Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kelvisson

Transfomar Conversor 110-220v Pra 110-12v

Recommended Posts

Eai galera

 

Estou com uma duvida meio intrigante.

 

 

Um rapaz aqui na rua me disse q se eu comprar um conversor daqueles 110v pra 220v de 2000w, e desenrolar o secundario pra chegar nos 12v iria ficar com mais ou menos 80A O.O

 

Já vi em um forum um calculo q um cara fez e q irei postar aqui pra vcs verem:

 

"Partindo do princípio que o trafo de 220V-12V reduz a tensão ~18,3 vezes (220 dividido por 12) e que ao se reduzir a tensão se aumenta a corrente, eu posso determinar que o primário dele usa 220V e ~109.3mA, que quando reduzida a tensão proporciona 12V e 2A (porque 109,3mA multiplicado por 18,3 é igual a 2A)."

 

E ai sera q se eu usar esse calculo pra fazer esse trampo acima descrito iria dar certo ???

 

Ou é só ir desenrolando q a tensão do secundario ira descer e a corrente ira subir se + nem - ?????

 

Se alguem tiver uma ideia de como fazer isso , posta ai . [¨]

 

PS: se isso for verdade , vale muito a pena fazer isso.

 

 

VAleu e espero q alguem responda. kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um trafo de 220-110 2000W deve suportar aprox. 9A, se vc conseguir a façanha de desenrolar e enrolar tudo certinho vai obter 12V sim, mas a corrente suportada continua sendo 9A... e ainda tem q retificar, filtrar, etc

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
um trafo de 220-110 2000W deve suportar aprox. 9A, se vc conseguir a façanha de desenrolar e enrolar tudo certinho vai obter 12V sim, mas a corrente suportada continua sendo 9A... e ainda tem q retificar, filtrar, etc

 

abs :legal:

isso! no mínimo retificar... :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe um problema... 99% desses "conversores" são autotransformadores, então não tem secundário.

 

Calculando por alto, 2000W em 12V dá 166A, ou seja, 80A são bvem rasoáveis sim. O problema é achar um transformador que seja transformador de verdade... Sem falar que vc vai ter que retificar e filtrar tudo isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez me surgiu uma idéia de fazer isso com um transformador de solda elétrica, hehehe, até poderia dar certo... depois era só retificar a saída com diodos de alta amperagem e voalá: Está pronto o "Chupa-Cabra", hehehehe... o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Existe um problema... 99% desses "conversores" são autotransformadores, então não tem secundário.

 

Calculando por alto, 2000W em 12V dá 166A, ou seja, 80A são bvem rasoáveis sim. O problema é achar um transformador que seja transformador de verdade... Sem falar que vc vai ter que retificar e filtrar tudo isto.

Boa kleber, então assim por alto daria certo , só por causa q é um transformador q não tem um secundario , não é ?

 

 

 

Teve um cara q fez uma parada dessa e ele disse q era só ir desenrolando o fio de fora ( diz ele q é o secundario ) e quando chegar a tensão desejada vai ficar com uma corrente alta . :pirou:

 

 

Ou tem q enrolar com fio de uma bitola maior pra conseguir uma corrente mais alta ?

 

 

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Logo adianto que trabalhar com transformadores, é uma ciencia complexa, porém conhecida.

 

Estudando pela internet mesmo você consegue todas as formulas necessárias para enrolar um trafo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Logo adianto que trabalhar com transformadores, é uma ciencia complexa, porém conhecida.

 

Estudando pela internet mesmo você consegue todas as formulas necessárias para enrolar um trafo.

VAleu cara .

 

 

Pelo emrolamento do transformador eu tenho conhecimento, porem não faço por causa do investimento e das peças q é meioo difici de achar.

 

 

 

Então teria como fazer isso q citei no primeiro post ?

 

agor hein kleber , se eu comprar um transfomador real de 2000w (q tenha o secundario ) o q devo fazer pra ter essa corrente q vc citou ?

