Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marprageiro

Som que era no Corsa, vai para o Novo Gol

Recommended Posts

Olá galera,

 

vou contar aqui como está sendo a montagem do som no Corsa. Está sendo, por que ainda não acabei.

O carro: Corsa hatch preto, 4 portas, 2004.

O set: Hurricane 4.120; Kit 2 vias Selenium 62V2A; Sub Sony XS-LB1200; Player Pioneer 6750; 2x RCA Stetsom de 5 metros; Positivo Pompeia 16mm vermelho (5 metros); Negativo (não lembro a marca) preto 16mm (1 metros); 10 metros paralelo 2,5mm p/ o kit; 2 metros paralelo 4mm p/ o sub; dois coaxiais atrás (originais).

 

Antes de mais nada, agradeço a todos do forum que já me ajudaram, inclusive os que me ajudaram sem saber (já li muita coisa desse forum)...

 

Bem, ao longo do post eu vou colocando as minhas impressões sobre tudo o que fiz e aprendi. Principalmente sobre trabalhar com fibra de vidro.

 

Eu tinha um gol GIII com um trio. Quando troquei por este corsa, decidi que ia colocar um som para dentro e que eu mesmo iria fazer. O meu trio foi instalado em uma loja e ficou horrível (tanto visivelmente quanto o som), além do cara ter quebrado diversas partes plásticas do carro (travinhas), que a gente só descobre tempos depois.

 

A única coisa que está faltando é a caixa de grave (que será toda em fibra).

 

Meu chefe, nas horas vagas, é marceneiro. Daí, fiz a parte de madeira na oficina dele (muito show).

 

Primeiro dia de serviço: Esse é o meu chefe e sua oficina

dsc04839ov7.jpg

 

A bagunça que eu levei:

dsc048401qv0.jpg

 

A tico-tico de bancada dele (eita maquina show):

dsc04842db0.jpg

dsc04842db0.c59ed86802.jpg

 

Olha o nível de precisão da tico-tico:

dsc04850uk1.jpg

 

Fazendo o fundo do porta-malas:

dsc04847vg3.jpg

 

Acertando os cantos:

dsc04849kq3.jpg

 

Vendo se ficou bom:

dsc04853bv4.jpg

 

Fazendo o que eu achava serem os últimos ajustes:

dsc04855wu1.jpg

dsc04855wu1.071f819233.jpg

 

 

Continua...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opaa

to no aguardo pro resto da instalação..

 

mas agora vou te dar um toque(ui!).. re-dimensione as resoluções das fotos que tu tirou antes de postar aqui, ponha coisa de 800x600, não fica pequeno e nem grande demais.. Pro pessoal da discada esse topic é um 747. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, a parte aí de cima foi fácil. O problema começa agora.

Resolvi que para poupar espaço, por estética, por curiosidade e por vontade mesmo, iria fazer a caixa em fibra de vidro.

 

Trabalhar com fibra de vidro não é algo simples. É muito chato. Ela gruda, espeta, irrita a pele, os olhos e os pulmões. Atravessa a roupa e espeta a pele... Enfim, um saco...

 

Mas, vale a pena. Vc terá algo que lhe dará orgulho, feito por você mesmo e exclusivo... hehehhe

 

Recomendo a quem for utilizar fibra de vidro, que esteja com todos os equipamentos de segurança, tais como: luvas; máscara (se for em local aberto pode usar uma mais simples. Caso contrário, tem que ser uma Máscara mesmo), óculos de proteção e uma roupa velha (dessas que vc não quer mais mesmo). Outra coisa importante é ter tudo à mão. Depois que começa a laminar não dá para ficar parando e procurando o thineer ou a estopa.

 

Ainda não cheguei na fase do acabamento, mas já sei que vou ter muito trabalho. A inexperiência nos faz cometer erros grosseiros. Então recomendo aos marinheiros de primeira viagem que tenham uma lixadeira para ir consertando as bobagens (via de regra bolhas).

 

Bom, vamos as fotos. Depois falo mais...

