Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baboo

(((((review: Fosgate 4.6x)))))

Recommended Posts

Eae Pessoal!!!! []-[]

 

Esta semana, passei na casa do Potato e estávamos conversando sobre bons amplificadores para SQ, pois estou a procura de um, e até comentei com ele que o 4.6x tinha uma boa qualidade como muitos daqui referem e até o Potato que tem um ligado no carro dele sabe, mas o que me deixa com o pé atrás é a questão da pouca potência dele, e até então o Potato me disse sobre os Fosgates sempre declararem uma potência menor que a real... e também havia conversado com o Beraldo a respeito da relação potência e qualidade, pois não adianta ter potência e um áudio sujo, como aquele ditado que o Beraldo sempre cita: "Potência não é nada sem controle"...

Quando cheguei em minha casa lembrei deste teste e venho compartilha-lo com vcs foristas.

 

 

outside1kn9.jpg

outside1kn9.36757f139f.jpg

 

 

O teste não foi realizado por mim... e sim pela equipe técnica da extinta revista Quatro Rodas - Som Nº1 de outubro de 1997, onde extraí tudo que se dirigia ao Rockford Fosgate 4.6x na íntegra.

 

 

 

Bastidores do teste:

 

Esteve presente ao teste o representante da Troy imports, Renato Linguanotto.

O amplificador foi ligado ao sistema de alimentação que fornecia algo em torno de 14.4v, simulando sua real aplicação e condições de uso, sendo o mais próximo de um automóvel.

 

Foi utilizado um analisador de áudio Neutrik A1, um multímetro digital e um conjunto de resistores.

O analisador de áudio possui um gerador de sinais conectado às entradas do amplificador, esse gerador emite todos os sons para simular a reprodução dos limites da audição humana.

 

Os resistores simulam alto-falantes e são ligados nas saídas do amplificador; o multímetro foi utilizado para monitorar a tensão de alimentação na entrada do amplificador, para que ficasse dentro dos padrões do teste.

 

Foi utilizado um período de aquecimento de 1 hora, com as saídas ajustadas para 1/3 da potencia total.

 

Foi utilizado 3 condições para o teste:

 

4 ohms em 4 canais

2 ohms em 4 canais

4 ohms em 2 bridges

 

 

inside1kk4.jpg

inside1kk4.477be2063f.jpg

 

Foi verificado o perfeito funcionamento dos 4 canais do amplificador.

Ele utiliza apenas uma fonte chaveada de alimentação para alimentar os 4 canais, por isso o teste de funcionamento dos 4 canais para não haver diferenças de potência declarada.

 

O amplificador é feito em chapa de ferro pintada em prata, possui um dissipador de calor lateral na cor rosa metalizada.

Tem controle de ganho que aceita níveis entre 350mv e 6V. “Pode ter também saídas amplificadas ligadas diretamente nele.”

 

Fazer o ajuste da freqüência de corte do crossover embutido (que vem fixado em 100hz) exige trabalho, pois é necessário abrir o chassi com uma pequena chave Allen para se chegar a pequena placa de circuito impresso e fazer a substituição dos resistores soldados.

Deve-se instalar um porta-fusível próximo a bateria pois o mesmo não possui proteção contra curto-circuito.

 

 

 

Resultados do teste:

 

 

Potência Nominal a 14.4v

 

Valor medido a 4 ohms distorção 0,5%

42,1 w rms (40%+)

Valor declarado

30 w rms

 

Valor medido a 2 ohms distorção 0,5%

85,7 w rms (43%+)

Valor declarado

60 w rms

 

Bridge a 4 ohms distorção 0,5%

Medido

149,6 w rms (25%+)

Declarado

120 w rms

 

Relação sinal/ruído

 

82,5 db em 4 ohms com 1 watt

Resposta de freqüência

1 watt/ 4 ohms entre 20hz – 20khz

 

0,36 db de desvio na resposta de graves entre 20hz a 50hz

(isso quer dizer que a curva da resposta tem uma queda nos Sub-graves)

 

Distorção Harmônica

1 watt/ 4 ohms

0,019%

 

 

 

É isso aí, espero que ajude alguém!!!!!