 

É só ir desenrolando q vou ter essa corrente ou tenho q colocar um fio de bitola mais grossa ?

 

 

 

Valeu a todos q me ajudaram. []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Existe um problema... 99% desses "conversores" são autotransformadores, então não tem secundário.

 

Calculando por alto, 2000W em 12V dá 166A, ou seja, 80A são bvem rasoáveis sim. O problema é achar um transformador que seja transformador de verdade... Sem falar que vc vai ter que retificar e filtrar tudo isto.

Boa kleber, então assim por alto daria certo , só por causa q é um transformador q não tem um secundario , não é ?

 

 

 

Teve um cara q fez uma parada dessa e ele disse q era só ir desenrolando o fio de fora ( diz ele q é o secundario ) e quando chegar a tensão desejada vai ficar com uma corrente alta . :pirou:

 

 

Ou tem q enrolar com fio de uma bitola maior pra conseguir uma corrente mais alta ?

 

 

 

Valeu

Com autotransformador, além de ser inviável, é perigoso, pois não há isolamento da rede... vc vai tomar muito choque.

 

O fio do segundário é calculado pela corrente. 2000W em 220V dá 9A. Então, nem em sonho é possível apenar ir desenrolando, pois vc vai torrar esse trafo rapidinho. Tem que refazer tudo de novo.

 

Como vc está trabalhando apenas no secundário, o ideal é desenrolar o secundário, contando quantas espiras ele tem. Vai dividir a quantidade de espiras por 17 pra saber quantas espiras retirar pra ter cerca de 12,9V. Não recomendo mais que isto, por motivos óbvios. Então é enrolar o secundário de novo, com a quantidade de espiras calculadas, e usando um fio que suporte a nova corrente (ou vários fios em paralelo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso é possivel mermo? se for me ensina como pq tenho um aqui com essas caracteristicas!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com autotransformador, além de ser inviável, é perigoso, pois não há isolamento da rede... vc vai tomar muito choque.

 

O fio do segundário é calculado pela corrente. 2000W em 220V dá 9A. Então, nem em sonho é possível apenar ir desenrolando, pois vc vai torrar esse trafo rapidinho. Tem que refazer tudo de novo.

 

Como vc está trabalhando apenas no secundário, o ideal é desenrolar o secundário, contando quantas espiras ele tem. Vai dividir a quantidade de espiras por 17 pra saber quantas espiras retirar pra ter cerca de 12,9V. Não recomendo mais que isto, por motivos óbvios. Então é enrolar o secundário de novo, com a quantidade de espiras calculadas, e usando um fio que suporte a nova corrente (ou vários fios em paralelo).

só tem um problema, o fio pra 80A tem q ser bem mais grosso que o original, o q possivelmente nao caberá no mesmo núcleo :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso é possivel mermo? se for me ensina como pq tenho um aqui com essas caracteristicas!!

É possivel sim já enrolei varios trafos, uma vez peguei um de 127/220x60+60x7A, desenrolei o secundário e enrolei outro usando um fio de bitola maior com tres fios em paralelo, fiz um trafo de 12Vx35A, tenho ele em funcionamento até hoje, e muitos outros que fiz pros amigos, alguns com com corrente em torno de 80A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com autotransformador, além de ser inviável, é perigoso, pois não há isolamento da rede... vc vai tomar muito choque.

 

O fio do segundário é calculado pela corrente. 2000W em 220V dá 9A. Então, nem em sonho é possível apenar ir desenrolando, pois vc vai torrar esse trafo rapidinho. Tem que refazer tudo de novo.

 

Como vc está trabalhando apenas no secundário, o ideal é desenrolar o secundário, contando quantas espiras ele tem. Vai dividir a quantidade de espiras por 17 pra saber quantas espiras retirar pra ter cerca de 12,9V. Não recomendo mais que isto, por motivos óbvios. Então é enrolar o secundário de novo, com a quantidade de espiras calculadas, e usando um fio que suporte a nova corrente (ou vários fios em paralelo).

só tem um problema, o fio pra 80A tem q ser bem mais grosso que o original, o q possivelmente nao caberá no mesmo núcleo :(

Pra 80A, só usando vários em paralelo, mas como temos aprox 17 vezes menos expiras, cabe numa boa.