 

Isolando o porta malas. Comprei dois rolos de fita crepe 50mm x 50m, mas não precisei nem de um:

dsc04856bk6.jpg

 

É sempre bom ver se está tudo vedado, se não saiu do lugar:

dsc04857dg2.jpg

dsc04857dg2.a426fa71b6.jpg

 

Por garantia, eu usei papel alumínio. Protege bem, mas é muito chato de tirar depois...

dsc04858sf2.jpg

 

 

Tudo limpinho antes de começar... hehehehe

dsc048591lg4.jpg

 

 

Resina de poliester:

dsc04860fc5.jpg

 

Primeiro eu lambrequei tudo de resina (um erro, pois ela seca muito rápido):

dsc04861yc5.jpg

 

Fui passando a primeira camada. Usei uma lata de resina só aqui. Outro erro, desperdicei muita resina. Tem que se ter em mente que ela seca em uns cinco minutos...

dsc04862ud4.jpg

dsc04862ud4.a34391bab4.jpg

 

 

Continua....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
opaa

to no aguardo pro resto da instalação..

 

mas agora vou te dar um toque(ui!).. re-dimensione as resoluções das fotos que tu tirou antes de postar aqui, ponha coisa de 800x600, não fica pequeno e nem grande demais.. Pro pessoal da discada esse topic é um 747. :vts

Opa,

 

valeu pelo toque. Farei isso....

 

 

Marcelo Prates

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tem um conselho que posso dar a quem quer mexer com fibra é: faça quando tiver tempo. Não faça com pressa nem quando estiver cansado.

Descobri isso da pior maneira possível. Fazendo bobagens...

 

Na minha santa ingenuidade, achei que terminaria essa caixa em um dia ou dois no máximo. Já tem quase um mês... hehhehehhehehehhe

 

Tive que tirar um dia só para desfazer as inúmeras besteiras que havia feito ao final do primeiro dia. Quando amanheceu o dia e vi o tanto de bolhas que tinha, quase dei um bico na caixa e fiz uma de madeira mesmo.

 

Vejam só:

dsc04867er0.jpg

 

 

Aí ela só estava com a segunda mão. Essa foi outro idiotice de minha parte. Com pressa, resolvi dar a segunda mão assim que terminei a primeira. Resultado: esse aí de cima. Tem que deixar secar ao menos um pouco, porque senão quando aplicar outra camada, a debaixo, que ainda não está seca, pode se soltar e vira um "peteco" só....

 

Percebam que eu já tinha "conseguido" quebrar o bastão de vidro. Estava usando pedaços de pau para mexer a resina (mas isso foi só por um dia)... hehehehhehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem que deixar secar ao menos um pouco, porque senão quando aplicar outra camada, a debaixo, que ainda não está seca, pode se soltar e vira um "peteco" só....

Eu já acho o contrário; prefiro trabalhar com a manta molhada e vou colocando outras camadas em cima, tomando cuidado para resinar bem e não deixar nada levantado, evitando assim as bolhas e obtendo um molde bem liso.

 

Mas fibra de vidro é assim, com a prática vc acaba pegando as manhas, logo logo vc consegue fazer do jeito que vc quer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, como nem só de uma caixa de grave vive um som, e eu já não aguentava mais ficar sim música no carro...

 

Passar a fiação no corsa não é difícil. O lance é só que não consegui retirar o banco (eles usam uma tal de cola química nos parafusos que não sai de jeito nenhum).

 

O maior problema foi que não tem um buraco na lateral da porta para passar a fiação, daí tem que improvisar.