 

Baboo

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse review, queria ver pra outro fosgate, o T600-4. Alguem daqui tem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa iniciativa Baboo...

Por essas que eu curto fosgate. Ao invés de enganar o consumidor como muitos xings por aí, eles até surpreendem !

 

[-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa iniciativa Baboo...

Por essas que eu curto fosgate. Ao invés de enganar o consumidor como muitos xings por aí, eles até surpreendem !

 

[-]

É Beraldo,enquanto muitos vendem gato por lebre, a fosgate guarda umas cartas na manga...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, eu quem o diga: adquiri um fosgate 500M, há uns 3 meses já, e tá empurrando um Uxp.....400 wts......o bicho tá passando apertado com aquela potência na bunda!!

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns por postar ... mas isso num é novidade pra ninguém =) !

 

 

ele é bom e já foi consagrado aqui no autosom faz TEMPO hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
parabéns por postar ... mas isso num é novidade pra ninguém =) !

 

 

ele é bom e já foi consagrado aqui no autosom faz TEMPO hahaha

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
parabéns por postar ... mas isso num é novidade pra ninguém =) !

 

 

ele é bom e já foi consagrado aqui no autosom faz TEMPO hahaha

:+1

É Ianaconi....e era teu......

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
parabéns por postar ... mas isso num é novidade pra ninguém =) !

 

 

ele é bom e já foi consagrado aqui no autosom faz TEMPO hahaha

Sei que não é novidade pro pessoal, mas creio que a maioria não tinha acesso a potência real que ele é capaz de fornecer e outros dados relevantes....

 

Só postei pela questão de sempre aqui no SQ existir a pergunta de 4.6x Vs Ab4060 vs Hu 4120 e assim vai... e como no Geral existe um review com o Hurricane 4120 e que ficou devendo potência...

 

E como já havia descrito lá em cima, foi uma questão de discussão entre o pessoal mais ativo no SQ como o Potato, Beraldo, Royo, Bdog, Thed (thales), e alguns outros que não lembro agora; e também por curiosidade mesmo, pois como disse anteriormente que estávamos o Alex e eu discutindo sobre estes amp´s e que havia me lembrado dos testes e resolvi compartilhar com o pessoal do fórum que não tem acesso a troca de informações com o pessoal que tem maior bagagem sobre estes amp´s.

 

E me desculpe, mas não encontrei nenhum teste anterior com o Fosgatezinho... [^]

 

 

E Guto, vai dar meia hora lá na esquina... hehehe!!!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tá nervoso ???

 

eu elogiei sua atitude e vc tá nervoso ???

 

as bobas estão fazendo mau pra seu humor me fiu !

 

 

mas então ... eu nem perco meu tempo testando fosgate , pois sei que é bom mesmo hahahahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tá nervoso ???

 

eu elogiei sua atitude e vc tá nervoso ???

 

as bobas estão fazendo mau pra seu humor me fiu !

 

 

mas então ... eu nem perco meu tempo testando fosgate , pois sei que é bom mesmo hahahahahah

Não, estou normal, só disse que queria compartilhar com o pessoal um Artigo de 1997, quando ainda nem existia o fórum.

 

Agora ter te mandado lá na esquina foi uma saudação amigável, ou vc esqueceu que vc me chama de Bic... hehehe!!!!

 

Falow!!!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto na esquina ??

 

 

....... isso também não é novidade para ninguém ........

 

Huahauahauahauaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Linha antiga da RF não tem nem o que falar né?

Sabemos de muuuuuitos deles que mandam muito mais do que divulgam.

Pena que hoje em dia não são mais os mesmos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tá nervoso ???

 

eu elogiei sua atitude e vc tá nervoso ???

 

as bobas estão fazendo mau pra seu humor me fiu !

 

 

mas então ... eu nem perco meu tempo testando fosgate , pois sei que é bom mesmo hahahahahah

Não, estou normal, só disse que queria compartilhar com o pessoal um Artigo de 1997, quando ainda nem existia o fórum.

