (itens mais caros para esse trabalho).

Agora o que eu não sei é como é feito o bobinamento desse tipo de trafo, e se dá pra fazer uma fonte onda completa ou apenas meia onda....Se for onda completa serão necessários 4 diodos, se for meia onda, apenas 2.

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigos

 

Não sou profundo conhecedor do assunto, mas sei que pra fazer uma fonte de uma máquina de solda, seria necessário “desbobinar” algumas espiras do secundário afim de reduzir essa tensão para algo em torno de 14v.

Tbm seria necessário a inclusão de um bom banco capacitivo para dar uma filtrada na saída, além da inclusão de um ponte retificadora, com diodos bem parrudos (itens mais caros para esse trabalho).

Agora o que eu não sei é como é feito o bobinamento desse tipo de trafo, e se dá pra fazer uma fonte onda completa ou apenas meia onda....Se for onda completa serão necessários 4 diodos, se for meia onda, apenas 2.

 

Abraços

 

Rafael

mais alguem, tem um projeto de como fazer uma fonte????????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigos

 

Não sou profundo conhecedor do assunto, mas sei que pra fazer uma fonte de uma máquina de solda, seria necessário “desbobinar” algumas espiras do secundário afim de reduzir essa tensão para algo em torno de 14v.

Tbm seria necessário a inclusão de um bom banco capacitivo para dar uma filtrada na saída, além da inclusão de um ponte retificadora, com diodos bem parrudos (itens mais caros para esse trabalho).

Agora o que eu não sei é como é feito o bobinamento desse tipo de trafo, e se dá pra fazer uma fonte onda completa ou apenas meia onda....Se for onda completa serão necessários 4 diodos, se for meia onda, apenas 2.

 

Abraços

 

Rafael

Já passei a receita aqui, hehehe:

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...0entry1549668

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito interessante isso!

porem é bom pra quem tem uma maquina de solda que nao usa, pq detonar uma pra fazer um carregador de bateria.. depois precisa soldar uma chapa e nao tem.. hehehe

mais é muito interessante! gostei, vo ver se o pai nao ta afim de me dá a maquina de solda dele.. iuehaieuae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
muito interessante isso!

porem é bom pra quem tem uma maquina de solda que nao usa, pq detonar uma pra fazer um carregador de bateria.. depois precisa soldar uma chapa e nao tem.. hehehe

mais é muito interessante! gostei, vo ver se o pai nao ta afim de me dá a maquina de solda dele.. iuehaieuae

A Minha solda e carrega baterias, hehehehe...

 

Não precisei detonar ela pra montar o carregador, apenas puxei um cabo a mais de dentro dela com a corrente retificada e coloquei uma chave comutando a entrada de energia do trafo, um lado a corrente fica direta e do outro ela passa pelo circuito de controle. Os cabos de saída ficaram um AC com o alicate de solda, outro (+) DC com a garra positiva e o Terra com a garra negativa que serve tanto pra soldar como pra carregar. No caso aí fiquei com dois aparelhos pelo preço de um, hehehe... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
muito interessante isso!

porem é bom pra quem tem uma maquina de solda que nao usa, pq detonar uma pra fazer um carregador de bateria.. depois precisa soldar uma chapa e nao tem.. hehehe

mais é muito interessante! gostei, vo ver se o pai nao ta afim de me dá a maquina de solda dele.. iuehaieuae

A Minha solda e carrega baterias, hehehehe...

 

Não precisei detonar ela pra montar o carregador, apenas puxei um cabo a mais de dentro dela com a corrente retificada e coloquei uma chave comutando a entrada de energia do trafo, um lado a corrente fica direta e do outro ela passa pelo circuito de controle. Os cabos de saída ficaram um AC com o alicate de solda, outro (+) DC com a garra positiva e o Terra com a garra negativa que serve tanto pra soldar como pra carregar. No caso aí fiquei com dois aparelhos pelo preço de um, hehehe... ;)

Ql modelo de controlador Q VC utilizou? Poderia dar a dica ai?

 

Sera Q da pra usar uma dessas.

http://www.bambozzi.com.br/mostra_prod.php...prod=34&linha=6

Achei ela bem leve 14Kg, o valor e bem em conta por volta de R$350,00 e a potencia razoavel tb 150A.

 

Q tal? da pra usar como fonte mesmo direto pois tem alça e talz e não é feia :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ql modelo de controlador Q VC utilizou? Poderia dar a dica ai?