 

Meu pai tentando retirar os bancos (quebrou uma chave e o parafuso nem se mexeu):

 

dsc04865ed4.jpg

 

A maior dupla de passadores de fios que tem lá em casa:

dsc04874qs8.jpg

 

Cofre da bateria no corsa:

dsc04876sb3.jpg

 

Instalando o fusivel da bateria:

dsc04877lp2.jpg

dsc04878lq3.jpg

dsc04879my5.jpg

 

 

Passando o positivo com conduite:

dsc04880av8.jpg

16032008431lu0.jpg

 

Passando o positivo pelo lado do motorista:

dsc04882oi3.jpg

 

Passando o remote junto com o possitivo:

dsc04885kk4.jpg

 

Passando os cabos RCA pelo meio do carro. Como eu não consegui tirar os bancos, pa poder levantar o carpete, passei tudo por baixo do console central. No corsa tem um "conduite" aí.... Ajuda bastante a prender:

dsc04889qh9.jpg

dsc04890vu4.jpg

dsc04891ii4.jpg

 

 

 

No geral eu achei o acabamento do corsa muito bom para o carro que é. Para efeito de comparação, no gol não havia nenhuma "espuminha" embaixo das molduras de soleira. Com isso elas tinham um encaixe ruim e vibravam com o tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu já acho o contrário; prefiro trabalhar com a manta molhada e vou colocando outras camadas em cima, tomando cuidado para resinar bem e não deixar nada levantado, evitando assim as bolhas e obtendo um molde bem liso.

 

Mas fibra de vidro é assim, com a prática vc acaba pegando as manhas, logo logo vc consegue fazer do jeito que vc quer.

Olá Kaoru,

 

Pois é, eu não consegui trabalhar assim não. Pela foto deu para ver o aconteceu né... hehehehhehe

 

Mas é lógico que a minha inexperiência contou bastante para tantos erros. As últimas camadas que dei (uma hoje de manhã mesmo) já ficou bem melhor.

 

 

Marcelo Prates

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tenho fotos fazendo o furo para colocar o módulo. Mas as fotos dele pronto já dão uma idéia.

 

Nessa parte não teve muita novidade. Como eu estava em uma "marcenaria" foi tudo bem simples. É outra coisa vc trabalhar tendo as ferramentas a mão (ainda vou comprar uma tico-tico daquela para mim... hehehhehe).

 

As fotos do módulo no lugar:

 

dsc04886de8.jpg

dsc04887we1.jpg

dsc04893iu6.jpg

dsc04894xo3.jpg

 

 

 

E quando acho que não posso fazer mais nenhuma besteira:

dsc04896qj0.jpg

dsc04895nf7.jpg

 

 

Triste saber que não vai ouvir o som naquela noite... hehehehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora passando a fiação do kit. Tentei fazer um trabalho limpo, mas é a minha primeira vez, portanto.... hehhehehehehe

 

Enrolei a fiação em espuma, para evitar vibrações e barulhos:

dsc04897ne6.jpg

 

Levei a fiação do kit pelo lado do passageiro e lá eu dividi:

dsc04898yq2.jpg

 

O kit:

É a primeira vez que vou ter um som para dentro do carro, portanto não posso falar muita coisa sobre a qualidade do som. Em relação ao que eu tinha, ficou maravilhoso... hehehehheehe

Ainda não fiz tratamento com manta nas portas, mas irei fazer. Não fiz pezinhos por dois motivos (um bom e outro ruim. hehehehe) O bom é que o corsa é um carro pequeno. Fiz um pequeno teste e acho que ficaria bem desconfortável dirigir sem aquele espaço. O ruim é que o kit não é lá muito bom, então não sei se compensaria fazer pezinhos para ele. (Eu avisei que esse era um motivo ruim... hehehehhehehe)

As fotos:

dsc04899bx2.jpg

 

dsc04900qm7.jpg

 

Tive que me virar para passar a fiação. Do lado do passageiro tinha um buraco (não sei por que), daí foi mais fácil. Do lado do motorista tive que passar pela beirada da borracha mesmo:

dsc04906ir9.jpg

dsc04907oy4.jpg

dsc04908gi0.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A instalação do player foi até fácil. O espaço destinado a ele é bom (o corça já tem o formato 2 din, o que facilita a vida). Baixei o manual de instalação do player na internet e mandei bala (rezando para não pegar fogo). Não esqueçam que era a minha primeira vez...