 

Agora ter te mandado lá na esquina foi uma saudação amigável, ou vc esqueceu que vc me chama de Bic... hehehe!!!!

 

Falow!!!

 

:legal:

que chamo vc de BICHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOONA ??? Isso é novidade ???

 

num é não hahaha

 

 

 

e Beraldo ... Vai dá a bunda vai hahahaha !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo mundo sabe!!!

 

Mas qq adianta soh saber, tem que matar e mostrar o pawwwww... review das antigas memo heim hehehe 97 ... 11 aninhos

 

Parabens pelo topico Baboo!

 

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe um Review desse do 200ix ??

 

Pq eu falo pra galera que esse bicho vai tocar meu UXP12D2 e a galera fica zoando, dizendo que vai ficar fraco etc eueheuheue

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A revista Som & Carro fazia testes em vários amps ... depois vou fuçar e ver o que encontro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Existe um Review desse do 200ix ??

 

Pq eu falo pra galera que esse bicho vai tocar meu UXP12D2 e a galera fica zoando, dizendo que vai ficar fraco etc eueheuheue

o 200ix vai tocar até q bem o UXP12D2.. mas não é o ideal ainda.

 

eu ainda usaria um amp mais forte... pois o 200ix tem especificado 400W no bridge.. mas ele libera perto 600w na real..

 

ai mesmo o amp tendo potencia maior q o declarado .. ainda acho q 600W sejam pouco pro UXP de 500W.. o ideal seria algo perto de 1000W.

 

mas faz o teste com o 200ix pra ver o q vc acha do resultado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha ... uma coisa é muito dita aqui np fórum e virou quase uma lei. Fala-se muito em tacar potência no falante e bla bla bla .... parece que só isso importa. Um RF 200ix tem um fator de amortecimento absurdo ... o que já confere uma sensação de potência muito maior que se usasse um RS 1200D (por exemplo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha ... uma coisa é muito dita aqui np fórum e virou quase uma lei. Fala-se muito em tacar potência no falante e bla bla bla .... parece que só isso importa. Um RF 200ix tem um fator de amortecimento absurdo ... o que já confere uma sensação de potência muito maior que se usasse um RS 1200D (por exemplo).

É, eu peguei ese UXP 12D2 Power pensando que talves ficasse fraco o amp e tals.

 

Mas depois de analisar e tals, acho que vai casar direitinho, o amp nao vai dar a sobra que o Royo tava dizendo, mas esses 100wrms acho que já tá de boa pra mim que nao vou usar som pra campeonato e tals.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo..

 

como ja dizia o comercial da Pirelli : Potencia não é nada sem controle.

 

potencia é um ponto a ser considerado.. mas existem muito outros tb..

 

damping factor

slew rate

THD

S/N

 

tudo tem q ser levado em consideração na escolha do amp..

 

 

eu cito a potencia só como um parametro inicial .. mas ai tem q ver dentro da faixa de potencia ideal quais as opções de amps q se tem..

 

entre um amp de 600w , damping factor >200 , slew rate > 25 , THD < 0,05% e S/N > 100db e um amp com 1200W damping factor <100 , slew rate < 15 , THD > 0,1% e SN <80db.. eu fico com o de 600w fácil .

 

não adianta analisar somente um dos parametros do amp isoladamente.. tem q avaliar o conjunto como um todo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

500M ROXXXX!!!!!!

 

slew rate: 50Vus

damping: >200 na saída do conector

a 100hz - 100

a 1 khz - 1000

distorcion: < 0,05%

sinal noise: >100db

 

e a banda de resposta? começa em 5hz de frequencia!!!

 

e o pior é que pode confiar disso pra cima!!!

 

Puta ampli pro UXP 12D4!!!!huahuahuhauhua

 

tô rindo de felicidade!!!!huahuahuahuahuahuahua

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

panela velha é que faz comida boa? :vts

 

os engenheiros tão perdendo o foco, ou o mercado que só pede potência e o resto é relevante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...