Usei uma plaquinha de controle da ducha eletrônica da marca "Zagonel", muito comum por aqui... Custa cerca de 40 reais já com o potenciômetro. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Usei uma plaquinha de controle da ducha eletrônica da marca "Zagonel", muito comum por aqui... Custa cerca de 40 reais já com o potenciômetro. :legal:

sandro mais como vc refrigera ela??? pois quando ela esta na ducha ela refrigera direto na agua e no seu caso como essa plaquinha não frita???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sandro mais como vc refrigera ela??? pois quando ela esta na ducha ela refrigera direto na agua e no seu caso como essa plaquinha não frita???

Simplesmente pq o consumo do transformador chega ser menor que o do chuveiro ela não esquenta tanto não, mas um dissipador "volumoso" e um cooler já ajudam bastante... A minha trabalha no talo o dia inteiro e até agora não queimou não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Simplesmente pq o consumo do transformador chega ser menor que o do chuveiro ela não esquenta tanto não, mas um dissipador "volumoso" e um cooler já ajudam bastante... A minha trabalha no talo o dia inteiro e até agora não queimou não...

ow sandro tem como vc me passar a lista de euipamentos que tenho que comprar pra fazer issu????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ow sandro tem como vc me passar a lista de euipamentos que tenho que comprar pra fazer issu????

- 1 transformador de solda

- 1 plaquinha controladora de chuveiro + potenciômetro

- 4 diodos Bosch de alternador ou 2 diodos A1A industrial

- 1 dissipador (no caso usei uma carcaça de módulo velha)

- 2 garras

- 2,5 metros de cabo 25 mm

- 1 disjuntor Siemens ou Steck (branco) de uns 35 amperes pra cima pra colocar entre o transformador e os diodos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, essa plaquinha que o sandro se refere, na eletrônica é chamada de

"dimmer" muito usada em carregadores de baterias, que tem como coponete principal o famoso "triac", mas nos carregadores de baterias esses dimmer's são

instalados no secudário para controlar a corrente de carga.

 

Se for reduzida a tensão do primário de um transformador, consequentimente vai ser reduzida a potência do primário, o secundário depende do primário, então vou perder potência no secundário, perdendo potência no secundário tambem perco corrente, tanto do primário quanto no secundário.

 

I = w / V Corrente é igual a potência dividido pela tensão.

 

Arley Som,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- 1 transformador de solda

- 1 plaquinha controladora de chuveiro + potenciômetro

- 4 diodos Bosch de alternador ou 2 diodos A1A industrial

- 1 dissipador (no caso usei uma carcaça de módulo velha)

- 2 garras

- 2,5 metros de cabo 25 mm

- 1 disjuntor Siemens ou Steck (branco) de uns 35 amperes pra cima pra colocar entre o transformador e os diodos.

 

sandro primeiramente valew pela força no topico

não quero ser chato velho..( jah sendo neh???)

o lançe é queu to muito interessado em fazer uma realmente, vc pode me responder um pqno questionário??? [-]

 

1) quando vc diz potenciomento.. qual que pode ser???? compro como??? é pra controlar a amperagem????

 

2)quanto de batera vc tem no seu carro? e quai amplificadores???

 

3) ha quanto tempo vc usa essa fonte???

 

4)essa fonte carrega as baterias???

 

5) vc sabe ow jah teve alguma informação que usando essa maquina como fonte (carregador) danifica ha baterias ( ou os outros aparelhos ligados a mesma )???

 

se poder me passar seu cel via mp pra trocarmos uma idéa sobre issu tambem ajuda

 

grato

Roberto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- 1 transformador de solda

- 1 plaquinha controladora de chuveiro + potenciômetro

- 4 diodos Bosch de alternador ou 2 diodos A1A industrial

- 1 dissipador (no caso usei uma carcaça de módulo velha)

- 2 garras

- 2,5 metros de cabo 25 mm

- 1 disjuntor Siemens ou Steck (branco) de uns 35 amperes pra cima pra colocar entre o transformador e os diodos.

 

sandro primeiramente valew pela força no topico

não quero ser chato velho..( jah sendo neh???)

o lançe é queu to muito interessado em fazer uma realmente, vc pode me responder um pqno questionário??? [-]

 

1) quando vc diz potenciomento.. qual que pode ser???? compro como??? é pra controlar a amperagem????