 

Fotos:

dsc04909by9.jpg

 

Nem sei se era para enrolar essa fiação assim, mas...

dsc04910ob8.jpg

dsc04910ob8.7a6c04e81c.jpg

 

dsc04911um1.jpg

 

Depois de recolocado o console central:

dsc04913zp8.jpg

 

O som já tocando (só estava tocando os originais atrás. Lembram que eu tinha quebrado o fusível...)... hehehehhehe

dsc04914dw8.jpg

dsc04914dw8.69fc7c4c9d.jpg

 

Como eu já estava com a mão na massa, resolvi dar um jeito naquele barulhinho infernal de moedas e outras coisas nos porta-objetos. Achei que ficou muito bom. É bem fácil de fazer, basta comprar carpete (do mais fino que achar e sem resina) cortar (use um gabarito de papelão) e colar.

dsc04915et3.jpg

 

dsc04916ok6.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colocando curvin:

 

Nas partes retas é uma beleza. Não tem nem como errar. Só tem que tomar cuidado para não ter nada (fiapos de madeira e coisas do tipo) sobre a área a ser aplicado o curvin, pois aparece mesmo. O problema do curvin são as curvas. Tem que ir colocando o virando para ver se não dobrou. Se tiver pequenos espaços abertos (como os que verão abaixo) também é uma tristeza, pois quando corta o curvin, ele não chega até a parte de traz da madeira. Isso eu não consegui concertar. Ficou errado mesmo... Se alguém tiver uma idéia:

 

Fotos:

22032008437wz6.jpg

 

16032008433cn2.jpg

 

16032008434pe7.jpg

 

160320084351pg0.jpg

 

Esse pedacinho deu um trabalho danado. Quando eu ia colocar o curvin ele saia do lugar... Foi uma guerra.

É que só percebi que deveria ter essa pontinha depois de já ter cortado sem ela... Inexperiência é uma coisa mesmo... hehehehehehe

22032008436vo1.jpg

 

O resultado até o momento:

23032008438se6.jpg

 

23032008440kg9.jpg

23032008440kg9.958c7ca3e7.jpg

 

 

Bem, até agora foi isso que consegui fazer. Ainda falta a caixa de grave. Mas essa eu acho que ainda demora mais um ou dois finais de semana.

Eu moro em apartamento, portanto só mexo no carro nos finais de semana (ou na casa dos meus pais ou na do meu chefe). Isso implica em eu só ter mais fotos daqui a uma semana... hehehehehhehe

Foi até por isso que esperei juntar um pouco para poder criar o post.

 

Desculpem a qualidade de algumas fotos, pois uma ou outra foi tirada com celular, que apesar de ter 3 megas de resolução, fica ruim com pouca luz...

 

Bem, se alguém tiver algo a dizer (pode apontar os erros sem dó... hehehehhee)... Adoro aprender.

 

Marcelo Prates

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

luciano huck????? :vts

 

 

hauhau.... ficou bem feito sim....

 

alias to precisando cria vergonha na cara e arruma meu porta malas tbm....

 

essa dupla hurricane x kit selenium é um otimo custo beneficio, grita um pouco mais pra quem ta saindo de trio e etc ta tudo em casa..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hauhau.... ficou bem feito sim....

 

alias to precisando cria vergonha na cara e arruma meu porta malas tbm....

 

essa dupla hurricane x kit selenium é um otimo custo beneficio, grita um pouco mais pra quem ta saindo de trio e etc ta tudo em casa..

Obrigado...

 

 

Pois é, grita bem menos que as 4 cornetas e os 2 super tweeter que eu tinha... hehehhehehe

 

Mais para frente eu vou melhorando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa. Ta ficando de gabarito heim.

Quero ver a caixa pronta. Vai atualizando ai que to acompanhando aki :)

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo serviço. ta ficando show! :legal:

 

Quero ver as suas opiniões sobre a caixa de fibra depois de pronta, vai fazer com quantos mm de espessura as paredes?