 

Deve ter uma tabelinha específica pra transformador, já que podemos trabalhar além dos 25c de aquecimento... então dá pra usar um fio com bitola um pouco menor do que a tabela "estritamente certinha". Bom, sei lá, tô elocubrando... nunca fui muito atrás de aprender sobre trafos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem algum problema em o trafo ser enrolado com fio de aluminio ao inves de cobre???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem, a resistencia do fio é maior, por consequencia, menor a corrente.

Puts ja desanimei entao! O meu aqui é com 1,5kW. Mas é todo enrolado com fio de aluminio. Se tiver como aproveitar e tirar umas voltas do secundario (Atualmente 110V) pra deixar com 12V, qt amperes eu teria??? O primário é de 220V. Outra duvida: No secundario sai 2 fios, Mas e a polaridade, visto q em 12V seria necessario um fio de polaridade positiva e um de polaridade negativa??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom.. não vou falar mto.. pq me perdi nos números dos exemplos citados! mas vou postar algum material aqui, pra galera ir tirando dúvidas e dando uma 'aprimorada' na técnica!

 

Mais pra frente vo precisar de uma fonte tb.. aih faço uma DIY pra galera conhecer o processo! (adoro o assunto!)

 

Um pdf de fonte variável beeem simples:

http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/10-3/artpdf/a8.pdf

 

audiolist (bem recheado, mas pouco direto):

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=9140

 

um site sobre transformadores DIY:

http://diy-rbt3.tripod.com/part2construction/

 

e o link da pesquisa no google, pra quem quiser ir mais loonge:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q...ta=lr%3Dlang_pt

 

 

boa diversão! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom.. não vou falar mto.. pq me perdi nos números dos exemplos citados! mas vou postar algum material aqui, pra galera ir tirando dúvidas e dando uma 'aprimorada' na técnica!

 

Mais pra frente vo precisar de uma fonte tb.. aih faço uma DIY pra galera conhecer o processo! (adoro o assunto!)

 

Um pdf de fonte variável beeem simples:

http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/10-3/artpdf/a8.pdf

 

audiolist (bem recheado, mas pouco direto):

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=9140

 

um site sobre transformadores DIY:

http://diy-rbt3.tripod.com/part2construction/

 

e o link da pesquisa no google, pra quem quiser ir mais loonge:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q...ta=lr%3Dlang_pt

 

 

boa diversão! :legal:

Pessoal achei um link q ensina passo a passo:

 

http://www.guiadohardware.net/comunidade/s...ad.php?t=798083

 

Minha dúvida é a seguinte:

 

Qnd enrolarmos o secundário para obtermos os 12V teremos por fim dois fios saindo do enrolamento. Ai fica a duvida, já q sou leigo, : Esses dois fios são com polaridade positiva? Como q faço para ficar um positivo e um negativo?? Ou devo ligar um desses fios ao polo negativo do capacitor (DEPOIS DE RETIFICADO) , fazendo assim q haja um + e um - ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim , ate ai estou entendendo tudo [¨][¨] ,MAS...

 

 

Então se eu desenrolar o secundario e der 170 voltas por exemplo terei q dividr 170 por 17 q vai dar 10 , então tenho q enrolar 10 voltas , pra conseguir 12.9v ,não é ?

 

E por exemplo tenho um fio de cobre de 15A , se eu quiser 120A terei q enrolar 8 fios de cobre em paralelo, mas como ?

 

É pra juntar os 8 fios lado lado e enrolar 10 voltas (no caso do exemplo acima), ou enrolo um fio depois outro e assim por diante ?

 

E a enrolação deve ter um tanto de voltas pra cada camada ou pode ser ate quando o transfomador der ?

 

 

Descupe as perguntas [^] kkk

 

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...