 

2)quanto de batera vc tem no seu carro? e quai amplificadores???

 

3) ha quanto tempo vc usa essa fonte???

 

4)essa fonte carrega as baterias???

 

5) vc sabe ow jah teve alguma informação que usando essa maquina como fonte (carregador) danifica ha baterias ( ou os outros aparelhos ligados a mesma )???

 

se poder me passar seu cel via mp pra trocarmos uma idéa sobre issu tambem ajuda

 

grato

Roberto

? []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa adorei a idéia pois tenho uma maquina dessas parada lá em casa o-o-

 

Eu vi aqui no forum uma foto de uma pickup com uma desmontada mesmo.

 

Gostaria de ver esse projeto tb.

 

Vou falar com o velho se me passa a danada pra eu testar :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Poxa adorei a idéia pois tenho uma maquina dessas parada lá em casa o-o-

 

Eu vi aqui no forum uma foto de uma pickup com uma desmontada mesmo.

 

Gostaria de ver esse projeto tb.

 

Vou falar com o velho se me passa a danada pra eu testar :vts

sandro???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
- 1 transformador de solda

- 1 plaquinha controladora de chuveiro + potenciômetro

- 4 diodos Bosch de alternador ou 2 diodos A1A industrial

- 1 dissipador (no caso usei uma carcaça de módulo velha)

- 2 garras

- 2,5 metros de cabo 25 mm

- 1 disjuntor Siemens ou Steck (branco) de uns 35 amperes pra cima pra colocar entre o transformador e os diodos.

 

sandro primeiramente valew pela força no topico

não quero ser chato velho..( jah sendo neh???)

o lançe é queu to muito interessado em fazer uma realmente, vc pode me responder um pqno questionário??? [-]

 

1) quando vc diz potenciomento.. qual que pode ser???? compro como??? é pra controlar a amperagem????

 

2)quanto de batera vc tem no seu carro? e quai amplificadores???

 

3) ha quanto tempo vc usa essa fonte???

 

4)essa fonte carrega as baterias???

 

5) vc sabe ow jah teve alguma informação que usando essa maquina como fonte (carregador) danifica ha baterias ( ou os outros aparelhos ligados a mesma )???

 

se poder me passar seu cel via mp pra trocarmos uma idéa sobre issu tambem ajuda

 

grato

Roberto

alguem pode responder???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sandro primeiramente valew pela força no topico

não quero ser chato velho..( jah sendo neh???)

o lançe é queu to muito interessado em fazer uma realmente, vc pode me responder um pqno questionário??? [-]

 

1) quando vc diz potenciomento.. qual que pode ser???? compro como??? é pra controlar a amperagem????

 

2)quanto de batera vc tem no seu carro? e quai amplificadores???

 

3) ha quanto tempo vc usa essa fonte???

 

4)essa fonte carrega as baterias???

 

5) vc sabe ow jah teve alguma informação que usando essa maquina como fonte (carregador) danifica ha baterias ( ou os outros aparelhos ligados a mesma )???

 

se poder me passar seu cel via mp pra trocarmos uma idéa sobre issu tambem ajuda

 

grato

Roberto

Respondendo em etapas:

 

1) O Potenciômetro é fornecido junto com a placa do chuveiro..., são duas maneiras de controlar a amperagem, uma é pelo potenciômetro que controla a placa de entrada a outra é pela manivela da máquina de solda que move o núcleo do trafo.

 

2) Eu tenho 6 baterias de 75Ah Max Life + a original. Os amplificadores são Taramps, 1 T8.5 e 2 T400.

 

3) Já deve fazer uns 4 meses que fiz ela, e uso todo fim de semana.

 

4) Acho que isso foi invenção minha, mas se até agora não danificou nada no meu carro é pq não tem perigo, pois quando deixo ela ligada, é o dia todo e mesmo com carga total, o máximo de voltagem em que as baterias chegam é 15,5V sem consumo e 13V com o consumo no talo. Me informei diretamente com a fábrica de baterias e eles me disseram que havendo consumo, não tem problema nenhum das baterias receberem esses 15,5V. Quando uso pra carga lenta, regulando o potenciômetro de entrada, a voltagem não passa de 13V e isso pode deixar a noite inteira se quiser. O segredo pra não danificar as baterias é apenas não deixar ferver os vasos e não haver aquecimento nelas... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...