 

Pretendo fazer as minhas metade em mdf e metade fibra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabéns pelo serviço. ta ficando show! :legal:

 

Quero ver as suas opiniões sobre a caixa de fibra depois de pronta, vai fazer com quantos mm de espessura as paredes?

 

Pretendo fazer as minhas metade em mdf e metade fibra.

Obrigado.

 

E dá para fazer uma boa comparação, pois ainda tenho a caixa em mdf antiga (só que é dutada e essa vai ser selada). E o outro sub ainda está lá...

 

Não sei com quantos mm vai ficar, vou fazer com oito camadas de fibra e uma de massa plástica (para corrigir os erros)... hehehehehe

 

 

Marcelo Prates

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabéns pelo serviço. ta ficando show! :legal:

 

Quero ver as suas opiniões sobre a caixa de fibra depois de pronta, vai fazer com quantos mm de espessura as paredes?

 

Pretendo fazer as minhas metade em mdf e metade fibra.

Obrigado.

 

E dá para fazer uma boa comparação, pois ainda tenho a caixa em mdf antiga (só que é dutada e essa vai ser selada). E o outro sub ainda está lá...

 

Não sei com quantos mm vai ficar, vou fazer com oito camadas de fibra e uma de massa plástica (para corrigir os erros)... hehehehehe

 

 

Marcelo Prates

Vai ficar com uma espessura boa, pois o pessoal fala pra fazer com umas 6 camadas, dizem que não vibra.

 

Andei conversando com um cara aqui que fazia caixas de fibra e ele me disse que fazia 3 camadas e passava uma camada de areia com resina, segundo ele isso dava uma travada na caixa, depois passava mais 3 camadas de fibra e uma camada com tecido jeans embebido na resina, após isso tudo passava massa pra da o acabamento.

 

Ele falou que as caixas que ele fazia não vibravam, e a espessura ficava em torno de 10mm.

 

Pretendo fazer tipo do jeito dele, tinha que saber da opinião do pessoal do fórum sobre esse método, se vale a pena ou é papo de estalador. pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera,

 

depois de alguns dias inativo, voltei a mexer no som do carro.

 

Estou terminando a caixa em fibra.

 

Abaixo seguem as fotos do que fiz esse fim de semana (na verdade só parte da tarde de sábado).

 

Com cola quente e varetas (compradas na Leroy) eu fiz a estrutura para o aro ficar no lugar.

05042008443ha4.jpg

 

05042008445yf9.jpg

 

05042008446eg9.jpg

 

 

Daí foi só cobrir com o tecido (isso é chatinho) e laminar...

05042008444qq2.jpg

 

05042008447zq3.jpg

05042008447zq3.d34b85d3dd.jpg

 

 

E foi assim que eu a deixei na casa do meu pai...

 

05042008462lj8.jpg

 

 

Semana que vem eu quero terminar de laminar (lembrando que estou fazendo com oito camadas de fibra) para cobrir e por para tocar... hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí, me surgiu uma dúvida agora: no furo que vou fazer na caixa para passar o cabo paralelo, tenho que colocar alguma coisa para não correr o risco de "cortar" o cabo??? Pois é fibra fica um tanto afiada...

 

 

Valeu.

 

 

 

 

Marcelo Prates

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MEUS PARABÉNS , show de bola , instalação SHOW

 

 

gostaria que movesse seu tópico pro DIY ???

Gostaria sim.

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
dsc04914dw8.jpg

Acho que essa moldura do player está de ponta cabeça hein. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MEUS PARABÉNS , show de bola , instalação SHOW

 

 

Fiz um trabalho parecido com o seu no carro da minha mãe que pôr

sinal é um corsa desse mesmo modelo só que 2006.

Só que não botei sub e coloquei dois 6X9 bravox dome que são véio pacas e

tava uma promoção de 6'' arlen aqui numa equipadora na minha cidade

aí peguei dois e botei atras junto com os 6X9 de um jeito muito doido mais tudo

na fibra e concordo plenamente com você é dificil trabalhar com fibra.

 

Boa sorte aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...